07. A queda do homem (Gn 3.1-13)

07. A queda do homem (Gn 3.1-13) Queridos abramos a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 3 Gênesis Capítulo 3 Nós faremos a leitura do verso primeiro até o verso 13 estamos a leitura Gênesis Capítulo 3 de um a 13 mas a serpente mais astuta de que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito disse a mulher é verdade que Deus disse não como do fruto de nenhuma árvore do jardim.

07. A queda do homem (Gn 3.1-13)

A mulher respondeu a serpente do fruto das árvores do Jardim podemos comer mas do fruto da árvore que está no meio do Jardim Deus disse vocês não devem comer dele nem tocar nele para que não venham a morrer então a serpente disse a mulher é certo que vocês não morrerão porque Deus sabe que no dia em que dele comerem os olhos de vocês se abriram e como Deus vocês serão conhecedores do bem e do mal.

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento tomou do seu fruto e comeu e deu também ao marido e ele comeu Então os olhos de ambos se abriram e percebendo que estavam luz costuraram folhas de Figueira e fizeram cintas para si ao ouvirem a voz do Senhor Deus que andava no Jardim quando soprava o vento suave da tarde o homem e.

Sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim e o Senhor Deus chamou o homem Ele perguntou onde você está Ele respondeu ouvir a tua voz no jardim e porque estava não tive medo e me escondi Deus perguntou quem me disse que você estava no você comeu da árvore da qual ordenei que não comesse então o homem disse a mulher que me deste para estar comigo ela me deu da árvore e eu comi Então o.

Senhor Deus disse a mulher que é isso que você fez a mulher respondeu a serpente me enganou e eu comi até aqui a leitura da palavra de Deus nós vamos orar mais uma vez pedindo que nosso Deus nos ajude a compreender todo o significado dessa passagem que nós acabamos de sim pai nós estamos suplicando ao senhor agora a iluminação do Espírito Santo que o Senhor nos declareza que o Senhor nos dê compreensão e tudo que se passa aqui não.

Só do significado desse texto mas o que é que ele representa para nós hoje nós Oramos que ao abrir a palavra e fazer a exposição tem espírito santo clareia o entendimento daqueles que ouvem e que o senhor opera em seus corações conforme teu desejo teu propósito em nome de Jesus amém Cristo nós estamos diante de um dos mais importantes capítulos da Bíblia.

Sem o relato que nós temos aqui nós seríamos incapazes de saber primeiro a causa da maldade da perversidade generalizada das pessoas segundo a experiência Universal do sofrimento da dor e da doença e terceiro a realidade da morte para todos de onde vem estas coisas Qual a origem delas porque que a humanidade é assim por que que nós sofremos morremos passamos por tantas dificuldades.

No capítulo anterior Moisés havia feito um relato detalhado da bondade de Deus para com um homem que ele havia criado a começar de um jardim maravilhoso que plantou para ele e em seguida lhe dando uma companheira lidando uma Auxiliadora que era semelhante a ele entretanto o Mesmo Diante de tanta benevolência Nós lemos horrorizados aqui a grande ingratidão do homem e da sua mulher para com o criador tão bondoso e.

Tão generoso queremos então entrar nessa noite nesse capítulo que eu já disse é provavelmente um dos mais importantes capítulos da Bíblia vendo a primeira parte da narrativa onde a serpente tenta a mulher em seguida a mulher convence o marido os dois desobedecem a Deus e depois Deus vem ao encontro deles para questioná-los comecemos então com a.

Entrada da serpente no Jardim do Éden tentando a mulher aí dos versos 1 a 5 peço primeiro mas a serpente mas astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito disse a mulher mas aqui nota que o verso começa com Mas é porque o que vai acontecer está em contraste Conquista dito antes que o homem e a mulher estava nos e não se envergonhava eles estavam no estado de Inocência de Pureza mas isso dia de.

Terminar logo em seguida e o processo de queda começa com a presença o aparecimento dessa serpente lá no meio do Jardim Note que Moisés se refere a ela como sendo um animal selvagem ela era a mais astuta de todos os animais selvagens e é evidentemente é claro quando a gente lê esse texto a gente pensaria que Moisés deveria ter a classificado como entre os.

Animais que rastejam sobre a terra mas aqui provavelmente essas a serpente é essa altura era um animal diferente daquele que hoje nós conhecemos como cobra ele não tava classificado entre os que se arrastam na terra ainda não isso vai acontecer como parte do juízo de Deus sobre esse animal o que Moisés diz aqui é que ela era astuta havia sido criada por Deus e era de todos os animais selvagens o animal mais astuto quer dizer mais esperto mais Sagaz E.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Essa sagacidade era alguma coisa natural até aqui esse momento nós não temos

    Nenhuma indicação que essa astúcia ela era maliciosa era um animal muito esperto com relação aos outros Deus o havia criado dessa forma e talvez foi por isso que ele foi escolhido por esses poderes que estavam entrando ali no jardim Exatamente porque era um animal mais esperto e serviria perfeitamente aos propósitos desses poderes malignos que são apresentados aqui no texto.

    O apóstolo Paulo se refere a essa passagem na segunda carta que ele escreve aos Coríntios Capítulo 11 verso 3 dizendo assim a serpente com a sua astúcia enganou Eva fazendo uma leitura histórica disso aqui eu fiz questão de dizer isso no começo porque a reação de muitos quando chegam aqui nesse capítulo é dizer assim mas vocês acreditam mesmo que cobra falava que bicho falava vocês acreditam nessas coisas bem o meu problema não é com Gênesis Capítulo 3 meu problema é com Gênesis Capítulo 1.

    Verso 1 No princípio criou Deus os céus e a terra se você aceita isso meu amigo o resto é tranquilo para um Deus que do nada e pela sua palavra criou o universo Qual o problema dele fazer um bicho falar Então seu problema não é com Gênesis 3 um bicho falando o seu problema com Gênesis 1 verso primeiro No princípio criou Deus e os céus e a terra se Deus é o que a Bíblia diz que ele é qual é o problema de Gênesis 3 Qual o problema de Jonas.

    Passar três dias e três noites no ventre de um peixe com a dificuldade então o problema não é com os milagres bíblicos as pessoas que levantam essas dificuldades eles o problema deles não é com a Bíblia no final o problema deles é com Deus é com o Deus que nos é apresentar uma escritura porque se ele é aquele de Gênesis 1 você não devia ter problema nenhum aqui com Gênesis 3 não devia esse Deus criou os animais criou esse animal esperto Sagaz e ele então serve.

    De canal para poderes espirituais malignos que nós vamos ver mais adiante penetra no jardim a mulher Então se dirige perdão a serpente Então se dirige a mulher e começa a falar com a mulher mas não sabemos quanto tempo isso ocorreu desde a criação da mulher pode ter passado Alguns alguns meses dias não sabemos e também não é dito porque é que a serpente escolheu conversar com a mulher é claro que tem as interpretações mas.

    Não vamos cair na armadilha de aceitar nenhuma delas que a mulher é mais fraca que a mulher é mais vulnerável que a mulher assim acredita mais nas coisas do que o homem não é o homem mais racional a Bíblia não dá nem nosso gestão de que foi por essa razão na verdade diz que Deus criou o homem e a mulher iguais Ambos são a sua imagem e semelhança então não creio que a razão foi por isso mas o que foi também não nos é dito qualquer forma foi quem a serpente.

    Escolheu para primeiro tentar e aqui você tem a primeira indicação de que não se tratava de uma serpente comum era o fato de que ela podia falar com a mulher alguma coisa havia acontecido então para que a ordem natural da criação fosse quebrada porque até aqui os únicos seres que foram feitos a imagem e semelhança de Deus e que portanto tinham poder de comunicação era um homem sua mulher e de repente aparece um animal selvagem com a capacidade de raciocínio.

    De argumentação e de persuasão então de onde vem isso Moisés não nos diz mas é a primeira indicação de que essa não era uma serpente comum não eram a serpente comum em seguida a serpente questiona a ordem de Deus uma vez que ela ganhou a atenção da mulher ela faz essa pergunta que está aí no verso final do verso primeiro é verdade que Deus disse não comam do fruto de nenhuma árvore do Jardim essa.

    Pergunta revela que a serpente tinha conhecimento da ordem ela tinha conhecimento disso de alguma forma ela estava lá naquele dia que Deus ao criar o homem apresentou-lhe árvore do conhecimento do bem e do mal e disse você pode comer livremente de tudo isso mas da árvore do conhecimento do bem e do mal que está no centro do Jardim você não vai comer porque no dia que você comer você vai morrer esse bicho aqui de alguma forma tinha conhecimento disso ele sabia da ordem que Deus havia dado e portanto a.

    Sua pergunta aqui ela é capciosa e ela revela uma ignorância Fingida

    Deus disse é verdade que Deus disse não comam do fruto de nenhuma árvore do Jardim do tipo assim Deus proibiu vocês de comerem de todas as árvores do Jardim é isso é isso que ele disse é verdade isso o alvo é vidente a serpente queria lançar dúvidas na mente da mulher acerca.

    Da bondade de Deus sobre a qual não devia pairar nenhum questionamento diante de toda Fartura de toda misericórdia que Deus tinha mandado entretanto foi por aqui o ângulo de ataque questionar inicialmente lançar dúvidas sobre a bondade de Deus mais uma indicação de que isso aqui não era uma serpente comum era alguma coisa tinha acontecido e a mulher então cai na armadilha respondendo a serpente sem suspeitar do.

    Fato curioso inédito de ver um bicho falando a princípio ela tenta estabelecer a verdade sobre a ordem de Deus no verso 2 a mulher respondeu a serpente do fruto das árvores do Jardim nós podemos comer ela ele disse ela diz não é de fato Deus permitiu que nós comessemos as frutas de qualquer árvore do jardim mas havia somente uma exceção diz a mulher agora no verso 3 do fruto da.

    Árvore que está do meio do Jardim Deus disse vocês não devem comer dele nem tocar nele para que não venham a morrer a mulher ainda tentativa de resguardar a verdade de Deus ela diz É verdade Deus diz que a gente pode comer de todas as árvores mas também é verdade que ele proibiu que nós comessemos de uma árvore em particular na verdade ele até disse não toque na árvore e aqui a mulher já começa a descarregar porque Deus dia tinha dito vocês estão proibidos de comer não disse que vocês.

    São proibidos de tocar muito embora essa altura a gente não devo atribuir a mulher nenhum sentimento maldoso ela provavelmente no zelo de defender Deus dá suspeita que a serpente levantou ela disse olha ele nós podemos comer nem tocar né como dizendo assim eu não quero nem chegar perto mas ao fazer isso ela já Altera a palavra de Deus ela já muda acrescenta ao que Deus havia dito então a serpente contradize de maneira direta a.

    Ordem de Deus encorajada pela receptividade da mulher tá claro aqui a essa altura que a mulher já entrou a conversa Já foi longe demais e devia não devia nem ter começado não devia nem ter começado mas agora a conversa Já foi longe demais e o próximo passo então é a serpente encorajada Ela contradiz de maneira direta O que Deus tinha dito verso 4 então a serpente disse a mulher é certo que vocês não morreram.

    Deus tinha deixado Claro de que no dia que eles comessem do fruto ele certamente haveriam de morrer e pelo fato de que Adão ainda viveu 930 anos depois que comeu significa que morte tinha uma implicação muito mais Ampla do que simplesmente a sensação física você vai morrer embora não em imediatamente Isso vai acontecer 930 anos depois mas outros tipos de morte.

    Estavam implicados aqui como nós veremos a medida que o Trama do texto A Trama do texto se desenvolve o homem havia passado isso para mulher Note que ela diz aqui no verso 3 né Vocês não devem comer dele nem tocar nele para que não venha morrer ela fala no plural então isso porque com certeza o marido tinha chamado ela uma vez que Eva foi criada depois da ordem que Deus deu de não comer o marido certamente chamou e disse olha essa árvore aqui você tá vendo Deus me disse que no dia.

    Que nós comessemos dela nós veríamos de morrer então ele disse que nós não comessemos dessa árvore essa árvore tudo mais a gente pode comer menos dessa A mulher estava consciente disso ela tinha plena consciência da ordem e das consequências então a serpente frontalmente nega o que Deus tinha dito veja como ele ele diz ela fala com tanta segurança no verso 4 é certo que vocês não vão morrer quer dizer é claro que vocês não vão morrer Eva vocês não.

    Morreram coisa nenhuma contradição frontal ao que Deus tinha dito aqui ao dizer isso a serpente se apresenta como o verdadeiro referencial do bem e do mal ela se apresenta como sendo uma verdade superior a verdade de Deus é mentira isso que Deus disse isso que ele falou não vai acontecer de maneira nenhuma eu sei melhor do que Deus você devia estar.

    Me escutando E não Deus se apresenta como referencial de verdade como aquele ser que tem o verdadeiro conhecimento no lugar de Deus E essa altura já tá claro né da narrativa que a serpente representa algum tipo de poder adversário a Deus que desejava destruir a sua obra e estragar tudo o que ele havia feito a partir daí a serpente atribui a Deus intenções egoístas Porque então ele tem que explicar ué se nós não morreremos né.

    Então por que Deus proibiu e o próximo passo Lógico é a serpente da interpretação da proibição Por que que Deus proibiu é o que ela diz aqui no verso 5 Deus sabe que no dia em que vocês comerem desse fruto os olhos de vocês se abriram e como Deus vocês serão conhecedores do bem e do mal aqui a serpente atribui a Deus intenções egoístas ao ter negado o acesso à árvore do conhecimento do bem e do mal e aqui ela usa de meia verdade.

    Meia verdade era certo que se eles comessem do fruto os seus olhos se abrirriam isso de fato era verdade e ele se tornariam conhecedores do bem e do Mal isso era verdade porém era uma meia verdade porque esse conhecimento que Eles teriam do bem e do mal não seria o mesmo conhecimento que Deus tem não seria e mais falso ainda era a insinuação da serpente de que Deus tinha feito isso porque Deus queria reinar.

    Supremo Deus não queria dividir o conhecimento com ninguém nem com aquela criatura que ele havia feito a Sua Imagem e Semelhança Deus é egoísta Deus é Zeloso do seu o seu lugar ele não quer compartilhar aquilo que realmente importa ele pode ter dado esse Jardim maravilhoso todas estas coisas maravilhosas mas o que é isso sem conhecimento sem entendimento isso ele reservou só para ele que Deus egoísta não é em vez de compartilhar isso com vocês ele reservou o sol para.

    Si essa é a razão pela qual ele fez essa proibição tão absurda tão absurda diz a serpente esse atrevimento da serpente encontrado a Deus de maneira tão direta deixava Claro que ela estava representando um poder espiritual gigantesco oposto inimigo de Deus que surgiu depois que Deus havia terminado a sua boa criação no último dia a declaração sobre a criação é essa e viu Deus que era tudo muito bom então esses.

    Poderes eles não surgem durante o período da criação Não Foi Deus Quem Criou esses poderes que estão aqui agindo através ou atrás da serpente porque no final da criação Estava tudo muito bom mas ele surgiram em algum momento entre o término da criação e o pecado do homem quando o homem peca quando ele vai tomar do fruto e comer o mal já existia o mal já estava presente embora a Bíblia não nos diga com clareza como ele surge como ele surge Ele.

    Simplesmente aparece no Jardim usando a serpente provavelmente uma Encarnação os estudiosos do Antigo Testamento ele se debatem de que maneira esses poderes malignos usaria um animal então Alguns falam que poderia ser uma ilusão Eva pensou que estava vendo alguma coisa ou então algum tipo de ventriloquismo não é o os poderes espirituais falavam e parecia que era o bicho que tava falando ou algum tipo de opressão sobre o animal.

    Ou uma Encarnação uma Tomada Completa daquele animal que nos parece o mais provável embora sobre isso nós não podemos ter certeza o que importa é que havia poderes espirituais Inimigos de Deus opostos a Deus e que queriam completamente subverter a sua criação e a estratégia da serpente funciona nós vamos ver agora do verso 6 ao verso 8 como a mulher e seu marido desobedecem a Deus aquela segurança da serpente É.

    Certo que você não vai morrer e aquelas meia verdade sugerindo uma má intenção em Deus acabaram calando fundo no coração da mulher onde deveria haver apenas amor gratidão respeito e temor pelo criador maravilhoso e pelo seu marido que Deus havia colocado sobre ela a serpente acaba enganando a mulher prometendo alguma coisa que não era verdade e ocultando quais seriam as verdadeiras consequências se ela tomasse do fruto a intenção da cobra essa altura é muito.

    Clara ela quer levar o homem a desobedecer a Deus E assim assumiu o domínio da criação e arruinar a boa obra que Deus tinha feito então que a mulher nos diz aqui o verso 6 olha para a árvore de outra maneira e ela percebe duas coisas primeiro que ela era igual as demais árvores do Jardim que eram permitidas vejam que diz o verso 6 vendo a mulher que a árvore era boa para se.

    Comer mas pera aí todas as outras que estavam no Jardim já foi dito no capítulo 2 que eram árvores boas para comer Então ela diz ué mas é igual às outras que que ela tem de especial ela é boa para comer como as outras são também e não só isso ela é agradável aos olhos é muito bonita abre linda mas espera aí todas as outras são também Por que que Então essa é diferente qual seria a razão de Deus então não permitir que nós comessemos no Fruto Será que a serpente está correta e nessa.

    Altura Então ela percebe uma coisa que ela não tinha percebido antes que aquela árvore era boa para obter conhecimento versos 6 vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento ou seja era alguma coisa que se você tivesse lá você ia querer desejar também ter o conhecimento que viria através daquela árvore era nisso que essa árvore.

    Era diferente das demais e era nisso então que ela se tornou desejável para mulher a mulher desejou então obter por si mesma o conhecimento do bem e do mal esse é o ponto aqui até aqui o conhecimento do bem e do Mal tinha Deus como referência bem é o que Deus diz mal é aquilo que Deus diz que é mal certo é o que Deus diz que é certo é errado é que Deus diz que é certo mas agora a mulher quer ter esse conhecimento para.

    Si por ela mesma ela quer discernir isso ela quer fazer suas leis ela quer determinar o que é certo e errado é uma árvore desejável para dar entendimento e através dela ela e seu marido seriam como Deus qual é a diferença dessa percepção agora e das anteriores uma vez que a mulher deve ter visto essa árvore dezenas de vezes antes é que dessa feita a serpente tinha chamado a atenção para ela e havia questionado os motivos.

    De Deus proibi-la e assim a mulher teve vontade de comer mesmo sabendo das consequências que serem dependentes de Deus autônoma capaz de redefinir o bem e o mal e então chega o verso 6 que é o verso mais terrível de toda a Bíblia a mulher Então come do fruto dá o seu marido que come em seguida vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos.

    Olhos e abre desejável para dar entendimento tomou do seu fruto e comeu e deu também ao marido e ele comeu algumas traduções trazem e o homem que estava com ela comeu indicando que o homem estava presente a tradução do hebraico permite essa interpretação que o homem estava presente assistindo tudo isso aí o homem não impediu não repreendeu a sua mulher concordou com ela tomaram dos.

    Mesmos desejos e da mesma intenção essa altura o coração e a mente deles já haviam sido tomados pelo Desejo e o ato pecaminoso se concreta em seguida quatro ações sequenciais que representam o maior desastre já acontecido no mundo tomou comeu e comeu quatro ações numa sequência rápida que representam a desgraça do mundo o ato.

    Mais tenebroso jamais praticado com consequências que sofremos até o dia de hoje aqui o ser moral que Deus havia criado com liberdade de escolha usa seu livre arbítrio para rebelião aqui aquilo que era somente tentação e desejo se torna em transgressão real aqui o Homem quebra o pato que havia sido feito com Deus aqui ele a sua mulher cai daquele estado de Pureza Inocência em que eles.

    Foram criados aqui ele se tornam pecadores sua natureza Santa foi poluída e manchada e todas suas faculdades foram atingidas pensamento consciência vontade e Emoções aqui eles iniciam a jornada para a morte que seria marcada pela dor sofrimento crenças até que voltassem ao Pó aqui ele esconderam todos os seus descendentes a nascer culpados e corrompidos e destinados à morte.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lTSZ8vFwcxQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem