15 - A santidade na prática (Ef 4.25-29)

15 - A santidade na prática (Ef 4.25-29) Queridos irmãos e irmãs amigos nós vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios no Capítulo 4 iremos do verso 25 ao verso 29 Efésios Capítulo 4 de 25 a 29 Estamos dando continuidade à nossa série de mensagens na carta aos Efésios Estamos na parte prática da carta e aqui veremos quatro orientações que Paulo dá quanto a.

15 - A santidade na prática (Ef 4.25-29)

Vida cristã Com base no que ele ensinou do verso 17 a 24 sobre a dinâmica da vida cristã Efésios 4 de 25 a 29 por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu próximo porque somos membros uns dos outros irá-vos e não pequeis não se Ponha o sol sobre a vossa Ira nem deis lugar ao diabo aquele que furtava não furte mais antes.

Trabalhe fazendo com as próprias mãos o que é bom para que tenha com que acudir ao necessitado Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente aqui for boa para edificação conforme a necessidade e assim transmita graça aos que ouvem até aqui a leitura da palavra de Deus quer o nosso Deus aplicá-la e a sua exposição aos nossos corações nessa noite meus irmãos nos versos anteriores o.

Apóstolo Paulo explicou a Igreja de Éfeso como funciona a vida cristã no verso 17 ele diz que nós não devemos mais andar como andamos antes a um antes e um depois na vida do Cristão o antes se refere a vida antiga a vida nesse mundo a vida na carne o depois é a Vida em Cristo vida em santidade Nós já somos de Cristo nós pertencemos a nova realidade que Deus.

Está trazendo em Cristo Jesus e que já foi inaugurada dois mil anos atrás andar segundo os gentios que Paulo descreve aí do verso 18 até o verso 19 Faz parte dessa vida antiga e diz que antes nós éramos verso 18 obscurecidos de entendimento alheios à Vida de Deus éramos ignorantes nosso coração Era duro verso 19 éramos insensíveis dissolutos e com avidez.

Cometíamos toda a sorte de impureza Então isso é o que caracteriza a vida nesse mundo na carne sem Deus nas trevas mas ele diz um verso 20 não foi assim que Nós aprendemos com Cristo em Cristo Jesus há uma diferença o evangelho não é somente um conjunto de doutrinas nas quais nós devemos acreditar mas ele é também um caminho.

Ele veio para mudar a nossa vida transformar o nosso caminhar e Cristo introduz essa mudança que começa no verso 20 e Paulo disse é que vocês ouviram e foram instruídos segundo a verdade que é em Jesus e no verso 22 23 e 24 nesses três versos Paulo explica como é que funciona na Vida Prática o cristianismo e ele usa uma figura que todo mundo entende que é o trocar de roupa eu até expliquei no domingo.

Passado começa a figura se aplica você chega em casa cansado tira a roupa especialmente né No calor que nós estamos hoje provavelmente ela vai estar Suada né então a gente tira a roupa se renova toma um banho se refresca coloca a roupinha no eu disse até que todo mundo faz isso com exceção dos Adolescentes alguns ficaram com raiva de mim eu quero pedir desculpas eu sei que tem exceção.

Paulo usa essa figura para explicar a dinâmica da vida cristã diariamente nós nos despojamos da velha natureza do velho homem do pecado que habita em nós nós nos renovamos no nosso entendimento no espírito do nosso entendimento e nós nos vestimos de Cristo verso 24 portanto são dois passos todo dia nós temos que fazer isso dizer não para velha natureza representa o despise renovar o.

Entendimento e dizer sim para Cristo que é um novo homem dois passos se nós ficarmos só no negativo não não nós vamos cair no legalismo e no moralismo que são caricaturas do verdadeiro cristianismo se nós ficarmos só no Positivo só Cristo no sentido de só fazer o que é o bem e nunca questionarmos a antiga natureza nós vamos cair no antinomianismo que é uma.

Forma de cristianismo que diz que nós não temos regra nem lei Na verdade são dois passos que nós temos que tomar nós temos que dizer não para o pecado e sim para Deus todo dia todo dia até aquele último dia que nós vivemos aqui e depois de explicar isso Paulo dá vários exemplos práticos de você dizer não para o pecado e sim para Jesus começando do verso 25 que nós lemos até o verso 29.

Ele dá quatro exemplos do que ele acabou de dizer é o que nós veremos nessa noite depois ele dá mais um exemplo com relação a Deus no verso 30 até o capítulo 5 verso 2 e depois mais quatro exemplos em relação a mim mesmo como é que funciona no dia a dia esse não para o pecado e sim para Deus essa última parte vai do verso 3 até o verso 17 que nós veremos então na sequência mas hoje à noite eu quero concentrar nesses quatro vamos chamar de contrastes.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Práticos que o apóstolo Paulo faz e que tem a ver com a nossa vida são

    Eles você já perceberam o primeiro parar de mentir e dizer a verdade não a mentira sim para verdade verso 25 não para mágoa sim para a ira Santa verso 26 e 27 não para o roubo e sim para o trabalho verso 28 não para a palavra suja e sim para a palavra que.

    Abençoa no verso 29 Então são esses quatro contrastes práticos que nós queremos ver nessa noite na expectativa de que Deus fale ao seu coração que o Espírito Santo lhe convença do pecado do juízo e da justiça e que a ponte Cristo a você como sendo Aquele que nos perdoa e nos dá graça para começarmos outra vez eu preciso dizer ainda mais algumas coisas com relação a esses contrastes Antes de nós conversarmos o primeiro.

    Deles é que Paulo não tá inventando nenhuma ética nova para os cristãos Praticamente tudo que ele disse aqui já está no antigo testamento por exemplo falha a verdade com seu próximo no verso 25 está em Zacarias Capítulo 8 verso 10 quando ele diz não furte nós temos um mandamento que diz não furtarás quando ele diz não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe e quando no verso 26 ele diz que nós não devemos nos irar nem dá lugar ao diabo.

    Nada mais é do que o mandamento não dirás falso testemunho então Paulo não está criando uma ética nova para os cristãos Ele está tomando a lei de Deus e dando a sua interpretação e aplicação a luz de Cristo isso é importante porque muita gente pensa que nós não temos mais nada a ver a lei de Deus tem muitos cristãos que acham que o que nós temos que fazer é amar a Deus e o próximo mas.

    A pergunta que nós fazemos é o seguinte como é que você ama o seu próximo Tem muita gente que acha que a ética do Cristão é só o amor tudo bem Como é que você ama o seu próximo eu vou dizer como é que você ama o seu próximo você não quer a mulher dele Você vai respeitar o nome dele Você vai respeitar a propriedade dele Você vai respeitar a vida dele e outras palavras os 10 mandamentos se eles não mas tem que amar a Deus sobre todas as coisas O que que significa Amar a Deus sobre todas as coisas não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti mais cultura Não.

    Tomarás o meu nome em vão Então no fim você sempre volta para os dez mandamentos porque eles são a expressão da santidade de Deus quem é Deus e o que ele quer de nós então o cristianismo não inventou uma ética nova apenas nos disse em que poder ou de que maneira nós podemos viver para agradar a Deus que que tá a diferença outra coisa que é importante nós lembrarmos aqui é que nessa sequência que nós lemos aqui.

    Começamos e que vamos até o final do capítulo 5 esses essas orientações elas são dadas primeiramente no contexto da igreja Paulo está falando para a igreja tanto é que no verso 25 quando ele diz não pare de mentir diga a verdade a razão que ele dá É porque nós somos membros longe dos outros Mas isso não quer dizer que você é livre para mentir para o descrente porque algumas religiões dizem que para os de casa você tem uma ética mas para os de fora é outra coisa você não pode roubar mentir e iludir um.

    Irmão mas quando a gente que não pertence a Fraternidade ou a nossa religião aí você pode tratar do jeito que quiser não no cristianismo a verdade é a verdade na igreja fora dela a honestidade é honestidade entre irmãos e entre você e o seu sócio mesmo não seja Cristão e nos seus negócios Mesmo que não seja um negócios com é gente que é crente mas a honestidade é sempre honestidade.

    Porque a lei de Deus é para todos a vontade dele é para todos nós então embora o foco principal do que Paulo esteja dizendo aqui é para a igreja mas isso não significa que se resume aos limites da comunidade cristã mas extrapola e alcança toda a sociedade é assim que eu tenho que ser sempre em todo lugar falando a verdade entre os irmãos e lá no meu trabalho na minha escola nos meus relacionamentos outra coisa que eu queria chamar a sua atenção aqui é para o fato de que a cada.

    Vez que Paulo diz assim não faça isso mas faça isso ele dá um motivo

    Isso é muito importante porque Deus não quer que nós obedeçamos sem que nós entendamos o motivo pelo qual nós temos que fazer determinadas coisas então ele é tão misericordioso que mesmo que ele não precisasse bastava ele dizer é assim porque eu quero porque ele é Deus ele pode fazer o que ele quiser mas ele é tão misericordioso que ele diz assim não faça isso faça isso por causa disso como.

    Que querendo nos persuadir querendo nos convencer de que fazer isso é a melhor coisa e aqui a gente vê a grande misericórdia de Deus outra coisa que é bom nós lembrarmos aqui é que estas coisas não nós não salvam nós não vamos fazer isso para sermos salvos quando diz assim pare de mentir e diga a verdade eu vou parar de mentir e falar a verdade não porque com isso eu queira ganhar um lugar no céu ou merecer o perdão de Deus ou receber de Deus algum favor não eu vou fazer isso porque.

    Eu já recebi de Deus algum favor você percebe aqui no verso 25 que ele começa assim por isso ou seja ele tá remetendo a uma razão anterior e que razão anterior é essa é o que vem no livro todo que Deus nos amou antes da fundação do mundo que ele nos escolheu para sermos o seu povo que ele mandou o seu filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados que ele nos chamou pelo Espírito Santo que nos fez parte da sua família por isso pare de mentir.

    Essa é a razão nós não vamos parar de mentir para ir para o céu nós vamos parar de mentir porque Deus já nos deu o céu gratuitamente a motivação é a gratidão não mérito eu faço isso porque eu amo a Deus eu sou grato a Deus Lutero tinha uma frase que eu gosto de repetir que muitos conhece ele dizia que a lei nos leva a Cristo para justificação porque a lei diz assim todo mentiroso vai para o inferno a lei diz isso todo mentiroso vai para o.

    Inferno eu olho para minha vida e disse tô perdido eu sou um mentiroso minto desde criança não é nenhum homem que não seja mulher que não seja mentiroso a própria Bíblia diz Todo homem é mentiroso o homem genérico homem e mulher todos Então como é que eu vou fazer a lei tá dizendo não mentiras não dirás falso testemunho Então Deus diz a lei está dizendo a você que você precisa de alguém que lhe salve da sua mentira alguém que lhe perdoe além me.

    Empurra para Cruz eu vejo Cristo Jesus na cruz morrendo pela minha mentira sofrendo o preço da minha disfarça 3 e creio nele sou Perdoado me aproximo dele me ajoelho e digo mestre o senhor Perdoou a minha mentira de que maneira eu posso te agradecer resposta de Jesus não me tirasse a lei me leva a Cristo para justificação e Cristo me manda de volta a lei.

    Para gratidão você quer agradar a Deus você quer agradecer a ele que ele lhe perdoou de todas as suas mentiras não minta mais é assim funciona na vida cristã você diz não para Mentira você diz sim para verdade por causa de tudo aquilo que Cristo já fez por você pelo fato de que Deus é quem ele é e porque ele nos ama e já nos recebeu creio que agora nós estamos prontos né Para dar uma olhadinha nesses quatro contrastes o primeiro já mencionei que.

    Ele vem na frente tá aí verso 25 por isso eu já expliquei por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu próximo porque somos membros uns dos outros nós sabemos que há diversas maneiras de mentir falsiar a verdade dizer a verdade em parte fica quieto quando a gente via falar né Se omitir tem várias maneiras da gente mentir todas elas são condenadas pela palavra de Deus alguns querem dizer que.

    As situações em que prevalece o mal menor entre você entregar um judeu fugitivo durante a Segunda Guerra Mundial e você dizer a verdade onde ele estava escondido era preferível mentir para salvar a vida dos judeu que estava escondido na sua casa e eu posso entender essa lógica mas ainda assim é mentira ainda assim é mentira não deixa de ser é pecado do mesmo jeito tem uma consequência menor do que a morte mas é pecado e tem consequência do mesmo jeito.

    Nunca nunca vai chegar um momento que você possa dizer que alguma forma de mentira é justificável e aceito diante de Deus sempre é pecado mesmo porque o nosso Deus é o Deus da Verdade ele é um Deus que ama retidão a Bíblia na Bíblia a mentira Sempre atribuído ao diabo inclusive ele é chamado o pai da mentira então não tem como justificar que nós contemos uma mentira vivamos uma mentira passemos uma.

    Mentira adiante nos protejamos através de mentira nos desculpemos contando mentira a palavra de Deus é muito clara Deus não tá escrito não dirás falso testemunho do jeito que a ordem está construída aqui na língua original é como se Paulo tivesse dizendo não continuem a mentir é o imperativo negativo de uma forma verbal que quer dizer interrompe a continuidade e a gente pode entender o motivo esses.

    Cristãos de Éfeso eles eram pagãos e não paganismo na cultura pagã da sua época A Mentira era uma coisa extremamente comum era aceita e eu fico pensando na similaridade com o nosso país o brasileiro é conhecido pelo jeitinho e eu não me orgulho disso e eu acho que você também não devia se orgulhar disso mas nós somos conhecidos porque nós somos um país um jeitinho Dá um jeitinho né nem sempre que significa seguir a verdade Olha eu foi tanto mas dá um jeitinho aí.

    Eu tô apertado né Faz aí uma nota portanto né Comprei o carro por tanto mas eu não quero pagar tanto imposto faz vamos dar um jeito aí então sempre tem o país de um jeitinho é muito parecido com a cultura pagando o século primeiro quando Paulo escreveu estas palavras então nós Paulo nos diz que isso pertence a vida antiga e isso pertence ao modo de viver dos gentios que a mentira Faz parte dessa realidade mas não basta parar de mentir lembra dos.

    Dois passos né não basta parar de mentir ele diz aqui fale a verdade fale cada um a verdade ele individualiza né Cada um ou seja não tem exceção cada um de vocês deve falar a verdade talvez parar de mentir seja mais fácil porque falar a verdade a gente não gosta né porque às vezes a verdade vai significar um confronto e vai deixar alguém irritado né E nós.

    Brasileiros particularmente nós temos muita dificuldade com isso é faz parte da nossa da nossa da nossa cultura eu sou casado com uma holandesa por isso eu posso dizer isso né na Holanda é diferente até o meu sogro né Holandês Nato ele era Rei todo seminário onde eu estudei e ele era conhecido pela a sua natureza claríssima de dizer a verdade ele não ele não dizer a verdade e sempre tinha seminarista magoado com ele né e ele dizia então que ele era Holandês ele.

    Andava de tamanco de madeira e que os dedos dos brasileiros eram muito compridos o dedo os dedos dos brasileiros eram muito comprido e ele andava de tamanco de madeira Então as muitas em muitas culturas a franqueza você direto parece que é resultado até da influência da colonização Cristã o protestante onde isso aconteceu mas para nós é muito difícil chegar para alguém e falar a verdade por isso a Bíblia diz que nós.

    Temos que falar a verdade mas disse também que nós devemos fazer isso em amor o coração do sábio conhece o tempo e o modo nós temos que dizer a verdade mas saber dizer no tempo certo e do modo certo para evitar desnecessários machucoins Mas ela tem que ser dita porque como eu expliquei a ética cristã não é só você parar de mentir mas você dizer a verdade você promover a verdade isso vai ajudar as.

    Pessoas ao seu redor Olha a razão que Paulo daqui para a gente dizer a verdade nós somos membros uns dos outros somos irmãos em Cristo então mesmo que a verdade doa nós somos irmãos pode haver perdão pode haver reconciliação pode haver entendimento mas ela tem que ser dita porque nós somos membros uns dos outros fazemos parte da mesma família somos filhos de Deus então quem sabe hoje à noite seja aquele.

    Momento em que você precisava tomar uma decisão e consertar uma mentira que você vem contando uma mentira que você vem vivendo ou então tomar a decisão de que você precisa contar aquela verdade dizer aquela verdade para uma determinada pessoa não determinado contexto e a razão que eu quero lhe dar hoje à noite é porque nós somos membros uns dos outros essa pessoa é sua irmã em Cristo Jesus essa pessoa sua irmã em Cristo Jesus foi salva pelo mesmo sangue tem o mesmo espírito e adoro o mesmo Deus nós somos.

    Membros uns dos outros nós devemos a verdade entre nós como irmãos segunda parte o segundo contraste que Paulo faz está aí no verso 26 a 27 irai-vos e não pequeis então o contraste é esse só que aquele começa ao contrário né Se a gente for seguir a nossa sequência ele deveria dizer assim não peguem mas fiquem irados a gente fica puxa eu não tô entendendo o que é que o Paulo quer dizer até porque no verso 31 ele diz assim longe de vós.

    Toda amargura Cólera e Ira no verso 30 mil ele disse para a gente deixar a ira de lado mas aqui ele disse irai-vos como é que é isso porque são dos dois tipos de Ira diferente a ira que Paulo recomenda aqui é contraste ao pecado é ajusta indignação pela afronta feita as coisas de Deus Ou seja é aquela Ira é aquele sentimento que queima no.

    Meu coração por exemplo quando eu vejo o nome de Cristo sendo blasfemado ou quando uma pessoa está sendo injustiçado ou quando a verdade está sendo sonegada Esse é um tempo que nós precisamos de mais gente irada pelo bom motivo a ira que é proibida na Bíblia é aquela Ira que é fruto de uma frustração pessoal em que você se sentiu ofendido ultrajado mas a ira santa ela não foca em mim ela.

    Foca lá fora você já estou indignado porque a verdade está sendo torcida estou indignado com a corrupção do meu país estou indignado com a mentira de determinadas pessoas Então há lugar para Ira O Cristão deveria ser uma pessoa que tivesse essa indignação porque quando falta essa indignação a gente fica calado a gente fica passivo a gente cala a boca a gente se torna cúmplice a gente não faz nada mas há lugar para uma Ira justa na vida do cristão.

    Há lugar irá-vos é uma ordem e quando você não fica irado diante do erro e do pecado você tá desobedecendo porque significa que você tá aceitando agora o que é o contraste Então o que é o contrário irai-vos é o positivo Nós temos que nos irar diante das situações em que a verdade está sendo vilipendiada o erro tá prosseguindo crescendo rampante então a reação do Cristão como Deus que Deus é.

    Um Deus se ira porque ele é santo injusto então a semelhança de Deus nós devemos nos irar sentir esse sentimento de justo e indignação O que é o contrário disso porque Paulo diz irai-vos e não pequeis o que seria pecar pelo que Paulo está dizendo aqui significa você deixar que a ira ela se a ira Santa Justa ela se transforme numa outra emoção do tipo assim rancor Vingança mágoa ódio é muito fácil isso acontecer.

    Tanto é que ele diz aqui não se põe ao sol sobre a vossa ir ou seja fique irado quando você estiver diante do erro e do pecado mas não fique por muito tempo porque com facilidade de um dia para o outro não se põe o sol sobre a voz sair de um dia para o outro esses essa emoção que você abrigou ela pode descambar e virar uma mágoa um ressentimento ou um ódio especialmente se isso envolver um relacionamento entre duas pessoas uma pessoa pecou contra você você pode ficar.

    Irado né esse é o sentimento da Injustiça Que que foi feito e praticada Mas isso não pode passar de para o dia seguinte porque vai virar o quê mágoa ressentimento desejo de Vingança afastamento indiferença não se põe o sol sobre a vossa Ira e vocês perceberam que Paulo diz em seguida não deslugar ao diabo é significativo isso porque o diabo vai usar quando a mágoa se instala no coração ela pode ter começado com uma justa.

    Indignação você tá indignado com razão mas você deixou isso passar da noite para o dia não é o sol se põe e você continua o irado e aquilo virou um ressentimento uma mágoa aquilo você está dando lugar ao diabo porque Satanás vai usar cristãos ofendidos cristãos magoados cristãos ressentidos para provocar divisão na igreja crítica calúnia briga.

    De isenção perturbar a paz cristãos ressentidos são presas fáceis do diabo não dê lugar ao diabo não deixa a justa indignação passar de uma noite para outra no dia seguinte você já vai tratar com aquela serenidade que caracteriza os cristãos o fruto do espírito é domínio próprio e você então vai resolver o assunto com perdão reconciliação confronto conversa oração.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hrYjBhq7qVw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem