A Razão Da Nossa Tristeza (Exposição de Romanos 8) - Paulo Junior

A Razão Da Nossa Tristeza (Exposição de Romanos 8) - Paulo Junior a epístola de paulo aos romanos capítulo 8 verso 18 diz assim na versão revista e atualizada porque para mim tenho por certo que o sofrimento sou aflições do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus pois a.

A Razão Da Nossa Tristeza (Exposição de Romanos 8) - Paulo Junior

Criação está sujeita a vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que a sujeitou na esperança que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora ou suporte sofre dores de parto e não somente ela mas também nós que temos as primícias do espírito igualmente gememos.

Em nosso tô aguardando adoção de filhos a redenção do nosso corpo porque na esperança fomos salvos ora a esperança que se vê não é esperança pois o que alguém vê como o espera mas se esperamos o que não vemos com paciência o aguardamos verso 26 também o espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém mas o mesmo espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis e aquele que sonda os.

Corações sabe qual é a mente do espírito porque segundo a vontade de Deus é que intercede pelos santos versus 28 sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus que são chamados segundo o seu propósito porque quanto aos que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou a estes.

Também justificou a Deus que justificou a esses também glorificou deixa aberta sua bíblia e vamos orar mais uma vez só o santo Deus mais uma vez dirigimos a ti o rosto em oração os conselhos da nossa pequenez as conchas da nossa insignificância e da nossa dependência da sua misericórdia senhor quem se atreve falar a ti são.

Essas criaturas pequenas e miseráveis que carecem desesperadamente da sua graça não nos nega a tua graça hoje despeja numa porção maior gloriosa e abundante dá-nos graça para discernir este texto difícil para aquele edifique para que ele conforte console bom e nos ajude a conformar imagem do seu filho receba glória para si para ti sem faz teu reino avançar em nome do pai.

E do filho e do espírito santo e amém eu estava aconselhando o jovem essa semana e no gabinete pastoral e como é comum de um pastor aconselhar pessoas principalmente as ovelhas e nós como como pastores como conselheiros nós aconselhamos em vários tipos de pessoas com seus mais distintos problemas necessidades e esse jovem estava relatando como.

Estava o estado do seu coração eu e ele então se abriu para dizer o que eu tenho estado muito triste nesses últimos dias tá desanimado sem fé sentindo uma tristeza um peso dentro do coração e eu também estou está estou sentindo meu pecado a beleza do meu ser a minha corrupção o evento percebendo quanto eu sou mau e o quanto eu sou pecador e está me.

Trazendo um sentimento de prostração é de desânimo de tristeza o jango chá e muitas vezes eu não sei definir eu não sei a causa eu não sei porque tem sido assim nos últimos tempos é um desânimo uma tristeza uma angústia o inca dos internos o estão é brotando estão me sendo revelados.

Tô fazendo de mim nesses últimos meses uma pessoa e é melancólico triste sem muito motivo para rir sem muito motivo para festejar sem muito motivo para me alegrar o que já faz um bom tempo que eu estou sim prostrado abatido bom e quando ele me declarou se eu comecei aconselhá-lo a e nesse aconselhamento foi onde nasceu o seu irmão que eu vou pregar hoje eu.

Aconselhei exatamente com a passagem que eu acabei de ler e eu acredito que essa não é a situação só desse jovem eu acredito que essa é a situação atual de toda a cristandade de todo o povo de Deus eu não tava conseguindo um bode um joio uma virgem néscia o inpi eu sabia que eu estava aconselhando um cristão legítimo nascido.

De novo que possuem espírito santo eu sabia que era alguém que não era imperfeito não era melhor não era perfeito e não era que tropeçava que tinha pecados quero defeituoso mas que eram salvo e era um santo e o nascido de novo eu sabia que era e todavia porque ele estava sentindo isso é porque nós estamos assim possivelmente.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Você está assim e você sabe que foi sal que é salvo que

    O espírito de Deus está em você é mas você está triste tá desanimado e nós em algum tempo de nossa vida ea nossa vida marcada assim a vida cristã lutas vitórias derrotas altos e baixos alegrias e tristezas é comum uma certa oscilação ah mas parece que de um tempo para cá principalmente nos últimos anos.

    E a tristeza tem tomado conta do povo de Deus o desânimo tem como mar tomado quanto uma agonia interior tem tomado conta do coração um dos cristãos ah e por quê que isso ocorre e talvez que tem dias que você acorda pela manhã e aparentemente o dia não tem nada o dia igual qualquer outro mas você acorda com uma tristeza profunda no coração uma angústia profunda e você não.

    Sabe a causa aparentemente não tem nenhuma causa física política geológica mas simplesmente aquele peso quer ter essa e você não sabe o porquê dela e o texto que eu abri está na epístola de paulo aos romanos é uma das maiores obras de arte já escritas em todos os tempos por uma das maiores mentes do apóstolo paulo a carta escrita aos cristãos de roma oriundos do pentecostes.

    É uma carta que tem um alto teor teológico e ela vai tratar o seu tema central está no capítulo 1 verso 16 17 e a justiça de Deus como um Deus justo salvar pecadores injustos os torna justos através da morte do seu filho na cruz é isso que trata em essência a epístola de paulo aos romanos o capítulo 8 que é o que eu abrir presta atenção a fala da vitória que o crente tem contra o pecado o da vitória que o crente tem na.

    Mortificação da carne o triunfo que o crente tem na modificação do velho homem na santificação o porquê que o capítulo 8 traz trata disso é porque no capítulo 7 o paulo vai tratar de um assunto muito complexo se você lembrando capítulo 7 paulo vai mencionar assim ó o bem que eu quero fazer eu não faço e o mal que eu não quero fazer eu acabo fazendo.

    Bom então no verso 24 e vai dizer desventurado homem que sou quem me livrará do corpo desta morte paulo tá querendo dizer assim eu confesso que a lei é boa a leia boa a lei injusta o mandamento é bom é mas é impossível de ser praticado eu não consigo praticar então capítulo 71 diz é o clamor desesperado de um homem considerando a lei justa mas vendo a.

    Incapacidade de praticá-la eu não consigo eu quero fazer o bem mas o mal está em mim quando eu quero fazer o bem eu não consigo e o mal que eu não quero acabo fazendo é tão desespero e do descendentes de adão em observar a lei então ele vai chegar no clímax do capítulo 1 verso 24 condes desventurado homem que sou.

    O desventurado aquele que não é bem aventurado quem me livrará do corpo desta morte e a resposta está no capítulo 8 o capítulo 8 vai livrá-lo do corpo dessa morte capítulo 8 começa converso um pois agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em cristo Jesus e como livrará do corpo desta morte através da regeneração.

    É através do novo nascimento e da obra do espírito santo fazendo dele uma nova criatura esse homem está livre do poder do pecado é isso que trata o capítulo 1 ele mostra como um homem regenerado experimenta vitória sobre o pecado através do espírito santo e o capítulo 8 paulo está dizendo que Deus resolve a parte jurídica e prática.

    Do homem ele lida com a culpa do pecado através do filho morrendo na cruz ele

    Lida com o poder do pecado que a prática de vida através do espírito santo é aliás o capítulo 8 de romanos é o capítulo que mais fala do espírito santo na bíblia não existe outro capítulo na bíblia que mencione mais a obra do espírito santo do que romanos capítulo 8 pelo menos 20 vezes 26 vezes ele menciona a obra do espírito santo o.

    Espírito santo quando os regenera os faz novas criaturas e habita em vocês de sorte que agora vocês podem mortificar o pecado se santificar agora vocês têm a adoção são filhos de Deus então o poder do pecado e está também é resolvido logo então paulo está tratando da nova vida que o crente tem cristo após a regeneração.

    E é isso que trata o capítulo 8 vocês são novas criaturas vocês estão regenerados nenhuma condenação há mais sobre vocês ou seja vocês não podem mais ser culpados de nada não podem mais ser condenados de nada vocês estão solvidas diante do tribunal de Deus agora o pecado também não tem mais domínio sobre vocês vocês tem uma ferramenta para levar do corpo do pecado do corpo dessa.

    Morte o espírito santo ele modificar a neutralizar a os eles refrear a o poder devastador do pecado em vocês então tá escrevendo isso e entretanto o paulo vai dizer a obra da regeneração seguida da santificação não eliminam de vocês o sofrimento e a dor as quedas a tristeza por quê que.

    Paulo estava escrevendo isso e ele está escrevendo para quem os cristãos romanos eles estavam em dúvidas nós não somos salvos sim vocês são duas um nascemos de novo sem nós nascemos cristo nos resgatou se resgatou então por que que nero tá na nossa captura por quê que estamos perdendo o emprego por quê que os nossos mares estão sendo presos por que cristãos estão sendo mortos nós nascemos de novo nasceram não somos santos sim a culpa do pecado foi.

    Mal removida foi o poder do pecado também não foi resolvido foi então é porque que estamos passando tudo isso paulo então vai escrever e dizer parece que o fato deles terem sido salvos o fato da culpa do pecado ter sido removida deles o fato de agora eles poder eles poderem refrear a força do e no corpo deles não os exime a de sofrerem de passarem sofrimento.

    E ela seriam comuns ainda e a obra da regeneração não elimina o sofrimento a queda a tristeza nem a dor são paulo então vai fazer o quê na sequência do capítulo 8 ele vai apontar para glorificação e ele falou de justificação a parte jurídica está resolvida ele falou de santificação a parte prática da resolvida.

    E todavia essas práticas essas partes resolvidas não são suficientes para remover de nós o sofrimento ele tava dizendo cristãos romanos são crentes demais vocês são homens de oração vocês são santos são puros nenhuma condenação há sobre vocês nenhuma culpa sobre vocês e o pecado não pode mais dominar vocês toda via vocês ainda vão sofrer vocês irão morrer você sentiram dor você.

    Sentir um penso porque enquanto você estiver e nesse tabernáculo terrestre nosso corpo enquanto vocês tiverem na carne aqui vocês irão sofrer e o único remédio para o sofrimento a dor aí paulo vai apontar para terceira etapa da salvação é a glorificação que que a glorificação esse é o mundo vindouro é o reino dos céus herdar o reino dos céus entrar na eternidade é só lá que o sofrimento vai.

    Ser exaurir por completo a e é isso também que eu quero ensinar para você não é esse é o tema central do que eu quero pregar e se você é salvo Deus já tratou com a culpa do seu pecado e essa é uma promessa que tem que ela esta sobre a sua cabeça agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em cristo Jesus lá na frente que diremos.

    Pois essas coisas se Deus é por nós quem será contra nós é aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou como não nos dará juntamente com ele todas as coisas quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus é Deus quem os justifica ou seja falta dizendo ninguém pode acusar mais vocês e quem os condenará pois foi cristo quem morreu ou antes ressuscitou está a destra do pai e intercede por nós a culpa está removida.

    O crente não pode dormir com culpa alguma está removida a cédula de dívida que era contrária você foi cravada na cruz o preço foi pago o preço foi pago e não foi por prata ouro ou coisas corruptíveis mas pelo precioso sangue de um cordeiro sem ruga e sem mácula eu saiba disso um poder do pecado também esse é o que ele tá tratando capítulo como assim o poder não há necessidade de.

    Você viver pecando uma vez que ele resolveu a culpa não tem satanás outro ser no universo que pode acusar você agora o poder os efeitos devastadores e ele deu a você o espírito santo em vez de você uma nova criatura e deu a você um dos frutos domínio próprio o que é isso é um mecanismo que ele te deu um componente uma ferramenta é a condição de alto dominar se dominar.

    O que os impulsos pecaminosos hoje não é a carne que fala mais alto não é o pecado mas o poder do espírito santo está em você para mortificar seus desejos então ele diz o pecado não terá mais domínio sobre vós o pecado não pode ter domínio e se pelo espírito modificar as obras da carne viver e pelo espírito você pode modificar essas duas coisas e contudo ficou ainda.

    E o sofrimento é a maneira que paulo resolve a questão do mal da extinção do mal e do sofrimento é a glorificação o estado de bem-aventurança permanente no céu onde nossos corpos serão glorificados à semelhança do corpo do nosso senhor aí sim a criação vai ficar livre do pecado seu dos seus males vai ficar livre do.

    Sofrimento é só que a glorificação só ocorrerá com a volta de Jesus quando estão seremos transformados quer estejamos vimos quer estejamos mortos se estivermos vivos seremos transformados nos ares se estivermos mortos seremos ressuscitados e nesse processo de encontrar com cristo nesse processo da ressurreição é então que seremos glorificados nessa hora o.

    Nosso corpo é completamente livre do pecado livre da dor livre do sofrimento livre da angústia isso dar-se-á na glorificação e o livramento total do pecado vamos ver o verso 18 o que ele diz para você entender é porque para mim tenho por certo que o sofrimento do tempo presente não pode.

    Ser comparado com a glória a ser revelada há em nós a primeira começa o texto aqui porque porque esse é uma conjunção explicativa liga duas orações coordenadas de umas das quais se explica a asserção contida na outra ou seja se porque tenho sentido depois ah pois ele está dizendo o versículo anterior que mesmo regenerados sofremos.

    Na verdade ele está dizendo que está no capítulo versículo 17 leia aí ora se somos filhos somos também herdeiros herdeiros de Deus e co-herdeiros com cristo se com ele sofremos também com ele seremos glorificados vestes o depois para mim tenho por certo por isso ele começa 18 com pois porque é uma conjunção explicativa no verso 17 ele tá.

    Dizendo o fato de vocês serem salvos não impedirá vocês de sofrerem o fato de vocês serem regenerados não importa não impede vocês de sofrerem toda via ele vai escrever para mim tenho por certo as inscrições ou sofrimento do tempo presente e não são de comparar com a glória que em nós há de ser revelada primeira coisa.

    Que ele vai dizer que nós sofremos nós sofremos mas paulo vai dizer eu tenho por certo que as aflições do tempo presente não se comparam é uma maneira de lhe consolar os cristãos romanos é uma maneira de lhe dizer olha a glória a regeneração não evita o sofrimento a conversão não evita a dor não evita a tristeza vocês vão sofrer mas ele vai.

    Ter eu tenho por certo que as aflições do tempo presente primeiro que significa tempo presente as aflições da geração de vocês da era de vocês da vida de vocês enquanto vocês ou vocês sofrerão é mas eu digo a vocês que elas não se comparam com a glória que em nós há de ser revelada paulo para consolar os dias assim vocês sofreram mas é incomparável.

    Com aquilo que vai ser revelado a vocês o tanto em intensidade comem tempo vocês estão sofrendo sim quanto tempo e esta era presente pois é vocês vão ter algo superior em tempo porque interno e intensidade a animes quando ele usa aqui para mim tenho por certo a palavra grega é.

    Lobisomem o que significa calcular eu quero uma palavra que um comerciante um matemático usava para fazer cálculos então paulo tá dizendo quando ele disse para mim tenho por certo ele tinha feito os cálculos falta dizendo eu tenho certeza pelos meus cálculos é lógico é óbvio que isso vocês estão sofrendo não pode se comparar com aquilo que será.

    Revelado com a glória que há de ser revelada a palavra glória quer dizer doxa e daí vem aquele tempo doctrologia palavra de glória estado de exaltação condição de bem-aventurança gloriosa que os alvos experimentam no céu paulo está dizendo olha pelos meus cálculos eu tenho certeza que se tem tem o que vocês estão sofrendo não pode se comparar com.

    Estado do dia saltação que vocês entraram dos céus e é isso que ele tá dizendo com a glória que há de ser revelada a palavra grega revelado quer dizer apocalypto daí vem o termo apocalipse que quer dizer revelar o que está escondido trazer à luz descortinar mas o termo correto é manifestar para mim eu tenho por certo.

    Pelos meus cálculos eu tenho certeza que essas pequenas aflições que vocês passam nesse tempo presente não se comparam uma manifestação gloriosa o melhor com estado de exaltação glorioso que há de se manifestar a vocês o verso 19 ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos.

    De Deus até aí e aí ele vai dizer algo no 19 e presta atenção que tá apontando para glorificação sempre ele vai dizer aqui é a resposta para o sofrimento é a glorificação então ele vai dizer mesmo que vocês sofreram aqui vocês entraram no estado de graça superior ao sofrimento e o verso 19 diz que ardente.

    Expectativa da criação espera manifestação dos filhos de Deus o que que a criação ele diz aqui que a própria terra a criação que é cosmos a que fala das estrelas a que fala do sol aqui fora da lua aqui fora da borboleta aqui fala da água aqui fora dos rios aqui fala das montanhas a que fala das árvores a criação ela aguarda a manifestação dos filhos de Deus o que é a manifestação.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZpRLNtTrYE0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem