É a vontade de Deus e para nossa vida a todos vocês sabem que a carta de Paulo aos romanos é certamente o maior tratado teológico do novo testamento e o apóstolo Paulo chega aqui ao pináculo da sua teologia obviamente ele inspirado pelo Espírito Santo registro aqui.
E a teologia mais profunda com este plano mais Glorioso da Redenção registrado em todo o Novo Testamento e nesta casa tem nos apresenta com clareza dyaphana o evangelho já no capítulo ele define o evangélico Oi e a partir do capítulo 1 acompanhando o capítulo 2 e ele mostra a necessidade do Evangelho é porque o mundo Pagão está.
É completamente corrompido porque desprezou o conhecimento de Deus e mergulhou na idolatria e imoralidades a porta de precisão do evangélico Oi hoje é teu filho também que os juDeus o que conhecem a lei o que seguem os rituais e sagrados que o próprio Deus estabeleceu e também cara é assim que o evangelho porque são pecadores e ele define que até mesmo aqueles que.
São moralistas o que pleiteiam virtudes O que as tenho uma bandeira e seus predicados Morais e são tão carentes do Evangelho quanto os pagãos Oi e ele encerra dizendo que todos pecaram o e destituídos estão da glória de Deus é mas a partir do capítulo 3 o apóstolo Paulo abre aos portais da Graça.
O e apresenta-nos o evangelho tô mostrando que a gloriosa verdade da justificação pela fé Esse é o plano eterno de Deus alô para Redenção do seu povo e que toda preparação veterotestamentária apontava para o sacrifício de Cristo bom e que pelo seu sangue somos remidos e justificados bom e no capítulo quatro ele.
Exemplifica a doutrina da justificação pela fé mostrando que Abraão e o pai da Nação e o pai dos crentes foi justificado pela fé e no capítulo 5 ele mostra os frutos essa justificação e nós temos paz com Deus o passado nós temos acesso a graça no presente nós temos certeza da Glória no futuro e no Capítulo 6 e o apóstolo Paulo vai mostrar para nós que a justificação desemboca.
Necessariamente na santificação e quem é justificado pela fé é uma nova vida e não pode mais viver no pecado porque para o pecado morreu e nós fomos crucificados com Cristo nós morremos com Cristo e nós estamos com ele para uma nova vida e no Capítulo 7 Paulo vai retratar a grande batalha interna do coração do homem.
É porque embora redimido é porque na justificação Ele foi liberto da condenação do pecado na Santificação Ele foi liberto está sendo liberto do Poder do pecado mas ainda não está liberto da presença do pecado fala que só ocorrerá na glorificação bom então nós vivemos nessa luta constante É mas chega no Capítulo 8 apóstolo Paulo e vai teclar arde início que já nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus.
E ele usa pop luta gloriosa obra de Deus pela ação do Espírito Santo em nós Oi e a segurança que nós temos Da Nossa Redenção em Cristo Jesus e no capítulo 9 Ele olha para o passado Ah e vê eleição de Deus em relação a Israel no capítulo 10 ele mostra o presente desse povo a sua situação de pecado e Miséria mas no Capítulo 11 Ele olha para o futuro Ah e vê como Deus vai restaurar este pô.
E a partir daí e o apóstolo Paulo vai aplicar a doutrina porque Paulo sempre tinha nas suas epístolas esse critério de em primeiro lugar da doutrina e depois aplicar a doutrina é porque essas duas coisas caminham juntas teologia e Vida a doutrina e conduta e o conteúdo teológico que vai.
VEJA TAMBÉM:
- Id Card Maker In Excel (Pro).
- Como Criar Carteirinhas no canva (Grátis).
- Milhares de Modelos Graficos (Free).
Desembarcar na vida de santidade Oi e a partir do capítulo 12 então ele
Vai mostrar para nós uma pessoa convertida transformada justificada certificada pelo Espírito é isso desemboca em relacionamento transformados o capítulo 12 verso 22 primeira geração e transformado relaciona com Deus e o capítulo 12 Versículo 3 a 8 se relaciona consigo mesmo Oi e um crente é alguém que na sua.Relação intrapessoal tem uma correta e saudável auto-estima e não se rende nem o complexo de superioridade nem se deixa cair no complexo de inferioridade mas o que é ele é pela graça e tem consciência disso e no capítulo 12 Versículos 9 e até o Versículo 16 ele mostra o novo relacionamento com seu irmão.
E como você deve amar sem hipocrisia de todo o coração E como você deve compartilhar necessidade dos Santos ou você deve se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram e ter o mesmo sentimento uns para com os outros em quarto lugar ele vai mostrar necessidade você que convertido tem um correto relacionamento com seus inimigos não que você faz inimigos para você tenha inimigos.
E pelo fato de ser cristão Oi e a ideia de Paulo nos versos 17 a 21 é que você deve amar os seus inimigos a servir a eles nas necessidades deles e não se deixar vencer pelo mal mas vençam o mal com o bem em quinto lugar a Paulo diz que quando você convertido seu relacionamento é transformado em relação às autoridades constituídas eu quero Capítulo 13.
É mas finalmente dos Versículos os capítulos 14 15 porque o 16 é o capítulo da saudações que tem a ver com o relacionamento também Paulo mostra como é que você vai ser relacionar com Irmãos na Fé e quem pontos secundários pensam diferente você o e divide a igreja em chamado os crentes fortes e crentes fracos.
E nós estamos falando daquilo que a essência do Evangelho o Nilson não se abre mão e a verdade que não se negociam o que não pode mexer são cláusulas pétreas é mas há coisas que são secundárias o povo não come se toca ou não toca e São coisas que naquela época bexiga com e melindres.
E susceptibilidades e Paulo precisa eu orientar a igreja que um crente nascido de novo maduro na fé Ele precisa saber conviver com irmãos em Cristo salvos pela graça justificados pela fé mas que pensam diferente de você em alguns aspectos secundários pois bem queridos irmãos hoje quero me deter no texto Lito o que a nossa relação com Deus é e como é que Paulo começa ele começa.
Assim rogo-vos pois irmãos e pelas misericórdias de Deus o que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo Santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional Esta palavra que Paulo usa logo é a palavra mais forte para uma Súplica e que tem no seu bojo uma conotação de ordenança e ao mesmo tempo que um pedido venha mente traz também.
E na sua esteira uma ordem Oi e o quê que Paulo está rodando e ordenado o que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo Santo e agradável a Deus que eu gosto muito racional mas presta bem atenção o que o apóstolo Paulo vai usar uma preposição aí rogo-vos pois esse pus é o liame é o vínculo.
É a ponte de contato entre o que ele disse até aqui e o que vai dizer daqui
Para frente e esse pus e está mostrando para nós que em virtude do que Deus fez por nós suas muitas misericórdias Olá tudo plano e obra da Redenção e com aquilo que agora você vai fazer para Deus o ou seja Deus.Por meio do apóstolo está ordenando a igreja apresentar a cada um de nós o seu corpo como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus e Deus tem autoridade e fazê-lo em virtude daquilo que o próprio Deus fez por nós em destaque ainda destaco ainda o que a palavra apresentar aqui que vos apresenteis o que apresenteis.
E na língua original traz a ideia a mesma ideia dos sacerdotes lá na antiga aliança que representando o povo trazia um Cordeiro para ser oferecido no Curió calls to é uma vez colocado o cordeiro no Altar o sacrifício no Altar não se podia mais tomar de volta é aquilo não era mais propriedade do ofertante aquilo pertencia ao Deus a quem.
Servia e se cultuava e o que Paulo está dizendo aqui é que em virtude aquilo que Deus fez por nós cabe-nos agora apresentar a Deus o nosso corpo e não tomar de volta mais é mas ainda está com meus irmãos que quando o Paulo está dizendo isso o Paulo está e rompendo status.co cultural.
É porque Vocês bem sabem que Paulo está vivendo o império romano mas o pensamento dominante do mundo é grego Roma conquistou o mundo militarmente mas Roma se dobrou adianta cultura grega e para o pensamento grego e o pensamento grego é que o corpo era um túmulo na Cova na Sepultura um claustro uma prisão e os gregos entendiam que quando alguém.
Morria a uma ela liberta dessa prisão é por isso que eu acreditava em ressurreição porque para isso é um contrassenso é para eles o corpo matéria ela é essencialmente mau Oi e esse pensamento grego desembocou ao longo da história em duas dois dois extremos perigosos o primeiro extremo é uma cê tiso corpo o importa vamos castigá-lo vamos maltratá-lo.
E por trás desse pensamento surgiram os Mosteiros onde a pessoa tem que fugir do Senhor da sociedade da família se solar talvez com escassez de pão a talvez até com flagelos físicos quem está por trás o pensamento grego em segundo lugar o outro escreva perigoso o ea licenciosidade Tá bom já que o corpo não importa o que eu faço eu também não importa e é isso.
Deu azo a licenciosidade a depravação moral Oi e o mundo que cercava Paulo era um exatamente Rendido a imoralidade é porque o copo importa o Paulo está resgatando o conteúdo bíblico diante dessa cultura completamente entendida o pensamento grego dizendo um copo importa a Deus que o.
Corpo Deus remiu o corpo o nosso corpo é propriedade de Deus que Deus criou porque Deus comprou com o sangue do seu filho o nosso corpo é a morada do Espírito Santo é o templo do Espírito Santo e o nosso corpo precisa glorificar a Deus o Google apóstolo Paulo diz logo fomos pois irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo e ele está gostando para nós é que agora esse corpo.
Esse é o verdadeiro sacrifício que Deus espera por que você olha para escritura e ver que com o sacrifício de Cristo os animais mortos foram varridos voltar e ninguém mais precisa jogar precisa chegar diante de Deus com Cordeiro ou para sacrificar porque o cordeiro de Deus o cordeiro perfeito ofereceu o sacrifício perfeito e nunca mais outro sacrifício precisa ser oferecido e para os ganir é mas agora como gesto.
De gratidão a Deus você oferece o seu corpo e como sacrifício vivo não tem mais Cordeiros mortos Santo porque agora você que foi remido foi remido do pecado e não no pecado bom e agradável a Deus porque esse é o sacrifício que Deus aceita bom então a primeira coisa que eu chamo atenção aqui para os irmãos e a palavra apresentação.
Se você precisa deliberada e conscientemente apresentar seu corpo para Deus e Paulo disse Esse é o seu culto racional vamos entender racional aqui irmãos É não como antônimo Bom dia emocional É porque tem muita gente que às vezes pega esse versículo diz não tá vendo aí o culto é racional que você não pode ter emoção você não pode chorar você não vai.
Ter posição essa razão o racional aqui no Grego é lógico e é coerentes à secular antes você adora Deus com todo o seu ser você é razão você é emoção você é volição Ou vontade Então você entende a mensagem intelectualmente é por isso que a mensagem de injeção intelecto.
E quando você entende a mensagem isso mexe com seu interior você sente bom e quando você entende e você sente você age e eu gosto muito torloc lloyd-jones para o médico onde a cultura praticamente enciclopédico Oi e ele trabalhou muito essa tensão emocional porque hoje em muitos redutos a mensagem é dirigida às emoções.
Ah e tem muita gente que acha que se eu não tive um calafrio na espinha o culto foi abençoado é uma pessoa chorou no culto essa foi abençoada a outra não chorou não foi O equívoco isso e não que somos contra emoção nós somos contra o emocionalismo a remoção Rasa vazia epidérmica é mas ao mesmo eu não somos a favor a razão fria e eu gosto aí do marcador de.
Horas por dia seguinte e se vocês põe o evangelho e a cruz de Cristo o sacrifício de Cristo na cruz a sua morte vicária substitutiva isso não mexe com você isso não mexe com seu coração estão mexe com as suas emoções Provavelmente você não entendeu a cruz e como não se quebrantar gente do Calvário há como não se emocionar gente o grande amor de Deus que não compôs seu próprio.
Filho faz por todos nós o entregou bom então entenda que culto racional aqui não é essa dicotomia entre razão e emoção não é o culto racional aqui que Paulo está falando é um culto lógico ou seja nós não podemos separar meus amados irmãos o que acontece nos redutos essas quatro paredes com o que acontece lá fora no.
Pátio com que acontece lá dentro da nossa casa com o que acontece lá no nosso trabalho como que acontece lá no nosso lazer se você não oferece seu corpo para Deus apenas aqui dentro do templo É mas o que significa oferecer seu corpo como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus você precisa examinar o que você vê e o que você.
Ouvir o que as suas mãos fazem os seus pés onde seus pés da andam e esse culto lógico e Imagine você que por essa semana eu estou na contramão da vontade de Deus oferecendo os membros do meu corpo para o pecado agora no domingo eu venho agora sim eu vou oferecer meu corpo a Deus como um sacrifício vivo você não não não combina tem que ter coerência tem que ter consistência e esse é o culto racional que Deus espera de nós.
É mas é uma segunda palavra que eu gostaria de explorar os irmãos a primeira e apresentação a segunda é a a inconformação E ele disse não vos conformeis com este século é mas transformai-vos pela renovação da vossa Mente Para que experimenteis qual seja a boa agradável e perfeita vontade de Deus Se vocês olharam comigo a palavra se conformar Oi e a palavra transformar tem a mesma.
Raiz EA raiz aqui é forma forma e é sabido de todos vocês que na língua grega Nós temos duas palavras muito distintas para forma e a palavra esquema e a palavra morph o esquema é a forma mutável que varia o que pega a cor um ambiente qual camaleão.
O que pode sofrer variações e em outras palavras se você olha para o mundo hoje aquilo que era errado ontem é considerado certo hoje é aquilo que era pecado ontem é é apreciado hoje é aquilo que era proibido ontem é recomendado hoje é aquilo que era vergonhoso ontem é praticado a luz do sol hoje.
O Finn outras palavras Paulo está dizendo o seguinte não põe o seu pé na forma do mundo porque o mundo está Rendido a ditadura de um relativismo moral e não se conforme com isso e essa forma é plástica e ela é completamente líquida não granítica a tá mudando todo dia.
A toda hora e é por isso meus irmãos que e a Bíblia não se curva Cultura o melhor cultura que legitima a Bíblia e não a cultura que diz não isso aqui agora mudou Então amiga tem que mudar agora tem que fazer outra leitura da Bíblia eu tenho que ressignificar a Bíblia não mil vezes não e o mundo está mudando e ela trabalha único hoje não é questão.
Apenas da tolerância do erro é inversão de valores e se chama luz e trevas e trevas de luz se chama doce de Amargo Amargo de doce São Paulo diz novos conformeis não ponho essa forma e o entra nesse tema vai ver a palavra esquema e esse esquema que eu parede tem um Sinpol que uma coisa uma visão que não leva Deus em conta que banho e Deus para lateral e.
Elimina Deus O Paulo não vos conformeis não entra início não se vende esse esquema Ah mas não tem comigo que a terceira coisa que eu quero focar primeiro é apresentação segundo é inconformação terceira transformação é mas transformar você veja vocês comigo que novamente a raiz da palavra transformar a forma só que aqui não é esquema a palavra que buffet buffet.
E se você é a forma e mutável foi ontem é hoje será amanhã O que é um exemplo disso e vai Filipenses Capítulo 2 que está escrito o seguinte E aí E aí o Versículo 6.
Ah pois ele Jesus subsistindo em forma de Deus forma aqui não possa esquema é você ver a Jesus nunca deixou de ser Deus bom Então veja a vocês que aqui nunca muda e ele é o mesmo ontem ele é o mesmo hoje ele é o mesmo para sempre e o que Paulo está dizendo o seguinte transformai-vos pela renovação da vossa mente que você tem um padrão esse padrão.
É absoluto está dando nunca mudou está dando nunca vai mudar tem um milhão nesse padrão Mirim nesse padrão e ainda me ajuda que você vai Mirando nesse padrão que é perfeito sua mente vai ser no Renovada na medida que você vai examinando a palavra de Deus que é perfeita e absoluta e não Pode falhar e ela é terna e ela imutável e ela inerante ela é infalível ele é suficiente a sua mente vai sendo forjada.