ORAÇÃO, OBEDIÊNCIA E PODER - Hernandes Dias Lopes

ORAÇÃO, OBEDIÊNCIA E PODER - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes Abra sua Bíblia comigo por favor em Lucas Capítulo 9 Lucas Capítulo 9 eu vou ler a partir do verso 28 até o verso 45 o que eu peço é que você depois de lido o texto ou mantém a sua Bíblia aberta ou mantém o seu telefone o texto bíblico ligado a promessa de que não vai zapear né.

ORAÇÃO, OBEDIÊNCIA E PODER - Hernandes Dias Lopes

Muito bem obrigado princesa Lucas 9:28 cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras tomando consigo a Pedro João e Tiago subiu ao monte com propósito de orar e aconteceu que enquanto ele orava a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes.

Resplandeceram de brancura Eis que dois varões falavam com ele Moisés e Elias os quais apareceram em Glória e falavam da sua partida que ele estava para cumprir em Jerusalém Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono mas conservando-se acordados viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam.

Ao se retirarem estes de Jesus disse-lhe Pedro mestre bom estarmos aqui então façamos três tendas uma Será Tua outra de Moisés e outra de Elias não sabendo porém O que dizia enquanto assim falava tem uma nuvem os envolveu e encheram-se de medo ao entrar na nuvem e dela veio uma voz dizendo Este é o meu filho o meu eleito a ele ouvir.

Depois daquela voz achou-se Jesus sozinho eles calaram-se e naqueles dias a ninguém contar um coisa alguma do que tinham visto no dia seguinte ao descer em eles do Monte veio ao encontro de Jesus grande multidão E Eis que dentre a multidão surgiu um homem dizendo em alta voz mestre suplico-te que vejas meu filho Porque é o único o espírito se apodera dele e de repente.

O menino grita e o Espírito atira por terra convulsiona o até espumar e dificilmente o Deixa depois de ter quebrado roguei os teus discípulos que o expelisem mas eles não puderam respondeu Jesus ó geração incrédula e perversa até quando estarei convosco e vou sofrerei traz o teu filho.

Quando se aproximando o demônio atirou no chão e o convulsionou mas Jesus repreendeu o espírito imundo curou o menino e o entregou a seu pai e todos ficaram maravilhados anti a majestade de Deus como todos se maravilhassem de quanto Jesus fazia disse aos seus discípulos fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras o filho do homem está para ser.

Entregue nas mãos dos homens eles porém não entendiam isto e foi lhes encoberto para que não compreendessem e tem meu interrogalo a este respeito muito bem esse texto retrata para nós três cenas três quadros três painéis três tipos de espiritualidade.

Eu vou categorizar a primeira espiritualidade de Pedro Tiago e João segundo eu vou categorizar a espiritualidade dos novos discípulos que não subiram o monte da transfiguração terceiro eu vou categorizar a espiritualidade de Jesus Jesus subiu um alto Monte com propósito de orar a tradição diz que o Monte Tabor perto de Nazaré.

Outros pensam que é o monte hermon o monte mais alto de Israel isso não importa Porque nós não fazemos peregrinação Sagrada o que importa é a lição do texto Pedro Tiago E João sobem o monte com Jesus mas eles não oram Eles dormem e lá no topo desse Monte acontece em milagres mas apesar de eles verem Milagres eles.

Estão desprovidos de compreensão de entendimento Então vou chamar a espiritualidade de Pedro Tiago E João como a espiritualidade do Monte do êxtase sem entendimento os nove discípulos que ficaram no sopé do Monte diz a bíblia que tinha uma multidão tinha um pai aflito o filho único endemoniado pedindo para eles expelir os demônios do menino eles não puderam e Marcos.

9:16 texto paralelo deste nos informa que nesse tempo os escribas estavam discutindo com os discípulos Eles estavam discutindo mas estavam desprovidos de poder Então vou chamar a espiritualidade dos nove que ficaram com uma espiritualidade do Vale discussão sem poder e vamos sintetizar a espiritualidade de Jesus em três palavras oração.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Obediência e poder Então vamos à primeira cena vamos ao

    Primeiro quadro vamos ao primeiro painel a espiritualidade do Monte Êxtase sem entendimento se vocês notaram comigo quando Pedro Tiago João sobem esse monte com Jesus tá escrito assim cerca de oito dias depois depois de que O que é que precedeu esse fato que leva Lucas a dizer que foi oito dias depois.

    Acontece que Mateus 16 nos informa que Jesus estava lá no extremo norte de Israel lá nas fraldas do monte hermon lá em bannias onde nasce o Rio Jordão lá em cesareth Felipe quando Jesus faz uma enquete com os discípulos perguntando a eles assim que dizem os homens ser o filho do homem os discípulos respondem mestre o povo não sabe quem tu és não uns pensam que tu é João Batista outros dizem que tu és.

    Elias outros dizem que tu é Jeremias outros diz que Deus alguns dos Profetas em outras palavras então Jesus pergunta para eles e vós quem dizeis que eu sou e Pedro respondeu porque ele era o falante do grupo tu és o cristo O Filho do Deus Vivo até aguardando um elogio de Jesus Parabéns Pedro você é um cara inteligente sem antenado você sabe das coisas.

    Mas não foi o que Jesus disse para ele não Jesus diz assim bem aventurado é esse irmão bar Jonas porque não foi carne e sangue quem tu revelaram mas o meu pai que está nos céus em outras palavras o Pedro Você só sabe quem eu sou porque o pai me revelou para você e se o pai não tivesse me revelado para você como povo você também não saberia quem eu sou Então você e eu estamos aqui hoje não é porque nós somos mais inteligentes que os outros não.

    Estamos aqui porque um dia o pai nos revelou o seu filho e fomos alcançados pela graça de Deus aí Jesus diz assim para Pedro Eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela aí Jesus tá dizendo que ele é o fundamento da igreja o dono da igreja o edificador da igreja o protetor da.

    Igreja depois de dizer isso Jesus mostra para eles que era necessário pela primeira vez ele tá dizendo isso que ele subisse para Jerusalém fosse entregue nas mãos do sacerdotes para ser crucificado para ressuscitar o terceiro dia aí Pedro achou aquele discurso de Jesus muito estranho chamou Jesus a parte passou a repreender a Jesus não senhor larga mão desses pensamentos de morte não isso tem piedade de ti mesmo não pode acontecer não e Jesus olha para.

    Ele dirá ré da Satanás o jeito apenas das coisas dos homens e não das coisas de Deus Pedro cometeu um grave erro mas Jesus não desistiu de Pedro Jesus não abre mão da nossa vida mesmo quando nós tropeçamos e falhamos por isso oito dias depois Jesus quer dar para eles uma noção de que depois da Cruz vem a glória depois.

    Do sacrifício vem um esplendor depois do sofrimento nem o céu e então ele abra um painel diante de Pedro Tiago E João para mostrar uma antecipação da Glória mas Jesus sobe um monte ora e os discípulos dormem porque o que dá prazer para Jesus dá cansaço neles só que Pedro Tiago João estão vendo Milagres extraordinários são quatro milagres que aconteceram primeiro milagre o rosto as vestes de Jesus resplandeceram.

    Como a luz como o Sol segundo milagre Moisés e Elias aparece em Glória conversando com Jesus sobre a sua partida para Jerusalém a palavra partido aí é a palavra Êxodo de onde vem a nossa palavra portuguesa Êxodo estão falando para Jesus da sua cruz foi na cruz que Jesus Quebrou as portas do nosso Cachoeiro e nos tornou livres terceiro milagre uma nuvem Luminosa uns envolve quarto milagre de dentro da nuvem surge uma voz Divina dizendo Este é o meu.

    Filho o meu eleito a ele ouvir notem comigo que os discípulos estão

    Vendo Coisas extraordinárias pisando num terreno Sobrenatural vendo Milagres esplêndidos e nobstante isso eles estão desprovido de entendimento por que que eu tô colocando isso nós vivemos um Brasil um país muito místico o Brasil é um país que as pessoas correm atrás de milagres querem ver milagres há pessoas que fazem.

    Propaganda de milagres que nunca aconteceram tem gente que pensa que se você presenciar mais Milagres você vai crer mais isso não é verdade a fé não vem pelo milagre a fé vem a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus se vocês perceberam comigo essas Três Gerações representadas no topo desse Monte a geração de Moisés de Elias e dos discípulos foram as Três Gerações que.

    Mais viram Milagres acontecer na história mas ao mesmo tempo foram as Três Gerações mais incrédulas da história se não vejamos a geração de Moisés que sai com o povo da escravidão eram 600 mil homens além de crianças e mulheres 2 milhões de pessoas em média toda aquela geração morreu no deserto é certo duas pessoas Josué e Calebe.

    Porque por causa da incredulidade viram muitos milagres mas uma geração que pereceu pela incredulidade na geração de Elias como é que era Elias chegou a pensar que só ele tinha ficado Deus não meu filho tem 7 mil que não se dobraram ainda e a geração dos discípulos a Bíblia diz que Jesus não fez Milagres em Nazaré onde ele cresceu onde ele trabalhou por.

    Causa da incredulidade do Povo eles estão vendo Milagres mas eles não têm discernimento das coisas mais importantes da Fé o que que eles não disserem Primeiro eles não discernem a centralidade da pessoa de Jesus olha o que que Pedro disse para Jesus mestre bom estarmos aqui então vamos fazer o seguinte vamos fazer três tendas mostrar a tua outra de Moisés outra de Elias ele tá falando uma bobagem uma tolice Como assim Como assim nesse momento.

    Pedro está comparando e aqui parando Jesus a Moisés e a Elias ao representante da Lei eu representando os profetas mas Jesus não é apenas um grande homem entre os homens Jesus é o próprio Deus entre os homens ele é único ele é singular ele é incomparável Pedro tá vendo Milagres mas não discerne quem é Jesus segundo Pedro está vendo Milagres mas ele não disserne com seus dois com discípulos a.

    Missão principal de Jesus vamos entender isso quando Jesus desce desse Monte a multidão aflita tá lá porque tem um pai desesperado precisando de ajuda filho endemoniado apresentou o filho para os discípulos não puderam libertar o menino e aí o pai chega para Jesus e pede ajuda e o pai diz olha eu apresentei o meu filho para os seus discípulos mas eles não puderam e Jesus solta uma exclamação de dor ó geração incrédula e perversa.

    Até quando vou suportar e diz a Bíblia que Jesus liberta o menino que Jesus cura o menino que Jesus devolve o menino são para o seu pai e no Versículo 43 diz que todos se maravilhavam do quanto Deus fazia por intermédio de Jesus todos quantos todos quem todos inclusive os discípulos só que Jesus viu Nessa admiração um terreno escorregadio Como assim.

    Vocês se lembram de João Capítulo 6 quando Jesus multiplica pães e peixes pela primeira vez a multidão quis fazer Jesus um rei um rei político o Messias apenas operador de Milagres para resolver os problemas do aqui do agora Jesus percebeu que aquilo era uma tentação para os discípulos e despede os discípulos antes de despedir a multidão porque não queria que os discípulos ficassem submetidos essa agenda tentadora de um Messias apenas para resolver as questões.

    Temporais terrenas e humanas agora admiração da multidão é a mesma coisa vejo que Jesus disse para os discípulos do verso 44 Eu não disse uma multidão não eu disse para os discípulos fique saem nos vossos ouvidos as seguintes palavras o filho do homem vai ser entregue nas mãos dos Homens o que Deus está querendo dizer com isso Jesus é o seguinte olha entenda uma coisa não fique Encantados com o fato de.

    Eu libertar endemoniados de eu curar enfermos de purificar reprosos de eu multiplicar pães e peixes não pensa em vocês que eu decido para o céu para essa agenda não pensa em vocês que eu vim só para isso não não não fique nos ouvir de vocês uma coisa eu estou indo para Jerusalém a minha agenda em Jerusalém é para lá que eu estou indo e lá eu vou ser entregue lá eu vou ser crucificado lá eu vou ser sepultado lá eu vou ressuscitar porque lá que eu vou libertar vocês eu lá que eu vou redimir vocês É lá que eu vou declarar a.

    Libertação de vocês mas o Versículo 45 diz que os discípulos não entenderam isto estão vendo Milagres mas não discernem quem é Jesus nem o que Jesus Cristo veio fazer terceiro lugar eles estão vendo Milagres mas eles não discernem a missão deles notem isso quando o Pedro disse mestre.

    Bom estarmos aqui é claro um monte cheio de glória de Deus eu não é maravilhoso não não vão descer não lá embaixo tem gente gemendo Nem embaixo tem gente endemoniada lá embaixo tem gente oprimida lá embaixo tem gente passando fome lá embaixo tem muita gente necessitada esse negócio de ficar aqui no monte é maravilhoso esse clima aqui rarefeito é maravilhoso vamos ficar aqui vamos descer não entenda uma coisa a missão da igreja não é no topo do Monte a missão da igreja lá no Vale.

    Aquilo topo do Monte você vem para refazer suas forças aqui no topo do Monte você vem para recarregar suas baterias mas é lá no seu trabalho é lá na sua casa é lá na sua família é lá na sua parentela é lá na sua empresa é lá na sua escola é lá na sua faculdade é lá no enfrentamento do Vale é que tem gente sangrando é que tem gente chorando é que tem gente oprimida é tem gente de viciada é lá que você vai exercer o seu ministério para glória de Deus e para.

    Libertação dos cativos quarto lugar eles estão vendo milagres mas eles não discernem a essência e a centralidade do culto se você perceber quando aquela nuvem Luminosa os envelopa eles são tomados de medo de pavor.

    Mateus 17 chega a dizer que eles caíram de bruço de tamanho medo e aqui tem duas coisas que eu gostaria de focar tem dois extremos o primeiro extremo é o que nós chamamos talvez de falta de reverência lá em Eclesiastes diz que quando você for entrar na casa de Deus você guarda o seu pé falta de referência não tem nada nós vimos aqui um movimento de vocês festivo.

    É possível ter reverência no festivo e é possível não ter referência No Silêncio e é possível ter reverência no silêncio e não ter reverência no festivo porque Deus não olha a aparência Deus vê o coração uma das copas do mundo não me lembro se 14 ou 18 o técnico da seleção brasileira não sei se vocês se lembram disso orientou os jogadores que eles não deveriam entrar em campo mas com chiclete que deveriam cantar o hino nacional.

    Eu me lembro que as arquibancadas cantaram o hino nacional com muito fervor eu fiquei pensando se uma pessoa precisa ter uma atitude adequada para entrar numa Copa do Mundo num campo de futebol quanto mais eu devo ter o coração preparado para entrar na casa de Deus onde a glória de Deus existe mas tem um outro extremo eu extremo de criar uma ideia de que.

    Deus é um guarda cósmico que Deus é um xerife que Deus está com porrete na mão para lhe dar uma abordoada sempre que você pisa em falso às vezes os pais e na divertida mente não sabendo lidar com a peraltice dos filhos pequenos comete esse erro menino fica quieto senão Deus vai te castigar Aí o menino cresce com essa ideia de que Deus é um guarda cósmico tem um xerife tem um porrete na mão então Preste atenção numa coisa.

    Nós devemos ter reverência e temor a Deus sim mas não medo de Deus a nossa postura tem que ser do pródigo na hora mais difícil da vida você dizer assim levantar-me e irei ter com meu pai em vez de você fugir de Deus você corre para os braços de Deus de saber que o seu Deus é seu pai e ele ama você e ele tá pronto a esperar você abraçar você a beijar você ia fazer uma.

    Festa com a sua volta espiritualidade do Monte Êxtase sem entendimento vamos para segundo quadro a segunda cena se o segundo painel a espiritualidade não vale Marcos 9:16 nos informa no texto paralelo que os escribas estavam discutindo com os discípulos os discípulos que ficaram no monte.

    Também não oraram também não jejuaram também não libertar os cativos Eles estavam discutindo discutindo com quem com os escribas que eram os escribas era os doutores da Lei eram os teólogos da época para os entendidos de Teologia da época os bons de Bíblia mas Inimigos de Jesus Qual o problema aqui meus irmãos me permita dizer isso.

    Tem hora para discutir tem hora para você defender até Cristã tem hora da apologética tem tem mas é um grande risco da igreja passar muito tempo um boa parte do tempo ou a maior parte do tempo discutindo a obra em vez de fazer a obra muitas vezes se faz uma reunião faz uma conferência faz um congresso viaja 500 km 1000 km para ir numa conferência para discutir a obra e você reúne um pequeno grupo para.

    Discutir a obra é você faz uma reunião mais ampla para discutir a obra e de repente nós estamos o tempo todo discutindo a obra como um atleta que se aquece se aquece mas nunca entra em campo agora preste atenção enquanto os discípulos estão discutindo com os escribas o diabo está agindo agindo para o oprimir para escravizar para atormentar.

    Notem que tem um menino endemoniado e esse menino é filho único e se você leu os textos que retratam essa cena Mateus 17 Marcos 9 e Lucas 9 os espíritos o espírito muda e surdo do espírito maligno entrava no menino e jogava no fogo e jogava na água e jogava na terra e o menino criava os dentes espumava e dificilmente o demônio saia dele sem deixar todo quebrado.

    Imagina a cena o sofrimento a dor quando o pai levou o assunto para Jesus dizendo Olha eu apresentei o meu filho os teus discípulos mas eles não puderam agora note uma coisa aqueles discípulos já tinham tido Vitória nesta área é só ler Mateus 10 a missão dos 70 vocês se lembram disso.

    De dois a dois eles foram voltaram todo animados Senhor até os demônios se não submetem e Jesus não alegrai-vos antes porque o vosso nome está escrito no livro da vida mas agora eles não conseguem sabe por quê meu jovens é porque a Vitória de ontem não serve para hoje ontem você teve Vitória hoje você tem que ter vitória de novo ontem você estava cheio do Espírito Santo hoje você precisa ser cheio do Espírito Santo de novo ontem você orou hoje você tem que orar de novo ontem você jejuou hoje você.

    Tem que jejuar de novo ontem você teve Vitória hoje você tem que ter vitória de novo agora anotem quando o menino é apresentado a Jesus ou pai chega para Jesus Jesus Faz uma pergunta para ele Desde quando esse menino assim qual foi a resposta do pai desde a sua infância só que a palavra no grego lá para a infância é muito curiosa é a palavra grega brephos que descreve desde.

    A vida intra-uterina até a primeira infância Já pensou o que que é um bebê endemoniado o menino aprendendo a andar endemoniado Você já imaginou o sofrimento daquele pai de ver o menino de repente brincando com os coleguinhas sai correndo se enfiar no fogo Alguém tem que pular lá e tirá-lo tá brincando de repente o demônio entra nele sai correndo e mergulha numa poça d'água tem que correr lá ou joga no chão sai todo ralado.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rCjnshtcbhI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem