TOBIAS / Bíblia falada - ANTIGO TESTAMENTO

TOBIAS / Bíblia falada - ANTIGO TESTAMENTO Bem-vindos ao canal éfesos onde exploramos os segredos por trás dos grandes livros das escrituras sagradas Hoje iremos conhecer o intrigante livro de Tobias um texto histórico e religioso considerado deutero canônico e frequentemente incluído nas bíblias cristãs como apócrifo o livro de Tobias também conhecido como livro de tobit é uma obra deutero canônica presente nas bíblias católicas ortodoxas e algumas tradições Protestantes mas ausente no cânon hebraico a autoria do livro é tradicionalmente atribuída a Tobias.

TOBIAS / Bíblia falada - ANTIGO TESTAMENTO

Filho de tobit Mas a verdadeira identidade do autor permanece desconhecida a datação do livro de Tobias é incerta com estimativas que variam entre os séculos terceiro e segundo antes de Cristo baseado no estilo literário e nas referências culturais e históricas acredita-se que tenha sido escrito durante o período helenístico este período foi marcado pela influência grega sobre a cultura e a vida cotidiana dos povos do oriente méo após as conquistas de Alexandre o Grande historicamente O livro é.

Ambientado durante o cativeiro assírio dos israelitas especificamente no século vi Anes de CR so O Reinado de salzer senaqueribe Reis da assíria no entanto muitos anacronismos e imprecisões históricas sugerem que a obra foi escrita posteriormente com uma intenção mais didática e moralizante do que histórica o nome Tobias significa yé é bom ou o senhor é bom este nome reflete a mensagem central do livro que é a bondade e a providência divina na vida daqueles que são fiéis a Deus a história.

De Tobias é uma narrativa de fé Piedade intervenção divina destacando temas como importância da oração O valor da caridade e a proteção dos anjos o livro narra As Aventuras de tobit e seu filho Tobias enfatizando a recompensa Divina pela fidelidade e a moralidade e apresenta o arcanjo Rafael como guia e protetor sublinhando a crença na intervenção na vida dos humanos é uma obra rica em ensinamentos Morais e religiosos oferecendo uma visão esperançosa e.

Edificante sobre a justiça divina e a recompensa pela virtude dessa for o livro de Tobias é um tesouro literário e espiritual repleto de Sabedoria e esperança ressoando através dos séculos com sua mensagem de fé e bondade Divina um dos eventos mais notáveis é a cura da cegueira de tobit realizada por seu filho Tobias sob a orientação do arcanjo Rafael esta cura é o momento Central na narrativa simbolizando a intervenção divina e a recompensa pela fidelidade mas é muito importante destacar que ação.

Foi realizada sob a orientação direta de um anjo Rafael esta narrativa serve como um lembrete de que certas ações e intervenções divinas são extraordinárias e não devem ser replicadas por leigos sem a devida compreensão e autoridade espiritual junte-se a nós nesta jornada emocionante enquanto desvendamos os mistérios e maravilhas da história bíblica de Tobias se se você é curioso sobre profecias histórias antigas e mensagens atemporais Este vídeo é para você não se esqueça de se inscrever dar.

Um like e compartilhar para que mais pessoas possam descobrir as riquezas ocultas deste livro extraordinário Tobias Capítulo 1 tobit da tribo e da cidade de nefal situada na Galileia superior acima de nação atrás do caminho do ocidente tendo à esquerda a cidade de CEFET foi levado para o cativeiro no tempo de salmanazar rei dos assírios embora cativo ele não abandonou.

O caminho da verdade tudo aquilo de que podia dispor distribuía a cada dia a seus irmãos de raça que partilhavam com ele sua sorte de cativo embora fosse ele o mais jovem da Tribo de nefal seu proceder nada tinha de pueril Por isso enquanto todos eles iam adorar os bezerros de ouro que o rei de Israel Jeroboão tinha feito só ele fugia da companhia de todos e dirigia-se ao templo do Senhor em Jerusalém onde adorava o Senhor Deus de Israel.

Oferecendo fielmente as Primícias e os dízimos de todos os seus bens de três em três anos dava aos prosélitos e aos estrangeiros todo o seu dízimo este outras práticas semelhantes da lei de Deus tinha observado desde a sua infância quando se tornou adulto dispos uma mulher de sua tribo chamada Ana da qual teve um filho a quem deu o nome de Tobias ensinou-lhe desde a sua mais.

Ternidade a temer a Deus e a se abster de todo o pecado desse modo quando chegou com sua mulher e seu filho como cativo no meio de sua tribo a cidade de nínive embora todos os outros comessem dos alimentos dos pagãos guardou sua alma pura e jamais contraiu mancha alguma com seus alimentos e porque ele conservava com todo o seu coração a lembrança de Deus Deus tornou O Simpático ao rei salmanazar que o autorizou a ir aonde.

Quisesse e a fazer o que quer que lhe agradasse ele ia pois visitar todos os deportados e dava-lhes conselhos Salutares foi um dia rajs cidade da Média com 10 talentos de prata que o rei lhe tinha dado encontrando entre a multidão dos seus compatriotas um homem de sua tribo chamado gabel o qual se achava em dificuldades deu lhe a sobredita quantia de prata mediante um recibo Passou o tempo salmanazar morreu.

E senir seu fil sucedeu-lhe no trono ora senira os israelitas tobit ia diariamente visitar toda a sua parentela consolava e distribuía dos seus bens a cada um segundo as suas Posses alimentava Os Famintos vestia os Nis e com uma solicitude toda particular sepultava os difuntos e os que tinham sido mortos quando rissen kib fugindo da.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Judeia ao castigo com Que Deus o ferira por suas blasfêmias mandou assassinar na

    Sua Ira um grande número de israelitas tobit sepultou os seus cadáveres denunciaram no ao rei que o mandou matar e confiscou todos os seus bens tobit porém despojado de tudo fugiu com seu filho e sua mulher e Como tinha muitos amigos conseguiu permanecer oculto ora 45 dias depois o rei foi.

    Assassinado por seus filhos e tobit voltou para sua casa e foram-lhe restituídos todos os seus bens Tobias Capítulo dois algum tempo depois num dia de festa religiosa foi Preparado um grande banquete na casa de tobit ele disse então ao seu filho vai buscar alguns homens piedosos de nossa tribo para comerem conosco ele saiu mas logo voltou anunciando ao pai que um dos filhos de.

    Israel jazia degolado na praça tobit levantou-se imediatamente da mesa sem nada haver comido e foi aonde estava o cadáver tomou e levou o clandestinamente para sua casa a fim de sepultá-lo com cuidado depois do Sol posto tendo escondido o cadáver começou a comer com pranto e tremor lembrando-se do Oráculo que o senhor tinha pronunciado pela boca do profeta Ames vossas festas mudar aão.

    Em nuto e Lamentações quando o sol se pôs ele foi e o sepultou seus vizinhos criticavam unanimemente já uma vez ordenaram que te matassem precisamente por isso e mal escapaste dessa Sentença de Morte recomeças a enterrar os cadáveres mas tobit temia mais a Deus que ao rei e continuava a levar para sua casa os corpos daqueles que eram assassinados onde os escondia e os inava dur a noite ora aconteceu que.

    Um dia cansado desse trabalho voltou para sua casa e deitou-se junto à parede onde adormeceu Enquanto Dormia caiu-lhe de um ninho de andorinhas esterco quente nos olhos e ele tornou-se cego Deus permitiu que lhe acontecesse essa prova para que a sua paciência como a do Santo homem Jó servisse de exemplo à posteridade como havia sempre temido a Deus desde a sua infância e guardado.

    Seus mandamentos ele não se afligiu nem murmurou contra Deus por ter sido atingido pela cegueira mas perseverou firme no temor de Deus e continuou a dar-lhe Graças em todos os dias de sua vida assim como bem-aventurado Jó foi insultado por outros chefes assim seus parentes e amigos escarneciam de seu comportamento onde está diziam eles essa Esperança por cu amor destes molas e sepult ase os mortos porém tob.

    Repreendia os dizendo não faleis Assim somos filhos dos Santos patriarcas e esperamos aquela vida que Deus há de dar aos que não perdem jamais a sua confiança nele ora Ana sua mulher ia todos os dias tcer e trazia o que ela ganhava com o trabalho de suas mãos foi assim que tendo trazido para casa um cabrito que recebera como gratificação seu marido ouviu o balir e disse vê que ele não tenha sido roubado.

    Restitui ao seu proprietário porque não nos é permitido comer e nem mesmo tocar o que foi roubado ao que lhe respondeu sua mulher com indignação tua esperança é manifestamente vã agora tuas esmolas mostram bem o que valem com estas e outras palavras semelhantes ela censurava duramente Tobias Capítulo 3 tobit então suspirando.

    Em meio de suas lágrimas ps-se a orar vós sois justo senhor vossos juízos são cheios de Equidade e vossa conduta é toda misericórdia verdade e justiça lembrai-vos pois de mim senhor não me castigue por meus pecados e não guardeis a memória de minha ofensas nem das de meus antepassados se fomos entregues à pilhagem ao cativeiro e à morte e se nos temos Tornado objeto de mofo e de riso.

    Para os pagãos entre os quais nos disperses é porque não obedecemos as vossas leis agora os vossos castigos são

    Grandes porque não procedemos segundo os vossos preceitos e não temos sido Leais para convosco tratai pois ó senhor como vos apr mas recebei a minha alma em paz porque me é melhor morrer que viver aconteceu que precisamente naquele dia Sara filha de raguel em ecbatana na média teve.

    Também de suportar os ultrag de uma serva de seu pai ela tinha sido dada sucessivamente a sete maridos mas logo que eles se aproximavam dela um demônio chamado asmodeu os matava tendo sar preendido a jovem criada por alguma falta esta respondeu-lhe não vejamos jamais filho Nem filha nascidos de ti sobre a terra foste tu que assassinasse os teus maridos queres porventura matar-me como.

    Mataste todos os sete ouvindo isso Sara subiu ao seu quarto e aí ficou três dias completos sem comer nem beber e orando com fervor ela suplicava a Deus chorando que a livrasse dessa humilha ao terceiro dia acabou sua oração bendizendo o Senhor desta forma Deus de nossos pais que vosso nome seja bendito vós que depois de vos ardes usais de misericórdia e no meio da.

    Tribulação perdoais os pecados aos que vos invocam volto-me para vós ó Senhor para vós levanto os meus olhos rogo-vos Senhor que me livre dos laços opróbrio ou então que me tireis de sobre a terra vós sabeis que eu nunca desejei homem algum e que guardei minha alma pura de todo o mau desejo nunca frequentei lugares de Prazer nem tive comércio com pessoas levianas e se consenti em casar-me foi.

    Por vosso temor e não por paixão foi sem dúvida porque eu não era digna deles ou talvez não eram eles dignos de mim ou então me tines a outro homem não está nas mãos do homem penetrar os vossos desígnios mas todo aquele que vos honra Tem a certeza de que sua vida se for provada Será coroada que depois da tribulação haverá libertação e que se houver castigo haverá também acesso à.

    Vossa misericórdia Porque vós não vos compris em nossa perda Após a Tempestade mandais a bonança depois das Lágrimas e dos gemidos derramais a alegria ó Deus de Israel que o vosso nome seja eternamente bendito estas duas orações foram ouvidas ao mesmo tempo diante da Glória do Deus altíssimo e um santo anjo do senhor Rafael foi enviado para curar tobit Sara cujas preces tinham sido simultaneamente.

    Dirigidas ao Senhor Tobias Capítulo 4 tob julgando que sua prece tinha sido atendida e que ia morrer chamou junto de si o seu fil e disse-lhe ouve meu filho as palavras que te vou dizer e que elas sejam em teu coração um sólido fundamento Quando Deus tiver recebido a minha alma darás sepura a.

    Meo honrarás tua mã todos osas de tua vida por te deves lembrar de quantos perigos ela passou por tua causa quando te trazia em seu seio quando ela por sua vez tiver cessado de viver tu enterrar junto de mim quanto a ti conserva sempre em teu coração o pensamento de Deus guarda-te de consentir jamais no pecado e de negligenciar os preceitos do Senhor nosso Deus dá esmola dos teus bens e não te desvies de nenhum.

    Pois assim fazendo Deus tampouco se desviará de ti sê misericordioso segundo as tuas Posses se tiveres muito dá abundantemente se tiveres pouco dá desse pouco de bom coração assim acumulará uma boa recompensa para o dia da Necessidade porque a esmola livra do pecado e da Morte e preserva a alma de cair nas trevas a esmola será para todos os que a praticam um motivo de grande.

    Confiança diante do Deus altíssimo guarda-te meu filho de toda a fornicação fora de tua mulher não te autorize jamais um comércio criminoso nunca permitas que o orgulho domí o teu espírito ou tuas palavras porque ele é a origem de todo o mal a todo o que fizer para ti um trabalho paga o seu salário na mesma hora que a paga de teu Operário não fique um instante em teu teu poder guarda-te de.

    Jamais fazer a outrem o que não quereriam em companhia dos pobres e dos indigentes cobre com as tuas próprias vestes os que estiverem desprovidos delas põe o teu pão e o teu vinho sobre a Sepultura do Justo mas não o comas nem o bebas em companhia dos pecadores busca sempre conselho junto ao sábio bendize a Deus em todo o tempo e pede-lhe que dirija os teus passos de.

    Modo que os teus planos estejam sempre de acordo com a sua vontade faço-te saber também meu filho que quando eras ainda Pequenino emprestei a gabel de ris cidade da média uma soma de 10 talentos de prata cujo recibo tenho guardado comigo procura pois um meio de ir até lá para receber o sobredito peso de prata restituindo o recibo procura viver sem cuidados meu filho levamos É certo uma vida pobre mas.

    Se temermos a Deus se evitarmos todo o pecado e vivermos honestamente grande será Nossa riqueza Tobias Capítulo 5 então Tobias respondeu a seu pai tudo o que me ordenaste eu o farei meu pai mas estou realmente sem saber como ir buscar esse dinheiro gabel não me.

    Conhece e Eu tampouco o conheço que sinal lhe hei de dar não conheço nem mesmo o caminho Por onde ir a essa terra seu pai disse-lhe tenho comigo o seu recibo bastará que ele o mostres para que ele te devolva imediatamente o dinheiro vai procurar um homem de confiança que te possa acompanhar mediante uma retribui é preciso que recebas esse dinheiro enquanto ainda estou vivo apenas Saira.

    Tobias encontrou um jovem de Belo aspecto equipado como para uma viagem sem saber que se tratava de um anjo de Deus ele o saudou e disse-lhe de onde És Tu Ó bom jovem Ele respondeu sou Israelita Tobias perguntou-lhe conhe por o caminho para a média ó muito respondeu Ele tenho percorrido.

    Frequentemente esse caminho hospedei-me em casa de gabel nosso compatriota que habita em ragis na média cidade que está situada na montanha de ecbatana Tobias disse-lhe rogo-te que esperes por mim enquanto vou anunciar isto a meu pai tendo Tobias entrado e contado sucedido ao seu pai este ficou muito admirado e pediu que fizesse entrar o jovem Ele entrou e saudou a tobit a felicidade esteja contigo para sempre ao que tobit respondeu que felicidade.

    Posso eu ter ainda estou nas trevas sem poder ver a luz do céu o jovem replicou-lhe tem ânimo porque é fácil a Deus curar-te tobit disse-lhe é verdade que poderás conduzir meu filho à casa de em ragis na média Quando voltares eu te retribuirei por isso então o anjo disse-lhe eu o levarei até lá e t rec conduzirei tobit então perguntou-lhe rogo-te que me digas de Que família e de que tribo és.

    Tu o Anjo respondeu que é que procuras a raça do servo ou o próprio servo Para acompanhar teu filho mas para tranquilizar-se eu sou azaria filho do grande Ananias és de família distinta respondeu tobit rogo-te que não me queiras mal por ter querido conhecer tua origem o Anjo Então disse conduzirei o teu filho são e salvo e to trarei de novo são e salvo.

    Tobit respondeu boa viagem que Deus esteja em vosso caminho e que o seu anjo vos acompanhe fizeram em seguida suas bagagens Tobias despediu-se de seu pai e de sua mãe e os dois Viajantes partiram depois que partiram sua mãe pôs-se a chorar tiraste noos disse ela o bordão de nossa velice e o apartas de nós prouver a Deus que nunca tivesse havido esse dinheiro pelo qual o.

    Enviaste o pouco que temos nos bastava a nossa riqueza era a vista de nosso filho tobit respondeu-lhe não chores nosso filho chegará são e salvo e voltará também são e salvo para nossa companhia tu o verás com os teus olhos estou certo de que um bom anjo de Deus o acompanhará e disporá solicitamente tudo o que lhe diz respeito de modo que ele tenha a alegria de voltar para nós ouvindo isso sua mãe cessou de chorar e calou-se.

    Tobias Capítulo 6 Tobias partiu pois seguido de seu cão e deteve-se na primeira parada À Beira do Rio Tigre descendo ao Rio para lavar os pés Eis que um enorme peixe se lançou sobre ele para devorá-lo aterrorizado Tobias gritou dizendo Senhor ele lança-se sobre mim o Anjo disse-lhe pegao pelas guras e puxao para ti Tobias assim o fez arrastou o peixe para a terra o qual se.

    Pôs a saltar aos seus pés o Anjo então disse-lhe abreo e guarda o coração o féu e o fígado que servirão para remédios muito eficazes ele assim o fez a seguir ele aou uma parte da carne do peixe que levaram consigo pelo caminho salgaram o resto para que lhes bastasse até chegarem a rajs na média entretanto Tobias interrogou o Anjo Azarias meu irmão peço-te que me digas Qual é a virtude curativa dessas partes.

    Do peixe que me mandaste guardar o Anjo respondeu-lhe se puseres um pedaço do coração sobre Brasas a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito tanto do homem como da mulher e impedirá que ele volte de novo a eles quanto ao féu pode-se fazer com ele um uento para os olhos que tem uma belida porque ele tem a propriedade de curar em seguida Tobias disse-lhe Onde queres que pousem.

    H aqui respondeu o Anjo um homem de tua tribo e de tua família chamado raguel que tem uma filha chamada Sara além dela não tem mais filha todos os seus bens te devem pertencer mas é preciso que a recebas por mulher pedea pois ao seu pai e ele te dará por mulher Tobias replicou ouvi dizer que ela já teve sete Maridos e que todos morreram Disse mesmo que foi um demônio que os.

    Matou por isso eu temo que o mesmo venha a me acontecer a mim que sou filho único e desse modo faça descer lamentavelmente a velice de meus pais à habitação dos Mortos o Anjo respondeu-lhe ouve-me e eu te mostrarei sobre quem o demônio tem poder são os que se casam banindo Deus de seu coração e de seu pensamento e se entregam à sua paixão como o cavalo e o burro que não tem entendimento sobre.

    Estes o demônio tem poder Tu porém quando te casares e entrares na Câmara nupcial viveris com ela em castidade durante três dias e não vos ocupare de outra coisa sen não de orar juntos na primeira noite queimarás o fígado do peixe e será posto em Fuga o demônio na Segunda Noite serás admitido na sociedade dos Santos patriarcas na terceira noite recebera a.

    Bênção que vos dará filhos cheios de saúde passada esta terceira noite aproximar as da jovem no temor ao senhor mais com o desejo de ter filhos que o ímpeto da Paixão obterá assim para os teus filhos a bênção Prometida à raça de Abraão Tobias Capítulo S chegaram pois à casa de raguel que os.

    Recebeu cordialmente vendo Tobias raguel disse a Edna sua mulher como este jovem é parecido com meu primo dito isto perguntou de onde viestes ó jovens Eles responderam somos da Tribo de nefit dos deportados de n raguel prosseguiu conheceis porventura o meu primo tobit certamente responderam e como raguel começasse a.

    Elogiar tobit o Anjo disse-lhe esse tobit de que falas é o pai deste jovem raguel lançou-se então ao pescoço de Tobias beijou-o com lágrimas e disse abençoado sejas meu filho porque és filho de um homem de bem é su mulher e Sara sua filha tinham também os olhos cheios de Lágrimas depois que conversaram raguel mandou matar um carneiro para preparar um jantar e quando lhes rogava que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4MeeXZUdC0E

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem