ALEGRE-SE EM TUDO - Hernandes Dias Lopes

ALEGRE-SE EM TUDO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes eu acho que todos Talvez tenham esse texto de cor esse texto está em Filipenses Capítulo 4 apenas o Versículo 4 Filipenses 4 4 e o apóstolo Paulo que estava preso em Roma na sua primeira prisão sendo acusado pelos seus próprios irmãos os juDeus.

ALEGRE-SE EM TUDO - Hernandes Dias Lopes

Mesmo naquela circunstância carrancuda e cinzenta escreve para aquela igreja em filipos dizendo assim alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos você pode repetir comigo esse versículo alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos bom eu quero começar a minha mensagem.

Fazendo um pedido a vocês aliás eu vou fazer uma pergunta uma pergunta pessoal muito embora eu tenha ciência de que vocês não gostam de perguntas pessoais aliás nós não gostamos de perguntas pessoais Porque toda a pergunta pessoal invade a nossa privacidade nos põe contra a parede e nós não gostamos que ninguém vá da.

Nossa vida sem pedir licença mas vou lhe fazer essa pergunta como se nós estivessemos uma conversa bem particular e a pergunta é esta você é uma pessoa feliz você é uma pessoa feliz não precisa ter muita pressa em responder essa pergunta não porque ela não é tão simples e não é tão óbvia como parece eu explico em 1991 nós fomos visitar a missão.

Classes abando na África do Sul onde aconteceu um grande Avivamento nos ritos de 1966 e uma mulher que nos acompanhava na Caravana perguntou a esposa de um missionário daquela missão você é submissa ao seu marido a mulher deu uma resposta inteligente ela respondeu assim eu posso lhe garantir eu posso lhe.

Garantir que o meu marido me ama mas se eu sou submissa a ele ou não esta pergunta não tem que ser feita a mim tem que ser feita a ele e eu gostei da resposta Então vou mudar minha pergunta seu marido Pode garantir que você é uma mulher feliz sua mulher Pode garantir que você é um homem feliz lá em provérbios 31.

Diz que os filhos da mulher virtuosa se levantavam e diziam Assim mamãe uma mulher feliz ditosa seus filhos podem dizer isso a seu respeito seus pais podem dizer esse seu respeito seus parentes seus amigos seus colegas de trabalho os membros da sua igreja podem dizer isso a seu respeito é provável que essas alturas você já esteja criando alguns mecanismos de defesa aí no seu coração.

Dizendo assim o pastor está me fazendo essa pergunta porque não conhece a minha história se eu contar minha história até pedra chora talvez você tem argumento assim mas dá para ser feliz no ano de pandemia tanta luta tanta dor tanta lágrima tanto luto quando eu penso nisso me lembro que Paulo escreve esse texto não hospedado no hotel cinco estrelas em Roma ele escreve esse texto de uma.

Prisão Algemado sendo acusado injustamente e ele diz assim alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos e nos ensina a três verdades aqui primeira alegria do cristão não é um pedido não é uma sugestão é uma ordem alegria que não é substantivo é verbo e verbo no imperativo.

Em outras palavras você não tem o direito de ser uma pessoa triste ser uma pessoa triste é um pecado é um pecado de desobediência a uma ordem Expressa de Deus isso porque o evangelho que nos alcançou e Boa Nova de grande alegria o reino de Deus que está dentro de nós e alegria no Espírito Santo o fruto do espírito e alegria e a ordem de Deus é alegrai-vos.

mas Paulo diz assim alegrai-vos quando mesmo sempre então vou fazer uma perguntinha para você você tem problema na sua vida também ou só eu que tenho na minha de vez em quando alguém fica doente na sua família também eu só na minha que fica de vez em quando ou de vez em sempre a grana fica curta lá também então quando o Paulo diz alegrai-vos.

Sempre o que que ele tá querendo dizer que alegria do cristão não depende circunstância é outra circunstancial estar feliz quando tá tudo bem até o consegue o grande desafio é ser uma pessoa feliz apesar das circunstâncias adversas isso porque alegria do cristão não é um sentimento não é uma emoção alegria do cristão não é apenas a.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Ausência de coisas ruins nem apenas presença de coisas boas alegria do Cristão tem endereço tem nome alegria do

    Cristão é Jesus portanto se você tem Jesus você é uma pessoa feliz se você não tem Jesus você pode até ter momentos felizes mas não é feliz Porque a verdadeira alegria é Jesus é por isso que Paulo diz assim alegrai-vos sempre no Senhor Então esse texto nos ensina que alegria.

    É imperativa é outra circunstancial e é uma alegria cristocêntrica bom mas não é preciso ser um grande entendedor da alma humana para constatar que nem todos os crentes salvos pela graça estão desfrutando esta alegria estamos usufruindo essa alegria estão bebendo desta fonte Ines aurivel inesgotável.

    Basta você olhar para algum semblantes basta você conversar com algumas pessoas parece que é uma aura de tristeza a grande pergunta é quem está roubando essa alegria Quais são esses ladrões que estão saqueando a nossa alegria quem está invadindo a Cidadela da sua alma e levanta embora esse Néctar da vida que alegria parece-nos que esta carta que Paulo escreveu.

    Que a carta de alegria Paulo levanta e aponta para nós quatro ladrões que podem roubar a nossa alegria que ladrões são esses e eu peço que agora você mantém a sua Bíblia aberta comigo em Filipenses para nós identificarmos Quais são esses ladrões o primeiro ladrão da Alegria Está no Capítulo 1 Versículo 12 confira comigo Paulo escreve diz assim meus irmãos eu quero significado.

    De que as coisas que me aconteceram tem antes contribuído para o progresso do Evangelho as coisas que nos acontecem são as circunstâncias da vida e as circunstâncias da vida são o primeiro ladrão da Alegria sabe porque irmãos porque as circunstâncias acontecem com você querendo você ou não gostando você ou não planejando você ou não.

    Você ou não as circunstâncias acontecem ao arrepio da sua vontade a revelia do seu querer elas chegam de súbito sem mandar aviso prévio é um acidente grave é uma doença dolorosa é um divórcio Amargo é um prejuízo financeiro radical é um luto doloroso é uma situação que você nunca imaginou.

    Passar na vida mas está passando circunstâncias circunstâncias circunstâncias Pense comigo você ainda é um médico para o exame de rotina para descobrir que está com a doença grave talvez até incurável na Perspectiva da medicina Pense comigo que aquele pai que cria uma filha com todo desvelo e leve essa menina ao altar no dia do.

    Casamento para em seguida descobrir que ela se casa com homem Rude cruel que vai massacrar suas emoções que vai transformar a vida da sua filha num pesadelo Imagina você criando um filho com todo amor daqui a pouquinho começa a se envolver com amizades perigosas daqui a pouquinho começa por curiosidade ou qualquer outro motivo razão.

    Experimentar a primeira cheirada a primeira carreira de cocaína daqui a pouco ele tá usando droga daqui a pouquinho vai transformar a vida da família imagine um casamento de 10 15 20 anos com harmonia e de repente um fato acontece e aquele casamento acaba ferido magoado nas barras de um tribunal por um doloroso divórcio se você não tomar cuidado essa circunstâncias leva embora.

    A sua alegria circunstâncias circunstâncias

    Circunstâncias quando o Paulo escreve dizendo assim meus irmãos eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram tem as contribuídos para o progresso do Evangelho eu preciso perguntar para Paulo do que você tá falando que coisas são essas que circunstâncias são essas.

    E ele poderia fazer um resumo para nós assim eu fui perseguido ainda mais eu fui rejeitada em Jerusalém eu fui esquecido em Tarso eu fui apedrejado em listra eu fui açoitada em filipos eu fui escorraçado de tessalônica eu fui enxada de Bereia eu fui chamar de tagarela em Atenas eu fui chamado de impostor em Corinto eu enfrentei feras em Éfeso.

    Eu fui presa em Jerusalém eu fui acusado em cesareia eu enfrentei um naufrágio para Roma eu fui picado por uma cobra em Malta eu cheguei em Roma preso e Algemado mas eu quero que vocês saibam que essas circunstâncias contribuíram para o progresso do Evangelho esse homem não crê em acaso esse homem não crê em sorte esse homem não crê em azar esse homem não crê em misticismo Este homem nunca em determinismo cego esse homem não creio em olho gordo Esse homem sabe que a mão de Deus dirige o.

    Seu destino olha para circunstâncias da sua vida na Perspectiva da soberania de Deus para que as circunstâncias não levem embora a sua alegria porque Paulo estava preso em Roma diz ele no capítulo primeiro três coisas aconteceram primeiro a igreja foi mais encorajada.

    Quando viram Paulo preso trabalhando mais do que eles na cadeia do que eles lá fora livres ele se mexeram começaram a trabalhar foram estimulados Dr Rey tedman de Saudosa memória disse que é um método quase que infalível de crescimento de igreja eu pessoalmente não gosto desse método.

    Mas ele diz assim você quer ver que ele crescer bote os pastores na cadeia e a igreja crescerá porque Paulo estava preso diz ele toda a guarda pretoriana tomou o conhecimento das suas cadeias em Cristo A pergunta é o que era guarda pretoriana a guarda pretoriana era a guarda de Elite do imperador romano eram 16 mil soldados da mais alta patente do império.

    Eram aqueles da carreira militar que tinha um Trânsito Livre no palácio tinham influência no império se Paulo estivesse solto ele jamais teria alcançado a elite de Roma quis a providência divina embora que Paulo estivesse lá dentro do Palácio sob a égide do Imperador e o Imperador colocando diante dele a.

    Elite de Roma e colocando lá dentro o maior Evangelista da igreja da época e como Paulo estava sob a proteção do Imperador tinha que ter todo dia um soldado Algemado com ele em três turnos por dia durante dois anos em rodízio e o que que Paulo fez evangelho neles evangelho neles evangelho neles o cara nem podia sair tava Algemado com ele o Imperador Nero certamente não sabia.

    Mas Deus o havia constituído em Presidente das Missões estrangeiras do império porque colocou lá dentro do Palácio o maior Evangelista diante dele porque Paulo estava preso diz ele em terceiro lugar e não podia visitar as igrejas como era seu desejo que que ele fez começou a escrever cartas as cartas da primeira prisão Efésios Filipenses Colossenses Filemon se Paulo estivesse solto Talvez nós não teríamos essa joias na nossa Bíblia Então entendo uma coisa tem hora que a.

    Sua vida parece que está de ponta cabeça mas nessa hora Deus está escrevendo o capítulo mais importante da sua história Você pode ter perdido Você pode ter perdido o controle Deus não o plano de Deus não pode ser frustrado e o plano de Deus é melhor que o nosso e você e eu podemos afirmar com toda eloquência sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o.

    Seu propósito olhe para circunstâncias da vida na Perspectiva da soberania e da providência de Deus para que as circunstâncias não roubem a sua alegria vai dar certo final já tá escrito e a vitória de Cristo e da sua igreja o segundo ladrão da Alegria tá no capítulo 2 versos 3 a 5 confiram comigo Paulo diz assim nada façais por partidarismo ou vanglória mas por humildade.

    Considerando cada um outro superior a si mesmo não tem visto que é propriamente ser você não também em cada qual que é dos outros tendem vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus o segundo ladrão da Alegria são as pessoas e eu preciso admitir que nós sofremos mais por causa de gente do que por causa de coisas.

    as pessoas nos fazem chorar mais do que as circunstâncias sabem porque porque as pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas nós não viemos uma família perfeita nós não nos casamos com uma pessoa perfeita nós não temos filhos perfeitos nós não temos uma família perfeita.

    Nós não frequentamos uma igreja perfeita logo nós vamos ter queixas uns dos outros daí é impossível impossível você ter saúde emocional Sem perdão o perdão é honestidade Vital para você ter saúde emocional se você não perdoa você não pode orar se você não perdoa você não pode adorar.

    A Deus se você não perdoa você não pode ser perdoado se você não perdoa você entrega os verdugos da consciência aos flageladores da Alma você não tem paz se você não perdoa você vive numa masmorra emocional atormentado pelo chicote da culpa o perdão é necessário não é fácil.

    Mas ele é necessário talvez de todas as dores que eu já passei na vida e já passei por muitas ador mais avassaladora que atingiu minha vida aconteceu no dia 2 de Agosto de 1982 eu estava começando o meu pastorado tava em Bragança Paulista interior de São Paulo Quando recebo à noite um telefonema do interior do Estado do Espírito Santo.

    Onde a minha família morava e mora até hoje e a pessoa me informando que o meu irmão eu sou o Caçula ele acima de mim que tinha feito 27 anos no dia anterior dia primeiro de agosto acabava de ser assassinado com 11 golpes de faca todos mortais pelo primo primeiro da sua esposa gente criada conosco a dor foi tão.

    Avassaladora que quando eu recebi o telefonema eu perdi a voz foi como um soco na boca do meu estômago quando eu recobri eu cobrei os sentidos e as forças a primeira palavra que Deus botou na minha boca foi esta eu perdoo o assassino eu não tinha outra opção vou perdoava o adoecia.

    Vou perdoavam minha vida e se tornaria um inferno ou perdoava ou teria que abandonar o ministério Mas eu posso lhes garantir que o perdão é maior que o ódio o perdão cura o perdão liberta perdão restaura o perdão é assepsia da alma é a faxina da mente é o furria do coração perdoaram a questão de bom senso de bom.

    Senso sabe por quê Guardar mágoa é a mesma coisa que você beber um copo de veneno pensando que o outro é quem vai morrer a mágoa é autofagia é autodestruição se você Guardar mágoa de alguém essa pessoa vai dominar você 24 horas por dia você vai viver numa num cabresto Prisioneiro você chega em casa cansado para tirar a.

    Soneca essa pessoa se deita do seu lado e vira o seu pesadelo você vai chegar em casa com fome a pessoa se assenta com você e tira o seu apetite você vai sair de férias com sua família e essa pessoa pega carona com você estraga suas férias a única maneira de ser livre é perdoar mas talvez você argumente pastor o senhor tá falando esse negócio de perdoar porque o Senhor não conhece a minha história se eu contar minha história você vai me.

    Dar razão não dá para perdoar fui muito humilhado fui muito machucado fui muito ferido que eu devo perdoar assim como Deus em Cristo me perdoou e a pergunta é Qual foi o tamanho do perdão que você recebeu de Deus Jesus conta uma parábola para ilustrar isso a parábola do credor incompassivo Ele contou que o rei acertava contas com.

    Seu súditos e encontra um que lhe devia 10 mil talentos não tendo com que pagar o rei mandou vender seus filhos e aquele homem Então pede misericórdia e o rei lhe perdoa a dívida de 10 mil talentos aquele homem Perdoado lá na frente encontra um conservo que lhe devia Centenários não tendo com que ele pagar pediu misericórdia o senhor não tem misericórdia não pago o que você me deve.

    O rei ficou sabendo disso com muito irado mandou o chamado de servo malvado eu te perdoei dez mil talentos e não pudesse perdoar o teu conservo sem Centenários pois serás entregue Aos verdugos aos flageladores até que pagas o último centavo e a parábola termina assim assim Vosso Pai Celeste vos fará se do íntimo não perdoardes uns aos outros a palavra terminou e eu não entendi quase nada quase nada Sabe por que que eu não entendi quase nada.

    Eu não sei quanto vale 10.000 talentos também não sei quando vale ser em cenários essa moeda não é a nossa eu não sei que do que Jesus está falando deixa eu lhe explicar então nenhum judeu podia dever no primeiro século 10 mil talentos O que são 10 mil talentos um talento São 35 kg de ouro dez mil talentos são 350 mil quilos de.

    Ouro para vocês terem uma ideia todos os impostos da Nação durante um ano eram 800 talentos 10 mil talentos Eram todos os impostos da Nação durante 13 anos para um homem juntar 10.000 talentos com salário da época que era um cenário por dia Ele teria que trabalhar 150 mil anos conclusão.

    A dívida era o quê impagável pois esse é o tamanho da sua dívida com Deus é impagável e sabe o que que Deus fez com a sua dívida Deus a perdoou completamente agora este homem encontra alguém que lhe deve ser em denários O que são sem cenários 100 dias de serviço tinha acabado de receber um perdão de 150 mil anos não está perdoando um.

    Perdão não está dando perdão de três meses e 10 dias sabe qual é a proporção de 10 mil talentos são 600 mil vezes mais do que Centenários Então qual é o Moral da história da parábola você e eu Nunca podemos dizer para pessoa eu não perdoo você.

    Não perdoo você me machucou muito você me humilhou muito eu não perdoo a Bíblia diz que você deve perdoar Assim como Deus em Cristo perdoou você sabe o que que a Bíblia diz mais Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra talvez você argumente assim Bom Pastor é aqui que eu me entrego porque perdoar até que eu perdoo mas esquecer eu não consigo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3a0nAKEGtk8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem