4. Em Busca de Socorro (Sl 121)

4. Em Busca de Socorro (Sl 121) O Salmo 121 que é o tema da reflexão de hoje é um Salmo que fala do Socorro que nós devemos buscar e obter da parte do nosso Deus nós vamos lê-lo para dar início à nossa devocional conforme ele.

4. Em Busca de Socorro (Sl 121)

Está aí na nossa tela para que vocês possam acompanhar o Salmo 121 em busca de Socorro é um Salmo muito conhecido não é Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro.

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra ele não permitirá que os teus pés vacilem não dormitará aquele que te guarda É certo que não dormita nem dorme.

O guarda de Israel o senhor é quem te guarda o senhor é a tua sombra à tua direita de dia não te molestará o sol nem de noite a lua o senhor te guardará de todo mal guardará a tua alma O Senhor.

Guardará a tua saída e a tua entrada desde agora e para sempre que promessas maravilhosas essas que nós temos aí nesse Salmo e sem dúvida é um Salmo de grande consolo e conforto para nós Esse.

É um dos Salmos conhecido conhecidos como salmos de romagem ou salmos de peregrinação Esses Salmos eram cantados pelos peregrinos quando saíam das diversas partes da região da Judeia para.

Jerusalém onde estava o templo de Deus e ali Celebrar as três principais festas dos juDeus Páscoa Pentecostes e tabernaco às vezes essa viagem era uma viagem longa especialmente para os.

JuDeus que moravam mais ao norte ali na região de zebulon naftali que levavam dias e dias viajando em família em caravana com seus sua mulher seus filhos os animais os companheiros de viagem e.

Então enquanto eles viajavam e peregrinavam eles cantavam estes Salmos que eram salmos de conforto de alento de esperança eles expressam muito bem a Gama variada de sentimentos e.

Experiências que nós temos aqui nesse mundo nós que também estamos peregrinando até chegar em nossa Jerusalém celestial esse Salmo 121 ensina que nós devemos buscar o nosso.

Socorro de Deus e que nós devemos confiar nele durante o tempo da nossa peregrinação ele começa com uma pergunta do salmista que está aqui no verso primeiro.

Eleva os olhos para os montes aí ele pergunta de onde me virá o socorro a pergunta era bem pertinente de onde viria o socorro o ajuda assistência que ele precisaria durante aquele tempo de.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Peregrinação porque havia muitos perigos

    Do caminho havia perigo de salteadores de ladrões de emboscadas havia o perigo de animais selv sagens na Palestina havia Leões e Ursos o caminho era.

    Íngreme era pedregoso e por vezes escorregadio depois de uma chuva ou de algum esfriamento durante a noite Havia durante o dia aquele sol escaldante e de noite temperaturas muito baixas o frio.

    Da noite era também um perigo e os peregrinos eram muito muito vulneráveis viajavam em caravana viajavam em carroças Às vezes a pé a cavalo dependendo das Posses que cada um tinha.

    E não havia escolta ou guarda armada alguém que pudesse protegê-los durante aquela viagem perigosa portanto é bem natural essa pergunta que o Peregrino faz aqui de onde me virá o socorro ele.

    Faz essa pergunta depois que ele olha para os montes é levo os olhos para os montes os montes aqui não são os montes que ele encontraria no caminho havia uma região montanhosa eh há uma.

    Região montanhosa que corta o centro da Palestina e Certamente ele teria de passar por lá mas não é para aqueles Montes que ele está olhando e fazendo essa pergunta o monte aqui que ele se.

    Refere os montes que ele se refere são os montes da sua terra os montes de Jerusalém Jerusalém está erigida em Montes em montanhas e entre elas estava o Monte Sião que era o local do templo.

    Onde Salomão havia construído a casa do senhor e lá estava a arca lá estava o altar de sacrifícios a lei de Deus as duas tábuas de pedra estavam guardadas na arca ali estavam os sacerdotes.

    Oferecendo sacrifícios e ministrando o culto a Deus portanto essa expressão aqui eleva os olhos para os montes quer dizer eu olho para o alto eu olho para o meu Deus que habita em Sião e pergunto.

    Senhor de onde me virá o socorro de de

    Onde me virá a proteção e a ajuda que eu preciso aqui e logo em seguida ele dá a resposta está aqui no verso 2 ele sabe que o seu socorro vem do Senhor que fez.

    O céu e a terra ele sabe que seu socorro não está em outros hom não está em guardas não está nos companheiros ouem armas ou qualquer outro equipamento que porventura ele tenha levado para sua.

    Proteção mas exclusivamente no Senhor e o termo que ele usa aqui a palavra que ele usa aqui para senhor é a é o nome de Deus é o famoso tetragrama yé que é o nome pelo qual Deus se revelou Abraão.

    Isaque e Jacó aponta para o Deus da Aliança mais do que isso ele é também o Deus que fez o céu e a terra é o Deus todo poderoso fez o mundo fez o homem não somente os fez mas também mantém.

    Sustenta e provê e por isso ele pode agir nas circunstâncias agir na criação protegendo O Peregrino o socorro dele vem do Deus que tem o mundo em suas mãos que é poderoso para salvar para libertar.

    Para abrir uma porta para impedir tempestades para impedir terremotos para impedir animais selvagens ele sabe que em última análise seu socorro vem de Deus isso não quer dizer que ele não.

    Deveria se precaver durante a viagem se pudesse levar armas para se defender dos animais selvagens leva provisões suficientes para toda a viagem e enfim outras medidas para se proteger dos.

    Salteadores não é que é proibido a gente fazer isso mas ele sabia que se Deus não o socorresse se Deus lá do alto não interviesse e o ajudasse ele estaria perdido ele seria destruído pelas.

    Circunstâncias antes de chegar ao final da sua peregrinação em seguida para o seu coração ele relembra de várias promessas que Deus tem feito ele como que diz para si essas promessas.

    Promessas que foram feitas por Deus a Abraão n aos seus descendentes que foram feitas a Israel através de Moisés que foram ratificadas pelos profetas Promessas de que Deus haveria de guardar.

    E proteger o seu povo e ele aqui se lembra dessas promessas Na verdade são quatro delas que nós queremos ver aqui a primeira que ele se lembra É que o que é que pensando no que é que Deus faz para.

    Protegê-lo é que Deus vai guardá-lo em todo lugar é o que nós temos aí nos versos 3 e 4 versos 3 e 4 ele Deus o que fez os céus e a terra ele não permitirá que os teus pés vacilem Deus aí é ele tá.

    Falando com ele mesmo né ele não permitirá que os teus pés vacilem tá falando com ele dizendo Peregrino Fica tranquilo descansa porque o Deus que fez o céu e a terra não vai permitir que os.

    Teus pés vacilem não dormitará aquele que te guarda É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel a expressão aqui ele não permitirá que teus pés vacilem se refere ao fato de que o.

    Caminho era íngreme como eu disse rochoso pedregoso escorregadio e os pés poderiam vacilar e de repente poderia haver uma queda com suas consequências O que seria um desastre mas a confiança.

    Dele ele ele se conforta dizendo para si mesmo esse Deus não permitirá que os teus pés vacilem ele vai fortalecer os teus pés para que andem Estreito no caminho que pisem com segurança para que.

    Você não caia durante a peregrinação e Deus faria isso sem vacilar veja como ele diz em seguido Deus Não dormitará e aqui no verso 4 é certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel dormitar.

    Significa cilar significa cochilar você teria confiança num vigia ou ou num guarda que fica cochilando durante o seu turno durante o serviço é claro que não e.

    Muito menos num guarda que durma não é cochilar já é uma coisa dormir é pior ainda o Deus de Israel é um Deus que não cochila ele não dormita é certo que ele não dormita e nem ele dorme isso.

    Significa que ele está no controle o tempo todo que ele está atento às pisadas do Peregrino para que ele não tropece para que os seus pés não vacilem em momento nenhum que promessa.

    Maravilhosa essa que o nosso Deus nos faz de que ele não cochila em serviço Ele não dorme em serviço ele nos vigia ele nos guarda e ele nos protege durante todo o tempo.

    A segunda promessa com a qual o Peregrino se consola aqui é que Deus vai guardá-lo em todas as ocasiões é o que nós temos aí no verso 5 até o verso 6 o senhor é quem te guarda o senhor é a tua.

    Sombra à tua direita de dia não te molestará o sol nem de noite a lua a figura que ele usa aqui para dizer que Deus vai guardá-lo em todas as ocasiões é que o senhor é a tua sombra à tua.

    Direita aqui pode ser interpretado de duas maneiras a sombra do Peregrino que eu acompanhava constantemente enquanto ele andava onde quer que fosse a sombra ia também e ou então uma referência à.

    Sombra das montanhas que dariam frescor e alívio para o sol escaldante durante o dia a primeira interpretação é melhor e se refere a Deus está tão próximo de nós como a nossa sombra e onde quer que a.

    Gente vá Deus haverá de nos acompanhar como a sombra nos nos acompanha e Exatamente porque Deus está tão próximo de nós como a sombra está próximo de nós é que de dia não te molestará o sol e.

    Nem de noite a lua ou seja nem perigos diurnos e nem perigos noturnos haverão de nos molestar porque Deus é quem me guarda e ele está próximo de mim como a minha.

    Sombra aonde eu vou a minha sombra vai aonde eu vou o meu Deus vai por isso que o Peregrino se consola sabendo que Deus vai guardá-lo em todas as ocasiões a terceira promessa com a qual.

    Ele se consola na sua peregrinação é essa daqui o senhor te guardará de todo mal guardará a tua alma ele tá falando com ele mesmo não é o Senhor te guardará de todo mal guardará tua alma a chave.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=b4D97p0Gst0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem