09. A cura de um coxo de nascença (At 3.1-10)

09. A cura de um coxo de nascença (At 3.1-10) E nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Atos Capítulo 3 nós vamos o verso primeiro até o verso 10 onde temos o relato da cura de um cego de nascença lá em Jerusalém pelo Apóstolo Pedro somos a leitura Atos Capítulo 3 de 1 a 10 Pedro e João estavam se dirigindo ao templo para a oração das três horas da tarde estava sendo levado um homem coxo de nascença.

09. A cura de um coxo de nascença (At 3.1-10)

Que diariamente era colocado a porta do templo chamada Formosa para pedir esmolas aos que entravam quando ele viu Pedro e João que iam entrar no templo pediu que lhe dessem uma esmola Pedro fitando juntamente com João disse olhe para nós ele os olhava atentamente Esperando receber alguma coisa Pedro porém lhe disse não possuo nem prata Nem ouro mas o que tenho isso lhe dou em nome de Jesus Cristo Nazareno levante-se.

E ande e pegando na mão direita do homem ajudou a se levantar imediatamente os seus pés se tornozelo se firmaram e dando um salto ficou em pé começou a andar e entrou com eles no templo pulando e louvando a Deus todo povo viu o homem andando quando a Deus e reconheceram que ele era o mesmo que pedir esmolas sentado a porta formosa do templo e ficaram muito admirados e espantados com o que ele tinha acontecido Que milagre extraordinário não é nós.

Vamos meditar nele vamos pedir a graça de Deus para compreender o sentido o impacto de tudo isso para aquela época e também para nós hoje ó Deus tu és grandioso tu és o Deus do impossível Deus que faz as maravilhas Deus que atende essa oração do teu servo para ti numa coisa difícil demais nós pedimos que o Senhor nos ajude a compreender esse milagre a sua realização e propósito e de que maneira.

Senhor tudo isso se relaciona conosco hoje ajuda senhor cada um de nós a compreender a tua palavra e viver de acordo com ela em nome de Jesus amém tudo bem irmãos ainda só pedindo o nosso pessoal da técnica por favor para jogar o relógio ali para que eu não passe muito do tempo muito bem queridos nós estamos aqui diante de um dos Milagres mais extraordinários narrados do livro de Atos feito pelos Apóstolos a mensagem.

Anterior nós vimos que na descrição que Lucas deu da Igreja Primitiva ele incluiu que os apóstolos faziam muitos sinais e prodígios e que tinham como efeito produzir temor e consciência da presença de Deus no meio da igreja naquele período Além de que os milagres serviam também para testar que os apóstolos eram enviados de Deus e que a mensagem que eles estavam pregando era a mensagem de Deus porque ninguém podia fazer aqueles sinais e prodígios se Deus.

Não estivesse com eles e aqui nós vamos ver o destaque que Lucas ao escrever o livro de Atos dá a um desses Milagres em particular que foi a cura desse homem coxo de nascença eu creio que muitos outros milagres de forma similar foram feitos pelos Apóstolos mas esse em particular ele vai abrir a oportunidade para que Pedro pregue o seu segundo sermão lá no templo e é por isso que ele.

Foi destacado de entre os demais muitos sinais e prodígios que eram feitos pelos Apóstolos ali em Jerusalém depois do dia de Pentecostes vamos começar vendo aqui a ocasião em que esse milagre aconteceu versos de 1 a 3 Nós lemos aí no verso primeiro que isso aconteceu quando Pedro e João estavam indo orar no templo verso 1 Pedro e João estavam se dirigindo ao templo para a oração das três horas da.

Tarde como nós já Vimos a igreja cristã que nasceu ali em Jerusalém ela era uma igreja que nasceu entre os juDeus os primeiros convertidos Eram todos os juDeus os apóstolos Eram todos juDeus e como juDeus eles continuaram um tempo a perseverar na prática de vários dos costumes judaicos e como por exemplo ir ao templo três vezes ao dia para orar Essa era uma prática judaica.

E as orações eram às 9 horas da manhã às 3 horas da tarde e às 18 horas no final do dia em duas dessas ocasiões havia os sacrifícios o sacrifício da manhã que era às 9 horas da manhã e o sacrifício da tarde às 3 horas da tarde e É nesse horário às 3 horas da tarde que Pedro e João estão subindo ao templo não para oferecer sacrifícios mas para orar a Deus uma vez que eles eram juDeus e a.

Casa de oração dos juDeus era o templo e provavelmente para testemunhar para pregar o Evangelho a gente deduz isso pelo fato de que eram dois né e Jesus quando os mandou em missão algum tempo antes Jesus nos mandou de dois em dois talvez porque na lei mosaica qualquer coisa para ser confirmada precisava ter o depoimento de pelo menos duas ou três testemunhas então era prática de Jesus era mandar os.

Seus discípulos em duplas dentro do costume judaico e aqui Pedro e João estão subindo juntos ao templo como juDeus que eram na hora da oração da tarde 3 horas da tarde para orar e aproveitar alguma oportunidade para pregar o Evangelho como efetivamente vai acontecer embora de uma maneira que eles não esperavam Então essa foi a ocasião em que ele em que o milagre aconteceu aqui nos informaram no Versículo 2 por.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Lucas que todo dia era levado um homem coxo de nascença

    Lá para uma das portas do templo para pedir esmolas Lemos aí no verso 2 estava ao mesmo tempo né Parece que era aconteceu que na hora que Pedro e João estava se dirigindo ao templo para oração das 3 horas da tarde estava sendo levado um homem coxo de nascença que diariamente era colocado a porta do templo chamada Formosa para pedir esmolas aos que entravam provavelmente.

    Os familiares do homem faziam isso eles não é quem mais né poderia fazer isso são milhares do homem e aqui o levavam todo dia naquele local e ele ficava ao lado da porta formosa provavelmente nos horários de oração nos três horários que era um momento de maior fluxo que um número enorme né grande de pessoas entrava ali para oferecer sacrifícios para orar e trazer esmolas e ofertas.

    Para a casa de Deus essas coisas faziam parte da espiritualidade do Povo judaico e o homem então era colocado ali a entrada da ao lado da porta formosa e ele geralmente essas portas elas ficam tinham uns batentes né e elas ficavam mais em cima e elas lavam acesso ao átrio mais interior do templo onde estava o altar de sacrifícios onde estava a mesa com os pães da proposição.

    E também o altar de incenso e havia várias portas por onde você podia acessar lá aquele local e essa porta formosa é também era uma das portas mais mais conhecidas da época mais bonitas da época feita de bronze e também conhecida como a porta de Nicanor era uma das portas mais frequentadas de maneira que o homem estava localizado bem no lugar certo você sabe como os pedintes ele sabe.

    Escolher exatamente os locais onde passa a gente senão não adianta né pedir esmola no deserto Então esse homem era colocado nessa posição estratégica e isso diz aqui o texto né é que ele era colocado diariamente ali e já fazia muito tempo e o homem era conhecido de toda cidade nós vamos ler no capítulo 4 verso 22 que ele tinha mais de 40 anos então provavelmente aí a maior parte da vida dele foi passada ali ao lado da porta formosa era conhecido de quase toda.

    Jerusalém todo mundo sabia quem era o coxo da porta formosa e quando ele viu os dois Apóstolos quando ele viu Pedro e João entrando né subindo ele pedia pedir uma esmola como ele tava acostumado a fazer né já tava cansado de repetir aquele ele ele aquilo né Ele repetia quase que sem pensar no pedido de uma esmola e nós lemos aí do verso 4 ao verso 8 que ele ganhou muito mais do que isso houve esse momento extraordinário essa.

    Manifestação do poder de Deus que Lemos agora a partir do verso 4 Pedro ao ouvir o homem pedir uma esmola ele pede que o cocho olhe para ele para eles verso 4 Pedro fitando olhando para ele juntamente com João disse Olhe Para Nós provavelmente como eu já disse porque o homem tava lá né ele tinha mais de 40 anos era constitui de nascença passou a vida toda ali pedir esmolas era uma coisa que ele fazia sem nem olhar.

    Para as pessoas né era algo habitual e ali Pedro quer marcar quer estabelecer um contato com ele né diz olha para nós ele quer que o homem preste atenção naquilo que vai acontecer em seguida curioso é que Pedro e João já tinha passado por esse homem pelo menos dezenas de vezes depois do dia de Pentecostes não era a primeira vez que eles passavam ali e não era a primeira vez que aquele homem pedia uma esmola mas é que aqui nesse momento nesse dia em particular.

    Pedro soube que era a hora de curar aquele homem os apóstolos não curavam quando eles queriam eles curavam pelo poder do Espírito Santo é por isso que eles nunca marcaram reunião de oração antecipada né reunião de cura antecipada como é como hoje venha quarta-feira que vai ter cura você não encontra isso no Novo Testamento não tem reunião de cura marcada com antecedência porque eles não sabiam com nenhum curar já que o poder de curar não estava neles mas estava no Espírito Santo eles não.

    Tinham domínio sobre o Espírito Santo Espírito Santo é que os dominava Então mas naquele dia em particular aquele

    Homem ao pedir como sempre tinha pedido e com certeza não era a primeira vez que Pedro João encontravam aquele homem Pedro sente que Deus quer curar aquele homem e diz Então olha para nós e o texto nos diz aí no verso 5 que o homem olhava atentamente Esperando receber alguma coisa ninguém nunca fazia isso né geralmente ele pediu esmola o pessoal.

    Dava ninguém nem olhava para a cara do outro né todo mundo entrando no templo mas ali com aquela palavra olha para nós o homem olhou e disse Opa tá vindo aí uma esmola Generosa né e é curioso que esse homem não tinha Fé ele não pediu para ser curado e a gente às vezes atrelas curas a fé das pessoas doentes e das pessoas que foram curadas Mas aqui é um dos vários exemplos Um Novo Testamento que nem sempre a cura da.

    Pessoa dependia da sua fé Deus tem um propósito maior que ultrapassava a capacidade da pessoa em crer algumas vezes a fé exigida mas não aqui esse homem esperava no máximo receber uma oferta Generosa além daquelas moedas ou sei mais o que que ele recebia ali naquele instante Pedro então uma vez que conseguiu a atenção do homem o homem agora tá olhando para ele né Tudo parou não é aconteceu esse contato que não era.

    Comum aí Pedro então diz para ele no verso 6 não possuo nem prata Nem ouro mas o que tenho isso lhe dou em nome de Jesus Cristo Nazareno levante-se e ande no capítulo ante Nós lemos que a Igreja Primitiva a igreja apostólica era extremamente Generosa que os irmãos chegavam a vender propriedades para ajudar os que tinham necessidade o leitor então poderia esperar que esse era o momento em que Pedro e João né.

    Diante de toda generosidade que havia sido mostrada no capítulo 2 eles iriam fazer uma oferta Generosa para aquele pobre homem coxo de nascença ali mas Pedro dizer não tenho prata Nem ouro eu não tenho nada ele era um pescador que vivia na dependência daquilo das esmolas que o pessoal colocava na bolsa do colégio apostólico né porque era assim que Jesus e os seus discípulos se sustentavam eles tinham uma bolsa.

    Inclusive Judas eram tesoureiro né encarregado de de cuidar daquele dinheiro e o evangelho de João diz que Judas de vez em quando tirava dinheiro de lá né tirava dinheiro de lá então e Pedro tinha uma profissão que era pescador mas fazia três anos que ele não exercia mais aquela profissão ele tinha largado tudo para seguir Jesus e realmente ele não tinha nada ele não tinha nada nem ele nem João que também era Pescador e era seu companheiro ali então ele disse para o homem eu sei que você tá esperando prata e ouro alguma coisa mas nós não.

    Temos absolutamente nada disso mas eu tenho outra coisa o que eu tenho eu vou dar a você e aí aquela palavra de comando aqui você vê o dom de curar em operação É o comando em nome de Jesus Cristo Nazareno levanta-te e anda e junto com esse comando de Pedro vai o poder espiritual necessário para curar aquele homem para efetuar aquilo que é dito.

    O dom de cura funciona assim a pessoa que tinha o dom de cura ela comandava a cura e acontecia imediatamente imediatamente é diferente de você orar e pedir para Deus me curar Deus pode lhe curar ou não ele pode atender sua oração não mas o dom de cura comanda em nome de Jesus levanta e anda e acontece quando o dom de cura é Genuíno de fato ele produz o efeito ele produz o resultado do comando dado como.

    Nós vemos aqui Pedro ordena e o deficiente se levanta e é curioso que Pedro se refere a Jesus aqui como Jesus Cristo o Nazareno porque esse era o nome com que Jesus Era conhecido em Jerusalém Jesus de Nazaré era assim que ele era conhecido ali então por isso que ele usa esse nome popular de Jesus ali em Jerusalém ele quer deixar claro que aquela cura embora.

    Ele esteja ordenando mas ele está ordenando em nome de Jesus para deixar claro que não é ele Pedro que está curando ele não tem poder para curar ninguém mas é o poder que vem através do nome de Jesus em nome de Jesus então que ele dá esse comando e que cura o homem imediatamente Lemos no verso 7 que Pedro pega o homem pela mão direita dele e o ajuda a se levantar e na linguagem médica é interessante você perceber aqui a mão do.

    Médico né Lucas escreve que imediatamente os seus pés e tornozelos se firmaram literalmente no grego os ossos dos artelhos é uma linguagem técnica para se referir aqui é o tornozelo né imediatamente aquilo se firmou porque esse era o problema dele ele nasceu com um problema ali naquela região na hora que Pedro dá o comando pelo poder de Deus em nome de Jesus então o poder de Deus conserta os ossos são colocados no lugar.

    Os tendões são fortalecidos os músculos são fortalecidos e o homem então imediatamente Pedro Puxa um homem para cima e o homem já cai pulando né diz aí o verso 8 dando um salto ficou em pé começou a andar e entrou com eles no templo pulando e louvando a Deus esse que nasceu coxo nasceu especial com uma deficiência não podia andar Nunca andou na vida e agora ele tá pulando está saltitando de felicidade ali Lucas usa.

    Essas expressões para mostrar que a cura foi completa ele não ficou assim mancando né andando mancando como a gente vê as vezes aconteceu algumas curas né não o homem já pulou e já tava saltando dando cambalhota salto mortal triplo para trás fazendo toda aquela confusão né todo esse relato aqui é para deixar claro que a cura foi completa inteirinha ficou faltando nada O homem tava bom não tinha nada mais.

    De errado com ele ele é curado imediatamente e começa a louvar a Deus em alta voz e nos diz aí o verso 8 que ele entra com Pedro e João no templo pela primeira vez na sua vida não tá dito aqui no texto mas na lei de Moisés está escrito que nenhum aleijado podia entrar no templo de Deus esse homem passou a vida toda dele na porta mas ele não podia entrar porque ele.

    Tinha aquela deficiência mas agora que ele foi curado ele entra no templo pela primeira vez feliz da vida louvando a Deus louvando a Deus porque recebeu muito mais do que ele jamais havia pensado imagina surpresa dele não esperava isso né quando disse quando Pedro disse olha para nós ele imaginou uma oferta grande uma esmola grande mas agora de repente ele se vê completamente curado E isso chamou a.

    Atenção imediata daquela multidão daquele daquela aglomeração de pessoas que tava entrando no templo para oração das três horas da tarde e para ver os sacrifícios de animais e também participar na entrega dos seus próprios sacrifícios dízimos e ofertas nós vemos aí do verso 9 até o verso 10 a respeito da reação do Povo ali Lucas nos diz no final do verso 10 que todos ficaram muito admirados e.

    Espantados com que ele tinha acontecido porque aquilo não era uma coisa que acontecia todo dia apesar de que aquele era o templo de Deus ali estava o altar de Deus sacrifícios eram feitos a Deus os sacerdotes eram os sacerdotes de Deus mas esse tipo de coisa não acontecia todo dia aliás ele só tinham visto isso acontecer pouco tempo antes dois meses antes um.

    Mês e pouco antes através das mãos de um profeta chamado Jesus de Nazaré e agora tava acontecendo de novo o povo tava muito espantado com aquele tipo de coisa tem uma história eu não sei se é verdadeira que uma certa ocasião Tomás de Aquino foi visitar rumo um grande teólogo da idade média Herval e ele foi visitar ruma que era famosa pela opulência pela riqueza e o Papa recebeu e saiu.

    Mostrando né a Tomás de Aquino todas as riquezas toda a beleza do lado do tempo eu acertar a altura o Papa virou para virou para Tomás de Aquino e disse é Pedro não pode mais dizer não tenho ouro nem prata Tomás de Aquino respondeu e nem dizer levanta-te anda a igreja tinha perdido o seu poder espiritual durante a idade média daí essa expressão de Tomás de Aquino.

    O povo tava espantado porque não tava acostumado a ver aquilo e os seguintes fatores serviram para causar esse Impacto e esse espanto tudo muito bem calculado primeiro o homem que foi curado era conhecido de todos Esse é o primeiro grande ponto aqui que o texto enfatiza esse homem ele era conhecido de todos porque ele era levado ele tinha mais de 40 anos e a gente não.

    Sabe a partir de que idade ele tinha sido levado para pedir esmolas ali no tempo então vamos dizer que com 10 anos de idade então fazia pelo menos 30 anos que aquele homem estava ali pedindo esmolas na porta mais movimentada do tempo Então ele era conhecido era Provavelmente o mendigo mais conhecido de Jerusalém todo mundo reconhecia dizendo é ele mesmo eu sei quem é esse homem esse homem aqui eu mesmo já dei.

    Esmola para ele várias vezes ele tá assim ó há anos eu conheço os pais dele ele nasceu desse jeito como é que agora ele tá pulando então o primeiro lugar esse milagre foi feito numa pessoa que era conhecida eu tô enfatizando isso porque às vezes milagres são reportados curas são ditas eu não tô querendo desacreditar que Deus não tô dizendo que Deus não faz coisas hoje mas eu tô dizendo que às vezes é muito estranho né que são pessoas que ninguém sabe de onde.

    Veio nem para onde vão ninguém conhece ninguém sabe onde mora é eu a gente conhece os mendigos de Recife Praticamente em todo o sinal né eu sei de uma aqui perto muito famosa aqui no quatro cantos né uma magrinha lá ela pede já muitos anos né Todo mundo se um dia acontecer alguma coisa com ela vou reconhecer na hora esse homem era conhecido de toda Jerusalém e foi nele que esse milagre aconteceu segundo ele era coxo de nascença.

    O que torna ainda para Deus não é impossível mas humanamente falando era uma coisa que ele nasceu assim não era por exemplo um acidente que aconteceu com ele depois ou a doença depois que poderia ter sido tratado ter cura ele poderia ter ficado bom não ele já nasceu daquele jeito já nasceu daquela forma terceiro local onde o milagre aconteceu era no local mais público de Jerusalém que era a entrada Formosa do tempo era o local mais público mais visível de.

    Jerusalém não foi feito as ocultas no local secreto com pouca gente testemunhando não foi feita diante dos olhos de toda a população quarto lugar foi feito na hora mais estratégica que era a hora da oração da tarde a hora dos sacrifícios em que o povo entrava ali no templo para ver os sacrifícios para oferecer sacrifício para orar a Deus então foi escolhido foi na hora.

    Mas em que o milagre teria maior repercussão e mais teria maior visibilidade e por fim a maneira como a cura foi feita uma palavra ou seja pela palavra palavras do apóstolo Pedro não foi feito o ritual não foi feita nenhuma cerimônia não porque tinha curandeiros naquela época tinha gente que usava poções mágicas tinha gente que usava pastas um.

    Guentos ervas Caldos tinha receitas era sempre teve esse tipo de gente mas Pedro não usa absolutamente de nada disso ele apenas dá um comando em nome de Jesus levanta-te e anda e na mesma hora o homem fica bom o seu defeito de nascença é corrigido como se nunca tivesse acontecido a prova é que o homem fica pulando e saltando e entra no templo pela primeira vez era.

    Evidente para toda Jerusalém que um verdadeiro milagre havia acontecido diante dos seus próprios olhos era impossível negar era impossível não tinha não tinha como explicar tipo assim foi uma ilusão não porque o homem tava ali todo mundo conhecia é uma falsificação Não é esse cara tá aí há 30 anos todo mundo conhece ele é charlatanismo não é o homem tá pulando tá pulando aí ou então algum outro poder extraordinário eles.

    Não podiam negar não era um poder extraordinário porque tinha sido feito em nome de Jesus Cristo Satanás Com certeza não era não é que fez aquilo aquilo foi feito em nome de Jesus o Nazareno então era um milagre incontestável é assim que o dom verdadeiro de cura funciona o dom verdadeiro de cura é assim é assim que nós encontramos um novo testamento e tudo isso prepara o terreno para o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GxsbOisLK-Y

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem