O LAMENTO DE ISRAEL - Hernandes Dias Lopes

O LAMENTO DE ISRAEL - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes E hoje vamos tratar do Salmo 137 eu peço que você abra a sua Bíblia comigo neste poema neste Salmo 137 lid o texto mantenha a sua Bíblia aberta comigo nesta passagem às margens dos rios da.

O LAMENTO DE ISRAEL - Hernandes Dias Lopes

Babilônia nós nos assentamos e chorávamos nos Salgueiros que lá havia pendurável que nos levaram cativos nos pediam canções e os nossos opressor que fôssemos alegres dizendo uai noos alguns dos cânticos de Sião como porém haveríamos de entar o canto do Senhor em terra estranha se eu deti me esquecer ó.

Jerusalém que se resseque a minha mão direita apegue-se a língua o paladar se me não lembrar de ti se não preferir eu Jerusalém a minha maior alegria contra os filhos de Edom lembra-te Senhor do dia de Jerusalém pois diziam arrasa arrasa até os fundamentos filha da Babilônia que HS de.

Ser destruída feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra pedra eu quero tratar hoje sobre o Lamento de um exilado é o nosso tema O Lamento de um exilado bom vocês tem plena ciência de que o livro de Salmos é o maior livro da Bíblia o livro de Salmos foi escrito num.

Período de 1000 anos e eles foram reunidos depois em em categorias e divididos em cinco livros porque você tem livros você tem salmos de Moisés você tem Salmos pós cativeiro babilônico o saltério foi classificado em cinco livros Vocês bem sabem disso o primeiro livro de 1 ao.

42 o segundo livro do 43 ao 72 o terceiro livro do 73 ao 89 o quarto livro do 90 ao 106 e o 5to livro do 107 ao 150 então nós estamos aqui no quinto livro do saltério Este é um dos Salmos talvez mais controvertidos de todo o saltério isso por causa da Pesada oração imprecatória.

Presente nos versos 7 A 9 contra Edom e contra Babilônia O autor desse Salmo é desconhecido é um Salmo anônimo Então você tem vários Salmos a maioria deles de Davi nós temos dos 150 Salmos 73 salmos de Davi nós temos salmos de Moisés de Salomão de Asafe dos filhos de coré nós temos Salmos anônimos e este é um Salmo anônimo Nós não sabemos quem é.

O seu escritor mas sabemos muito bem o contexto ou a realidade ou o cenário que esse Salmo descreve Jerusalém a capital de Israel a cidade conquistada por Davi dos jebuseus e trans chada em cidade Davi e capital de Israel foi cercada pelos calDeus em três cercos 606.

596 e 586 anantes de Cristo quando na verdade a cidade caiu nas mãos dos babilônios dos calDeus a cidade foi passada ao Fio da Espada a cidade foi arrasada foi queimada foi destruída e o povo de Judá estava nesse tempo extremamente corrompido por quê Porque o povo não.

Quis dar ouvidos à voz de Deus através dos Profetas Vale destacar que as 10 tribos do Norte que formaram o que nós chamamos de Israel capital Samaria já tinha caído há muitos anos no ano 122 No Poder do grande e poderoso Império assírio porém as duas tribos do Sul chamado Reino de Judá O Reino que haveria de dar sequência à Esperança Messiânica porque.

O Messias desceria da tribo de Judá da dinastia de Davi não quis ouvir a voz de Deus também Deus enviou o profeta e eles perseguiram os profetas e eles mataram os profetas e se corromperam ao extremo moral e espiritualmente sacerdotes estavam completamente corrompidos os falsos profetas pregavam.

Por dinheiro os juízes nas cortes vendiam sentenças a justiça era negada ao povo os reis se corromperam o povo se corrompeu a religião se corrompeu a apostasia era uma triste realidade e então Deus tomou decisão de entregar o seu povo nas mãos da.

    Babilônia se você ler com essas lentes o o antigo

    Testamento você vai perceber que as conquistas militares as invasões a depredação a ruína de Israel nunca foi em virtude da fraqueza de Israel ou da Fortaleza do inimigo que atacou Israel a causa era sempre a.

    Desobediência e o pecado é Deus queem entrega o seu povo nas mãos do inimigo é Deus quem tira o seu povo das mãos do inimigo é Deus quem julga depois o inimigo não é uma questão apenas sociopolítica do mapa Não não é uma questão da soberania de Deus e Deus então entrega seu povo nas mãos da Babilônia A essas alturas o povo tinha uma.

    Crendice é uma coisa Mística em relação ao templo eles imaginavam enquanto o templo estiver conosco ninguém pode nos atacar nos vencer e lá em Jeremias 77 diz que eles diziam templo do Senhor templo do Senhor templo do senhor é este apenas para permanecerem em seus pecados então nos três cercos de Jerusalém no primeiro cerco em 606 os tempo foram levados e uma pequena Elite também foi levada dentre eles Daniel e.

    Seus amigos depois de um segundo CCA em 596 e levaram outra leva de juDeus mas em 586 Nabuco do nozor cercou Jerusalém por um tempo suficiente para faltar Comida dentro dos muros e a situação foi tão desesperadora diz a bíblia que mães comiam os corpos de seus.

    Filhos porque a fome era desesperadora chegou a ponto de Lamentações Jeremias registrar isso no Capítulo 4 Versículo 9 que mais felizes foram os que morreram pela espada dos calDeus do que os que morreram de fome dentro dos muros de Jerusalém quando a situação já não tinha mais a mínima chance de resistência então Nabuco do nozor entrou na cidade.

    Destruiu a cidade destruiu o belíssimo suntuoso Templo de Salomão pisou nas ruas como lama as crianças forçando as mulheres violentando as mulheres massacrando os velhos e levando o povo para uma escravidão amarga 1000 km andando a pé pelos desertos da.

    Vida para aquela escravidão para aquele cerco para aquele cativeiro de 70 anos na Babilônia se não bastasse isso de Diante da calamidade que se abateu sobre Jerusalém os edomitas os edomitas eram primos diríamos nós hoje dos israelitas porque os israelitas são descendentes de Jacó e os edomitas são.

    Descendentes de Esaú Jacó e Esaú eram irmãos gêmeos e os edomitas habitam ou habitavam naquela época na região próxima do Mar Vermelho a capital dos edomitas era cidade Petra até hoje um cenário turístico muito visitado incrustrado nas montanhas e quando os juDeus estão sendo.

    Atacados arrasados pelos babilônios pelos calDeus Edom está do lado de cá gritando arrasa arrasa arrasa até os fundamentos acaba com Jerusalém o juDeus que tentava escapar da espada do Cerco da morte os edomitas ficavam nas Encruzilhadas para entregá-los aos babilônios ou para matá-los a espada então este é o cenário Este é o pano de fundo desse Salmo e aqui nós vamos partir pras.

    Lições desse Salmo Então a primeira lição é a Saudosa

    Lembrança ou o Infortúnio da Babilônia Então vamos dar uma olhadinha nos versos 1 A TR Você pode ler comigo em voz alta versos 1 A TR vamos juntos as dos rios da babilnia nós nos assentamos e chorávamos lembrando-nos de Sião nos Salgueiros que L viia penduramos as nossas arpas pois aqueles que nos.

    Levavam cativos nos pediam canções e os nossos opressores que fossemos alegres dizendo entai alguns dos cânticos de Sião bom meus amados diante da situação portanto da vida espiritual rebelada contra Deus do Reino de Judá tendo Reis tão maus quanto acais e Manassés o povo vai deixando a lei de Deus o povo vai matando os profetas de.

    Deus os ricos vão oprimindo os pobres os juízes vão vendendo sentenças Então Deus trouxe a Babilônia e levou esse povo cativo mas notem agora a exposição do Salmo primeiro os cativos estavam num ambiente estranho estranho versículo primeiro tá escrito aqui às margens dos rios da Babilônia Talvez o rio quebar Talvez o.

    Rio Tigre Talvez o rio Eufrates porque ele tá falando de rios não de Rio eles estão lá num lugar em que não gostariam de estar e aqui eu vejo algumas coisas esses juDeus perderam o quê perder suas raízes perder a sua Bandeira perder a sua nação perderam as suas casas perderam as suas vinhas perderam.

    As suas propriedades perder o seu templo perder os seus rituais sagrados seus objetos sagrados perderam a sua liberdade perderam a sua dignidade eles estão onde não gostariam de estar e se você perceber comigo eles enfrentam comas crises primeiro a crise da desinstalação você viajar é uma coisa.

    Você é livre para ir e voltar a hora que você quiser mas você já imaginou o que que uma pessoa se arran da sua terra da sua casa deixando para trás os seus bens talvez deixando algum membro da família e só parte da família sendo levada sendo empurrado como bicho como como animal caminhando 1000 km em desertos a pé de bar chibata.

    Eles estão numa crise em segundo lugar de apatia coletiva nós nos assentamos ou seja eles estão apáticos eles não têm plano Eles não têm projeto el Eles não têm sonho eles el Eles não têm perspectiva Eles não estão numa posição de combate Eles não estão numa posição sequer de reação eles estão assentados uma apatia coletiva mas em terceiro lugar estou enfrentando a crise.

    Da melancolia e chorávamos e chorávamos e chorávamos lágrimas copiosas o choro é a voz do desespero da impotência quarto lugar eles estão enfrentando a crise da nostalgia lembrando-nos de Sião está olhando as D no retrovisor nenhum projeto paraa frente nenhum sonho apenas reminiscências e.

    Reminiscências amargas em outras palavras o choro deles acabou secando as lágrimas deles mas acendendo a ira no coração deles porque vemos em segundo lugar os cativos sendo alvos de zombaria veja comigo por favor Versículo 2 e 3 nos Salgueiros que lá havia Salgueiro é uma áv frondosa com Galhos finos mas resistentes que se estendem.

    Por cima do rio então eles chegaram na beira desses rios da Babilônia e dependam suas arpas seus instrumentos musicais lá nos galhos para dizer o seguinte nós aposentamos o nosso ministério musical acabou a celebração Eles não têm templo mais eles não têm sacerdote mais eles não têm profetas mais eles não têm palavra de Deus mais eles não têm os rituais da religião.

    Deles mais não acabou para eles agora vejam vocês que os calDeus que batiam que oprimiam que zombavam que escarneciam inclusive do Deus deles porque preste atenção nisso irmãos nas guerras do passado não era apenas um enfrentamento militar nas guerras do passado a ideia que se tinha o pano de fundo que se tinha é que quando um povo vencia outro.

    Povo é que o povo do vencedor O Deus do prevaleceu sobre o Deus do perdedor Então os calDeus estavam zombando não apenas deles com pessoa dignidade humana mas zombando do Deus deles e qual era a zombaria que tava aparecendo aqui tá escrito aí Versículo 3 pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam.

    Canções e os nossos opressores preste atenção na palavra opressores e os nossos opressores que fôssemos alegres e mais entai noos alguns dos cânticos de Sião o ponto aqui eu seguinte vocês têm arpa vocês tocam bem então cada uma música pra gente festejar estão Zoom dos dos juDeus escarnecendo os juDeus eles estão querendo se divertir.

    Com música Sagrada eles querem usar a música Sagrada dos juDeus para eles zombarem ainda mais e talvez não tem nada que machuque mais um ser humano do que ser forçado a agir contra a sua consciência a negar sua fé a blasfemar contra o seu Deus a usar os elementos do culto.

    Sagrado para divertir os pagãos e esses juDeus estavam apáticos sim nostálgicos sim mas firmes nós não vamos cantar para favorecer a zombaria do nome de Deus nós não vamos cantar para alegrar esses pagãos que nos oprimem que zombam da nossa fé nós não vamos de pendurar os nossas armas nos Salgueiros mas não.

    Vamos fazer não vamos fazer em outras palavras é melhor pendurar as arpas nos Salgueiros do que profanas ao serviço dos Ídolos eles estão em terra estranha mas são servos de Deus e não dos Deus os pagãos espor Jon chegou a dizer é melhor ser mudo do que forçado a agradar o inimigo com cânticos forçados os calDeus oprimiram os calDeus.

    Mataram os calDeus espoliar os calDeus humilharam e agora querem se divertir a custa dos que foram oprimidos com as músicas que são feitas paraa glória de Deus querem que essas músicas agora divirtam os pagãos meus irmãos aqui vamos parar um pouquinho para fazer uma aplicação vocês acham que hoje às vezes as músicas de Deus são usadas para divertir os.

    Ímpios eu não sei quanto a vocês mas eu ten muita dificuldade de entender música sagrad sendo usada como show o que que é um show você faz show para Deus você cultua a Deus quando eu faço um Show eu faço para me apresentar onde estão as luzes dos Ola.

    Fotes em cima de mim eu sou bastro é um show e nós deveríamos parar um pouquinho e refletir sobre isso o Salmo 40 Versículo 3 o salmista diz assim e me pôs nos lábios um novo cântico um hino de louvor ao nosso Deus muitos ver essas coisas temerão e confiarão no Senhor em outras palavras a origem desta música É de.

    Cima e me pôs nos lábios é Deus quem põe nos lábios então quando um compositor evangélico escreve uma música ele escreve porque recebeu esta música O que são os salmos senão o Cancioneiro de Israel os salmos foram escritos narrando as experiências dos escritores mas inspirados pelo Espírito Santo portanto é a palavra de Deus segundo a natureza dessa música Um Novo Cântico.

    Não é um novo de edição mas é um novo sempre novo terceiro o propósito desta música um hino de louvor ao nosso Deus então entendamos isso não tem música sacra para divertir ninguém não tem música sacra para agradar o gosto da Freguesia não tem música sacra para as pessoas se.

    Divertirem o propósito da música Qual é um hino de louvor ao nosso Deus essa música vem de Deus e ela retorna para Deus qual o resultado dessa música Salmo 40 Versículo 3 muitos essas coisas temerão e confiarão no Senhor temerão e confiarão no Senhor esta música que vem de Deus e volta para Deus ela impacta as pessoas transforma a vida das pessoas.

    Porque o que que é música é teologia cantada teologia cantada então a ridicularização das coisas sagradas deveriam merecer o nosso repúdio ou seja nós não podemos transformar os nossos hinos as nossas canções sagradas em passatempo para a diversão dos pagãos.

    ISO seria lançar pérola aos porcos essa é uma questão solís que precisa ser dita paraa Nossa geração mas o segundo ponto que eu quero tratar aqui nesse Salmo é a apaixonada dedicação do salmista no seu compromisso com Jerusalém Vamos ler agora os versos 4 a se por gentileza 4 a se como porém haveríamos gentar o canto.

    Do Senhor em terra estranha se eu de ti me esquecer ó Jerusalém que se resseque a minha mão direita apegue-se minha língua ou Paladar se me não lembrar de ti se não preferir eu Jerusalém a minha maior alegria então tem duas atitudes aqui que eu destaco primeiro os exilados demonstram tenacidade descrita aí no versículo de número quatro como porém haveríamos de.

    Entar o canto do Senhor em terra estranha ou seja na hora da pressão você negocia princípios e valores você transige com absolutos ou você fica firme a foi a postura de Daniel na Babilônia ele resolveu no seu coração não contaminar-se.

    Ou aqueles três amigos dele que disseram pro rei olha se Deus quiser nos livrar tem poder para nos livrar se Deus não quiser nos livrar também nós estamos pronos a morrer por ele mas nós não negociamos princípios e valores a sociedade está hoje se corrompendo a olhos vistos né de forma galopante então cura uma inversão de valores a ética De Pernas pro.

    Ar talvez muito em breve vai chegar o tempo em que você vai ter que ser chamado a uma posição e pagar um preço e esse Salmo nos instrui que princípios e valores não se negocia não importa o que pode até nos acontecer vamos permanecer firmes tenacidade segundo os exilados demonstram lealdade a Jerusalém Jerusalém aqui irmãos não é mais do que.

    Uma cidade vou demonstrar minha lealdade a Vitória Rio de Janeiro Belo Horizonte Recife Fortaleza Manaus Não não é isso Jerusalém é mais do que uma cidade Jerusalém é um símbolo Jerusalém é um emblema vocês se lembram que quando Davi conquistou Jerusalém tomou Jerusalém dos jebuseus e transformou Jerusalém capital de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FPXsswmDVVA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem