A CARTA DE JUDAS - Hernandes Dias Lopes

A CARTA DE JUDAS - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade Fernandes Dias Lopes eu quero estudar com vocês hoje para examinar o penúltimo livro A do novo testamento que é a carta de Judas então peço que você abra por favor na epístola de Judas e nós vamos examinar juntos esta preciosa é importante carta hoje é o penúltimo livro da Bíblia Então quem tiver dificuldade em apocalipse.

A CARTA DE JUDAS - Hernandes Dias Lopes

A carta de Judas eu acho que todos vocês sabem que esse Judas não pode ser o Judas Iscariotes né e esse Judas aí é o irmão de Jesus e Vale destacar que os irmãos de Jesus não acreditavam Nele até a sua até a sua ressurreição então e ele escreve esta pequena carta.

E para alertar a igreja já quase no final do primeiro século Sobrou um grande risco que a igreja estava enfrentando que era a infiltração EA perversa e Perigosa influência dos falsos Mestres e esse foi o primeiro sinal que Jesus Cristo testa Cole o que anteceder II a segunda vinda de Cristo esse lá no começo do cristianismo os falsos Mestres já ofereciam perigo tão.

Grande para igreja quanto mais hoje o conduzirá se aproximam para sua consumação bom então nós vamos examinar esta carta hoje Oi e o tema central desta carta o versículo Central desta carta é o Versículo 3 e eu queria que você lesse comigo Versículo 3 pode ler junto comigo amados quando empregava toda diligência em escrever-vos acerca da nossa comum.

Salvação foi que me senti obrigado a corresponder que convosco exortando vos a batalhardes diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos você note aí a palavra batalhar na língua grega traz a ideia de agonizar e nós estamos numa luta nós estamos numa refrega numa batalha onde o evangelho e Atacado onde o evangelho e distorcido onde o Evangelho.

É comercializado onde o Evangelho é minado pelas falsas doutrinas para os falsos Mestres e nós não podemos nos omitir nos acovardar nós precisamos batalhar agonizar até e Judas diz que tem que ser a Batalha diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos Santos ou seja não há outro evangelho não espere uma nova versão do Evangelho.

E não espere um upgrade no Evangelho no espere é uma atualização do Evangelho eu sempre você encontra alguém não eu descobri uma nova verdade eu recebi uma nova Revelação eu tive uma nova visão Agora eu recebi uma outra compreensão fuja disso porque o evangelho foi dado e ele é definitivo não tem outro é uma vez por todas dada aos santos Então a carta de Judas tem esse propósito de ser uma defesa do verdadeiro evangelho.

Então vamos olhar aí alguns pontos primeiro um chamado a batalha espiritual primeira coisa que Judas estabelece é definir o Exército de Deus ele faz isso aí nos versos 1 e 2 e ele muito humilde não se apresenta como irmão de Jesus mas como servo de Jesus Cristo é irmão de Tiago que também é irmão de Jesus então o nosso você que a primeira marca deste homem é não buscar para se holofotes O.

Que é humildade e ele definir aí o Exército de Deus de três maneiras Primeiro eles são os chamados segundo ele são usa amados e terceiro e são os guardados a primeira coisa que eu gostei é você tem somos nós primeiro nós somos chamados nós fomos chamados com Santa vocação ninguém aqui é cristão porque deliberadamente eu vou ser um cristão Toma essa decisão por mim mesmo isso é uma iniciativa minha esse poder de entrar para o cristianismo.

É um poder que tá na minha mão não você e eu só viemos a Cristo porque fomos chamados Jesus Cristo ninguém pode vir a mim se o pai não o trouxer Então você e eu estamos aqui porque Deus não chamou e nós jamais estaremos aqui de moto próprio e vontade de próprio segundo lugar nós somos amados em Deus é maravilhoso é saber disso você está aqui porque você é amado muito amado e amado.

Pela pessoa mais importante do universo você é amado por Deus amor eterno terceiro você está guardada em Cristo Jesus temos que ter medo temos você ficar na corda bamba você não se ficar inseguro você não precisa pensar bom será que eu vou chegar lá será que eu vou cansar a salvação à vida eterna bem-aventurança eterna será será ia você fica cheio de medo de.

Insegurança de incertezas não você já está guardado se você já está seguro nada nem ninguém pode tirar você da irmão de Cristo a segurança é garantida pelo próprio Deus então primeira coisa que Judas definir é que o que os crentes são a segunda coisa é que o que é que os crentes têm Depois de falar quem são ele ele diz o que é que eles têm e Tem três coisas também olha o versículo dois A.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Misericórdia a paz e o amor e o que é que a misericórdia

    A misericórdia o que você merece que Deus não dá para você e você e eu merecemos juízo e que Deus nos oferece graça e isso é Misericórdia você tem também paz o que que é paz é que antes você e eu éramos Inimigos de Deus estávamos separados de Deus e agora nós somos.

    Reconciliados com Deus não tem mais muro entre você e Deus agora você tem livre acesso a presença de Deus agora você está em paz com Deus 3º o que é que você tem você tem amor o amor de Deus derramado o seu coração um amor abundante um amor imerecido um amor provado pois bem depois que é Judas É trata deste Exército de Deus a partir de agora ele vai focar um pouco sobre quem é o inimigo contra quem lutamos você nós.

    Somos um exército nós temos um inimigo nós temos adversário quem é ele é o ponto de Judas é tratado dos falsos Mestres dos falsos profetas do engano religioso e ele vai então fazer uma definição deles primeiramente Olha o versículo de número 4 eles são dissimulados pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação e o que que é dissimulação quem pode me definir dissimulação.

    Hum hum se alguém que entra com Disfarce é alguém que não tira a máscara para mostrar quem é é alguém que esconde as unhas que esconde os dentes é alguém que parece ser mas não é e ele se introduz eu falso mestre eu não fica lá no reduto dele pregando as heresias de lá no cantinho dele na um papel do falso mestre Qual é se produzir se infiltrará.

    Se misturar entrar para dentro da igreja ó e esses falsos Mestres podem tanto vir de fora para dentro Como podem brotar de dentro para fora porque também a na igreja de Deus salvos e dá um salvos a igreja de Deus que eu tô falando agora a igreja visível organização e por exemplo pastor Arival disse que nós gostariam de receber mais 200 novos membros até.

    Dezembro mas quando ele os presbíteros da igreja vão examinar esses candidatos não Ele eles não têm a competência Nenhum de Nós tem a competência para saber de fato Quem Nasceu de novo que não nasceu a esse juízo e esse pente fino e esse filtro só Deus tem E então é possível que na igreja visível não dá do momentos em que nós tenhamos a capacidade de servir entre gente que não.

    É de Deus para se infiltrar e esse é o perigo a igreja de Deus enquanto não for levada para o céu ela enfrenta esse perigo e essa Ameaça é por isso que nós temos que batalhar diligentemente segunda coisa olha o Versículo 4 ainda quem é esses homens os falsos Mestres dizem os quais desde muito foram antecipadamente pronunciada para esta condenação homem simples que transforma em libertinagem a graça do nosso Deus e.

    Nego o nosso único e soberano o senhor Jesus Cristo eles são presta atenção Inimigos da Graça de Deus porque porque eles transformam em libertinagem a graça o que é que é graça a graça é um dom de Deus e merecido você pela graça está salvo você é livre se você é livre você não escravo mais mas agora eles dão a liberdade maior do que a realidade é é porque a graça de Deus torna você.

    Livre do pecado e não para o pecado se você não é livre para pegar você livre para não pegar Oi e a diferença do não pode para o áudio não e o homem é escravo do pecado ele não pode deixar de pecar porque ela escravo e eles cravo da bebida é escravo do sexo ele é escravo do cigarro ela é escravo.

    Da mentira é escravo das drogas ela escravo da vaidade é escrava do orgulho escravo dos demônios ela é escravo do

    Mundo ela é escravo da Carne é escravo eu não pode a graça de Deus nos liberta para não ficarmos você pode poder eu posso mas eu posso não também eu posso não beber eu posso não fumar eu posso não me dar drogar eu posso não me prostituir eu posso não ser desonesto eu posso não então a graça nos livra do Pecado.

    E o que que a libertinagem não você pode fazer tudo Oi e aí a pessoa se rende ao pecado pensando que ele livre Porque pensa comigo o que que tem o discurso da liberdade de hoje o Pastor falou da da novela e da Globo se você parar para perguntar essas pessoas elas Acho que são livres então proclamando uma liberdade estão levantando a bandeira de liberdade nada de proibição nada de restrição nada de Barreiras nada de.

    Balizas nada de proibições é proibido proibir isso para eles é liberdade Mas isso não é liberdade isso é libertinagem é que os falsos Mestres fazem transformam a graça de Deus em libertinagem mas não tem mais e eles mais do que isso eles negam supremacia de Cristo Versículo 4 ainda diz e negam o nosso único soberano e senhor Jesus Cristo ou seja não dá para.

    Levantar essa bandeira da libertinagem e ao mesmo tempo dizer Jesus é o meu Senhor Hoje não dá bom então quê que eles fazem mudou a doutrina preste atenção nisso irmãos a doutrina é mãe da ética o que você crê você faz se você tem um comportamento errado automaticamente vai fazer o que mudar a doutrina e se você muda doutrina você vai ter um.

    Comportamento errado Ah então não dá para defender que Jesus Cristo é o senhor e ao mesmo tempo em viu a vida desagrada mas mais esses inimigos presta atenção eles estão destinados a condenação Por que o texto diz foram Versículo 4 foram antecipadamente pronunciados para esta condenação em outras palavras aqueles que escolhem o caminho da libertinagem Da falsa doutrina não escaparam do juízo condenatório de.

    Deus Ah pois bem e o que é que a igreja vai fazer com isso Versículo 3 você vai batalhar diligentemente pela fé que uma vez foi dada aos santos Então já que você sabe que os falsos Mestres estão por aí estão se viu entrando então levantando as suas bandeiras de libertinagem não se sujeitando ao senhorio de Cristo Qual o papel da igreja batalhar pela verdade.

    Os irmãos isso é muito importante a batalhar pela verdade nós não podemos abrir mão da Verdade aí o ponto 3 que eu quero focar com você e a Vitória que nós temos a certeza dessa Vitória e Judas vai agora nos versos 5 a 7 mencionar aqui três exemplos do juízo de Deus o presta atenção nisso.

    E ele tá falando aqui que os falsos Mestres vão sofrer condenação mas aí ele vai exemplo ficar isso do verso 5 ele cita o exemplo do povo de Israel Olha aí era pois lembrar-vos embora já esteja ciente de tudo uma vez por todas e o senhor tendo libertado um povo tirando-o da terra do Egito destruiu depois os que não creram então preste atenção nisso e não pense que você vai relativizar a verdade Deus que você vai deixar de lado a verdade Deus o que você.

    Vai mudar a verdade Deus o que você vai transformar a graça de Deus em libertinagem e vai escapar e tu próprio povo que Deus tirou do Egito por não terem obedecido e ouvido a voz de Deus e crido nas promessas de Deus Deus deixou esse povo perecer no Deserto o que Julho está levando é o seguinte Deus leva a sério Deus não brinca o segundo exemplo ele data no Versículo 6 os anjos e a anjos que não guardaram o.

    Seu estado original mas abandonaram o seu próprio domicílio ele tem guardado sobre Trevas em algemas eternas para o juízo do grande dia ou seja nem anjos que caíram Deus vai polpa é o juizo de Deus é certo o terceiro exemplo só dorme e Gomorra Olha aí versículo 7 como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas que havendo-se entregado a prostituição como aqueles seguindo após outra carne foram.

    Postas para exemplo do fogo eterno sofrendo punição e pega uma palinha da fala do pastor Arival fazendo propaganda para segunda-feira a nossa em vocês que Israel e foi julgado por causa de que eu Versículo 5 é porque não creram e os anjos que caíram foram julgados por causa de quê a rebeli não é só toma e Gomorra foram destruídas por.

    Causa de quê a prostituição Oi e a prostituição aí em Sodoma tem um aspecto particular chama-se homossexualismo a nossa hein vocês que seguindo após outra carne São postas por exemplo do fogo eterno sofrendo por isso é um grande problema de Sodoma é que era uma sociedade não só corrupta promíscua mas era promíscua no aspectos da.

    Homossexualidade e para vocês ter uma ideia o seu Domingos quiseram fazer sexo com os anjos e sua hospedaram na casa de Ló é porque os anjos aí a subir uma copa uma forma humana e a nossa sociedade está querendo hoje applaudir a essa prática tô achando a legítima achando o anormal tô querendo dar um selo de legitimidade.

    A esta prática porque a nossa sociedade não quer mais um selo moral ela quer o selo da Liberdade só que ela confunde Liberdade com libertinagem se você é livre e limpa fazer o que quiser e o que a sociedade acho que regula as decisões é o amor eu gosto eu amo E se eu amo um cachorro posso me casar com cachorros Eu amo um outro homem do mesmo sexo eu posso casar com outro homem mesmo sexo de uma mulher ama outra.

    Mulher do mesmo sexo ela pode casar com essa outra mulher porque é o amor que manda e esse amor aí não é o amor regulamentado pela escritura é um sentimento que Paulo chama de paixão infame de um erro bom então nossa em isso irmãos que quando você pensa a nós estamos vivendo a nova moralidade essa nova modalidade a mesma moralidade Sodoma e Gomorra Você é nova coisa nenhuma a perversão nenhum.

    Fato Novo e não fato antigo que vem talvez hoje com novas roupagens com novos discursos mas que vem para que para mim na família para ruim na sociedade agora Pense comigo isso porque que Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa da prova de verdade porque que o império romano caiu nas mãos dos bárbaros por causa da promiscuidade e não há nenhuma Nação Forte se ela é.

    Promíscua é o juizo de Deus vem o juizo de Deus cai sobre a nação sobre a família podem ter certeza disso Deus nunca mudou a palavra dele quando você sendo a verdade eterna e na abalável e agora vamos ver o segundo ponto que é Judas vai tratar aqui é o quando os falsos mestres são desmascaradas o desmascarando o inimigo.

    E isso está nos versos 8 e 16 primeira coisa que você vê aí é que Judas desmascara esses falsos Mestres mostrando que eles rejeitavam a Autoridade Divina veja comigo Versículo 8 hora estes da mesma sorte o as sonhadores alucinados não só contaminam a carne ou também rejeitam governo e de fama autoridades superiores e veja você aqui.

    Não há não há não há obediência a autoridade um falso mestre não não segue um roteiro de obediência de jeito nenhum e eu não se submete ele é um sonhador alucinado a e segue o seu próprio coração enganoso agora note Qual é a consequência dessa rebelião Versículo 10 estes porém quanto a tudo que não entendem de formam Ah e quanto a tudo que compreendem por.

    Instinto natural como brutos sem razão até nessas coisas se corrompem separou para perceber e o discurso desse desse time do livro da libertinagem é que eles têm um conhecimento superior passa uma ideia que o seu a você é crente a você é um quadrado Você é você é ultrapassado você é um Jurássico a você não acompanha o desenvolvimento da sociedade a você não não compreende a nova perspectiva do mundo do homem da sociedade.

    E ele se acham e numa Torre de Marfim da Sapiência o reconhecimento o e Judas não tem outra palavra para descrevê-los a não ser Esta palavra brutos sem razão e eles aqui com disseram né Oi e aí o texto está nos informando o que eles até nessas coisas ele se corrompem a uma corrupção de princípios.

    De valores chegando aquele estágio de Isaías 5:20 ai dos que chamam luz e trevas e trevas de luz o amargo de doce o doce de Amargo não é apenas uma tolerância ao mal é agora uma inversão um dos valores Oi e você que adota uma ética granítica e inflexível absoluta você é que tá errado bom então inverteu os papéis.

    E agora você vai ver no verso 11 EA condenação dos Rebeldes Você pode ler 11 comigo tomar ai deles porque prosseguiram pelo caminho de Caim que movido de ganância se preparam pelo erro de Balaão e pereceram na revolta de cor é são três personagens citados aí quais são os personagens saem Balaão por é qual foi o problema de Caim e ele quis seguir a Deus do seu jeito.

    E quando tem o uso Corrigiu o exaltou ele não obedeceu ele endureceu ainda mais o e caminhão ainda mais uma o pecado bom e depois que pecou é ele que surgiu de Deus quando Deus o apanhou ele se ressentiu é alguém que não se quebranta porque a Bíblia diz que ele era do maligno falar em primeira de João ele era do maligno não entre por esse caminho de resistência a voz de Deus Deus.

    Exortou a você abaixa a Fronte o endereço do serviço para o problema de Balaão Balaão vendeu a consciência dele o ministério dele por dinheiro e vocês acham que tem gente hoje mudando a mensagem da de dinheiro O que vocês acham que tem gente hoje e é subir sujeitando-se a conveniência do lucro.

    Ah pois isso não é isso é coisa nova não se Antico Balaão fez isso vendeu a consciência dele para dar uma falsa mensagem a praga pegar Israel num laço perigoso E qual o problema de coré coré não aceitou a autoridade de quem e Moisés rebelião insubmissão rebeldia.

    Contra a autoridade constituída por Deus bom então preste atenção uma coisa é um líder a ser alguém como nós sujeito a erro e passível de ser exortado e outra coisa e é alguém se opor a liderança deliberadamente É apenas para resistir à autoridade desta liderança constituída por Deus Deus não aceita isso.

    É porque aconteceu com cor é eu sofrer as consequências da sua rebeldia o terceiro ponto que segundo ponto que eu quero levantar aqui dessa desse aspecto desmascarar os inimigos é que eles recorreram a uma deliberada hipocrisia eu quero chamar sua atenção para os versos 12 e 13 e 16 porque Judas vai usar i7 figuras para descrever esses falsos Mestres hipócritas Quais são as figuras vamos lá primeira figura Versículo 12 confira comigo se pode ler.

    O 12 comigo vamos lá e esses homens são como rochas submersas em vossas festas de paternidade banqueteando se juntos em qualquer recado pastores que a si mesmo se apascentam nuvens sem água impelidas pelos ventos Árvores em plena estação de frutos destes desprovidos do Flamengo de mortas desarraigadas estão vão para um pouquinho aqui qual foi a primeira figura rochas submersas em vossas festas de fraternidade o que uma rocha submersa.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xi4bv87T7u0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem