14. Meu pecado e a Glória de Deus (Rm 3.1-8)

14. Meu pecado e a Glória de Deus (Rm 3.1-8) Irmãos vamos abrir a palavra de Deus em romanos capítulo 3 meu objetivo nessa noite é dar continuidade a nossa série de mensagens na carta aos romanos a última vez que nós pregamos na carta aos romanos terminamos o capítulo 2 hoje nós iremos iniciar o capítulo 3 e vamos do primeiro verso até o verso 8º Romanos Capítulo 3 de 1 a 8 eu vou pedir que você preste muita atenção porque essa.

14. Meu pecado e a Glória de Deus (Rm 3.1-8)

Passagem ela não é fácil ela não é fácil então mantenha a sua Bíblia aberta e procure acompanhar o raciocínio pergunta do apóstolo Paulo Qual é pois a vantagem do judeu ou qual a utilidade da circuncisão muitas sobre todos os aspectos principalmente porque aos juDeus foram confiados os oráculos de Deus e daí se alguns não creram a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus de.

Maneira nenhuma seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem segundo está escrito para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado Mas se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus que diremos porventura será Deus injusto por aplicar a sua Ira falo como homem certo que não do contrário como julgará Deus o mundo e se por causa da minha.

Mentira fica em relevo a verdade de Deus para sua glória porque sou eu ainda condenado como pecador E por que não dizemos como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos praticamos males para que venham bens a combinação a condenação destes é justa que Deus queira nos conduzir irmãos nessa passagem iluminaram o nosso entendimento e nos dá instrução espiritual.

Nós estamos Como eu disse diante de uma das passagens mais difíceis da carta de Paulo aos romanos o conhecido de João Piper num comentário ou numa série que ele fez de estudos na carta aos romanos ele menciona que vários estudiosos que ele consultou considera essa passagem como a passagem mais difícil de toda a carta aos romanos e a dificuldade maior está na maneira como apóstolo Paulo argumenta o argumento de Paulo aqui é difícil de seguir o John Piper depois que ele pregou.

Um sermão aqui nessa passagem aí ele pregou um outro sermão cujo título é porque é que Deus coloca a passagens difíceis na Bíblia não é que eu tô com vontade de fazer a mesma coisa do domingo que vem porque que Deus coloca passagens difíceis na Bíblia e ele deu algumas respostas que eu considerei interessante eu quero trazer aqui para vocês primeiro obriga o povo a estudar para que você estude você tem que aprender a ler.

Para que você aprenda a ler você tem que ir para escola e para que você vá para uma escola Alguém tem que abrir uma escola não é de estranhar de que o movimento que deu início a ideia de escolas públicas em toda a Europa começou com quem reforma protestante E por que porque uma das primeiras coisas que os protestantes fizeram foi traduzir a Bíblia para a língua do Povo só que para que o povo pudesse ler a Bíblia o povo tinha que aprender a ler e o índice de analfabetismo na Europa.

Medieval era coisa assim de 90% . Então tinha que ter escola não é à toa que a primeira escola pública da Europa foi aberto em Genebra por João Calvino foi a primeira escola pública da Europa e Por que que os reformadores tinham tanto interesse em Abrir escolas para que o povo pudesse aprender a ler Para ler a Bíblia então passagens difíceis na Bíblia elas instigam elas desafiam elas nos atraem a Nos preparar para poder.

Entender isso provoca também a necessidade de gente treinada porque a dificuldade reside no fato de que a bíblia é um livro antigo tem desde que o seu primeiro livro foi escrito nós estamos falando aqui de 3.500 anos A bíblia é um livro antigo ela foi escrita numa cultura que não existe mais que a cultura do antigo Oriente não tem mais essa cultura foi escrita em línguas que não se falam mais o grego coimê o hebraico daquela época hoje em dia você.

Fala outro tipo de hebraico e o aramaico que é uma língua morta então todos os autores morreram já perceberam a dificuldade se alguém se o Eliezer me manda um e-mail dizendo pastor amanhã às 8 horas eu vou na sua casa eu posso mandar um e-mail de volta para ele dizer você quer dizer 8 da manhã ou 8 da noite não posso mas eu não posso perguntar o apóstolo Paulo O que que você quis dizer com os que se batizam pelos mortos.

Eu não posso fazer essa pergunta do apóstolo Paulo Então para que eu entenda isso eu vou ter que estudar a língua do apóstolo Paulo a cultura do apóstolo Paulo os movimentos religiosos que haviam na época do apóstolo Paulo eu vou ter que aprender grego para que eu possa ter uma resposta então o fato de que a bíblia é um livro antigo escrito em outras línguas cujos autores estão mortos numa cultura que não mais existe fez com que a reforma.

Protestante se preocupassem preparar os seus pastores preparar os seus líderes e os seus pregadores porque nem todo mundo tem a oportunidade de fazer isso a maioria de nós estaria ocupada ganhando o pão de cada dia mas Alguém precisava ser destacado separado para fazer esses estudos e dar respostas ao povo a razão pela qual tem passagens difíceis na Bíblia é exatamente porque é como se.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Deus dissesse aqui assim eu vou me revelar a vocês mas de um jeito que eu

    Vou tirar o melhor que vocês podem dar vocês vão ter que estudar vocês vão ter que ralar vou ter que aprender a ler vocês vão estudar a cultura antiga vocês vão ver qual o valor da história vocês vão ver qual o valor da arqueologia vocês vão examinar o mundo maravilhoso que eu criei Essa é a razão pela qual a gente tem a Bíblia e passagens difíceis nela eu achei essa explicação de um Piper.

    Muito interessante por isso eu trago para vocês porque eu concordo 100% com ela é isso mesmo toda vez que eu encontro eu tava até comentando com minha esposa hoje mostrando para ela tô lendo agora o evangelho de João a quantidade de interrogaçãozinha que eu coloco de lado vou lendo vou lendo aí tem uma passagem aí Interrogação eu estou esperando um dia talvez quando as férias chegarem eu vou sentar e pegar todas aquelas interrogações e eu vou tentar sair apagando todas elas.

    Porque eu não consigo ler sem entender eu quero entender o que está sendo dito então a Bíblia esse livro ele ele mexe conosco ele nos provoca ele ele tira o melhor de nós se você quer levá-lo a sério e não é à toa que o lema principal da reforma foi sola scriptura somente a Bíblia ela é a revelação de Deus para nós nos foi dada de forma escrita de forma infalível inerrante autoritativa e é nela que nós vamos encontrar ouvir a voz do nosso.

    Deus hoje à noite eu queria com vocês então tentar entender os pontos centrais do que o apóstolo Paulo está dizendo aqui o fato de que é considerado uma passagem difícil não quer dizer que ela é impenetrável nós vamos ver que dá para entender o que é que o apóstolo Paulo está fazendo mas não sem algum exercício antes Vamos tentar lembrar aqui o contexto porque essa é a regra número 1 quando você se depara com uma passagem bíblica O que é que vem antes dela.

    O que é que vem antes dela Especialmente quando a passagem começa com pois tá vendo pois aí no verso 1 qual é pois então essas conjunções elas ligam O que está sendo dito com o que foi dito antes então Paulo está fazendo uma conclusão de alguma coisa que ele falou antes e o que que ele falou antes então aí no Capítulo 2 de 25 a 29 que é o contexto imediato é aquilo que vem um pouquinho antes nós vemos que o apóstolo Paulo estava dizendo ele tá escrevendo para os.

    JuDeus aqui se dirigindo aos juDeus e ele tá dizendo que uma pessoa que não é judeu judia ela pode se tornar judia se de coração guardar a lei de Deus os gentios não tinham a lei de Deus mas os juDeus tinham mas sim o Gentil no coração guardar lei ele vale igual a um judeu e vice-versa um judeu que não obedece a lei ele vai ser tratado como um Pagão diante de Deus porque Paulo está dizendo aqui o que importa é aquilo.

    Que você é interiormente veja o que ele diz aqui no verso 28 não é judeu quem é apenas exteriormente e não é circuncisão a que é somente na carne e no verso 29 judeu é o que é interiormente e circuncisão Aqui é do coração ou seja em outras palavras o apóstolo Paulo tá dizendo para os JuDeus as vantagens que vocês receberam a lei que vocês receberam o sinal da circuncisão isso aí não salva vocês se vocês de coração não.

    Obedecerem a Deus a ponto de que se um Pagão que não conhece estas coisas guardar a vontade de Deus ele é mais judeu do que você ele é salvo e você não é e ao fazer isso imediatamente o apóstolo Paulo já vê um judeu levantando a mão posso eu tenho algumas objeções Paulo ele já vê um oponente Imaginário levantando a mão para questionar o que Paulo disse e a primeira o questionamento são três questionamentos que os juDeus certamente.

    Fariam a isso que Paulo tá dizendo aqui o primeiro questionamento é esse Então se tanto faz se o Gentil pode virar judeu e O Judeu pode virar Gentil qual é a vantagem de ser judeu Paulo qual é a vantagem então de ser judeu então no verso primeiro Qual é pois a vantagem do judeu ou qual a utilidade da circuncisão Paulo está fazendo uma pergunta que ele sabe que alguém vai fazer ele está dialogando com o oponente Imaginário e já levantando essas.

    Objeções já para esvaziá-las já para dar resposta ele tá planejando ir a Roma e

    Lá tem uma comunidade muito grande de juDeus e quando ele chega lá o pessoal vai fazer esse tipo de pergunta então na carta ele já tá esvaziando já tá dando resposta antes é como se ele dissesse Assim vocês na certa vão me perguntar Qual é a vantagem então do judeu para que que serve a circuncisão para que que Deus deu estas coisas para o povo escolhido ou então a pergunta é mais ou menos isso.

    Qual a vantagem que a gente leva em relação a Deus Qual a vantagem que a gente leva em relação a Deus pensando com relação aos que não são juDeus os juDeus diziam isso porque eles tinham sido escolhidos de Entre todos os povos da antiguidade para ser um povo especial de Deus Deus se revelou somente aos juDeus ele não se revelou Aos assírios babilônicos aos egípcios Aos filisteus amonitas moabitas aos sírios não Deus chamou Os descendentes de Abraão e se revelou para eles deu a circuncisão e deu a lei Ora.

    Se isso não garante a salvação Pergunte ao judeu Então para que que qual é a vantagem disso por que que Deus fez isso e a resposta de Paulo tá aí no verso 2 qual a utilidade Qual a vantagem resposta de Paulo muita sob todos os aspectos principalmente porque os juDeus foram confiados os oráculos de Deus ou seja Há muitas vantagens em ser judeu e tem sido e ter sido circuncidado Paulo diz muitas.

    E na verdade ele tem uma lista mas sabe quando é que ele vai dar essa lista só no capítulo 9 vamos dar uma olhadinha só no capítulo 9 ele vai dar a lista Capítulo 9 de um em diante digo a verdade em Cristo não minto testemunhando comigo no Espírito Santo a minha própria consciência tem um grande tristeza incessante dor no meu coração porque o mesmo desejaria ser anátema separaram de Cristo por amor de meus irmãos meus composriotas segundo a carne agora vem a lista são israelitas.

    Pertence-lhes adoração a adoção também a glória as alianças a legislação o culto as promessas os patriarcas deles vem o Cristo segundo a carne que é sobre todos Deus bendito para todo sempre amém olha aqui a vantagem do judeu Eles foram adotados receberam o conhecimento da glória de Deus as alianças a legislação a lei o culto verdadeiro a Deus as promessas que Deus tinha feito os patriarcas Abraão Isaque Jacó são deles e o Cristo veio deles Então qual é a.

    Vantagem do judeu muita diz o São Paulo mas aí voltando ao capítulo 3 ele lista apenas uma muitas principalmente porque aqui talvez ele tenha querido dizer primeiramente porque aos juDeus foram confiados os oráculos de Deus o que são os oráculos de Deus são as escrituras do Antigo Testamento Deus confiou o antigo testamento aos juDeus é.

    Chamado de oráculo palusa esse termo é um termo que era tirado da cultura popular quando alguém naquele tempo queria consultar a vontade de um Deus ele ia ao oráculo daquele Deus e lá havia geralmente uma pitonisa uma feiticeira que era considerada o oráculo o Deus falava através dela então aqui Paulo chama as escrituras dos oráculos de Deus ou seja o meio pelo qual Deus faz conhecer a sua vontade.

    Deus não tem outra maneira de revelar a sua vontade a não ser através dos oráculos que ele deu a Israel ou seja as escrituras as quais depois os cristãos adicionaram o Novo Testamento fechando o cano completo Então qual é a vantagem do judeu resposta de Paulo primeiramente porque eles receberam a revelação escrita de Deus os oráculos de Deus a maneira pela qual Deus nos fala.

    Mas em que sentido isso era uma vantagem bem vocês que estão acompanhando as minhas Exposições desde o capítulo primeiro você se lembram que Deus se revelou a humanidade de duas maneiras primeiro na consciência A Ira de Deus se revela do céu porque o que deu o que de Deus pode ser conhecido entre eles Deus revelou Capítulo 1 versos 18 e 19 Deus tem uma revelação de si mesmo na consciência todo mundo sabe que existe um Deus ninguém nasce ateu O Pagão que.

    Vive lá no meio da floresta amazônica Ou perdido lá numa Tribo da África um berbere no deserto do Saara ele sabe no coração que existe um Deus que é uma revelação de Deus na consciência toda revelação de Deus é na natureza os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos aqui mesmo no capítulo 1 o apóstolo Paulo disse que não há uma única pessoa que possa dizer que não conheça Deus porque a glória de Deus e o conhecimento de Deus brilha por meio das coisas que.

    Foram criadas e se conhecem claramente desde o início do mundo então os pagãos eles têm duas revelações a consciência deles diz que tem um Deus e eles podem ver a natureza e concluir conferindo com a consciência de que aquilo não é fruto do acaso mas que há uma inteligência a um poder por detrás que antecede é mais antigo do que a criação e que é responsável por ela mas agora Deus fez uma terceira.

    Revelação que é superior a todas as outras e que complementa as outras duas que é a revelação escrita Deus levantou o homens a quem ele se revelou e mandou que esses homens escrevessem a sua vontade Então essa é a vantagem dos judeu porque foi a esse povo os juDeus que Deus deu essa terceira Revelação que é a revelação escrita então quando eles perguntam a Paulo Mas qual é a vantagem do judeu então resposta de Paulo a muita para começar receber os oráculos de Deus.

    Coisa que as outras Nações não tem Eles não sabem não sabem o nome de Deus não sabem quem é que criou todas as coisas não sabe que esse Deus é bom justo verdadeiro misericordioso Eles não sabem que esse Deus tem um filho chamado Jesus Cristo Eles não sabem que esse Deus está pronto a perdoar Eles não sabem que Deus levantou um homem chamado Abraão com quem fez uma promessa ou um pacto uma aliança e desse veio o salvador do mundo Eles não sabem disso mas os juDeus sabe porque tá nos oráculos de Deus Essa é a.

    Vantagem de Israel no antigo testamento sobre todas as outras Nações porque a ele foi foram confiados os oráculos de Deus tudo bem resposta de Paulo foi essa daí pergunta mas Paulo você tá dizendo Tanto faz ser judeu Gentil qual é a vantagem dos judeu Espera aí é muita primeiro receberam os oráculos de Deus aí Paulo já vê outro judeu levantar na mão segundo objeção mas Paulo Então vamos pensar se Deus deu a revelação dele os oráculos.

    Dele a nação de Israel e nesses oráculos nessas escrituras Gênesis Levítico nome Deuteronômio Josué juiz até Malaquias todo o antigo testamento se ali está a verdade de Deus o caminho da Redenção porque é que a nação de Israel rejeitou Jesus Cristo Por que que a nação toda foi incrédula isso não é uma prova de que Deus abandonou então o seu povo essa vantagem não valeu nada porque no.

    Final ninguém criou em Jesus Cristo entre os juDeus Deus abandonou o seu povo então não é vantagem nenhuma Paulo trata disso a partir do verso 3 olha aí ó e daí ele tá falando como se fosse o opositor não é se alguns não creram Paulo aqui tá sendo Generoso não é que se alguns não creram se muitos não creram quase a totalidade da Nação Judaica se alguns não creram a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus Essa é a objeção eles.

    Não creram Então essa infidelidade essa incredulidade dele significa que Deus não Manteve as suas promessas que ele tinha feito Deus não guardou essa vantagem que ele deu para os judeu resposta de Paulo surpreendente do verso 4 em diante de maneira nenhuma seja Deus verdadeiro e mentiroso todo homem segundo está escrito para seres justificados nas tuas palavras e venhas.

    A vencer quando fores julgado aquilo a resposta do apóstolo Paulo mais uma vez ela é Ela é parcial deixa eu explicar o raciocínio aqui do apóstolo Paulo conversando com esse judeu opositor Imaginário é o seguinte os oráculos de Deus que foram dados a Israel que são as escrituras mostram que o Messias devia vir e sofrer Pelos Pecados para salvar o seu povo concorda.

    Concordo Então essa é uma vantagem do judeu sobre os gentios concorda concorda mas O Judeu só pode crer que Jesus é o messias se Deus lhe capacitar e lhe dê fé concorda concorda muitos juDeus na verdade a maioria da Nação não creiam nas escrituras e muito menos que Jesus é o messias prometido por Deus conclusão Isso é uma evidência de que Deus abandonou seu povo e que quebrou as.

    Promessas que fez Abraão Isaque e Jacó Paulo Responde essa pergunta em detalhes no capítulo 9 de 6 a 8 quando ele vai dizer Mas de jeito nenhum porque a promessa de Deus não foi feita toda nação foi feita ao remanescente fiel aos eleitos que tinha dentro de Israel o pato foi feito com os eleitos que tinha dentro de Israel então há remanescente fiel que Creu no Messias como eu por exemplo diz o apóstolo Paulo eu que sou da descendência de Israel que.

    Sou da Tribo de Benjamin eu creio no Messias eu faço parte do remanescente fiel Então Deus não foi Infiel Paulo vai dizer isso no capítulo 9 e nós vamos deixar para ver isso quando chegar lá no capítulo 9 mas aqui no capítulo 3 ele diz simplesmente o seguinte o fato de que os juDeus foram incrédulos só prova aquilo que eu venho dizendo desde o início do capítulo 1 que todo homem é mentiroso e pecador e que só Deus é verdadeiro então só prova isso a incredulidade dos.

    JuDeus só provam que eu venho dizendo desde o capítulo 1 que não há um justo não a um sequer que todos pecaram inclusive os juDeus e a culpa deles é pior porque ele tem os oráculos de Deus rejeitaram esses oráculos e mataram Messias Então seja todo homem mentiroso e Deus seja verdadeiro Paulo Cita uma passagem do Salmo 51 tá aí no final do verso 4 né ele diz assim segundo está escrito essa passagem que ele cita do.

    Salmo 51 é uma passagem muito conhecida todo mundo lembra o que é o Salmo 51 certo o Salmo 51 foi aquele Salmo que Davi escreveu quando ele pecou quando ele adulterou ele se deitou com bate-seba que era mulher do General Urias quando Urias estava em guerra Davi ficou em Jerusalém mandou buscar a mulher do seu Comandante se deitou com ela mulher engravidou e quando a coisa ia se tornar pública ele tentou trazer o Homem de Volta Para.

    Que tivesse relações com a mulher para parecer que o filho era dele não deu certo então ele mandou matar aquele homem mandou matar o marido da mulher e depois levou a mulher para morar com ele no palácio Davi fez isso e quando um dia o profeta Natan Enviado Por Deus repreendeu Davi Davi se humilhou profundamente diante de Deus se arrependeu no pó e nas cinza sofreu as consequências porque o castigo de Deus foi tirar a vida da criança e toda a.

    Família de Davi se esfacelou a partir dali como juízo de Deus sobre o que ele tinha feito mas Davi foi Perdoado O que significa que perdoar nem sempre implica em retirar as consequências mas o ponto aqui é que a compulsão do coração de Davi foi tão grande a tristeza foi tão grande que ele declarou ele confessou o seu pecado publicamente e o Salmo 51 é a confissão do Rei Davi e lá no meio do Salmo ele diz assim pequei contra ti contra ti somente e fiz.

    O que é mal perante os teus olhos de maneira que terá sido por justo será extido por justo no teu falar e puro no teu julgar o que Davi tá dizendo aqui é o seguinte Deus tu és justo e Puro ao me condenar pelos meus pecados e o meu Pecado justifica a tua Justiça o meu Pecado mostra que tu é justo ao me castigar Paulo pegou essa passagem e ele tá citando aqui e fazendo a seguinte aplicação da mesma forma que o pecado de Davi.

    E que Deus o castigou isso não significa que Deus abandonou Davi da mesma forma incredulidade dos juDeus e o castigo de Deus sobre os juDeus não prova que Deus abandonou os juDeus mas apenas mostra esse ponto que todo homem é mentiroso e pecador e que só Deus é justo e verdadeiro é o final do verso 4 para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer Quando forem julgado.

    Paulo agora vem um terceiro judeu levantando a mão e acho que Paulo tá perguntando Rapaz isso não tem fim né parece briga de Facebook tem uma regra boa no Facebook se você responder não vai terminar nunca que venha contra a resposta aí você dá a resposta venha tripla resposta não tem fim e mas tem um judeu lá tem mas então Paulo eu tenho mais uma objeção se é isso que você está dizendo a objeção é mais ou menos o seguinte então não faz sentido Deus castigar ninguém porque se o meu Pecado traz a lume a.

    Justiça de Deus por que que Deus vai castigar aquelas pessoas que colaboram para a Glória dele se o meu Pecado mostra que Deus é santo e que ele é justo Por que que Deus Vai me castigar não faz sentido eu tô fazendo favor a Deus não tô o meu Pecado não mostra que ele é justo que ele é santo e verdadeiro Então por que que ele vai me condenar se eu estou trabalhando para ele quando eu pego você vê que tem gente para tudo né e a paciência de Paulo aqui resposta de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ShMW5hFcWiI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem