2. Religiões Comparadas: Igreja Universal do Reino de Deus

2. Religiões Comparadas: Igreja Universal do Reino de Deus Convidá-los a abrir a palavra de Deus na em Mateus Capítulo 6 sermão do Monte apenas só para introdução aquilo que Jesus falou que nós tivéssemos cuidados do verso 15 ao verso 23 a cautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas mas por dentro são Lobos devoradores o.

2. Religiões Comparadas: Igreja Universal do Reino de Deus

Roubadores pelos seus frutos os Conhecereis colhe-se por ventura uvas dos Espinhos ou figos dos Abrolhos assim toda árvore boa produz Bons Frutos porém árvore má produz frutos maus não pode árvore boa produzir frutos maus nem árvore má produzir Frutos Bons toda a árvore que não produz Bom Fruto é cortada e lançada ao fogo assim pois pelos seus frutos os Conhecereis palavra fruto aqui tem sido interpretado pelas pessoas como conduta.

Maneira de viver então dizendo a implicação é que todo falso profeta ele é moralmente errado ele tá fazendo alguma coisa errada só que fruto aqui é bem mais do que conduta é ensino também porque você vai encontrar muitos líderes de seitas e religiões falsas que você não tem o que dizer da vida dele o problema não tá na conduta dele mas no que ele ensina no erro que ele ensina então fruto aqui envolve não somente a.

Vida as ações mas também o ensino daquelas pessoas continuando verso 21 nem todo o que me diz senhor senhor entrará no reino dos céus mas aquele que faz a vontade de meu pai que está no céus muitos naquele dia onde dizer-me senhor senhor porventura não temos nós profetizado em teu nome e em teu nome não expelimos demônios e em teu nome não fizemos muitos milagres então lhes direis explicitamente nunca vos conheci apartai-vos de mim os que praticais a.

Iniquidade aqui o Senhor Jesus disse que a o fazer sinais e prodígios profetizar no nome dele espere demônios e fazer milagres isso não são provas ou marcas em questionáveis de que alguém realmente é de Deus porque falsos profetas podem fazer essas coisas e no dia do juízo Jesus vai dizer para eles Note que quando essas pessoas argumentaram mas no teu nome nós fizemos todas essas Maravilhas a resposta Jesus não questionou que eles tivessem feito mas apenas disse eu não conheço vocês.

Vocês que praticam a iniquidade se a parte de mim então com base nessas palavras de Jesus é que nós teremos essa semana essa série A respeito fazendo um contraste entre o que nós entendemos é o cristianismo bíblico e algumas religiões e hoje eu quero conversar com a Igreja Universal do Reino de Deus já dizendo que nosso objetivo Não é ofender ninguém eu nem perguntei se tem alguém aqui da Universal ou se tem parentes na Universal você veio da Universal Meu Alvo Não é ofender ninguém mas simplesmente fazer uma.

Análise comparativa e no final dependendo do tempo nós vamos dar oportunidade para perguntas muito bem Quem fundou a Igreja Universal como é bem sabido foi o carioca Edir Macedo Bezerra e ele nasceu em 54 mesmo ano que eu nasci então ele eu temos 64 anos ele era o pai dele era comerciante E a sua mãe era senhora dona de casa ambos eram católicos praticantes e eu disse converteu e numa casa numa igreja chamada Casa da Benção e aos 21 anos de.

Idade ele foi consagrado obreiro nessa nessa igreja pelo missionário Cecílio Fernandes dois anos depois em 1977 o Edir Macedo juntamente com Carlos Rodrigues e RR Soares eles saíram da Casa da Benção e fundaram a Igreja Universal do Reino de Deus isso foi em 1960 1977 portanto a igreja universal está completando 40 anos esse ano.

O 41 e depois de um tempo o RR Soares brigou com Edir Macedo então ele saiu e fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus em 1980 Depois dessa briga com Edir Macedo e em 98 o RR Soares expulsou um obreiro chamado Valdomiro Santiago que saiu e fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus isso foi em 1998 e de lá um cara chamado Agenor Duque brigou com.

Valdomiro Santiago saiu e fundou a igreja apostólica plenitude do Trono de Deus então você vem porque é que eu escolhi a Igreja Universal porque ela é a mãe de todas estas outras igrejas né o Pentecostais apostólicas que nós temos hoje no Brasil Tudo começa com Edir Macedo Eu mencionei que ela é carioca mas não quero não é ofender ninguém com isso aí por favor Então essa é a origem da Igreja Universal a Igreja Universal Ela cresceu.

Muito muito rapidamente levantou muitas polêmicas inclusive na mídia secular foi capa de veja várias vezes Jornal Nacional por conta de escândalos financeiros práticas ministeriais liturgia controvertida e assim por diante e a Igreja Universal desde cedo investiu muito pesado na mídia o Edir Macedo comerciante muito esperto ele percebeu que a mídia era o caminho a a ser usado e ele é dentro do chamado meio evangélico primeiro que investiu.

Pesadamente na questão da da mídia social aliás primeiro no rádio televisão e depois nas mídias sociais hoje para você ter uma ideia a igreja mundial é proprietário da Rede Record e da rede mulher de televisão mais de 40 emissoras de rádio além de dezenas de empresas Empreendimentos dos variados tipos recentemente a fortuna pessoal do Edir Macedo foi avaliado em Dois Bilhões de Dólares segundo o senso de IBGE de 2010 portanto.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Defasado mas é a última informação que nós temos a IURD tinha perto de 2 milhões de membros ela já tinha sido

    Maior mas por conta dos escândalos dessas divisões que eu falei tudo ela vem ela diminuiu um pouco de número segundo alguns ela vem perdendo alguns vem perdendo é membros isso aí a comprovar Ela conta com dezenas de vereadores e deputados e senadores estaduais espalhados pelo país também é de uma série entendeu que envolvesse na política seria bom para a igreja dele.

    Então ele tem de fato a Igreja Universal tem dado apoio a muitos desses candidatos para vocês terem uma ideia Dilma esteve na inauguração do Templo de Salomão algum tempo atrás vou falar sobre o tempo né algum tempo atrás lá em São Paulo Então esse é um pouco da história da igreja Universal do Reino de Deus nós vamos ver agora a fazer uma análise crítica de algumas doutrinas e práticas da igreja vou primeiro lugar destacar os pontos em comum que a Igreja Universal.

    Tem com as chamadas igrejas cristãs e evangélicas se você entrar no site da Igreja Universal ou ler algumas das suas publicações você vai ver que a Igreja Universal declara acreditar na Trindade na divindade na humanidade de Jesus Cristo no céu no Inferno no julgamento final declara que a bíblia é a palavra única inerrante de Deus crer na arrecadação de dízimos e ofertas na realidade do pecado na necessidade da.

    Salvação na ressurreição dos mortos na vida eterna e na segunda vinda de Cristo então isso essa afirmação de que a Igreja Universal crê nessas coisas coloca a Igreja Universal dentro do espectro mais amplo das chamadas igrejas cristãs evangélicas mas ela também tem crenças e práticas que a colocam dentro do Círculo das igrejas pentecostais a Igreja Universal crê no batismo com Espírito Santo como sendo uma segunda bênção crer na prática das línguas crer na cura divina Então ela é uma igreja evangélica pentecostal.

    E entretanto ela tem práticas que a colocam na verdade como uma igreja neopentecostal neopentecostalismo é um movimento que surgiu de dentro do pentecostalismo e que gira em torno da Teologia da prosperidade a ênfase na prosperidade material como sinal da benção de Deus nos ministérios de libertação das pessoas oprimidas por demônios e na utilização de objetos ungidos nos cultos.

    Como sendo meio de bênção a para a vida dessas pessoas então isso faz com que a Igreja Universal ela seja qualificada como sendo uma igreja neopentecostal e ela nesse ponto não inovou isso porque essa prática de ungir objetos ter objetos que transmitem benção e maldição isso tudo gera ensinado pela Deus é Amor Casa da Benção o Brasil para Cristo mas não é menor escala é de Macedo usou a mídia para popularizar isso aí E hoje é a igreja que é mais conhecida por praticar isso né teologia da libertação.

    É da prosperidade culto de libertação é dos demônios e assim por aí vai O que é que nós podíamos dizer a respeito desse dessas práticas e dessas crenças primeiro Fala um pouquinho sobre a maneira como a Igreja Universal vê o mundo eu quero dizer para vocês que é esses estudos eles foram feitos eu acerca de uns 15 anos atrás a igreja para esperando do Brasil é determinou que um grupo de estudiosos e pastores.

    Fizesse uma análise do pensamento da Igreja Universal e eu fui o relator dessa comissão durante meses eu me debossei sobre os livros de Edir Macedo Na época eu li tudo o que é de Macedo tinha publicado assistir vídeos ouvir programas de rádio Então esse estudo ele é basicamente em cima dessa pesquisa que foi feita algum tempo atrás Então não é de ouvir dizer mas de ler mesmo de pesquisar e esse meu relatório ele Serviu de base para uma decisão da igreja prosperando do Brasil a respeito.

    Da Igreja Universal que eu vou falar mais adiante Mas então essa maneira da Universal ver o mundo é bem diferente da Visão bíblica do ponto de vista da Igreja Universal o mundo tá cheio de demônios e de anjos maus que procuram achar as mínimas brechas para se apossado a vida das pessoas tanto de crentes como de descrentes é de Macedo por exemplo ele atribui a destruição dos lares do casamento a prostituição Homossexualismo desemprego enfermidades como epilepsia AIDS e.

    Feridas em cicatrizadas Ele disse que tudo isso é atividade de demônios que os demônios

    Atuam fazendo Exatamente isso bom o ensino bíblico é claro não é nós sabemos que de fato Satanás Ronda os crentes e as pessoas como Leão faminto E que seus demônios procuram sempre que possível nos assaltados tentar nos afligir nos levar ao pecado mas biblicamente falando seria errado dizer que os espíritos malignos são a explicação para todo mal.

    Que existe no mundo que é o que a igreja universal faz todo mal é do maligno para tudo que é de errado é causado pela ação de algum demônio o que a gente entende que a Bíblia ensina e que a verdade é que aviões podem cair furacões podem destruir pessoas podem ficar doentes tomar decisões erradas em sua vida estragar seus próprios casamentos assim que necessariamente haja um demônio por detrás disso porque nós vivemos num mundo caído que geme e suporta dores debaixo do cativeiro da.

    Corrupção por causa do pecado do ser humano isso está lá em Romanos Capítulo 8 do verso 18 ao verso 25 o apóstolo Paulo fala dos males que há nesse mundo e ele diz que estes males eles são resultados do pecado humano com isso nós queremos dizer que da perspectiva bíblica existe mal suficiente no coração humano para fazer toda essa desgraça que a gente conhece sem precisar de demônios para isso mas os demônios não são os.

    Únicos responsáveis pelos males e desgraças tristezas que existem no mundo as próprias pessoas são por conta das decisões erradas das escolhas equivocadas que elas fazem da maldade dos seus corações e assim por diante além disso a Bíblia também diz que o próprio Deus ele intervém na existência humana em julgamento e que ele às vezes é o próprio Deus que traz o desastre traz o sofrimento e a dor com o objetivo de levar as pessoas ao arrependimento é.

    O próprio Deus que faz isso quantas vezes na Bíblia nós encontramos isso aí por exemplo eu vou citar aqui rapidamente Jeremias Capítulo 3 verso 5 entre muitas outras passagens eu nem me lembro direito que é que eu escolhi essas aqui né mas está aqui Jeremias 35 ele fala assim aqui o profeta Jeremias no capítulo 3 Ele tá reclamando de Deus pelo fato da.

    Pelo fato da seca pelo fato da tá no verso 3 foram retiradas as chuvas não houve chuva mas tu tens ele tá atribuindo a Deus isso aí e no verso 5 Ele pergunta Deus conservará isso para sempre a tua Ira reterais à tua Ira até o fim que é o ponto que eu queria dizer o profeta Jeremias aqui ele tá representando a tradição Profética Perguntando a Deus até quando Deus haveria de mandar a fome a peste ah os inimigos e as doenças contra o seu.

    Próprio povo Porque o povo desobedeceu a Deus E aqui o profeta Jeremias está refletindo o sol que tá lá em Deuteronômio Capítulo 28 Quando Deus disse a nação de Israel Se vocês me desobedecerem eu vou mandar Praga e vou mandar peste eu vou mandar a doença eu vou mandar a senha que o gado vai morrer eu vou mandar inimigos contra vocês vocês vão perder tudo que vocês têm a colheita de vocês esses inimigos vão levar vocês prisioneiros ou seja os profetas de Israel ele sabiam muito bem que os males com frequência eram do.

    Próprio Deus era Deus que mandava mas mandava para trazer o povo ao arrependimento então se você fica se um judeu e doente ele não ia dizer assim Ah isso aqui é coisa do diabo isso é obra do diabo sai repreendo tá amarrado ele não ia fazer isso ele ia perguntar será que isso vem de Deus será que Deus está me corrigindo Deus está fazendo isso porque eu tô andando nos caminhos errados Então essa visão da Igreja Universal ela é muito reducionista ela acha que todo mal tudo de ruim que acontece é causado pela.

    Ação de algum demônio no mundo e ao fazer isso essa tá distorcendo o ensino bíblico porque tira a responsabilidade do homem e esquece que Deus às vezes faz isso para corrigir o seu próprio povo Essa visão da Igreja Universal é mais parecida quando o mundo Pagão lá no paganismo grego na época de Cristo muito influenciado pelo pensamento de Homero e pelas religiões de mistério oriundas da Mesopotâmia frija Egito e síria Deuses e Demônios infestavam o.

    Mundo e o cotidiano e o destino das pessoas dependiam do relacionamento delas com essas entidades Então as pessoas viviam com medo de ofender os Deuses de medo dos demônios e tudo mais então é muito mais parecido com a visão da Igreja Universal do que a visão bíblica a segunda crítica que a gente faz a Igreja Universal é a maneira como eles interpretam a Bíblia aquilo tem que tomar mais água viu essas crenças e práticas defendidas pela igreja universal elas são apoiadas pelos.

    Seus líderes missionários pastores por um sistema de Interpretação da Bíblia extremamente deficiente aí algumas características desse sistema de interpretação primeiro a transposição das experiências religiosas dos personagens bíblicos para os dias atuais se Abraão teve um chamado de Deus para largar sua terra sua parentela e receber uma promessa significa que você pode receber a mesma coisa Então o Deus de Abraão mesmo Deus e seu.

    Deus pode aparecer a você e você pode ter a mesma experiência de Abraão Deus lhe fazer Promessas de que vai lhe dar vitória validar bençãos e tudo mais então eles pegam a Bíblia como se fosse uma coleção de experiências religiosas que Deus pode fazer no dia de hoje e se esquece de que há muita coisa na Bíblia que tinha um propósito histórico definido chamado de Abraão é único quem mais Deus chamou e prometeu na tua descendência serão benditas todas as nações da terra por exemplo a experiência de Abraão foi única Deus só fez uma vez só tem um homem que Deus.

    Chamou e com quem fez uma aliança prometendo dar ele uma terra e daquela Terra sairia um povo de onde viria o Messias o salvador do mundo vocês acham que Deus fez isso com outras pessoas ou que Deus faz isso hoje com outras pessoas é claro que não então a Bíblia não é uma coleção de experiências religiosas que você pode dizer aDeus eu quero sentir isso a experimentar isso no dia de hoje você tem que ler a Bíblia no seu contexto histórico no dentro da história a Bíblia registra os atos salvadores de Deus e alguns desses atos eles são irrepetitiveis eles não se repetem Deus.

    Chamou a nação de Israel de tantas outras Nações e disse vocês são o meu povo com que outra nação Deus fez a mesma coisa depois de Israel então atos de Deus que não se repetem que foram feitos um determinado momento para construir a história da Redenção mas não para a igreja universal por exemplo eles acham que da mesma forma que Deus fez uma aliança com Noé nós podemos fazer também uma aliança com Deus assim como Josué cercou as muralhas.

    De Jericó e ao som das Trombetas essas muralhas caíram assim nós podemos cercar as muralhas das dificuldades de problemas e derrubar em nome de Jesus tem filhos na internet é de gente da Universal na verdade tem até do Valdo do Agenor Duque o pessoal usando uma trombeta de plástico cercando uma muralha de isopor e aí derrubando com os pés né para refletir dramatizar e achar que com aquilo Deus está derrubando cercando e derrubando todos os seus problemas a vara que Moisés usou tem até.

    Uma história interessante um cidadão que foi para uma dessas reuniões lá ele comprou o cajado de Moisés que é pago né comprou o cajado de Moisés que foi dito ele é o seguinte aonde você tocar com cajado de Moisés Deus vai lhe dar aquilo que você tocou ele sabe de lá satisfeitos saiu da igreja do outro lado tava estacionado um carro do ano ele chegou lá e deu uma cajadada no carro alarme explodiu era do Delegado de Polícia e o cara foi preso por vale tudo não é então é esse tipo de coisa aqui é é feito né querendo imitar transpor para.

    Os dias de hoje aquelas experiências que você encontra na Bíblia o cajado de Jacó os aventais de Paulo né tudo e o Paulo Teve uma época lá em Atos a crer quer dizer nove Paulo em Éfeso que diz lá que as roupas de Paulo eram usadas para expelir demônios e curar doentes então eles dizem o Valdomiro Santiago usa um lenço né cujo suor é supostamente aquele lenço tem poderes miraculosos e tudo mais então eles transpõe as Os relatos bíblicos como sendo alguma coisa para hoje e.

    Esquecendo de ler a Bíblia no contexto e dentro do da Visão da história da Redenção Paulo era um Apóstolo de Jesus Cristo a ungido por Deus para escrever a escritura lançar os fundamentos da igreja portador da revelação de Deus a respeito do seu plano e como Apóstolo juntamente com os 12 não há mais Apóstolos hoje então você não pode ignorar que muita coisa que aconteceu com Paulo era por conta do ministério de Paulo e da exclusividade de Paulo dentro desse desse plano né Assim como Salomão tô.

    Dando exemplos aqui assim como Salomão construiu um templo para ser local da habitação de Deus é de Macedo construir uma réplica desse tempo templo em São Paulo e lá tem Levita sacerdote ele se apresenta como Sumo Sacerdote ou Patriarca também que é que tá de errado com esse tipo de Interpretação da Bíblia é que esquece como que Deus realizou muitos desses atos de uma vez para sempre para nos ensinar uma lição ou princípio esses atos de Deus alguns dos.

    Quais Eu mencionei aqui eles apontam para Cristo e para o evangelho eram tipos eram figuras que se concretizaram em Jesus Cristo a fé ela não depende desses objetos das imagens e de símbolos mas segundo Paulo diz Em Romanos 10 A velha a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus Então essa é uma segunda crítica que nós queremos oferecer a hermenêutica né a Interpretação da Igreja Universal a.

    Terceira terceiro ponto da minha análise é com relação a doutrina da salvação de acordo com a Igreja Universal como é que as pessoas são salvas como é que elas adquirem a salvação a Igreja Universal ela crer na ela é Ela crê na chamada doutrina da Graça proveniente deixa eu explicar isso aí ela acredita que existe uma capacidade inerente ou latente no coração das pessoas para crer na mensagem do Evangelho de forma que a pessoa não precisa ser regenerada tocado ao.

    Iluminada por Deus porque todo mundo tem o poder de decidir se ele quer crer ou não tem o poder de aceitar ou rejeitar o evangelho então isso faz parte de cada pessoa é o que ele ele acredita por exemplo eu vou ler aqui o que disse é de Macedo em todos os seres humanos quer religiosos ou não existe no mais profundo de suas almas uma pequena chama de fé a qual focalizada no Deus vivo certamente fará fluir uma vida Sadia sobre todos os aspectos essa pequena chama de fé é colocada pelo próprio.

    Espírito Santo Então o que ele diz é que cada pessoa tem essa chama da Fé dentro do seu próprio coração e que já foi colocada pelo Espírito Santo então compete a pessoa dirigir aquela fé para Deus ou não então cada um pode crer qualquer pessoa pode crescer se quiser crer ela pode então ela pode querer que crer e tem o poder de crer cada pessoa individualmente O que a gente pode fazer é só colocar diante da pessoa a verdade e dizer ó Jesus Cristo é o Salvador na.

    Esperança que aquela pessoa por si mesma Ela dirige a sua fé para aquilo ali Então essa é a convicção de da Igreja Universal e na verdade muitos evangélicos né não é só a Igreja Universal muitos evangélicos também acham isso que o ser humano ele tem habilidade a capacidade dentro dele de crer em Deus por si mesmo né é uma fé ela tem que a gente chama de graça Deus já deu essa capacidade a todas as pessoas essa chama foi colocada pelo Espírito Santo desde que elas nasceram.

    Por aí vai na linguagem da Igreja Universal o termo salvação Na verdade ele é usado numa conotação muito mais Ampla do que os evangélicos históricos usam salvação na Universal significa libertação de drogas libertação dos problemas libertação das doenças e dá opressão causada pelos demônios a uma associação muito grande da salvação com libertação desses.

    Problemas aí eu me lembro uma vez estava ouvindo um programa da Universal e tinha um obreiro entrevistando as pessoas e chegava para pessoa era convidado via frente dava o microfone diz irmão ou irmã conta benção né aí as pessoas olha pastor eu fui salva da minha doença eu tava doente muitos anos Ele Gastei todo meu dinheiro com os médicos aí eu fiz a campanha dos sete passos de Jericó da.

    Libertação das muralhas de Jericó e eu fui liberta dessa o glória a Deus e você irmã conta benção e a pastor meu casamento estava destruído meu marido me largou eu fiquei eh pau na cinza não tinha nada aí eu fiz aquela campanha não é fiz sacrifícios e tudo e Deus realmente restituiu o meu casamento meu marido voltou tá tudo ó Que benção irmão graças a Deus e aí me lembro de ter visto uma velhinha não obreiro chamou velhinha disse conta bença minha irmã.

    Pastor Cristo perdoou meus pecados eu entendi pastor ele morreu para me salvar dos meus pecados aí eu obreiro Ô que coisa boa minha irmã graças a Deus mas agora conta bença então é o conceito de benção e de na Igreja Universal é mais no sentido material que fica impressionado é que lá dentro apesar de tudo né Tinha pessoas que de alguma forma o espírito santo abriu o coração e ela viu né mas não era.

    Esse bem o ponto né libertação benção é tudo visto da perspectiva material na linguagem o Macedo ele ensina tem um livro dele onde ele ensina que tem 10 passos para serem dados que levaram as pessoas sinceras Ao caminho da salvação anote aí você quer ser salvo são os 10 passos primeiro aceitar de fato Jesus Cristo como único salvador segundo participado das reuniões de libertação da igreja universal terceiro buscar o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QgERGOlpePw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem