A VIDA DO JUSTO - Hernandes Dias Lopes

A VIDA DO JUSTO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes sejam todos muito bem-vindos acolhemos também a todas as pessoas que estão nos acompanhando a de forma virtual hoje nós vamos tratar do Salmo 112 peço que você abra sua Bíblia neste Salmo Salmo 112 Este é um Salmo anônimo nós não temos.

A VIDA DO JUSTO - Hernandes Dias Lopes

Definição de quem o escreveu Este é um Salmo acróstico e ele trata das bençãos prometidas aqueles que temem ao Senhor aqueles que obedecem os mandamentos de Deus então abra sua bíblia aí e vamos ler este belíssimo poema a que contém 10 versículos.

Tá escrito o seguinte Salmo 112 aleluia bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se comprais nos seus mandamentos a sua descendência será poderosa na terra será abençoada a geração dos justos na sua casa a prosperidade riqueza e a sua justiça permanece para sempre ao justo nasce luz nas trevas ele é.

Benigno misericordioso E justo ditoso o homem que se compadece e empresta ele defenderá a sua causa em juízo não será jamais abalado será tido em memória eterna não se atemoriza demais notícias o seu coração é firme confiante no Senhor o seu coração bem firmado não teme até ver cumprido nos seus adversários o seu desejo.

Distribui dar os pobres a sua justiça permanece para sempre e o seu poder se exaltará em Glória o perverso vê isso e se Raizes arranja os dentes e se consome o desejo dos perversos perecerá bom Vocês bem sabem que o maior livro da Bíblia é o livro de Salmos Alguém disse com muita razão.

Que Salmos fala a nós e salmos fala por nós é o livro dos cânticos das orações dos desejos dos lamentos das Dores das consolações do Povo de Deus certamente Salmos é o livro mais lido da Bíblia o livro mais utilizado nas liturgias dos.

Cultos o livro que recorremos nas horas de celebração o livro que recorremos nas horas das Lágrimas este livro Vocês bem sabem foi composto em cerca de mil anos temos salmos de Moisés que viveu 1500 anos antes de Cristo como Salmo 90 e temos Salmos pós cativeiro babilônico.

Corrida e no quinto século antes de Cristo como Salmo 126 este livro foi dividido como vocês também sabem em cinco livros o primeiro um ao 41 o segundo do 42 ao 72 o terceiro dos 73 a 89 o quarto do 90 o 106 e o quinto dos 107 ao 150 portanto.

Esse Salmo 112 está no quinto livro do saltério e ele vai tratar acerca da vida do justo e de certa forma um pouco parecido com o Salmo primeiro ele vai fazer um contraste entre a vida do justo e a vida do ímpio é bem verdade que o contraste não chega a ser tão eloquente quanto o Salmo primeiro Porque neste Salmo apenas o último verso.

O verso 10 é que fala da vida do ímpio e todo o restante do verso 1 ao verso 9 ele está tratando da vida do Justo mas certamente assim como justo no Salmo primeiro é como a árvore frondosa plantada junto à fonte frutífera abençoadora e o ímpio considerado como palha que o vento dispersa o justo sendo abençoado por Deus e o.

Ímpio não permanecendo na Assembleia dos Santos mas enfrentando o juízo Divino aqui ele contrasta o fato do justo ser abençoado por Deus e o ímpio vendo essa benção de Deus sobre o justo ficando muito raivoso a ponto de jerus dentes se enrizei e ver o desejo dos perversos é perecendo então eu gostaria que nós olhassemos esse texto tirando aqui então a primeira lição.

Primeiramente vamos ver a felicidade do Homem temente a Deus no verso primeiro tá escrito o seguinte Aleluia bem aventurado o homem que teme ao Senhor e se comprais os seus mandamentos Então aqui tem duas coisas dignas de destaque primeiro a causa da felicidade do justo tá escrito Aleluia bem aventurado o homem que teme ao Senhor esse termo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Vai retratar para nós que para o justo o louvor a Deus a exaltação a Deus o

    Cântico que Brota da alma a celebração que emana do coração não é algo pesado penoso pesado como que uma exigência que você cumpre de cara fechada porque tem que obedecer não adoração a Deus o louvor a Deus é exultação em Deus.

    Essa exclamação Aleluia louvado seja o nome do senhor é algo espontâneo livre leve prazeroso é o sentido da própria vida e notem vocês que o texto vai mostrar a causa da felicidade está no temor do senhor bem aventurado o homem que teme ao senhor agora o que é temer ao Senhor algumas pessoas defendem a interpretação de que temer a Deus é ter medo de Deus.

    Você tem que ter medo de Deus e no obstante devemos ter mesmo medo de Deus porque somos pequenos e ele é grande somos finitos ele é infinito somos limitados ele é soberano somos temporais ele é eterno somos os Réus e ele é o juiz então é preciso ter medo mesmo porém a palavra temer aqui não tem essa conotação mas tem a conotação de reverência.

    De você perceber que Deus é soberano e você depende dele e o propósito da vida é agradar a ele então eu vou ilustrar no plano humano Qual a postura que adequada de um filho em relação ao seu pai é ter medo do pai ou Respeitar o pai Por que que um filho não deva fazer coisa errada porque tem medo do castigo do pai ou porque quer agradar o pai.

    Qual é o medo que um filho deve ter é o medo de ser apanhado com a mão na botija cometendo o erro ou evitar o erro porque quero Honrar o pai bom eu acho que ficou Claro a resposta então Temer a Deus mas senti de que eu tenho medo de Deus me deu abordoada quando eu errar porque essa postura egoísta eu tô pensando em mim mas se o meu minha postura é de reverência é de respeito é de honra eu.

    Vou evitar o erro eu vou fugir do erro porque eu quero Honrar o meu pai eu não quero frustrar o meu pai eu não quero entristecer o meu pai eu quero Honrar o meu pai Essa é Essência desta verdade felizes ou bem-aventurado é o homem que teme ao Senhor Essa é a causa Então dessa felicidade na medida que você por temor ao Senhor foge daquele que é errado você é feliz agora qual é a evidência dessa felicidade tá aí no versículo.

    Primeiro Parte b a evidência é que você se comprais nos seus mandamentos os mandamentos de Deus diz a bíblia não são penosos mas são deleite então você não obedece porque você está debaixo de uma camisa de força você não obedece como alguém que está Obrigado com a espada na barriga para obedecer.

    Você obedece porque você se deleita você tem prazer você tem alegria a esta obediência é espontânea por você entender que na palavra de Deus tem uma fonte de vida tem um mapa que aponta o caminho da bem-aventurança eterna nas palavras do Salmo 119 Versículo 10 Esta palavra os mandamentos de Deus É melhor ter muito ouro depurado mais doce.

    Do que o mel e o destilar dos favos Esta palavra você aguarda no coração como Salmo 119 diz de que maneira poderão jovem guardar por o seu coração observando segundo a tua palavra e ele diz ainda mais no Versículo 11 guardo no coração a tua palavra para não pecar contra ti você guarda melhor coisa a palavra o melhor lugar o coração com o melhor propósito para não pecar contra Deus então na medida que você teme a.

    Deus a evidência disso De que você Temer a Deus é que você tem prazer e de leite

    Na palavra de Deus meus irmãos aqui nós temos um mapa que aponta para um tesouro inesgotável é lamentável que tendo um tesouro tão rico tem uma fonte tão inesgotável de deleite prazer muitos crentes ainda negligenciam o estudo e o exame da palavra de Deus eu recomendo a você a retomar a leitura da Bíblia nós estamos.

    No final de um ano as portas de um novo ano Quem sabe você renova o seu compromisso Deus eu quero no mínimo ler a minha Bíblia no ano próximo toda a Bíblia no ano no mínimo e eu posso ir durante uma coisa na medida em que você for estudando a Bíblia e examinando a Bíblia estudando a Bíblia uma fonte de alegria vai surgindo da sua vida Horizonte os novos vão se abrir diante dos seus pés porque é um deleite é um prazer estudar a palavra de Deus Bom segundo ponto que esse texto.

    Vai mostrar para nós são as bençãos especiais do homem que teme a Deus o homem bem aventurado e aqui o salmista Nós não sabemos que salmista que compositor compôs esse poema ele vai elencar sete bençãos especiais daquele que teme a Deus então vamos ver primeira benção Olha aí o Versículo 2 a sua descendência será poderosa na terra será abençoada a geração dos justos.

    Olha que coisa fantástica é você por Temer a Deus e guardar os seus mandamentos obedecer os seus mandamentos a primeira promessa tem a ver com seus filhos pastor geração com a sua descendência é todos vocês que são pais e mães aqui avós e avós sabem disso nós temos mais prazer em ver os nossos filhos avançando que nós avançando.

    Você tem uma dor nós queremos que a dor lateja em nós em vez de latejar nos filhos então não tem nada que você anseia Aspire mais na vida que vê seus filhos avançando progredindo crescendo sendo abençoados sendo bem sucedidos e esse texto está mostrando que quando você ama Deus em resposta à benção do eterno Deus vai abençoar a sua geração.

    Deus vai abençoar seus filhos Ou seja quando você semeia na relação com Deus Deus permite a você colher uma safra Bendita no futuro dos seus filhos quanto mais você andar com Deus mais a benção de Deus reverberar na vida de seus filhos obviamente o contrário também é verdade se nós não andarmos com Deus se nós não levamos Deus a sério se nós não tememos a Deus se nós desobedecemos os preceitos.

    De Deus quem vai colher essa safra maldita da desobediência seriam os nossos filhos a nossa descendência então gostaria só de Recordar alguns textos com vocês por exemplo Salmo 37 Versículo 25 e diz eu já fui moço agora já sou velho mas eu nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência a gente garupa é uma promessa de Deus para os seus filhos.

    Os seus descendentes por exemplo Salmo 127 a partir do verso 3 diz que herança do senhor são os filhos o fruto do ventre o seu galardão e mais os filhos são como Flechas na mão do guerreiro bem aventurado o homem que enche dele as suas esse deles as suas a sua aljava então Pense comigo nessa figura da Flash Tem três coisas que eu destaco aqui primeiro nenhum Guerreiro.

    Terceiriza para um outro soldado o uso das Flechas a flecha vai no guerreiro ele que carrega flash na hora que ia precisar a festa na mão dele então você não deve terceirizar a criação de seus filhos a educação de seus filhos educação dos seus filhos não compete ao estado compete a você é você que tem essa responsabilidade e você que tem esse dever mas mais do que isso é você que tem esse privilégio a flecha tem que estar na sua mão.

    O Guerreiro carrega as flechas nas costas e nós carregamos os nossos filhos no coração nos braços no bolso dos sonhos mas agora a segunda imagem da da Flecha é que nenhum Guerreiro desperdiça suas Flechas eu não estava jogando flecha para todo lado ele só joga flecha no alvo certo e ainda querendo dizer que nós devemos.

    Criar os nossos filhos com um propósito certo para glória de Deus para o bem da sociedade uma família Bem Aventurada é uma família que ajuda a estrutura e até estrutura social ajuda na ação para que ela progrida porque devolve a sociedade filhos Bem aventurados preparados para ser uma benção mas mais do que isso as flechas não são para serem guardadas.

    Para sempre são para ser lançadas o alvo certo o que significa isso nós não geramos e preparamos os filhos para nós nós geramos e preparamos filhos para a vida é muito comum às vezes dentro da cultura brasileira a questão dos clãs nasce um filho a gente dá uma esticadinha na casa dá uma puxadinha mais um quarto aí o filho casa a gente dá outra puxadinha e bota todo mundo junto e é outro filho casa o outro puxadinho bota todo mundo junto não é.

    Essa ideia bíblica essa ideia bíblica não aonde está popular no Brasil que diz que quem casa e a casa é melhor você morar numa meia água mas ter a independência de dar rumo a sua família do que você morar numa mansão com seu pai com a sua mãe porque agora é uma nova família é um novo núcleo é uma nova realidade precisa ter Novos Rumos e os pais prepara os filhos exatamente.

    A nossa Bíblia a palavra de Deus diz no Salmo 128 3 que os filhos são como rebentos da Oliveira ao redor da mesa essa ideia de vitalidade em outras palavras mesmo quando os filhos crescem mantém-se a união familiar a ideia não é de que eu jogo A Flecha e os filhos vão embora e nunca mais dão notícia e não tem mais unidade familiar e não tem mais comunhão não tão mais reunião ao redor da mesa os filhos são.

    Adultos mas a família permanece unida Coesa no mundo de tantas brigas de tantas violências de tantas disputas de tantas querelas de tantas divisões a família precisa ser um núcleo de União Isso é uma benção Prometida aqueles que temem a Deus segunda benção Prometida veja você no verso 3 3 A na sua casa.

    A prosperidade e riqueza é claro irmãos que prosperidade a riqueza no velho testamento tem uma conotação de dinheiro de bens materiais permanece tendo Mas quando você vai para o Novo Testamento prosperidade riqueza já ganha uma outra conotação já tem uma abrangência maior que se trata das bençãos espirituais então não importa hoje aqui quem está aqui a sua condição social se você mora.

    No apartamento de dois quartos se você mora no apartamento de quatro quartos se você mora numa casa pequena se você mora numa casa grande se você não tem carro se você tem carro se o seu carro é novo ou velho não importa se você tem mais de uma propriedade ou muitas propriedades Não importa se você tem muito dinheiro ou pouco dinheiro se você está em Cristo você é alguém Próspero Próspero porque lá em Provérbios diz que há muitos ricos pobres e há muitos pobres e.

    Ricos Há muitas pessoas que têm muito dinheiro e são Miseráveis o único que tem na vida dinheiro já dizia John Rockefeller o primeiro bilionário do mundo o homem mais pobre que eu conheço é o homem que só tem dinheiro se você tem Jesus você é muito rico por três razões primeiro lá em Deuteronômio Capítulo 33 verso 29.

    Diz feliz aos estudos Israel quem é como tu você faz parte do povo mais feliz da terra você foi escolhido por Deus você é filho de Deus você herdeiro de Deus você possui a herança eterna não tem dinheiro que pague essa riqueza segundo você é o povo faz parte por mais rico do mundo tá lá em Efésios 13.

    Onde Paulo dá Graças a Deus que você e eu somos abençoados com toda sorte de benção Celestial em Cristo Jesus Então você não vai ser abençoado não você já é abençoado com toda sorte de bens espiritual em Cristo Jesus nas regiões celestes mas em terceiro lugar você é muito próximo muito rico muito abençoado que você é detentor da maior esperança que tem no mundo Aviva a esperança lá em.

    Primeira de Pedro um 3 A viva a esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo tem muita gente hoje cheia de grana sem esperança nenhuma viveram a vida infeliz miserável só tem dinheiro mas você tem uma viva a esperança você não tem medo do amanhã você não tem medo do futuro você não tem medo da eternidade porque você aguarda e Guarda no coração essa poderosa e viva a esperança a esperança da Ressurreição de um novo corpo um corpo de Glória semelhante ao corpo da Glória do Senhor.

    Jesus Cristo você é muito rico você é muito abençoado você é muito próspero mas em terceiro lugar Você tem uma descendência abençoada você tem prosperidade material você tem prosperidade espiritual Olha o verso 3 parte B e a sua justiça permanece para sempre o que significa isso aqui o salmista já antecipa a gloriosa.

    Verdade tão é bem exposta então claramente exposta no Novo Testamento que a doutrina da justificação é claro que essa justiça que tá escrito aqui e a sua justiça permanece para sempre não é a sua justiça porque a Bíblia diz que não há nenhum homem justo nenhum sequer então a justiça que temos e que permanece para sempre não é a justiça própria é a justiça do justo imputado a você e a.

    Mim que somos injustos porque a grande verdade da doutrina da justificação irmãos é que Deus não justifica o justo Deus justifica o injusto Mas será que é justo justificar o injusto na verdade o que a Bíblia ensina é que embora eu sendo injusto quando eu creio naquele que é justo a justiça do justo é atribuída a mim que.

    Sou injusto E então sou declarado justo Diante Do justo do tribunal de Deus me permite explicar isso melhor quando o Paulo escreveu a sua segunda carta aos Coríntios Capítulo 5 a partir do verso 18 até o verso 21 ele vai dizer que houve nesse processo e para entrar com o Ato da justificação três coisas primeiro primeiro Deus não imputou aos homens as suas transgressões.

    A palavra imputar vem da palavra portuguesa imputação o que que é imputação é você colocar na conta de Deus para justificar você não colocou na sua conta a sua dívida seu pecado a sua transgressão porque se Deus fosse colocar na minha conta a minha dívida a minha dívida impagável Jesus ilustrou isso com a parábola do.

    Credor incompassivo E ele fala lá de uma dívida de um homem de 10 mil talentos e um talento São 35 kg de ouro 10.000 talentos são 350 mil quilos de ouro na época que o salário de um trabalhador era um Denário por dia para um homem ganhando um determinado por dia ajuntar 10.000 talentos ele teria que trabalhar 150 mil anos.

    Ou seja é um valor impossível é uma dívida impagável Essa é a dívida que você tem com Deus o que que Deus fez para justificar você primeira coisa que Deus fez Deus não colocou na sua conta a sua dívida mas colocou na conta de quem a Bíblia diz que aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós e diz a Bíblia que Deus lançou sobre o.

    Seu filho na cruz a iniquidade de todos nós ele foi feito o pecado por nós e o que que ele fez com a minha dívida ao ser levado para Cruz diz é Colossenses 2 14 que ele pegou esse escrito de dívida que era contra nós o anulou o rasgou o encravou na cruz e deu um brado tetelestai Está Consumado está pago aquele que crê em mim não deve mais nada Jesus pagou a sua dívida não com ouro.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vcSbfs4sNM0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem