04. Quem Deus chama para ser Dele (1Co 1.26-31)

04. Quem Deus chama para ser Dele (1Co 1.26-31) Primeiros coríntios Capítulo 1 do verso 26 até o verso 31 palavras do apóstolo Paulo inspirado por Deus para a igreja de Corinto irmãos considerem a vocação de vocês não foram chamados muitos sábios segundo a carne nem muitos poderosos nem muitos de Nobre Nascimento Pelo contrário Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as.

04. Quem Deus chama para ser Dele (1Co 1.26-31)

Coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes e Deus escolheu as coisas Humildes do mundo e as desprezadas e aquelas que não são para reduzir a nada que são a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus mas vocês são dele em Cristo Jesus o qual se tornou para nós da parte de Deus sabedoria Justiça Santificação e Redenção para que como está escrito aquele que se Gloria se glorie-se no Senhor até aqui queridos a leitura da palavra.

De Deus Oremos mais uma vez pedindo a iluminação do Espírito Santo sim Deus estamos diante da tua palavra e sem que o senhor ilumine os olhos do nosso entendimento será apenas letra morta e nós pedimos que o senhor torne viva que nós possamos aprender dela aprendendo aprendemos mais de ti da maneira como o senhor lida com o homem aquilo que o Senhor espera de.

Nós como igreja pedimos conforto alívio descanso estamos aqui essa noite somente para isso para que possamos a tua voz para que sejamos consolados confortados fortalecidos na comunhão dos Santos juntamente com os irmãos e ouvindo a tua palavra ouvimos a Deus ilumina os olhos do nosso entendimento pedimos em nome de Jesus amém amém queridos nós estamos agora nessa.

Passagem diante de mais um argumento que o apóstolo Paulo está usando para tentar mostrar os Coríntios que aquelas divisões que eles tinham feito na igreja deles não fazia o menor sentido a igreja de Corinto era uma igreja complicada era uma igreja que tinha problemas Morais problemas espirituais e problemas doutrinários também eu me refiro mais ao caso da do grupo que não queria na ressurreição dos Mortos mas tinha alguma coisa na igreja de Corinto que a.

Caracteriza que é um espírito faccioso os irmãos de Corinto parece que viviam em constante guerra entre si eles estavam dividido em quatro partidos eles não conseguiam se entender com relação a comida sacrificada aos Ídolos havia discussões entre eles na hora de celebrar a ceia do senhor a gente vai ver isso quando chegar no Capítulo 11 também havia questionamento entre eles sobre casar ou não casar o que seria melhor e havia também problemas no culto no Exercício dos dois que envolvia.

Comparações envolvia críticas e julgamentos então parece que havia um espírito faccioso espírito de divisão uma predisposição para discutir brigar por qualquer qualquer coisa e aqui particularmente a divisão esse espírito essa atitude da igreja se manifestava no fato de que eles haviam estavam divididos em torno de quatro de três personalidades da história recente da igreja que era Paulo ser o fundador Apolo que substituiu e Pedro que era conhecido o líder do cristianismo.

Judaico e tinha mais um grupo chamado grupo de Cristo sobre o qual nós falaremos mais adiante com mais com mais vagar e com mais detalhes talvez houvesse outros grupos estes são os que Paulo menciona mas só esses são suficientes para mostrar que a igreja embora ainda se reunista no mesmo lugar ela estava dividida internamente não Harmonia entre os irmãos nós mencionamos na quando estávamos no início do capítulo primeiro quando o Paulo.

Estabelece qual é o problema que ele menciona divisões tá aqui no verso 10 que é uma palavra uma palavra e cisma no grego de onde vem a palavra cisma em português que significa uma separação por motivos religiosos e depois ele fala no verso 11 que a brigas a rupturas entre vocês eu disse que essa palavra ela era usada para se referir as rasgaduras de uma veste né uma veste que foi esgarçada pessoas brigando e fizeram.

Isso né Essa ruptura do tecido então o tecido da igreja estava rasgado ruturado por assim dizer roto e isso trazia uma preocupação é muito grande ao Apóstolo Paulo porque ele sabia que a união da igreja a unidade da igreja é um fator fundamental com relação ao testemunho para o mundo por isso que ele gasta quatro capítulos tratando dessa questão quatro capítulos nós já vimos ele identificando o problema que foi início.

Do Capítulo 10 já vi meus como ele disse que ele fez de tudo para evitar que o problema acontecesse inclusive ele nem quis batizar o pessoal de Corinto exatamente para quem não criasse um fã clube em torno do nome dele e depois ele apresentou o primeiro argumento teológico para resolver o problema que foi uma comparação entre a sabedoria de Deus e a sabedoria do homem a sabedoria de Deus é Cristo pendurado numa cruz que para o mundo é loucura embora seja a expressão máxima da sabedoria divina e.

Aquilo que os homens apreciam particularmente a retórica os argumentos lógicos os sofismas que eram tão populares entre os gregos particularmente entre os Coríntios Lembrando que Corinto e Atenas ali na província da caia estavam espécie de centro da cultura e do saber da época ao fazer esse contraste o apóstolo Paulo está dizendo isso que vocês consideram importantes que a questão de oratória de eloquência.

Veja Também, Vai te Interessar:

    De retórica de uso de palavras e que vocês estão usando para categorizar os

    Pregadores Paulo é melhor Pedro é melhor Polo é melhor isso não tem valor nenhum diante de Deus porque se sábios eles nunca chegaram e não chegarão ao conhecimento de Deus por si mesmos Então essas divisões que vocês estão fazendo aí elas são contrárias ao Espírito do evangelho e agora Paulo vai usar um segundo argumento que nós chamaremos de um argumento ou seja o argumento que se vira contra o próprio oponente é quando você pega a.

    Arma que alguém tá apontando para você toma e aponta a arma de volta e começa com a declaração que Paulo faz aqui no verso 26 irmãos considerem a vocação de vocês olhem para vocês é isso que ele tá quando ele diz vocação ele se refere ao Chamado de Deus ao Chamado de Deus e aqui está incluído o seguinte a maneira como Deus chamou vocês que foi através da pregação da pregação simples centrada na cruz a.

    Pessoa que Deus usou para chamar vocês o apóstolo Paulo despretensioso não era um homem eloquente não era um homem feio que usava retórica e o tipo de pessoas que vocês eram Quando Deus chamou vocês olhe para vocês vocês que valorizam tanto conhecimento a sabedoria a eloquência a oratória faz o seguinte olhe para vocês olhem para vocês observem a vocação de vocês.

    Vejam quem vocês eram como Deus lhe chamou e através de quem Deus chamou vocês para vocês perceberem que Deus não valoriza absolutamente nada disso que vocês consideram exaltado e que vocês dão tanta importância Paulo inumera em seguida três tipos de pessoas que identificavam a elite política religiosa financeira e poderosa daquela época e que era o tipo de gente que os Coríntios admiravam e que era o.

    Tipo de gente que Deus não chamou aqui você vai perceber que o apóstolo Paulo está usando a palavra chamar mas adiante idêntico a o chamado que Paulo se refere aqui ele tá usando para se referir ao chamado interno do Espírito Santo que é eficaz Irresistível aí a cidade de corento toda foi chamada porque Paulo pregou o evangelho lá durante meses pregou o evangelho na cidade todo mundo.

    Em Corinto foi chamado Paulo chamou todo mundo vocês são pecadores se arrependa mas aqui ele tá dizendo aos que foram chamados eficazmente internamente pelo espírito santo que foram persuadidos pela pregação do apóstolo Paulo É nesse sentido que ele chama aqui que ele se refere aos chamados não é no verso 26 ele diz irmãos considerem a vocação de vocês ou chamamento de vocês aquelas coisas que eu já mencionei não foram.

    Chamados Paulo traz aquelas três categorias que os Coríntios gostavam tanto e que Deus não tinha chamado eficazmente claro que eles ouviram o evangelho mas entrou no ouvido e saiu no outro porque Deus não chamou lá dentro no coração não foram chamados olha aqui o três as três categorias primeiro não foram chamados muitos sábios segundo a carne ou seja filósofos escribas sofistas eloquentes oradores esse tipo de gente que vocês.

    Admiram aí isso aí olha aí na igreja de vocês quantos desses foram chamados por Deus Quantos foram chamados e se os Coríntios 10 são rolhado em redor E se eles considerassem a sua membresia eles veriam que de fato entre nós aqui tem um filósofo ou tem algum grande orador alguém eloquente um Escriba alguém assim cheio de conhecimento no autor de grande porte que impressiona o mundo com sua Sapiência e os livros que escreveu tem.

    Alguém entre nós assim e a resposta seria não a igreja de Corinto era composta na sua quase que absoluta a maioria de gente comum gente como vocês e como eu observe a vocação de vocês Deus não chamou muitos sábios segundo a carne quer dizer pessoas que da perspectiva humana seriam sábios né eruditos cientistas conhecedores prêmio Nobel essas coisas todas vê se tem muitos desses aí desse Deus chamou.

    Esse pessoal resposta seria não segunda categoria Deus também não chamou muitos poderosos

    26 os poderosos aqui seriam os políticos os governadores aqueles que detinham poder os romanos adoravam o poder eles ficavam impressionados com poder particularmente o poder militar o exército romano era uma máquina muito eficiente de destruir Nações submeter povos César era considerado o homem mais poderoso de toda a terra os romanos.

    Amavam o poder os juDeus também gostavam do poder mas Paulo disse Observe aí a vocação de vocês olha aí na igreja quantos poderosos segundo os critérios do mundo estão aqui na igreja Quantos são governadores Quantos são é presidentes Quantos são Reis Quantos são Procuradores quantos detém o poder político financeiro e econômico aqui entre vocês.

    Quase ninguém tem ninguém não Deus não chamou não Deus não chamou e a terceira categoria tá aí no final do verso 26 nem muitos de Nobre Nascimento ou seja Deus também não chamou muitas pessoas que eram de famílias importantes e portanto eram ricas e tinham Pedigree tinham propriedades eram a nobreza quantos nobres entre vocês quantos Duques quantos Condes quantos Barões tem.

    Aí no meio de vocês por assim dizer e os Coríntios iam olhar ao redor E dizer rapaz não tem não tem muita gente não é como se pode ser assim tão entendendo isso que vocês estão valorizando tanto a ponto de vocês assim dizerem eu gosto desse pregador porque ele era o dito Ele é cheio de conhecimento ele é nobre ele é imponente ele impressiona esse tipo de coisa não vale absolutamente nada para Deus vocês estão indo ao contrário do espírito do Evangelho essas divisões aí entre vocês por conta de pregador de.

    Quem é o melhor de quem é superior isso não tem nada a ver é contrário Inclusive a própria vocação é contrário aquele tipo de gente que Deus chamou para ser seu quem Deus chamou de entre o mundo para fazer parte da sua igreja A grande maioria da igreja cristã desde o seu nascimento até o dia de hoje a sua grande maioria sempre foi composta de pessoas comuns pessoas comuns e não é que Deus fez uma escolha preferencial pelos pobres como.

    Alguns teólogos da libertação vão querer dizer não é porque Deus tem um propósito ele quer abater a arrogância humana e ele que exaltar aquilo que para o homem não tem valor o significado nenhum Essa é a razão para que no final a glória seja dele e de ninguém mais então primeira coisa observem olhem para vocês Olhem a vocação de vocês vejam quem Deus não chamou ele não.

    Chamou Exatamente Essa categoria essas três categorias de pessoas que no antigo no mundo antigo da greco-romana é representava a elite dominante Então Deus não chamou né não chamou gente tá aí e quem ele chamou e aqui vem o que ele diz no verso 27 até o verso 28 ele diz assim ó pelo contrário e aí vem três categorias cada uma delas correspondendo as anteriores pelo contrário tivesse 27 Deus escolheu as coisas loucas do mundo.

    Perceba que agora ele não fala mais a palavra chamou ele agora usa a palavra escolheu porque é a mesma coisa aqueles a quem Deus escolhe ele chama e ele só chama a quem ele escolhe os outros todos vão ouvir o convite mas vai entrar aqui e vai sair aqui eles vão escutar o evangelho o que vai acontecer absolutamente nada queridos.

    Ninguém se torna Cristão e entra na igreja por iniciativa própria tem que ser a convite tem que servia chamado chamado íntimo do Espírito Santo lá dentro senão você nem vai querer entrar você não vai querer nem fazer parte se Deus não pelo evangelho escolher você e chamar você Muitos são chamados se essas duas palavras parece que Paulo aqui tá refletindo o que Jesus disse Muitos são.

    Chamados mas poucos os escolhidos a um chamado geral mas são poucos aqueles escolhidos que atenderam a Esse chamado é isso que apóstolo Paulo Tá ensinando aqui e ele vai dizer quem Deus escolheu e quem ele chama eficazmente primeiro ele disse Deus escolheu e chamou as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios as coisas loucas do mundo ele se refere aqui aos que para.

    O mundo eram tolos sem educação intelectualmente incompetentes que não tinham tido uma formação no conhecimento daquela época eram pessoas ignorantes os loucos a palavra louca é usada aqui Não no sentido de que não tem mas no sentido de pessoas sem instrução sem capacidade intelectualmente incapazes ou incompetentes incompetência e a palavra certa aqui foi.

    Exatamente esse tipo de gente que Deus resolveu chamar Deus escolheu e chamou esse tipo de gente que não é que não causa muito a impressão né que não se destaca como os grandes filósofos os grandes retóricos os sábios os entendidos daquela época e Deus fez isso com um objetivo tá no final do verso 27 Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar.

    Os sábios Em que sentido para que no dia do juízo esses que se consideram sábios segundo o mundo eles vão descobrir que diante de Deus a sabedoria deles não valeu nada que na verdade eles foram todos e aí eles vão passar vergonha porque Deus vai dizer Eis Aqui os que eu escolhi pessoas que você desprezou pessoas que você não considerou porque não tinha um DDD phd TNT o dd todos.

    Esses títulos né acadêmicos aí e que você olhou de cima para baixo foi exatamente esses que eu escolhi e esses que eu chamei falou não me entenda mal e não tô dizendo que o caminho da salvação é você cair fora da escola e da universidade tô dizendo isso Se puder estudar estude você puder progredir progrido se quiser puder ter oportunidade de avançar no conhecimento faça isso.

    Faça isso mas o que eu quero dizer é que Deus não se impressiona com isso e não se impressiona a escolha dele e o chamado dele não depende de qualquer coisa que ele viu ou previu no indivíduo como as vezes algumas correntes que querem amenizar a doutrina da eleição é tentam dizer que Deus previu Deus aonisciência de Deus Olhou lá no futuro quem haveria.

    De tomar alguma atitude meritória e Deus então recompensou com a salvação esse texto aqui tá dizendo que não tem nada a ver Deus chama escolhe exatamente com base em nada do homem nada os que Teoricamente se candidatariam a ser membros do Reino de Deus é são exatamente esses que Deus não chamou ele chamou as coisas loucas do mundo exatamente para envergonhar e sábias Paulo continua aqui e Deus escolheu todo.

    O verso 28 Deus escolheu as coisas Humildes do mundo Deus escolheu as coisas Humildes do mundo o que seriam as coisas Humildes do mundo aí eu pulei fracas aqui né verso 27 Deus escolheu as coisas loucas sim sabia eram três eu só tava me lembrando de duas e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes as fortes seriam as poderosas as pessoas que tinham poder política econômica financeiro os fracos seriam exatamente.

    Aquelas pessoas sem poder sem influência as pessoas comuns que não tem nem poder e não tem influência não tem influência sobre Os destinos do Povo de estilos do país Os destinos da cidade não tem absolutamente não tem não tem nem poder financeiro poder político ou qualquer influência que faça diferença no lugar onde eles estão São esses os fracos para o mundo né pessoas que o mundo considera fraca que usa como gado.

    Às vezes e Deus escolheu exatamente foi escolher para sua igreja gente que pertence a essa categoria os fracos segundo os padrões para que pela mesma razão para envergonhar os fortes para que no dia do juízos fortes e Poderosos eles verão que na verdade toda Fortuna todo o poder toda arrogância deles não era nada diante de Deus era fraqueza diante de Deus e que Deus optou por aquelas pessoas que a vida toda eles desprezaram.

    E que não tinham menor interesse porque eram fracos e agora sim a terceira categoria verso 28 Deus escolheu as coisas Humildes do mundo as desprezadas e aquelas que não são é o contraste que ele faz com os de Nobre Nascimento ricos de linhagem real de família importante esse pessoal humilde desprezado né os plebeus os pobres sem valor sem importância Deus foi buscar exatamente do povão aqueles que são seus aqui é um método de.

    Deus isso aqui é não é alguma coisa que Deus fez só em Corinto não e se alguma coisa que Deus vem fazendo desde o início desde o início da criação desde o momento em que o homem pecou e se afastou de Deus desde o momento em que o homem que será autônomo ele quis ter o conhecimento do bem e do mal por si mesmo e abandonou Deus como referência e ele começa a sua trajetória na terra onde ele quer ser o seu próprio senhor quer ter domínio sobre a sua própria vida e se esquece de Deus e faz Deus e.

    Segundo a sua imagem e todo o processo todo o caminho da Redenção VISA ou segue esse fio essa tendência Deus abate o homem da sua arrogância e do seu orgulho e exalta as virtudes contrárias aquilo que o homem pensa Deus abate os orgulhosos e exalta os humildes esse é o caminho de Deus a um método aqui que Deus segue da Bíblia toda de Gênesis Apocalipse E é.

    Exatamente esse aqui ele inverte né ele dá uma invertida na Perspectiva humana dá o investir na Perspectiva humana o tipo de gente que aqui só para reforçar o que eu tô dizendo o tipo de gente que havia na igreja de Corinto vamos fazer o que que Paulo tá dizendo aqui no verso 26 irmãos considerem a vocação de vocês tá vamos ver que tipo de gente Deus chamou Capítulo 6 de primeiras Coríntios.

    Apresenta vocês a membresia da igreja de Corinto primeiro Coríntios Capítulo 6 a partir do verso 9 ou vocês não sabem que os injustos Não herdarão o reino de Deus não se enganem nem Morais nem idólatras nem adúlteros nem afeminados nem homossexuais nem ladrões nem avarentos Nem bêbados nem maldizentes nem roubadores herdarão o reino de Deus alguns de vocês eram assim mas vocês foram lavados foram santificados foram justificados no nome.

    Do Senhor Jesus Cristo e no espírito do nosso Deus então seguindo o argumento do apóstolo Paulo Olhem a vocação de vocês percebam quem é que Deus não chamou Deus não escolheu e não chamou exatamente essas pessoas que vocês exaltam que vocês admiram e curte as qualidades vocês usam para fazer distinção entre os pregadores cristãos eu sou de Apolo sou de Pedro e sou de Paulo e vejam agora quem Deus escolheu e quem Deus chamou exatamente o tipo de gente.

    Que vocês eram alguns de vocês eram ladrões eram ladrões eram bêbados viviam pelas ruas pelas sarjetas eram idólatras viviam frequentando os templos pagãos adorando esses Deuses gastando dinheiro e sacrifício a esses Deuses levava uma vida imoral praticando todo tipo de indecência sexual para isso que vocês eram e porque agora vocês estão valorizando tanto o homem porque que vocês estão.

    Exaltando homens Olhem a vocação de vocês vejam de onde vocês vieram vejam como Deus chamou vocês e como ele mudou vocês aqui eu faço uma citação de um Historiador chamado old housen diz o seguinte toda a história da expansão da igreja nos primeiros séculos é uma vitória progressiva dos ignorantes sobre os eruditos dos Humildes sobre os elevados até que o próprio Imperador depositou sua coroa diante da cruz de Cristo no século.

    Bonito né que coisa maravilhosa exatamente essa história da igreja com a razão pela qual Deus fez isso já mencionamos Deus quer envergonhar o homem Deus quer derrubar o homem da sua posição de arrogância e de vaidade mas a motivação última está aqui no verso 29 quando Paulo diz a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus lembrando o contexto Considere a vocação de vocês tivessem 26 Deus não chamou.

    Ricos poderosos nobres sábios inteligentes não pelo contrário verso 27 ele escolheu as coisas loucas as fracas e as Humildes Por que que Deus fez isso peço 29 a fim de que ninguém se glorie a presença de Deus para que ninguém diga assim Deus me escolheu e me chamou porque eu sou de Nobre Nascimento Deus me escolheu e me chamou porque eu sou culto inteligente Deus me escolheu e me chamou porque eu sou melhor do que as outras pessoas Deus me escolheu ou me.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6fu8330cuiU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem