05. Orando por Todas as Pessoas (1 Timóteo 2:1-7)

05. Orando por Todas as Pessoas (1 Timóteo 2:1-7) Nós vamos abrir a palavra de Deus irmãos na primeira carta de Paulo a Timóteo vamos agora começar o capítulo 2 e hoje Se Deus permitir vamos do verso primeiro até o verso 7 primeira carta de Paulo a Timóteo Capítulo 2 versos de 1 a 7 depois da Leitura eu vou convidar o nosso irmão Jadson para orar e pedir a iluminação do Espírito Santo por nós o Jadson.

05. Orando por Todas as Pessoas (1 Timóteo 2:1-7)

Foi aprovado nessa foi sábado né Jadson ele vai ser o novo pastor da equipe da primeira igreja então tá novinho né Vamos treinar logo ele aqui orando depois de fazer o seu seminário passar por todos os requerimentos ele foi aprovado pelo presbitério e bem-vindo para integrar nossa equipe a partir do ano que vem com o pastor ele já está conosco já trabalhando como licenciado depois da Leitura ele vai nos dirigir a Deus nessa oração antes de tudo pois.

Exórto que se use a prática de súplicas orações intercessões ações de Graças em favor de todos os homens em favor dos Reis e de todos os que se acham vestidos de autoridade para que vivamos vida tranquila e mansa com toda a piedade e Respeito isso é bom em aceitável diante de Deus nosso salvador o qual desejo é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade por conta um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens Cristo Jesus.

Homem o qual a si mesmo se deu em resgate por todos testemunho que se deve prestar em tempos oportunos para isso fui designado pregador e apóstolo afirma a verdade não minto Mestre dos gentios na fé e na verdade podemos então com o nosso irmão Jadson Senhor Deus nós temos Graças pai por tão grande privilégio estarmos aqui no segundo dia da semana senhor também com o propósito de sermos edificados pela.

Tua palavra e com isso também glorificarmos o teu nome Obrigado por essa porção lida nós pedimos a iluminação do teu santo espírito para nossa mente o nosso coração para que possamos perceber Deus a grandeza da tua palavra e com aplicável ela é aos nossos dias e a nossa vida abençoa a vida do pastor Augustus na exposição e na aplicação dela essa é a nossa oração e o nosso desejo senhor em nome de Jesus amém queridos depois de instruir Timóteo a.

Respeito do combate aos falsos mestres que haviam se infiltrado nas igrejas de Éfeso Paulo agora passa a dar algumas orientações acerca do culto que deveria ser feito nessas igrejas então no capítulo 1 Como enfrentar os falsos Mestres todo o capítulo 2 é a respeito do culto que deveria ser realizado e feito nas igrejas da cidade de Éfeso e Aqui nós temos no capítulo 2 primeiro orientação de Paulo para que se façam.

Orações públicas por todos os homens que é o tema de hoje à noite Peço de uma sede depois ele trata especificamente de que maneira os homens deveriam orar no verso 8 Depois ainda pensando no culto em tudo mais Qual deveria ser o traje das mulheres de 9 a 10 parece que esse problema é um problema antigo né vender daquela época depois o aprendizado das mulheres como as.

Mulheres deveriam Qual a posição delas em termos da instrução da pregação da palavra de Deus tá aí do verso 11 até o verso 12 e nos versos 3 e a 15 Paulo apresenta uma série de motivos pelos quais ele entende qual deve ser a posição das mulheres no culto com relação ao ensino e a pregação da palavra de Deus ou seja o capítulo 2 é cheio de assuntos vamos dizer é complicados né difíceis e que tem provocado discussão entre os.

Entre os evangélicos a longa data né particularmente a questão das orações por todos os homens atrelado a declaração de que Deus quer que todos sejam salvos até mesmo a questão do traje feminino e também a questão do Silêncio das mulheres o que Paulo ordena aí no capítulo 2 verso 11 então eu não sei se a gente vai conseguir chegar ao final do capítulo 2 nos três nas três.

Segundas-feiras que a gente ainda tem pela frente não é duas eu não com certeza não chegaremos Mas é bom que deixa vocês com apetite para voltar em fevereiro para ver o que que Paulo tá dizendo aqui hoje nós vamos nos ocupar com os versos de um a sete onde o apóstolo Paulo orienta Timóteo aqui instrui as igrejas a nos cultos intercederem por todos os homens praticamente pelas autoridades vamos começar primeiro lugar vendo esse dever.

Que está aí dito nos versos de 1 a 2 e em seguida os motivos cinco motivos que Paula apresenta que vão do verso 2 até o verso 7 então o dever em si e as razões para isso depois vamos tentar fazer algumas aplicações práticas então primeiro lugar a orientação tá aí nos versos 1 e 2 antes de tudo pois exórto que se use a prática de súplicas orações interseções de Graças em favor de todos os homens em favor dos Reis e de todos os que se.

Acham investidos de autoridade Ora por todos então de acordo com a instrução que Paulo está dando Timóteo aqui é uma é um dever Paulo diz aqui eu exorto isoto Timóteo que se usa a prática de súplicas orações etc essa palavra exortar Ela traz esse tom de autoridade Paulo não tá aconselhando Paulo não tá fazendo um pedido mas ele está praticamente ordenando embora palavras exortar aqui é.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Uma palavra que dá ideia também de encorajamento é como se Paulo dissesse a Timóteo o dever é esse e encoraje as

    Pessoas a fazer isso então orar por todas as pessoas é um dever da igreja e nós precisamos ser encorajados a isso e essa e esse dever de orar por todos Paulo diz aqui é alguma coisa que deve vir antes de tudo olha como começa o verso antes de tudo pois exórto que se use a prática de súplicas orações etc.

    Esse antes de tudo pode estar ligado a exortação Ou seja eu te exorto antes de tudo que se façam orações ou pode tá ligado a oração em si eu te exorto que antes de tudo se façam orações Qualquer que seja a posição desse dessa expressão adverbial aqui O resultado é o mesmo tá Óbvio para o apóstolo Paulo que as orações deviam ter um lugar principal primordial prioritário nos cultos da.

    Igreja aliás se Nós nos reunimos e nós Não oramos não é culto porque através das orações das orações públicas feitas quando a igreja está reunida que nós nos dirigimos ao nosso Deus como irmãos como corpo de Cristo e colocamos diante dele todas as nossas necessidades todos os nossos pedidos as orações públicas da Igreja São parte essencial parte essencial do culto a Deus é claro que o culto tem outros elementos leitura da palavra pregação da.

    Palavra louvores mas a oração recebe embora na igreja reformada a tendência é dizer quando chega lá na parte da pregação Chegamos na parte mais importante do culto eu não sei se isso vai encontrar fundamento bíblico especialmente não é que a pregação não é importante mas ela não deve superar a oração Ela deve ter local ou lugar primordial nos nossos cultos e por isso.

    Que nós devemos ter muito cuidado com as orações públicas Paulo não tá falando aqui de oração em particular ele tá falando aqui do culto público e da oração a ser feita sobre isso para vocês terem uma ideia da importância disso charges spurgeon na obra muito conhecida lições para os meus estudantes que eram uma série de palestras que ele deu para os alunos da escola de Pastores de Londres ele inclui uma um capítulo cujo título é oração em público como deve ser feito ele.

    Entra em detalhes se você vai orar em público por exemplo não fica informando não fique dando informações tipo assim Deus eu quero orar por Dona Maria que mora lá na rua da hora que o senhor sabe muito bem casado que o senhor José né e que o Senhor tem uma língua desse tamanho fala mal dos outros Às vezes as pessoas usam oração em público para mandar recado para dar informações que não não interessa então outras pessoas quando a gente dá o microfone para orar em público elas passam 30 minutos orando.

    Então no começo nós estamos orando com ela depois de cinco minutos orando por ela e mais 10 minutos tá morando contra ela então por isso você tem que escolher direitinhos Você é dirigente ser Pastor se você é dirigente de culto Você é pastor ou tá encarregado de liturgia um culto escolha com cuidado a quem você vai dar o microfone para fazer oração pública que oração pública É sério Paulo tá dizendo aqui antes de tudo.

    Como é que vai ter que ter o primeiro lugar na liturgia mas tem que ter um local Central importância Central A pessoa que vai orar tem que ser uma pessoa que conhece bem a sua teologia Para Não Dizer bobagem para não ficar chamando Deus de nomes e apelativos que são indignos de Deus e uma série de outras coisas a oração instrui ela bem feita a oração pública ela instrui ela anima ela encoraja você sente a presença de Deus então por isso que todo mundo pode orar a Rigor mas no culto público.

    Nós deveríamos ter cuidado de que apenas crentes amadurecidos crentes que são capazes conscientes modestos sóbrios eles façam esse tipo de eles participem no culto público devido a importância que a bíblia dá a oração é um dever que Timóteo estava sendo encarregado por Paulo de garantir que em todas as igrejas da cidade de Éfeso a oração tivesse um lugar ou um lugar um papel importante que fosse feito ali naquelas.

    Igrejas segunda coisa que na terceira né porque a primeira é uma exortação segundo tem

    Que vir antes de tudo a terceira é que Paulo diz aqui que nós devemos orar em favor de todos os homens verso primeiro antes de tudo exórto que se use a prática de súplicas orações intercessões de Graças em favor de todos os homens você não contra né mas não vamos orar contra nós vamos orar favor e todos os homens Nós vamos interceder por eles ou.

    Seja nós quando estamos reunidos como igreja e vamos orar em público nós devemos orar não somente pelos crentes quer ser a tendência a nós no culto da igreja quando alguém vai orar o pastor vai orar quase sempre a oração é por nós abençoa nossa igreja abençoa nosso povo seu João tá com Erisipela fulana que tá com espinhela caída e aquelas orações assim sempre pelo nosso povo Paulo tá dizendo aqui quando vocês orarem publicamente não orem somente por vocês.

    Mas Orem por todos os homens ou seja por pessoas de todos os tipos toda categoria de gente e não somente Crente e não somente crente Ore pelos descrentes também o senhor Jesus Cristo inclusive ensinou que nós devemos orar pelos inimigos ele ensinou que ele vimos Orar pelos inimigos por isso essa expressão aqui Orem por todas as pessoas quer dizer inimigos descrentes juDeus gentios homens mulheres pessoas.

    De todas as categorias sociais de toda procedência racial de todo o nível de Educação de qualquer status na sociedade sem distinção e sem preconceito Orem por pessoas de todas as categorias e de todos os tipos um homem somente por vocês quando vocês estiverem reunidos público isóto que se façam orações por todas as pessoas não no sentido de cada pessoa que existe que são apenas 6 bilhões né Vai ser difícil a gente orar para vocês bilhões de pessoas um por uma.

    É vidente que todos aqui significa pessoas de todas as categorias pessoas de de toda raça de de procedência de posição social ou seja não que não haja preconceito nesse sentido o favoritismo que a igreja em terceiro por todos os homens todas as pessoas independentemente daquilo que elas sejam mais um argumento aqui pra gente defender esse ponto é que você vê aí no capítulo 2 verso primeiro que a nossa tradução ara ela traduziu literalmente a.

    Palavra pois tá vendo aí antes de tudo pois então esse pois liga esse versículo com que veio antes alguns traduções mais modernas como a NVI tirou pois a própria Almeida Nova Almeida tirou pois também o que eu acho que tá errado porque perde a conexão com anterior o que é que tem no verso anterior Paulo tá falando de pessoas que naufragaram na fé porque perderam a boa consciência e ele menciona e meneu e Alexandre que ele te.

    Entregue ao diabo para aprender a nãolacionar e em seguida vem o pedido Orem por todos os homens quer dizer inclusive gente como emineu como Alexandre como falsos profetas como inimigos da igreja Então pois faz a ligação e fortalece a interpretação de que todos aqui não é cada pessoa mas todo tipo de pessoa pessoa de todo tipo toda categoria Esse é o dever da igreja ser Generosa em oração para com pessoas.

    De toda qualidade a quarta coisa que esse versículo aí nos ensina é que essa oração ela pode tomar diferentes formas no culto muito embora os termos que Paulo usa que são praticamente é sinônimos ele diz no verso primeiro exótico que se usa a prática de dicas orações intercessões e ações de graças quatro tipos de oração embora fica difícil perceber exatamente.

    Qual é a diferença entre Súplica oração e intercessão fica Clara a diferença de Ação de Graças as três primeiras Súplica oração intercessão nós estamos diante de Deus pedindo alguma coisa de alguma forma em alguma intensidade por todo tipo de pessoas ações de graças já não é mais pedido é o reconhecimento do que Deus já fez e uma expressão pública de gratidão é isso que nós devemos fazer no culto.

    Suplicar talvez aqui seja no sentido de suplicar pela igreja suplicar pelos crentes suplicar pelo bom andamento da obra de Deus orar é a palavra mais geral na língua grega para oração Então são pedidos em gerais pelos crentes pelos descrentes intercessão da ideia realmente de você orar por pessoas que não sejam que não seja você você tá intercedendo por alguém como é um culto público a ideia de que essa intercessão seja feita pelos.

    Descrentes interceda por esse todos aqui essas pessoas que não são da igreja São Inimigos da igreja gente como meneu e Alexandre gente que quer prejudicar a igreja aqueles inimigos que Jesus se referiu aqueles porque em Cristo na cruz orou dizendo pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem então a igreja deveria ter esse espírito de oração interceder inclusive por aqueles que perseguem por aqueles que querem o mal que nos acusam e dizem coisas contra nós.

    Isso deveria ser feito em público é isso que Paulo tá orientando Timóteo e se deve ser o tipo de oração que você faz na igreja que diferença da gente hoje em dia nos cultos da gente em Muitas igrejas oração é simplesmente um meio da gente barganhar com Deus para ganhar alguma coisa em troca ganha alguma coisa em troca e a gente se esforça a gente grita a gente né faz todo tipo de esforço pessoal para ver se a oração é mais escutada por Deus ou não quando na verdade Deus quer que no culto.

    Público nós sim Oremos por nós mas que a gente interceda por gente de todo tipo que a gente se lembre das pessoas que estão fora da comunhão com Deus que não conhece a verdade que estão caminhando para o inferno por isso então nós devemos suplicar orar interceder e agradecer por tudo que Deus já tem feito por nós então é esse o dever que Paulo encarrega Timóteo timóte ensina as igrejas que no culto elas orem dessa maneira que tem.

    Prioridade e oração que Orem por pessoas de todos os tipos inclusive os inimigos e que façam isso com orações súplicas intercessões e ações de graças com todo tipo de oração de forma intensa para que ninguém fique fora que todos sejam alvo dessa intercessão no verso 2 é que o avanço Mais um ponto o apóstolo Paulo destaca uma categoria de pessoas em particular que são as autoridades Depois de dizer.

    No verso 1 que nós devemos orar em favor de todos os homens tá vendo o final do verso 1 ele não verso 2 ele ele limita ele destaca uma categoria de pessoas em particular pela qual igreja deveria orar em favor dos Reis e de todos os que se acham investidos de autoridade então vocês entendem porque é que nós estamos interpretando todos aí no sentido de pessoas de todo tipo porque logo em seguida Paulo apresenta um subtipo né então Orem por todos os homens pelos Reis e pelos que estão em autoridade então é óbvio que ele tá falando em categorias Então a gente tem.

    Que orar particularmente pelos Reis e pelos que estão em autoridade e a gente pode entender porque que Paulo em particular destacou essa categoria de pessoas para serem alvo da oração pública da igreja o império romano dominava o mundo naquela época na época que Paulo escreveu essa carta e o império romano ele tinha um hierarquia muito bem definida e muito complexa no alto no topo da pirâmide de poder estavam César o Imperador considerado.

    Como Divino filho dos Deuses com autoridade absoluta morando em Roma abaixo dele havia o Senado romano que exercia um poder político extraordinário abaixo de César e do Senado havia os governadores das grandes províncias romanas a gente sabe pelo menos cinco delas que Paulo visitou durante suas viagens missionárias nessas províncias governadas por gente apontada por César havia ainda os procônsulis havia Os.

    Procuradores havia os prefeitos os magistrados e os juízes todos eles ligados a um cabeça que era César e os juDeus em particular eles tinham muita dificuldade com essa autoridade do Império Romano apesar dos privilégios que os juDeus tinham por exemplo os juDeus eram isentos de seguir a religião oficial do Império Romano todo mundo tinha que adorar o Imperador Mas sabendo que se exigisse isso dos juDeus os.

    JuDeus iam se revoltar Geralmente os césares eles eximiam eximiam os juDeus dessa responsabilidade O Judeu não tinha que adorar César como Imperador e muitos cristãos aproveitaram isso né durante um tempo em que o cristianismo foi confundido apenas como uma seita Judaica os cristãos também gozaram dessa isenção eles eram isentos do serviço militar os juDeus não tinha que prestar serviço militar todos os outros cidadãos tinham que fazer isso mas os juDeus eram isentos Então apesar disso assim tinha.

    Outra isenção eles eram desobrigados de trabalhar no sábado o César era vivo ele sabia que se obrigasse os juDeus a fazer essa coisa seria rebelião em cima de rebelião então o império romano não mexia com os juDeus nessas áreas Mas apesar disso os juDeus detestavam autoridade do império romano e havia muitos juDeus convertidos na cidade de Éfeso muitos juDeus convertidos na cidade de Éfeso e que estavam nas igrejas Eles teriam dificuldade em orar pelo César eles.

    Tiram dificuldade em orar pelos procónus pelos juízes pelos magistrados da cidade e igualmente muitos cristãos tinham também essa dificuldade para começar o título de César era quírios senhor um título que os cristãos só davam a Jesus Cristo eles não chamariam César adquirius porque isso seria para eles idolatria o sistema de governo de Roma era corrupto era cruel a máquina Militar de Roma era inexorável era bruta e os.

    Cristãos já estavam começando a sentir o aperto do Império Romano mais ou menos na época que Paulo escreveu essa carta não vai demorar muito aqui e vai depois que Paulo escreveu essa carta e Nero vai começar a primeira perseguição contra os cristãos matando milhares de cristãos em todo o império romano Então imagina você orar por autoridades assim você orar pelo César você orar pelo comandante do exército romano você orar pelos prefeitos Procuradores governadores da província quando eles eram hostis inimigos dos cristãos e já.

    Começavam a se mover para reprimir o cristianismo que vai ser breve considerada como é uma religião ilegal daí eu apóstolo Paulo diz vocês tem que orar por todas as pessoas inclusive pelos que estão em autoridade vocês têm que orar pelos Reis e por todos os que estão em autoridade então orar pelos nossos presidentes no Brasil é fichinha perto da responsabilidade dos cristãos do primeiro século que tinha que orar por Nero orar por Nero.

    Por isso a gente reclama de boca cheia né reclama de pouca gente não tem ideia o que era viver debaixo do império romano e mesmo assim a orientação bíblica ore por eles então é dever do Cristão orar por todos os que estão em autoridade que seja o governo de direita quer ser governo de esquerda que seja esse presidente quer seja aquele outro presidente Porque toda autoridade para vem de Deus e ao próximo ponto aqui que nós vamos ver quando o apóstolo Paulo então ele.

    Vai dizer porque é que nós temos que orar pelas autoridades espero que vocês estejam seguindo raciocínio de pau ele começou dizendo que morte instrui as igrejas no culto público eles têm que orar por todas as pessoas em particular ora pelos Reis e pelas autoridades mesmo que seja Nero mesmo apesar das perseguições mesmo apesar da hostilidade apesar da opressão que vocês estão sentindo vocês devem orar pelas autoridades e Paulo dá cinco motivos pelos quais nós deveremos orar pelas.

    Autoridades quando ele fala em ora pelas autoridades é claro ele tem mente em primeiro lugar a conversão dessas autoridades como nós vamos ver aqui orar para que essas pessoas sejam salvas e cheguem um pleno conhecimento da Verdade mas há outros motivos que estão listados aqui o primeiro dele está aí no verso 22 desculpa no verso 2 hora em favor dos Reis de todos os que estão investidos de autoridade primeiro motivo para que vivamos vida tranquila e mansa com toda.

    A piedade e respeito Então por que que nós temos que orar pelas autoridades porque delas que depende o estado de paz e de tranquilidade de prosperidade da sociedade se houver maus governantes com leis injustas se houver opressores e tiranos a terra não vai gozar de paz ela vai viver em hostilidade vai viver em guerra conflitos e nós não teremos condição de ganhar o pão de cada dia a.

    Economia vai piorar as pessoas vão se tornar perversas elas falam de tudo para sobreviver a corrupção vai aumentar então nós temos que orar pelos Reis e pelos que estão em autoridade para que nós tenhamos vida nos anos termos de Paulo vida tranquila e mansa ou seja sem conflitos e sem perseguições sem guerra sem hostilidades e consequentemente sem Martírios sem que os cristãos precisam morrer por conta da sua fé em Cristo Jesus para que nós.

    Possamos também viver com propriedade e Respeito piedade com relação a Deus respeito com relação aos homens pregando a palavra a igreja se expandindo o ponto é é todo é de todo interesse da igreja que as autoridades constituídas elas sejam boas autoridades que elas sejam justas que elas façam bem que elas atendam a ao bem comum para que haja paz para que haja tranquilidade na sociedade e para que nós possamos ganhar o pão de cada dia Então essa é a primeira razão.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1Cjd3z9uaiU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem