61. Livres mas Servos (Rm 14.13-23)

61. Livres mas Servos (Rm 14.13-23) Quero salvar a todos em nome do Senhor Jesus nessa noite recebemos com muita alegria Para darmos continuidade a esse culto que prestamos ao nosso Deus nesse que é o primeiro dia da semana eu quero convidá-los abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 14 faremos a leitura do verso 13 até o verso 23 dando continuidade a nossa série de mensagens a carta aos romanos que.

61. Livres mas Servos (Rm 14.13-23)

Iniciamos no capítulo 12 a parte prática da carta Capítulo 14 de 13 a 23 palavras do apóstolo Paulo aos crentes de Roma não nos julguemos mais uns aos outros pelo contrário tomai o propósito de não pôr de tropeço ou escândalo ao vosso irmão eu sei estou pessoa Dido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é de si mesma impura salvo para aquele que.

Assim a considera para esse é impura se por causa de comida o teu irmão se entristece já não anda em segundo o amor fraternal por causa da tua comida não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu não seja pois vituperado o vosso bem porque o reino de Deus não é comida nem bebida mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo aquele que desse modo serve a Cristo é agradável a Deus e.

Aprovado pelos homens assim foi seguimos as coisas da Paz e também as da edificação de uns para com os outros não destrua as obra de Deus por causa da comida todas as coisas na verdade são limpas mas é mal para o homem comer com escândalo é bom não comer carne nem beber vinho nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer a fé que tens pena para ti mesmo perante Deus bem aventurado é aquele que não se Condena naquilo que é prova mas aquele que tem.

Dúvidas é condenado se comer porque o que faz não provém de fé e tudo que não provém de fé é pecado até aqui a leitura da palavra de Deus nós vamos orar mais uma vez pedindo que ele nos ilumine na compreensão dessa passagem pedimos ao pai que teu espírito santo nos conduz agora nos caminhos da escritura não somente para entender o significado daquilo que Paulo escreveu mas também para saber de que maneira o que está escrito se aplica.

A nós hoje quero pedir pelas pessoas que aqui estão presentes por aquelas que nos acompanham pela internet também que a tua palavra seja Instrumento nas Mãos do teu espírito santo para edificação da tua igreja salvação de pecadores e para trazer glória ao teu nome é o que nós pedimos em nome de Jesus amém queridos a liberdade é um dos é um dos pontos altos do cristianismo do novo.

Testamento a sensação de que as amarras foram Libertas particularmente porque o cristianismo nasce dentro do Judaísmo que na época de Jesus Cristo dos Apóstolos havia sido transformado numa religião de regras além daquelas regras e normas que estavam em que estão no antigo testamento que foram dadas por Moisés os fariseus haviam acrescentado durante cento e poucos anos no intervalo.

Entre os dois testamentos aquilo que ele chamavam de atora oral que era interpretação autoritativa que os rabinos fizeram da lei de Moisés resultando nisso na criação de mais regras e mais normas referentes à vida dos judeu os judeu estava cercado de todo tipo de restrição que a restrição conta quanto a bebida com quem ele podia conversar na casa de quem ele podia entrar tinha restrição das coisas em que.

Ele podia tocar tinha restrição de dias Tinha dia que ele podia fazer coisas e outro tem outros dias em que ele não podia fazer coisas e o cristianismo nasce exatamente como sendo a consumação e a realização das promessas que estavam dentro do Judaísmo de tal forma que o judeu que Creu em Jesus como o senhor e salvador ele devia entender que aquelas normas e regras elas foram passadas com um propósito que havia se cumprido em Cristo e que agora ele era livre ele era.

Livre Paulo por exemplo como nós acabamos de ver aqui ele diz eu estou persuadido que não tem mais nenhuma comida proibida tudo é puro Todas aquelas restrições de comida não pode comer sangue não pode comer porco não pode comer coelho não pode comer isso aquilo não pode comer determinadas aves não pode comer frutos do mar Paulo disse eu estou convencido de que nada disso é impuro não mais em Cristo Jesus estas leis estas regras estas restrições.

Elas passaram e eu me sinto completamente livre para desfrutar a liberdade que eu tenho em Cristo Jesus mas infelizmente nem todos judeu convertido tinha essa liberdade conseguia se desvencilhar do seu passado muitos juDeus ainda tinha um escrúpulos em abandonar toda aquela legislação que eles aprenderam desde criança porque e que eles aprenderam que era daquela forma que eles honravam a Deus que eles respeitavam a Deus e que eles.

Permaneciam no pacto que Deus tinha feito com Abraão e com sua descendência então era muito difícil para o judeu depois que ele Creu em Cristo Jesus abandonar estas práticas o resultado era que em Muitas igrejas no período neotestamentário especialmente aquelas igrejas onde você tinha juDeus convertidos e não juDeus gentios que não tinham regra nenhuma sobre isso que não tinha um problema nenhum em comer qualquer tipo de comida.

Veja Também, Vai te Interessar:

    A convivência dos dois grupos às vezes era muito tensa e era o caso da Igreja

    De Roma aqui o apóstolo Paulo desde o início do Capítulo 14 conforme nós vimos está lidando com a dissensão a discussão e a polêmica que havia entre dois grupos um grupo que ele chama de fortes que eram juDeus que estavam convencidos de que a lei de Moisés Nos seus aspectos cerimoniais a dieta religiosa o calendário sagrado dos juDeus aquilo que.

    Teve um fim em Cristo Jesus e portanto ele se sentiam livres para comer o que eles queriam Aonde eles queriam no dia que eles quisessem Paulo chama esse grupo de fortes e havia outro grupo que era o grupo que Paulo chama dos fracos que era provavelmente aquele judeu que tinha escrúpulos ainda com relação a comida que não conseguia comer por exemplo carne com sangue eu não conseguia comer porco ou qualquer outra coisa sem se sentir achando que ele estava quebrando a lei de Moisés estava.

    Pecando contra Deus o que Paulo pede nos Capítulos 14 e 15 quando ele trata sobre esse assunto não é que as pessoas abandonem as suas convicções mas que nesse assunto que é uma matéria que nós chamamos de secundária tem um termo que os teólogos usam que é adiafora é um termo para indicar essas questões que elas não tem relevância para a salvação elas não são matérias de fé Nessas questões Paulo não pede que os.

    Fracos abandonem suas convicções e nem que os fortes abandonem a sua liberdade mas pede que tenha um amor muito que se compreendam se respeitem e que vivam em União sem brigar por conta dessas coisas Esse é o ponto dos Capítulos 14 e 15 da carta aos romanos no capítulo 14 de 1 a 12 que nós já vimos Na mensagem anterior o apóstolo Paulo ensina a necessidade de tanto o esportes como os fracos reconhecerem o senhorio de Jesus.

    Cristo que Jesus é senhor dos dois grupos e que os dois grupos querem agradar a Jesus fazendo aquilo que eles consideram que é certo os fortes acham que estão honrando Jesus Cristo aproveitando a liberdade que eles têm em Cristo de comer qualquer tipo de comida ou beber vinho mas os fracos achavam que eles estavam honrando a Jesus Cristo se abstendo de determinadas comidas e nem tocando em vinho já que o vinho era.

    Usado nos festivais pagãos talvez Lembrando aqui do caso de Daniel Capítulo 1 diz lá que Daniel resolveu firmemente não se contaminar com as iguarias do Rei e nem com vinho que o rei colônia servia então O Judeu era meio assim com vinho especialmente por conta dessa Associação com o paganismo Então muitos juDeus eles tinham dificuldade séria com esse tipo de coisa.

    Mas Paulo não pede que ele abandone a sua convicção mas que ele e os fortes não é eles convivam pacificamente Lembrando que Jesus é senhor nós vamos prestar eu vou dar contas a Jesus de mim não do irmão que eu acho que é fraco ou forte e eu vivo para agradar o Senhor Jesus porque um dia vou comparecer diante dele para ser julgado eu não vou julgar o meu irmão ele é ele tem um senhor e é esse senhor que haverá de julgá-lo então.

    Estes são os argumentos que Paulo usou na primeira parte do Capítulo 14 o senhorio de Cristo para nortear essa relação tá aí do verso 1 até o verso 12 aqui no texto que eu li de 13 a 23 Paulo Coloca mais um princípio para orientar os cristãos nesse assunto que poderia ser resumido dessa forma é que a liberdade e aquele tá se dirigindo mais aos fortes Mas aos fortes que a liberdade que o forte tem ou sente que tem ela deve ser controlada pelo amor.

    Ela deve ser controlada pelo amor que nós temos ao próximo então esse é o ponto da minha mensagem nessa noite que em matéria de liberdade Cristã nessas coisas secundárias o princípio time guia não é o princípio da Liberdade mas o princípio do amor ao próximo e o princípio do amor as coisas de Deus é isso que deve guiar o resultado prático é que vai ter situações em que eu vou ter que abrir mão da minha liberdade.

    Para não causar tropeço nem colocar dificuldade no avanço do Reino de Deus

    Essa passagem ela tem quatro subpontos quatro divisões primeira delas é exatamente o tema a liberdade Cristã tem que ser limitada pelo amor ao próximo Paulo fala disso nos versos 3 e a 15 depois ele diz que nós precisamos ter cuidado para evitar que a liberdade Cristã seja razão de falatório e de maledicência do verso 16 a 18 depois ele.

    Vai dizer que a liberdade Cristã tem que ser limitada pelos interesses do Reino de Deus mais do que o nosso próprio interesse do verso 1921 e finalmente ele vai dizer que a liberdade Cristã é uma coisa que não é para ser ostentada Às vezes tem que ser desfrutada privadamente por conta dos irmãos fracos verso 22 até o verso 23 depois da exposição eu farei algumas aplicações práticas na expectativa de que Deus nos.

    Ajude a entender essa passagem que não é fácil e vê de que maneira ela pode nos guiar no dia de hoje vamos então ao primeiro ponto desses quatro que é que a liberdade Cristã ela tem que ser controlada pelo amor ao próximo versos 13 e 15 não nos julguemos mais uns aos outros pelo contrário tomar o propósito e não por destroper sua escândalo ao vosso irmão eu sei estou persuadir no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é de si mesmo impura salvo para aquele que assim eu considera para isso em pura se.

    Por causa de comida o teu irmão se entristece já não andas segundo o amor fraternal por causa da tua comida não faças perecer aquele a favor de Jesus Cristo morreu aqui no início do verso 13 Paulo Faz um resumo do que ele tinha dito antes Esse verso 3 ele funciona como uma ponte entre a passagem anterior e essa nova sessão ele resume o que ele tinha dito antes nessas palavras não nos julguemos mais uns aos outros ou seja.

    Parem de se julgar uns aos outros julgar significa avaliar uma pessoa ou os atos de uma pessoa e agir com relação àquela pessoa com base nessa avaliação os fortes julgavam os fracos achando que eles eram meninos na fé imaturos e como resultado desprezavam os fracos que só comiam legumes e devia ser motivo de piadinha lá no grupo de WhatsApp dos fortes né que a turma lá só.

    Come cenoura né a gente aqui desfrutando essa beleza de churrasco mas os irmãozinhos lá então só na cenoura né então havia aquele desprezo é uma tendência de quem se sente livre no evangelho de menosprezar aquele que tem algum tipo de escrúpulo alguma restrição e era o que estava acontecendo na igreja de Roma mas os fracos por outro lado também não eram tão fracos assim porque eles olhavam para os irmãos que se sentiam à vontade para comer todo tipo de carne e achavam que eles eram liberais ou.

    Descuidados com a vida espiritual vai que aquela carne foi sacrificada ídolo vai que aquela carne um animal foi morto sem ser degolado e portanto ele a carne tem sangue e a lei de Moisés proíbe sangue vai que aquele vinho que a pessoa tá tomando né abertamente é um vinho que está associado aos festivais pagões e tudo mais então havia também um julgamento dos Fracos com relação aos fortes e Paulo resume tudo dizendo Tomamos o propósito de não mais de não.

    Mais é julgarmos uns aos outros é tem um jogo de palavras aqui na língua grega que não aparece em português literalmente no verso 3 ele diz não nos julguemos mais uns aos outros pelo contrário julguemos isso não colocar tropeço ou escândalo ao nosso irmão é um joguinho aqui de palavras que Paulo faz em vez de a gente ficar julgando um ao outro vamos julgar quer dizer avaliar e tomar uma decisão nós não vamos mais esse vídeo tropeço uns para os outros e essa.

    Palavra na verdade é dirigida agora aos fortes né que eles têm um propósito julgar como prioritário é não colocar tropeço diante dos seus irmãos em vez de julgá-los fazer tudo que for possível para não levá-los a tropeçarem e cair eu creio que é muito importante a gente entender o que é que Paulo quer dizer aqui com colocar tropeço ou escândalo ao seu irmão eu vou começar dizendo o que é que não é.

    Não é o que Paulo não está dizendo é que a gente não pode ofender um irmão ou discordar dele Nessas questões muita gente pensa que é isso muita gente pensa que é isso tipo assim eu me lembro de um eu me lembro de uma ocasião eu fui logo um dos meus primeiros trabalhos no interior de Pernambuco lá em Gameleira e foi evangelizar a cidade Gameleira tinha uma igreja lá Presbiteriana mas estava fechada e eu fui para lá para revitalizar a igreja.

    Abrir até o teto da igreja tinha caído Então tinha começado realmente do Zé e de Recife né menino aqui de Recife criado na praia um dia né eu ia eu ia para padaria de bermuda eu soube depois que era um escândalo porque a Assembleia de Deus dominava a cidade e para os assembleianos era um escândalo que o pastor Não é além de barbudo ele ainda andava de bermuda Então se escandalizar fosse assim.

    Fosse isso ofender então eu deveria parar de usar bermuda imediatamente porque eu estou escandalizando meu irmão mas não é nesse sentido não que Paulo usa o termo não somente Paulo mas os demais autores bíblicos e colocar tropeço ou escandalizar é você levar alguém a pecar através do seu exemplo no caso ele só ficaram com raiva de mim eu não sei de nenhum irmãozinho da Assembleia lá que resolveu se o pastor presbiteriano pode botar bermuda eu.

    Também vou voltar não sei de nenhum caso de algum pastor que botou bermuda e depois foi disciplinado por minha causa né por minha causa que eu dei um mal exemplo colocar tropeço ou trazer escândalo é você pelo seu exemplo estimular alguém a fazer alguma coisa cuja consciência dele não está preparada para fazer É nesse sentido que Paulo usa a palavra não coloca a expressão Tome o propósito de não colocar tropeço ou escândalo.

    Diante do seu irmão talvez é melhor explicação é do próprio Paulo se você quiser abrir comigo que ele disse aqui na primeira carta aos Coríntios Capítulo 8 onde ele trata de um problema semelhante ali também havia fracos e fortes Mas o problema não era entre juDeus era entre pagãos que tinham vindo da idolatria onde tinha carne sacrificada o ídolo e que mesmo depois de convertidos ele tinha escrúpulos em comer carne Porque tinha medo de que essa carne podia ter vindo de um templogão preferia não comer.

    Carne e também comia verdura né e Paulo diz aqui para aqueles irmãos no verso 9 Paulo escreve para aqueles irmãos que se sentiam à vontade para comer carne ele diz Verde porém que essa vossa Liberdade não venha de algum modo a ser tropeço para os fracos é a mesma expressão que ele usa em romanos aí ele explica Porque se alguém te vira a ti que é esgotado de saber é o forte a mesa em Templo de Ídolo não será.

    Consciência do que é fraco induzida participar de comidas sacrificadas a Ídolos e assim por causa do teu saber perece o irmão fraco pelo qual Cristo morreu a situação que Paulo aqui está descrevendo é a seguinte o forte que achava que podia comer carne toda e qualquer situação achava-se livre inclusive para ir no festival Pagão lá em Corinto entrar no templo Pagão com seus amigos ele não ia adorar os Deuses falsos mas ia.

    Participar do churrasco que tinha depois a gente não convida os nossos amigos descrentes para vir participar de uma feijoada na igreja uma comida na igreja um bolinho na igreja os pagãos faziam a mesma coisa e convidava os irmãos cristãos não é então esses irmãos talvez fossem no templo Pagão e ficavam à vontade ficavam a vontade para sentar lá na mesa no pátio e comer aquela carne que tinha sido sacrificada a Deusa Diana aí passava o irmãozinho fraco e que.

    Tinha dificuldades com isso irmão mas tá lá o pastor Augusto comendo carne no templo da Deusa de Ana se ele tá comendo Deve ser porque pode então próximo passo ele vai no Festival da Deusa de Ana e come churrasco que foi oferecido a Deus E quando ele acaba de comer a consciência dele você ficou contra Deus você praticou idolatria ele ele perece perece no sentido de Ele se entristece ele desanima ele se sente condenado ele se sente culpado de quem é a culpa minha porque o induzia fazer uma.

    Coisa para qual a consciência dele não está preparada então É nesse sentido que a Bíblia fala não coloque tropeço porque veja só se escandalizar o irmão for só deixar ele ofendido com as nossas práticas aí nós por amor aos irmãos no Brasil não devemos ir à praia cortar o cabelo fazer sobrancelha fazer perna usar um vestido maior do que um palmo acima do calcanhar não é porque.

    Qualquer outra coisa Vai escandalizar outros irmãos aqui então é óbvio que o que Paulo está dizendo não é escandalizar nesse sentido de discordar sobre determinados costumes mas de você induzir a pessoa a fazer alguma coisa para agora não está preparada e ele dá dois motivos aqui para que nós tomamos essa decisão de não colocar tropeço ou seja não induzir ninguém a fazer alguma coisa contra a sua consciência a primeira primeiro motivo tá indo no verso 14 ele diz eu sei e estou.

    Persuadido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é de si mesmo impura a não ser para aquele que assim a considera para esse empurra ou seja nem todo mundo entende a liberdade que nós temos em Cristo Jesus Paulo tava tranquilo eu estou convencido persuadido no Senhor Jesus por causa do que Cristo fez que nenhuma comida é de si mesmo impura então Paulo tava muito livre ele sabia sangue não era problema porco não.

    Era problema nada toda comida é pura ele não tinha mais nenhum escrúpulo quando ele era judeu do tipo quando ele era judeu ele estava persuadido e aqui ele tá seguindo que Jesus Cristo disse que o que contamina o homem não é o que entra pela boca mas aquilo que sai do céu coração e Marcos diz no seu evangelho que ao dizer isso Cristo declarou todos os alimentos puros e limpos então Paulo estava convencido disso só que ele sabe entretanto que há quem considera que aquilo é.

    Impuro Aí ele diz para quem considera a comida impura é impura para ele em pura para ele mas não para mim não para os outros é impura para ele Paulo não tá dizendo que o pecado é relativo porque não tá tratando aqui de Pecado Como eu disse nós estamos falando aqui de coisas indiferentes que não são matérias de fé então Nessas questões Paulo deixa a consciência de cada um ele estava convencido de que podia comer de.

    Tudo mas ele sabe que tem gente que não tinha essa pessoa ação e para essas pessoas eram era impuro Então temos que lembrar disso segunda razão pela qual eu devia tomar a decisão de não ser um tropeço primeiro é porque eu preciso ter consciência de que apesar de eu creio de um jeito tem outro que crer de outra maneira segundo eu tenho que andar segundo o amor fraternal verso 15 se por causa de comida o teu irmão se entristece já não anda em segundo o amor.

    Fraternal por causa da tua comida não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu Esse é um argumento muito muito forte não é nenhum de nós aqui quer ser responsável pela condenação eterna de alguém porque em Cristo morreu Cristo querendo salvar de um lado e você com seu exemplo condenando do outro né Cristo puxando para salvar e você contribuindo para perder a pessoa o que Paulo Aqui está dizendo é o seguinte Se eu por conta do uso da minha liberdade eu entristeço irmão ou seja.

    Pelo meu exemplo eu induzo a pecar ele a comer e ele vai contra a sua consciência porque me viu fazer isso ele vai contra a consciência dele e faz e Ele se entristece porque a consciência dele vai dizer você pecou você não devia ter feito isso então isso é falta de amor é falta de amor o que deve me guiar não é o direito que eu tenho de comer o que eu quero mas o que deve me guiar é a preocupação com o meu irmão mais fraco então em.

    Determinados ambientes eu deveria abrir mão disso porque eu sei que se eu for usar a minha liberdade eu vou estar induzindo alguma pessoa que não está preparada para desfrutar com alegria destas coisas boas que Deus deu para nós por causa da minha comida tô lendo aqui o final do verso 15 por causa da minha comida do meu direito que eu tenho de comer o que eu quiser eu faço perecer aquele porque em Cristo morreu.

    Perecer aqui não pode ser entendido no sentido absoluto de perdição embora o verbo que é usado aqui é o verbo que usualmente é empregado pelos autores do novo testamento para se referir a perdição eterna Porque então nós teríamos aqui uma contradição Cristo morreu por alguém que vai se perder eternamente não é e nós sabemos biblicamente que isso não é verdade se Cristo morreu por uma pessoa pagou os pecados daquela pessoa aquela pessoa não.

    Será condenada eternamente o seu pecado já foi pago e quitado na cruz do Calvário então nós temos que entender aqui o perdesse oferecer no sentido de um dano espiritual grave e realmente é o que acontece não são poucas os irmãos fracos que nós encontramos que sofreram grave dano espiritual por irmãos fortes que usaram a sua liberdade e responsavelmente e responsavelmente e essas pessoas seguindo o exemplo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CA2oiiPAC94

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem