21. Herdeiros do Mundo pela Fé (Rm 4.13-17)

21. Herdeiros do Mundo pela Fé (Rm 4.13-17) abram suas bíblias em romanos capítulo 4 nós vamos fazer a leitura do verso 13 até o verso 17 dando continuidade a nossa série de mensagens na carta aos romanos não foi por intermédio da lei que Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser Herdeiro do mundo e sim mediante a justiça da Fé.

21. Herdeiros do Mundo pela Fé (Rm 4.13-17)

Pois se os da lei é que são os herdeiros anula-se a fé e cancela-se a promessa porque a lei Mas onde não há lei também não há transgressão Essa é a razão porque provém da fé para que seja segundo a graça a fim de que seja firme a promessa para toda descendência não somente é o que está no regime da lei Mas também é o que é da fé que teve Abraão porque.

Abraão é pai de todos nós como está escrito por pai de muitas Nações de constitui perante aquele no qual Creu o Deus que vivifica os mortos e chama a existência as coisas que não existem nessa noite nós vamos do verso 13 até metade do verso 17 porque a segunda metade do verso 17 tem a ver mais com o tema seguinte do apóstolo Paulo que é sobre a natureza da Fé de Abraão meus queridos na nossa exposição da.

Carta aos romanos nós vimos que o objetivo de Paulo aqui é expor a doutrina da justificação pela fé de que maneira Deus justifica pecadores ele começou a carta dizendo que pecadores precisam ser justificados no capítulo 1 ele menciona que mesmo aqueles povos distantes aqueles povos que são chamados de pagãos ou gentios.

Que nunca ouviram a respeito do verdadeiro Deus nunca ouviram a lei de Moisés nunca ouviram o evangelho esse povo Esses povos eles estão perdidos eles estão condenados porque há uma revelação que Deus fez de si mesmo na própria natureza e na consciência dessas pessoas de maneira que essas pessoas elas são indesculpáveis quando elas se curvam diante de Ídolos e elas adoram só a lua estrela as estrelas e ou qualquer outra.

Manifestação natural então o apóstolo Paulo diz que eles estão debaixo da condenação de Deus não há inocente nenhum em qualquer parte do mundo nunca houve não há e não haverá e a mesma coisa tem a ver com os juDeus e aí já estamos no capítulo 2 Paulo disse que os que os juDeus receberam a lei de Deus mas eles não guardaram essa lei e essa lei é testemunho Contra Eles de que eles são pecadores estão debaixo dos justos juízo de Deus no capítulo 3 Paulo Então.

Fecha a humanidade coloca toda a humanidade no mesmo pacote com aquela expressão que é bem conhecida é de todos Romanos 3:23 porque todos pecaram e carecem na glória de Deus todos aí é juDeus e gentios todo tipo de raça etnia pessoas de toda de toda a origem não há um só que possa reivindicar Inocência diante de Deus e aí a partir de metade do capítulo três o apóstolo Paulo começa a expor de que maneira Deus salva.

Pecadores tanto os juDeus Como gentios e a resposta é mediante a obra de Cristo na cruz do Calvário como Cristo na cruz derramou seu sangue para salvar pecadores e mediante a fé em Jesus Cristo Deus justifica pecadores que sejam os pagãos que sejam os juDeus e aqui no capítulo 4 ele prova o que ele está dizendo através do exemplo de Abraão Abraão foi escolhido de forma muito inteligente pelo Apóstolo Paulo.

Porque Abraão era o herói dos juDeus os juDeus consideravam Abraão como pai da Nação Hebraica como o amigo de Deus aquele que era o patriarca de toda aquela descendência e os juDeus se orgulhava de ser filho de Abraão então Paulo toma Abraão e diz então vamos ver como foi que Abraão foi justificado e Abraão segundo Paulo foi justificado não pela guarda da Lei ou por obras mas mediante a fé nas.

Promessas de Deus e depois de Paulo demonstrar isso no começo do Capítulo 4 ele cita o exemplo de Davi que era outro herói da Nação Judaica como Davi também declara que o homem é justificado diante de Deus pela fé e não pelas obras não pelos méritos Paulo faz uma citação do Salmo 32 corroborando não é ratificando o com a experiência de Davi aquilo que ele já tinha dito sobre Abraão mas aí vinha uma pergunta Abraão é o pai da Nação Judaica e o símbolo dos juDeus é a circuncisão então.

Não será que se Abraão foi justificado Perdoado por Deus a salvação que Deus tem para dar não é somente para aqueles que são descendentes de Abraão cujo símbolo é a circuncisão ai Paulo então responde dizendo não porque quando Abraão foi circuncidado ele já tinha crido fazia cerca de 14 anos a circuncisão veio quase duas décadas depois que Abraão creu em Deus e foi salvo logo não é quando Abraão foi.

Circuncidado ele não era judeu não era gentil não tinha ainda essa categoria então a salvação é pela fé e não mediante a circuncisão e agora vem uma outra pergunta vocês tem que lembrar que Paulo quando está escrevendo essa carta ele tem em mente uma audiência lá em Roma onde havia juDeus que o questionariam a respeito dessas coisas e natural é por isso que a carta aos romanos está cheia de referência Abraão a Davi circuncisão lei Israel sacrifício toda essa linguagem do Antigo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Testamento então Paulo mais ou menos imagina alguém lá em Roma dizendo o

    Seguinte mas espera aí Deus prometeu que Abraão seria O Herdeiro do mundo e essa promessa foi feita porque Abraão guardou a lei então segue-se que aqueles que guardam a lei que são juDeus estes é que são os verdadeiros herdeiros de Abraão Eles é que vão herdar o mundo Será que é verdade é isso que Paulo trata que na passagem que eu estou que eu li para vocês e que nós temos que examinar agora.

    Para que a gente entenda corretamente o que é que o que é que tá acontecendo aqui eu preciso explicar dois conceitos mais uma vez para vocês o primeiro deles é são as promessas que Deus fez a Abraão em resumo essas promessas estão em Gênesis Capítulo 12 capítulo 15 e Capítulo 17 aí eu vou dar para vocês um sumário delas essas promessas que Deus fez Abraão são primeiro que Deus iria fazer.

    Dele uma grande nação Deus chamou Abraão Abraão era um Pagão que morava lá na Mesopotâmia Numa cidade chamada o nome dele Abraão que significa pai elevado é interpretado pelos rabinos pelo fato de que ele olhava para os céus para as estrelas ele era um astrólogo alguém que ficava né tentando entender o destino das pessoas e o seu próprio examinando as estrelas por isso o nome Abraão pai elevado aquele que olha para as alturas Deus foi lá e chamou esse homem de sair daí e você vai para uma terra que eu vou.

    Te dar e vou fazer de você uma grande nação uma nação numerosa como as estrelas do céu e te darei a terra das tuas peregrinações por herança você vai peregrinar numa terra e um dia eu vou te dar essa terra não a você mas eu sei Os descendentes e na época que Deus disse isso aquela Terra era habitada por Sete Povos diferentes Nações pagantes Deus disse também que haveria de abençoá-lo que abençoaria quem o abençoasse e amaldiçoaria quem o amaldiçoasse que.

    Reis e príncipes viriam de Abraão e que nele seriam benditas todas as nações da terra são promessas muito grandes e promessas assim impensáveis que Deus fez a esse Pagão chamado Abraão na época Paulo aqui no texto que eu li para vocês ele resume todas essas promessas numa promessa só veja no verso 13 não foi por intermédio da lei que Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser Herdeiro do mundo.

    Então Paulo resume nessa expressão todas as outras promessas Herdeiro do mundo Ou seja Deus prometeu Abraão que o mundo ia ser dele Todas aquelas Promessas de te farei uma grande nação de te virar alguém que disseram benditas todas as nações da terra Príncipes virão é de ti e tudo mais no final o que Deus estava dizendo Abraão é o seguinte a você e a sua descendência eu vou dar a terra você vai ser Herdeiro do mundo o mundo será.

    Seu por herança eu estou te dando isso é a promessa que eu estou fazendo é assim que Paulo resume Todas aquelas promessas do livro de Gênesis na história de Abraão que todos nós conhecemos muito bem e quando Paulo se refere a isso aqui que Abraão seria Herdeiro do mundo ele ou sua descendência Paulo está pensando não no mundo físico como nós o conhecemos agora.

    Mas no novo mundo que Deus prometeu já no antigo testamento que haveria de criar há uma promessa Uma não várias promessas no livro dos Profetas especialmente Isaías de que Deus haveria de fazer uma nova realidade esse mundo que ele criou foi contaminado pelo pecado Deus então faria um novo céu e uma nova terra e daria ao seu povo O Judeu entendia que isso era uma promessa para ele porque porque ele era.

    Descendente de Abraão ele era circuncidado ele recebeu a lei eles eram os legítimos herdeiros de Abraão portanto eles herdariam a terra a nação de Israel um dia seria nação predominante todas as demais Nações prestariam tributo a nação de Israel e Davi se sentaria no trono de Jerusalém um descendente de Davi e de lá todas as nações era assim que o judeu entendia isso aí mas Paulo agora está ele vai dizer que os verdadeiros descendentes de Abraão não são os seus.

    Descendentes físicos mas aqueles que creem nas promessas de Deus Da mesma

    Forma que Abraão creu na mesma maneira que Abraão creu em outras palavras o que Paulo está dizendo é que o Novo Céu e a nova terra que Deus está fazendo e que se aproxima ele será a herança daqueles que creem no filho de Abraão o descendente que abençoou o mundo todo que é Jesus Cristo Esse vai ser o ponto aqui que o apóstolo Paulo vai fazer agora a segunda o segundo conceito que.

    Nós precisamos relembrar aqui é a respeito da lei de Moisés porque a pergunta de Paulo aqui no verso 13 Aliás a afirmação de Paulo no verso 13 é de que não foi por intermédio da lei que Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser Herdeiro do mundo por que que Paulo tá levantando essa questão Ele tá dizendo Olha a promessa de herdar o mundo esse mundo maravilhoso que Deus haverá de trazer ainda isso não foi resultado da Lei Por que que Paulo tá.

    Dizendo isso porque os juDeus acreditavam que as promessas que Deus fez Abraão foi exatamente porque Abraão era um guardador da Lei era um guardador da lei o argumento dos juDeus era era mais ou menos o seguinte Deus havia revelado a lei Abraão 430 Anos Antes de Moisés então Abraão sabia em detalhes tudo aquilo que um dia Deus mostraria Moisés 430 anos depois Abraão tá aqui 430 anos.

    Depois Moisés da lei a nação de Israel mas os juDeus diziam Não antes de dar a lei a Moisés Deus já tinha revelado a lei Abraão então Abraão guardou a lei e porque ele guardou a lei Deus fez essa promessa de que ele havia guerdar o mundo tem até uma situação aqui que eu anotei de um livro apócrifo chamado Baruk Capítulo 44:19 a 21 que foi escrito por juDeus antes de Jesus Cristo que fala sobre Abraão dizendo assim Abraão guardou a lei do Altíssimo e.

    Estava em aliança com Deus Deus lhe deu a circuncisão e quando Abraão mostrou que era fiel Deus lhe prometeu com juramento que o abençoaria com numerosa descendência e lhe daria a terra é uma citação de um livro apócrifo escrito pelos juDeus um pouco antes de Paulo e esse é claro a gente não aceita os livros Apócrifos como inspirados Mas eles eram lidos e eles circulavam na no.

    Meio da Comunidade Judaica e refletia a crença dos juDeus de que Abraão tinha sido um guardador da Lei cumpriu fielmente A Lei e foi por isso que Deus deu a ele a promessa de que um dia ele haveria de herdar a terra a lei de Moisés a gente precisa refletir nisso aqui entender ela foi dada 430 anos depois de Abraão Quando Deus tirou os israelitas filhos de Abraão do Egito sobre o comando de Moisés.

    Atravessar o mar vermelho chegaram no Monte Sinai Moisés sobe passa 40 dias no Alto do Monte ali Deus revela para ele a lei essa lei ela pode ser dividida em três categorias apenas para facilitar nós fazemos essa categorização a lei cerimonial que tinha a ver com templo sacrifício sacerdotes Purificação circuncisão dieta religiosa dias de festas tudo isso Deus revelou a Moisés e.

    Mandou que ensinasse ao povo Depois tinha a lei civil que tinha a ver com Israel como nação e que se referia a divisão da terra cultivo colheita guerra prisioneiros família casamento negócios então Há muitas leis do Antigo Testamento que foi dada através de Moisés pelos juDeus que tem a ver com isso Israel Como a nação e tinha a lei moral que era o resumo das leis e princípios universais de Deus para a nação de.

    Israel e para o mundo todo E que estão resumidos nos Dez Mandamentos eu sou o único Deus diz o senhor não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão lembra-te do dia descanso para santificar honra teu pai e tua mãe não matarás não adulterarás não dirás falso testemunho não furtarás e não cobiçarás coisa nenhuma do teu próximo então a lei com sua tripla de visão foi dada através de Moisés para Os descendentes de Abraão.

    430 anos depois que Abraão havia crido em Deus o alvo da lei o alvo de Deus ter feito isso era mostrar como ele é santo mostrar a sua vontade enquadrar o pecado porque na hora que Deus diz faça isso e não faça aquilo então quando você faz o que Deus diz para não fazer e você deixa de fazer aquilo que ele manda fazer você tá enquadrado você pecou você quebrou transgrediu a lei de Deus A lei foi dada para isso para mostrar que ninguém pode agradecer a Deus perfeitamente para.

    Apontar a necessidade de um Salvador e também para mostrar de que maneira Deus pretendia salvar pecadores isso já estava embutido na lei cerimonial com aquele sacrifício constante de animal de animais que era feito no templo o ministério dos sacerdotes intercedendo e assim por diante Deus queria mostrar como seu povo deveria viver bom agora que a gente viu as promessas e viu a lei nós estamos prontos para entender esse texto e vamos ver como é que Paulo argumenta aqui e depois eu.

    Quero fazer algumas aplicações para nós isso aqui Foi só introdução né Vamos entrar no texto agora bom primeira afirmação de Paulo tá no verso 14 Abraão não recebeu a promessa de ser Herdeiro do mundo por intermédio da fé não não foi isso verso 13 não foi por intermédio da lei a lei de Moisés que Abraão que Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser Herdeiro do mundo a razão mais óbvia não é pela qual Paulo.

    Está dizendo isso é que a lei só foi dada 430 anos depois não é que Deus não tinha revelado a sua vontade Abraão se você voltar comigo aí lá para Gênesis Capítulo 25 no verso 6 aliás verso 26 verso 5 Deus está dizendo aqui olha porque Abraão Abraão obedeceu a minha palavra guardou os meus mandados os meus preceitos os meus estatutos e as minhas leis tá vendo aqui diz o Rabino ó aqui ó.

    Tá vendo o livro de Gênesis está dizendo que Abraão obedeceu guardou os mandamentos guardou os preceitos guardou os estatutos e guardou as leis isso é a prova de que Abraão conhecia toda a lei de Moisés mas a verdade é que isso aqui é uma referência apenas as orientações que Deus deu a Abraão quando apareceu a ele sai da tua terra da tua parentela circuncida a ti mesmo circuncida teus filhos estabelece uma aliança anda na.

    Minha presença ser perfeito então não se refere a todo o sistema legal que Deus revelou a Moisés somente 430 anos depois somente 430 anos depois ou seja Paulo tá dizendo não foi mediante a lei que Abraão recebeu a promessa de ser Herdeiro do mundo isso aqui tá muito claro ou seja ela foi feita ainda aqui no verso 13 essa promessa foi feita mediante a.

    Justiça da Fé foi porque Abraão creu em Deus que ele recebeu as promessas o melhor comentário dessa passagem aqui é o livro de Hebreus abre aí comigo Hebreus Capítulo 11 veja só como o autor de Hebreus diz a respeito de Abraão do verso 8 até o verso 11 pela fé Abraão quando chamado obedeceu a fim de ir para um lugar que devia receber por herança e partiu sem saber para onde ia como é que ele fez isso pela fé.

    Verso 9 pela fé peregrinou na terra da Promessa ou seja Deus já lhe havia prometido então pela fé ele andou na terra da Promessa como enterraguei habitando em tendas com Isaque Jacó herdeiro com ele das mesmas promessas seja as promessas já tinham sido feitas e foram feitas e Abraão as recebeu pela fé o verso 11 pela fé a própria Sara recebeu o poder para ser mãe não.

    Obstante o avançado da sua idade pois teve povo fiel aquele que ele havia feito a promessa Sara era mulher de Abraão era estéreo avançado em idade e juntamente com seu marido Creu Quando Deus disse de ti sairá alguém que abençoará todas as nações se referindo ao Messias se referindo a Jesus Cristo Abraão e Sara creram e as promessas São por conta.

    Disso por conta da fé nas promessas de Deus e não porque Abraão tinha guardado toda a lei de Moisés cada detalhe dela como os rabinos diziam os livros Apócrifos dizem e até hoje alguns Defensores do legalismo dizem também a conclusão de Paulo então é que aqueles que são da fé é que são os verdadeiros herdeiros de Abraão é para esses que Deus fez a promessa agora em seguida ele.

    Dá três razões pelas quais não podia ter sido pela lei que está aí do verso 14 em diante Vamos ler então o verso e vamos ver esses motivos aqui por que que não podia ter sido pela fé peço 14 pois se os desculpa por que que não tinha sido não podia ter sido pela lei pois se os da lei é que são os herdeiros primeiro anula-se a fé o que que ele tá dizendo.

    Se aqueles que são da lei que são juDeus descendentes de Abraão que tinham A Lei e queriam guardar lei para ser salvos e cederros da Promessa Ele tá dizendo se esses aqui são os herdeiros de Abraão então anulam-se a fé aqui tá óbvio que fé e guarda da Lei são duas coisas incompatíveis uma exclui a outra se a promessa de herdar o mundo é pela lei tá Excluir da fé não dá para combinar.

    Guarda da Lei com fé porque guarda da lei tem a ver com mérito humano Deus diz faz isso faz isso faz isso faz isso se você faz você tem direito você tem mérito você mereceu aquilo você vai receber aquilo como uma dívida que Deus contraiu com relação a você e no fim a glória é sua mas a fé ela não é mérito humano a fé é a recepção gratuita da dádiva de Deus do presente de Deus um sistema exclui o.

    Outro se a herança é pela guarda da Lei anula se a fé então não tem como incluir a fé no sistema de salvação de Deus uma coisa exclui a outra e às vezes o crente os crentes são meio bipolar ou esquizofrênicos Nisso porque eles dizem que creio em Jesus Cristo mas no fundo eles esperam merecer alguma coisa de Deus você encontra muito crente assim ele diz não ele Jesus Cristo é meu salvador eu creio nele e lá no fundo do coração ele tem alguma confiança de que.

    Ele merece alguma coisa da parte de Deus e que ele tem méritos no céu de que ele ele não é tão ruim assim Tem gente pior do que ele que ele faz alguma coisa boa e que Deus então vai dar um merecimento dele e coisa desse tipo aqui eu aposto Paulo disse se for pela guarda da Lei tá anula da fé São dois sistemas incompatíveis ou é pela fé e pela graça ou é pela guarda da Lei ou é pela guarda da lei Mas não tem como juntar as duas.

    Coisas uma excluir a outra Então essa é a primeira razão pela qual a herança ou herdar o universo que Deus tem preparado para nós não é pela guarda da Lei e portanto não pertence exclusivamente aos juDeus a segunda razão que Paulo nos daqui tá no verso 15 tá no verso 14 ainda ele diz se os da lei é que são os herdeiros anula-se a fé e cancela-se a promessa porque a promessa foi dada com base na.

    Fé de Abraão na fé que Abraão teve Mas então se agora é mediante a guarda da Lei Então tá cancelada a promessa porque a promessa foi feita com base no esquema Deus prometeu Abraão que ele seria Herdeiro do mundo lá em Gênesis 12 Gênesis 15 Gênesis 17 além foi da Êxodo 20 430 anos depois então Deus não podia e não fez e não fez isso revogar o.

    Acordo que ele tinha feito com Abraão a promessa foi feita pela fé se a lei que vem 430 anos depois revoga isso então nós estamos complicados mas a verdade é que não revoga Deus não estabeleceu um novo contrato uma nova base de salvação a base sempre foi mediante a fé Então se é pela lei a promessa que Deus fez Abraão tá anulada porque foi feita com base na fé é como se Deus tivesse dado a palavra dele e.

    Tivesse voltado atrás depois como se ele tivesse assinado um contrato e depois rasgou o contrato e fez outro anulou rasgou se é pela lei Então tá cancelada a primeira coisa que Deus fez e é óbvio que nós não que isso não pode ter acontecido terceira razão pela qual a promessa não é pela lei tá no verso 15 porque a lei ela não traz promessa Ela traz Ira tivesse 15 porque a lei suscita a ira Mas onde não há lei também não há transgressão a lei suscita a ira.

    Suscitar quer dizer provocar estimular incentivar e a ira aqui é a ira de Deus o que Paulo tá dizendo é que a lei ela provoca a ira de Deus por quê Porque a lei diz não matarás não adulterarás não furtarás não cobiçarás honra teu pai e tua mãe não terás Ídolos diante de mim e nós quebramos essa lei e como resultado Deus fica irado que é a reação justa do seu caráter Santo então a lei não traz promessa além na verdade provoca Deus.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Nq6DtmSpJrU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem