17. Divórcio e novo casamento (1Co 7.10-16)

17. Divórcio e novo casamento (1Co 7.10-16) Eu ia dizer que é um dos temas mais difíceis de primeiros coríntios mas depois refletir que não tem nada fácil em primeiro aos Coríntios quem tem acompanhado a exposição desde o começo sabe como nós temos sido desafiados a tentar compreender o ensino do apóstolo Paulo aqui primeiro aos Coríntios capítulo 7 de 10 a 16 Vamos ler o que escreveu o apóstolo Paulo aos casados ordenam não eu mas o senhor que a mulher não se separe do.

17. Divórcio e novo casamento (1Co 7.10-16)

Marido mas se ela se separar que não se case de novo ou que se reconcilie com seu marido e que o marido não se divorcia e da sua esposa e aos outros digo eu não senhor se algum irmão estiver casado com a mulher não Crente e esta concorda em morar com ele não se divorcia dela e se uma mulher estiver casada com um homem não Crente e esse concordar em viver com ela que ela não se divorcie do marido porque o marido não crente é.

Santificado no convívio da esposa e a esposa não crente a santificada no convívio do marido crente se não fosse assim os filhos de vocês seriam impuros porém agora são santos Mas se eu não crente quiser separasse que Se separe Em tais casos não fica sujeito a servidão nenhum irmão nem a irmã Deus chamou vocês para viverem em paz pois você é uma mulher como sabe se Salvará o seu marido e você o marido Como sabe se salvará sua.

Mulher até aqui a leitura vamos orar como sempre fazemos pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreensão da palavra que ele mesmo inspirou sim Deus querido diante de ti nós nos prostramos diante dessa passagem que fala ao nosso coração e que reflete a situação de muitos irmãos e sobre a qual existe tanta controvérsia nós pedimos que o Senhor nos ajude ao.

Caminharmos pela pelas palavras que teu servo apóstolo Paulo escreveu sobre tua inspiração Queremos ser fiéis não queremos ensinar nada que o Senhor não tenha ensinado e também não queremos deixar de ensinar aquilo que o senhor ensinou portanto danos fidelidade dá-nos exatidão na exposição e que tua palavra seja usada pelo teu espírito santo no coração de todos que ouvirem em nome de Jesus amém.

Queridos vamos rapidamente fazer uma revisão daquilo que vimos até agora uma vez que o contexto é super importante para nós entendermos o texto que nós temos diante de nós nós chegamos naquela parte Chegamos na terceira grande parte da carta aos Coríntios a primeira parte capítulos de 1 a 4 Paulo tratou do problema dos partidos da divisão divisões na igreja e de objeções ao seu apostolado na segunda parte Capítulo 5 e 6 ele tratou de vários problemas de ordem moral que estava acontecendo na.

Igreja de Corinto um homem que está vivendo com sua madrasta um crente Processando o outro no tribunal e também crentes praticando a prostituição e o problema principal que era que essas pessoas não estavam sendo cuidadas e pastoreadas até disciplinadas como deveriam pela igreja e agora na terceira grande parte da carta Paulo Começa a responder algumas questões que foram enviadas pelos Coríntios através de uma carta.

E Paulo Começa a responder e as primeiras perguntas são a respeito do casamento ou do ficar solteiro ou do casar e o que é que Paulo pensava sobre essa situação ele responde aqui no Capítulo 7 depois no Capítulo 8 já são outras perguntas que nós veremos e por enquanto vamos a ter a essas questões aqui que fazem parte da carta né as perguntas que os Coríntios fizeram apóstolo Paulo nós vimos que eles tinham perguntas do tipo.

Se era melhor casar se ficar solteiro e quem era casado se podia se divorciar para poder servir a Deus melhor tudo isso por conta da influência daquela ideia de que o estado de solteiro era superior ao de casado que era resultado da influência do platonismo do dualismo grego como Geralmente se chama e a resposta de Paulo também levava em consideração os tempos difíceis que eram aqueles todo cristão no primeiro século estava sujeito a perseguição e perseguição grave forte e era mais fácil.

Você escapar e fugir da perseguição sozinho no caso se você fosse solteiro do que ter uma família então Em algumas situações era melhor ficar solteiro mesmo e também muita gente se sentia chamada a pregar nos campos missionários e considerando que era o cristianismo estava desbravando agora o mundo de então missionário solteiro seriam mais chance e mais oportunidade de servir do que se eles fossem casados então diante de toda essa.

Situação é que Paulo Responde às perguntas Elas têm um contexto é claro que os princípios que Paulo coloca aqui são Gerais serve para todas as épocas para os cristãos todas as culturas e servem para nós também Mas precisamos sempre ao definir os princípios fazer isso partindo do entendimento do que é que o que Paulo escreveu significou para os seus primeiros ouvintes Essa é a.

Regra número um de interpretação O que é que o autor quis dizer como é que os recipientes da carta no caso a igreja de Corinto teria entendido o apóstolo Paulo Porque somente a partir daí é que a gente pode estabelecer a doutrina ou princípio Central nós vimos na exposição anterior do verso primeiro até o verso 9 Paulo respondendo à questão do casar ou ficar solteiro e também se dava para fazer um abstinência unilateralmente um dos cônjuges resolver.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Esse abster do relacionamento sexual para servir a Deus melhor agora eu creio

    Que Paulo tá respondendo aqui duas questões a primeira delas é se crentes irmãos casados em Cristo Jesus se eles poderiam se separar para poder servir melhor a Deus talvez não quisesse ir para o campo missionário ou talvez os dois quisessem para o campo missionário mais situação diferente Ou qualquer outra situação eu sou casado com uma pessoa Crente e eu posso me.

    Separar para servir melhor a Deus servir melhor ao senhor ou seja a separação é legítima nesse caso a segunda pergunta é eu sou casado ou casada com uma pessoa descrente uma pessoa descrente e eu posso pelo fato dela ser descrente me separar para poder me consagrar mais a Deus porque não resta dúvida que se você tá casado com uma pessoa que não é crente você não vai ter a mesma facilidade o mesmo ânimo e o mesmo encorajamento para servir a Deus.

    Se seu cônjuge fosse crente Então nesse caso eu para servir a Deus melhor eu posso me separar do meu cônjuge uma vez que ele não é crente e assim eu posso me dedicar melhor ao Senhor você tem que lembrar que se essas perguntas elas podem parecer um pouco estranhas para nós e descabidas até mas não era no primeiro século havia um fervor espiritual muito grande um desejo de pregar o Evangelho o Pentecostes tinha acontecido fazia.

    Pouco tempo os apóstolos estavam vivos era um momento de grande efervescência espiritual e tinha muita gente que queria de fato servir a Deus de todo o coração estava disposto Inclusive a sacrificar o seu o seu casamento então aqui não tem nenhuma má intenção era o desejo de uma igreja que queria ser espiritual era uma igreja bem problemática mas nós apesar dos problemas da igreja Paulo nunca questionou o fato de que eles eram crentes de que eles eram servos de Deus.

    Apenas estavam estavam confusos e estavam seguindo padrões que eram padrões mundanos não haviam ainda aprendido A pensar como cristãos por isso que essas perguntas aparecem aqui então hoje à noite nós vamos ver a resposta que Paulo da para o caso do casal crente quando Ambos são crentes se pode haver separação tá e do verso 12 e do verso 13 perdão só o verso 12 e nós vamos ver perdão é 10 e 11 minhas anotações aqui tão meio carnavalescas aqui não consigo seguir.

    10 10 11 a primeira questão tá no caso de separação de dois de um casal crente ambos os crentes e do verso 12 até 16 no caso de crente casado com descrente Tá bom então primeiro lugar ao casado ou aos casados ambos crentes aos casados se por que que eu tô dizendo que esse aqui é para crente porque no verso 12 ele diz assim aos outros.

    Se algum irmão tiver casado com a mulher não crente etc então pressupõe que o que ele disse antes era para quem estava casado com crente tá então esses Versículos são para quem casado com crente aos casados ordeno não eu mas o senhor que a mulher não se separe do marido essa expressão de Paulo não eu mais o senhor não significa que autoridade com que Paulo está dizendo alguma coisa fora da autoridade de Cristo e fora da autorização ou da.

    Permissão de Cristo Jesus ele não tá falando por ele mesmo porque ele tá dizendo é simplesmente o seguinte o que eu vou falar aqui o Senhor Jesus não falou Mas isso não quer dizer que eu não tenho autoridade para fazer isso tanto é que no final do capítulo 7 ele como que faz uma ressalva quando ele diz assim no verso 40 e eu penso que também eu tenho o espírito de Deus então ele tem consciência de que ele tem o espírito.

    Santo que tá falando pelo Espírito Santo quando ele diz digo eu não o senhor é simplesmente que Jesus Cristo isso aqui é tá no verso 12 né é que Jesus Cristo nunca tinha falado sobre esse assunto e portanto quando ele diz ordeno não eu mais o senhor é porque ele tem uma palavra de Cristo sobre esse assunto isso porque as pessoas pegam essa passagem aqui e acham que Paulo aqui tá legislando sem autoridade de Cristo mas quando ele diz não eu mais o.

    Senhor ou o senhor mais não eu é porque se refere a

    Ditos de Jesus a respeito do assunto Jesus falou para a gente casada e no ambiente do Judaísmo onde não se passava pela cabeça que um membro de Israel o povo de Deus fosse casar com o Gentil um descrente os juDeus casavam entre si então Jesus já falou sobre esse assunto por isso que ele diz no verso 10 aos casados ordenam não eu mas o senhor e.

    Aqui Paulo se refere Sem dúvida O que Jesus ensinou em Mateus capítulo 19 quando os fariseus se aproximar o dele com uma pegadinha e perguntar se o homem pode se divorciar da sua mulher por qualquer motivo e o senhor Jesus Cristo Apelou para a escritura dizendo que No princípio Deus os fez homem e mulher e que aquilo que Deus uniu o Homem não separe os fariseus disseram sim mas Moisés mandou da carta de divórcio e Jesus disse somente por causa da dureza do.

    Coração de vocês mas eu digo a vocês quem deixar sua mulher e casar com outra comete Adultério a não ser em caso de relações sexuais ilícitas A não ser que tenha vindo adultério Se não houve Adultério e você se separa da sua mulher se você casa de novo Você vai cometer Adultério então Jesus já havia se posicionado a respeito disso ele já tinha falado a respeito disso dizendo.

    Que não é para separar não é a única exceção seria se houvesse Adultério cometido por um dos cônjuges e mesmo assim isso não obriga o divórcio possibilita abordagem que os pastores geralmente tomam pastores reformados geralmente tomam quando se deparam com caso de adultério não é dizer assim para pessoa que foi traída você pode pedir divórcio Vamos eu te ajudo vamos ali no cartório que eu já ajudo você a preparar os papéis e tudo mais não a gente.

    Procura a reconciliação a restauração do casamento mesmo que tenha havido o adultério é somente quando pela dureza de coração não se consegue perdoar não se consegue passar por cima e readiria confiança quando realmente não tem jeito é que com lágrimas nos olhos e dor no coração o divórcio pode ser pedido mas nunca é a primeira opção e não é o que nós queremos mesmo quando existe divórcio nós seguimos o que disse o.

    Senhor através do profeta Malaquias lá no capítulo 3 Eu odeio o re vídeo diz o senhor odeia o refúgio Deus odeia o divórcio não é o que ele queria não é o plano dele só pela dureza de coração porque depois da queda de Adão e Eva nós vivemos num mundo quebrado onde não existe solução perfeita é que Deus permitiu o divórcio naquela situação é o que Paulo explica que verso 10 aos casados ordenam não eu mas o senhor que.

    A mulher não se separe do marido ele tá começando com a mulher porque talvez foi uma pergunta que as mulheres de Corinto estavam fazendo né por isso que ele responde primeiro com a mulher mas se a mulher se separar que não se case de novo ou que se reconcilie com seu marido ok Não Case de novo ou se reconcilia com seu marido porque porque se não houve Adultério se ela casar de novo ela vai cometendo até mesma coisa o marido né.

    Veja o final do verso 11 e o marido não se divorcia e da sua esposa se divorciar duas opções ficar sem casar ou então se reconciliar com o marido ficar sem casar ou se reconciliar com o marido uma vez que não houve relação sexual ilícita que com todos os pesares última instância justificariam de voz então por isso que ele fala digo não eu mas o senhor Paulo tem uma palavra de Cristo a respeito do assunto e ele só repete o que Jesus diz em Mateus 19.

    Fazendo o acréscimo aqui como Apóstolo de Cristo Ele pode interpretar as palavras do Senhor ele aqui então faz esse acréscimo de que então a mulher ou não case ou que se reconcilia com seu marido mas agora chega na questão do crente casado com descrente sobre o qual Jesus nunca falou Jesus nunca tocou nesse assunto porque como eu disse o ministério de Jesus três anos foi entre os juDeus e ali sempre judeu casava com os judeu judeu o povo de Deus eram os servos de Deus era a família de Deus era igreja de Deus então só casava entre.

    Eles não tinha necessidade de Jesus dar uma palavra sobre isso porque não era o caso ali ele deixou isso para os apóstolos no caso de Paulo era diferente porque Paulo levou o evangelho ele era o apóstolo do gentios ele levou o evangelho para além das fronteiras de Israel foi pregar nas províncias do império romano e acontecia muito isso uma pessoa pessoas casadas uma se convertia mas o marido não ou então o marido se convertia e a esposa não se convertia Paulo está contemplando aqui uma situação de fato ele tá falando para que.

    Gente que já era casada e que o um com alguém que não era crente lembre que isso aqui é uma situação de Fronteira no primeiro século né não tem ainda aqui uma segunda geração de cristãos que aí eles vão depois de convertidos eles vão querer casar aqui geralmente era pessoal já adulto não é que já com a vida resolvida que se convertia os filhos deles é que.

    Iriam para essa segunda geração eu tô dizendo isso porque essa passagem ela não pode ser usada para justificar casamento misto Tem muita gente que vai pegar essa passagem para dizer aqui olha o apóstolo Paulo fala da possibilidade de um crente casar com descrente não Paulo não tá falando da possibilidade de um crente casar com descrente ele tá contemplando uma situação que já existe o ensino dele todo né aqui por exemplo no final primeiro aos Coríntios só para não deixar dúvida verso 39 a mulher está ligada ao seu.

    Marido enquanto ele vive mas se o marido morrer ela fica livre para casar com quem quiser mas somente no Senhor então é evidente que Paulo não tá ensinando aqui abrindo a porta para ele não tá estimulando o casamento misto o casamento quando chama o casamento misto eu sou a favor do casamento misto homem e mulher né então é misto mas quando eu falo misto aqui nesse contexto é crente com descrente né nesse caso eu não creio que a gente pode apoiar isso biblicamente da suporte ou dá apoio para.

    Esse tipo de atitude Vale também para quem tá namorando pensando em casar Tá mas também para quem tá namorando pensando em casar sobre isso Jesus nunca deu uma palavra por isso que Paulo no verso 12 diz assim aos outros que estão nessa outra situação digo eu não senhor digo eu não senhor se algum irmão tiver casado com a mulher não Crente e esta concorda em morar com ele não se divorcie dela e ele vai dizer.

    A mesma coisa com relação à mulher casada com um homem não crente no verso 13 se uma mulher estiver casada com homem não Crente e esse concorda em viver com ela que ela não se divorcia e do marido aqui o apóstolo Paulo dá uma resposta Onde fica claro que ele coloca a instituição do casamento antes da questão religiosa ele não permite que você desfaça o seu casamento por motivos de religião quero me separar do meu marido descrente para.

    Eu poder servir a Deus melhor não se ele consente em morar com você não se divorcia dele e também se for uma mulher se for um marido um homem casado com uma mulher descrente mesma coisa a mulher consente em morar com ele não abandone o casamento não pode ser desfeito por esses argumentos do tipo assim eu quero me dedicar mais a Deus eu quero servir a Deus melhor quero me separar para poder ir para igreja que meu marido me deixa ir para igreja tô.

    Criando meus filhos sozinho mas quem casou com ele quem casou com ele Ah mas eu casei no tempo da ignorância assim agora a irmã sabe a verdade Então Deus vai lhe dar graça Deus vai lhe dar sabedoria mas você não pode separar do seu marido só porque ele é descrente só porque ele é descrente e há casos de pessoas que não são crentes mas que não colocam qualquer dificuldade para para a parte crente exercer o seu o seu.

    Cristianismo e por isso que Paulo ele tem alguns argumentos aqui que ele vai colocar mas antes de eu contar uma experiência que eu passei por muitos anos atrás durante o meu primeiro Ministério aqui e ele tá pregando numa igreja aqui para o lado da Iputinga nem me lembro não é melhor até que eu não lembro mesmo e eu me lembro que eu falei sobre casamento alguma coisa assim e na saída veio um rapaz conversar comigo e disse.

    Pastor eu preciso da sua ajuda eu sou casado com a moça a minha esposa não é crente e Mas é uma pessoa que não se incomoda de ouvir a igreja e tudo mais eu me converti né me convertir depois de casado e mas ela não não se converteu ela não vem à igreja não gosta da igreja mas também não impede que eu venha não fica colocando dificuldade o problema Pastor aqui na igreja tem uma profetisa e toda vez que ela me vê ele diz assim ó.

    O senhor preparou uma varoa para você tá certo uma mulher crente para você larga essa incrédula porque o senhor preparou uma varoa para você esse pastor na minha igreja a gente acredita nisso e eu tô aqui confuso porque né Essa palavra é do espírito santo eu disse meu irmão vamos aqui primeiro Coríntios Capítulo 7 você quer que a bíblia inspirada por Deus crer inspirado pelo Espírito Santo creio então espírito santo não se contradiz meu irmão porque ele tá dizendo aqui.

    Pelo Apóstolo Paulo que se sua eu perguntei sua mulher constante viver com você e ele disse sim ela consente Então tá claro o espírito santo já falou não deixe a sua mulher Então eu imagino que a varoa preparada deve ser profetiza né ela que tá de olho no irmão alguma coisa desse tipo aí né porque mas o espírito santo já falou já falou três razões o apóstolo Paulo na verdade duas razões que o apóstolo Paulo coloca aqui para o.

    Descrente que permanece em casa não seja motivo para que o crente se a parte dele o primeiro é com relação a Santificação do descrente verso 14 porque o marido não crente o porquê aqui introduz a explicação de Paulo quando ele disse não Se separe se o descrente quiser porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente para entender.

    O que Paulo tá dizendo precisamos definir a palavra santificado aqui o sentido mais básico da palavra santificado do verbo santificar é separar é isso que ele significa curiosamente o verbo no grego o verbo aforismo que significa separar Se você pegar as letrinhas as consoantes você vai ver que são as mesmas consoantes da palavra fariseu FRS é a mesma são as mesmas consoantes da palavra grega para.

    Separar por que isso porque os fariseus surgiram Exatamente porque eles achavam que eles eram e separados separado de todo o restante do povo e portanto mais Santo mais justo diante de Deus não se misturavam com as demais camadas sociais e religiosas de Israel eles eram os fariseus separados é isso que a palavra quer dizer Paulo tá usando aqui essa.

    Palavra não no sentido ético como a gente costuma dizer usar não é santificar no sentido de você se tornar mais Santo mais puro fazer o bem detestar o mal andar nos caminhos de Deus tem uma vida de piedade de devoção Esse é um sentido que a palavra é usada no Novo Testamento mas o sentido em que ela é usada aqui é o seu sentido básico de separação quando Paulo diz que o marido descrente é santificado pela esposa crente ele não.

    Pode estar dizendo que sem ter passado pela Regeneração Novo Nascimento conversão e Mudança de Vida o descrente de alguma forma pode experimentar o processo de santificação porque não pode o processo de santificação ele sempre vem depois da conversão quem não é convertido não pode ser santificado quem não é nascido de novo ele não pode experimentar a Santificação que é esse processo gradual em que a gente cada vez.

    Mais mortifica o pecado e cada vez mais é feito semelhante a Jesus Cristo é um processo que vai durar a vida inteira mas vai durar na vida do crente descrente não experimenta Santificação ele pode virar religioso moralista Mas a verdadeira Santificação operada pelo Espírito Santo isso é somente para quem é regenerado Portanto o que Paulo tá dizendo aqui o que ele tá fazendo é usando a palavra santificado no sentido de separado e por isso quer dizer.

    Distinto distinto dos demais o marido não crente é santificado no convívio da esposa duas ilustrações do antigo testamento para ajudar você a entender melhor a ilustração melhor para isso é de José José do Egito depois que ele foi vendido pelos irmãos ele foi comprado por potifar lá no Egito aquele Nobre egípcio de grande riqueza e autoridade no Egito que o colocou depois de um depois de.

    Algum tempo né que José tava no Egito que o colocou a frente da sua casa e de todos os seus bens e Está Escrito Lá no livro de Gênesis que Deus abençoou potifar e a sua causa casa por causa de Moisés potifar foi separado dos demais egípcios por conta da presença do crente José e Deus abençoou potifar e abençoou toda a casa de potifar por causa do crente José outro exemplo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZbzygquXk9I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem