03. A sarça ardente (Ex 3:1-22)

03. A sarça ardente (Ex 3:1-22) Vamos Saúdo a todos com a paz do Senhor Jesus nessa noite alegria retornadas as férias e retomar as atividades e sem dúvida está com os irmãos para cultuar a Deus trazer a palavra do senhor e alguma coisa que a gente nosso coração de alegria nós vamos dar continuação à exposição no livro de Êxodo dessa feita Capítulo 3 nós vamos do verso primeiro ao verso 22 é um capítulo relativamente curto muito conhecido e nós iremos lendo todo depois faremos a.

03. A sarça ardente (Ex 3:1-22)

Exposição Êxodo 3:1 a 22 Moisés apascentava o rebanho de Jetro seu sogro sacerdote de Midian e levando rebanho para o lado oeste do deserto chegou aurébio monte de Deus ali o anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo no meio de uma sarça Moisés olhou e Eis que assassino estava em Chamas mas não se consumia então diz consigo mesmo vou até lá para ver essa grande.

Maravilha porque a sarça não se queima Quando o senhor viu que ele se aproximava para ver Deus no meio da sarça o chamou e disse Moisés Moisés Ele respondeu eis-me aqui Deus continua não se aproxime tira as sandálias dos pés porque o lugar em que você está é terra santa e disse mais eu sou Deus de seu pai o Deus de Abraão Deus de Isaque o Deus de Jacó pois eles escondeu o rosto porque teve medo de olhar para Deus Então o senhor continua certamente via aflição do meu povo que está no Egito e.

Ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores conheço o sofrimento do meu povo por isso desci a fim de livrá-lo das mãos dos egípcios e para fazer o sair daquela terra e levá-lo para uma terra boa e ampla terra que mana leite e mel o lugar do cananeu do eteu do morreu do fariseu do eveu e do jebuseu pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo agora venha e eu enviarei a Faraó para que você tire.

Do Egito meu povo os filhos de Israel então Moisés perguntou a Deus quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel Deus respondeu eu estarei com você e esse será o sinal de que eu enviei depois que você tiver tirado o povo do Egito vocês adorarão a Deus nesse lugar nesse Monte Moisés disse a Deus Eis que quando eu for falar com os filhos de Israel eles disseram o Deus dos seus pais me enviou a vocês eles vão perguntar qual é o nome.

Dele então o que é que o que eles direi Deus disse a Moisés eu sou o que sou e disse mais assim você dirá os filhos de Israel eu sou me enviou a vocês Deus disse ainda mais a Moisés assim você dirá os filhos de Israel o Senhor Deus dos seus pais o Deus de Abraão Deus de Isaque o Deus de Jacó me enviou a vocês esse é o meu nome eternamente assim serei lembrado de geração em geração vá reúne os anciãos de Israel e diga-lhes o.

Senhor o Deus dos seus pais o Deus de Abraão Deus de Isaque o Deus de Jacó me apareceu dizendo em verdade eu tenho visitado e visto o que tem sido feito com vocês no Egito e prometi e tirá-los aflição do Egito e levá-los para a terra do cananeu do heteu do morreu do fariseu do herdeiro Museu para uma terra que mana leite e mel e ouvirão que você vai dizer e você irá com os anciãos de Israel ao rei do Egito e lhe dirá o senhor o Deus dos hebreus veio ao nosso.

Encontro agora deixe-nos ir caminho de três dias ao deserto a fim de oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus eu sei porém que o rei do Egito não os deixará ir se não for Obrigado por mão forte portanto estenderei a mão ferrei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele depois disso o rei os deixará ir eu farei com que esse povo encontre favor diante dos egípcios e quando vocês saírem não será de mãos vazias cada.

Mulher pedirá a sua vizinha e a mulher que estiver hosperada em sua casa objetos de prata objetos de ouro de roupa e roupas que vocês foram sobre os seus filhos e sobre as suas filhas e assim vocês despojarão os egípcios até que queridos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedimos nosso Deus iluminação e compreensão a revelação escrita para compreendermos a revelação escrita que o.

Senhor nos deu fala nos ó Deus através dela nessa noite ajuda-nos a compreender o seu significado e sua aplicação para os nossos dias porque nós queremos te obedecer queremos viver uma vida Santa reta diante de ti Oramos pelos Aflitos necessitados os duvidosos os que estão passando por momento de grande angústia nessa noite aqui presentes ou nos assistindo através da transmissão nós pedimos que teu espírito santo use essa palavra para falar a cada um conforme a.

Necessidade é o que pedimos em nome de Jesus amém meus irmãos Moisés havia nascido sua mãe o escondeu da fúria de Faraó durante três meses e depois tinha colocado num barquinho de junco calafetado lá no meio do cipoal que crescia as margens do rio Nilo pela providência de Deus Moisés é encontrado ali por ninguém menos do que a filha de Faraó e que então gosta da criança.

E resolve aceitar oferta de Miriam a irmã mais velha de Moisés que tá ali de Tocaia vendo o que tá acontecendo na hora certa ela se apresente e diz a senhora vai precisar de uma mulher para cuidar desse menino não vai ô eu conheço a pessoa certa e traz a mãe de Moisés para cuidar para cuidar do pequeno Moisés não é e Moisés então é criado como príncipe do Egito o tempo certo ele vai para a corte.

    Do faraó e ali recebe toda a instrução numa das culturas antigas mais ricas e

    Poderosas daquela época depois já de crescido Moisés já crescido Moisés resolve se apresentar aos seus irmãos verdadeiros os hebreus que morava na terra de gozem separados dos egípcios Eles resolveram fazer uma visita e se apresentar e na ocasião Moisés entendia que os seus irmãos Hebreus perceberam que ele estava sendo enviado por Deus.

    Para libertá-los tanto é que quando ele vê um Hebreu sendo assaltado ou seja espancado por um egípcio provavelmente um dos capatazes ele então toma frente defende o hebreu mata o egípcio esconde o corpo mas no dia seguinte a notícia mesmo que naquele tempo não tinha rede social mas estava no mundo e quando Moisés descobre que o que ele tinha feito já era do conhecimento de todo mundo ele foge do agente vai embora vai embora.

    Do Egito tinha 40 anos nessa ocasião e ali ele entra pelo deserto deserto da Arábia e ali chega na região de mediana os midianitas eram filhos de Ismael que era o filho mais velho de Abraão portanto eram parentes ainda que meio distantes dos israelitas dos semitas ele vai lá para aquela região e Lá encontra um homem chamado Jetro que era também chamado de reuel que era.

    Sacerdote do Deus altíssimo tinha o conhecimento de Deus ele sabia quem era Deus e ele ministrava os midianitas esse conhecimento que provavelmente recebeu de Abraão não é veio de Abraão para Ismael e para os seus descendentes e Moisés encontra ali o reuel Jetro e como os hebreus eram conhecidos por serem bons pastores de ovelha Moisés começa a cuidar do rebanho dos rebanhos do seu sogro e durante 40 anos tá ele ali satisfeito com a sua vidinha de.

    Pastor não é cuidando do rebanho casou com a filha mais velha de Jetro a zípora e já tinha tido um filho a vida corria muito bem até que alguma coisa aconteceu que não estava nos planos de Moisés e aconteceu num dia em que ele tava levando rebanho para o lado oeste se você olhar lado esquerdo o ocidente Se você olhar no mapa e Moisés sai da.

    Região de Midian tem que saber minha direita é sua esquerda né ele sai de Midian através do deserto caminho de dois dias e entra na região do deserto que geralmente Ele não costumava ir e vai parar no lugar chamado Horebe orégano significa seco deserto e era o nome que era dado a uma cordilheira e um monte de Sinai é uma é um dos Montes da Cordilheira do Horebe Por isso que às.

    Vezes na no antigo testamento tanto faz Horebe quantos sinais significa a mesma a mesma localidade e Moisés Depois de dois dias pastoreando rebanho né talvez à procura de a procura de pasto ele vai naquela direção aparentemente fazendo o seu trabalho mas certamente Deus que age nas circunstâncias estava aqui ano Moisés lá para Horebe onde Deus queria falar com ele e aqui interessante no texto Moisés.

    Se refere ao local no verso primeiro como sendo aurébio como sendo um monte de Deus na época em que Moisés esteve lá ainda não era conhecido como o monte de Deus vai ser conhecido como monte de Deus porque vai ser ali que Deus vai se revelar Moisés e mais tarde vai ser o mesmo lugar onde Deus vai dar lei no Monte Sinai a Moisés mas Moisés já antecipa o que vai acontecer tá aqui no verso primeiro Moisés apascentava o rebanho de Jesus.

    E levando rebanho para o lado oeste do deserto chegou a Horebe o monte de Deus a certa altura a gente não sabe exatamente o local em que isso aconteceu o anjo do Senhor apareceu a Moisés no meio de um fogo que queimavam arbusto um Espinheiro uma Moita de espinhos por assim dizer tá aí o verso 2 ali o anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo e Moisés se refere a Deus ali como sendo o anjo do Senhor que é uma figura.

    Que nós já encontramos no estudo de Gênesis e o episódio mais conhecido é

    Quando Jacó uma certa noite briga com um homem no Val de Jaboque e que é chamado do anjo do Senhor responde pelo nome de Deus faz coisas que Deus só somente Deus pode fazer e aceita adoração das pessoas não é um anjo comum mas é o que a gente chama de uma teofonia uma manifestação de Deus no antigo testamento Quando Deus.

    Assumir a forma humana um outro exemplo é Quando aqueles três anjos aparecem na tenda de Abraão a caminho de destruir Sodoma e Gomorra e Abraão começa a discutir com um deles se tiver tantos justos na cidade o senhor vai destruir e ele é chamado do anjo do Senhor ou o próprio Deus porque fala com Abraão como se fosse Deus e aqui Deus então aparece a Moisés nessa forma que nós chamamos de teofonia que é uma manifestação física de Deus e tem várias.

    Teofanias no antigo testamento e de lá ele fala a Moisés Moisés se refere aqui quando escreve o relato né lembre-se que quando Moisés escreveu isso aqui foi 40 anos depois de ter acontecido então ele tinha 80 anos quando ele escreveu Gênesis ele tinha Êxodo ele tinha 120 anos e ele então escreve olhando para trás ele se refere ao anjo do Senhor como sendo e ao é Deus e como sendo O próprio Deus também e ele fica curioso porque 40 anos pastoreando naquela.

    Região ele nunca tinha visto isso um mato pegando fogo e não se consumia né ele nunca tinha visto isso 40 anos pastor experiente que diz o texto que ele ficou curioso né metade do verso 2 Moisés olhou e Eis que assassino estava em Chamas mas não se consumia Então disse consigo mesmo vou até lá para ver essa grande Maravilha Por que que é sarça não se queima era um fenômeno que Moisés nunca tinha visto e aquela altura ele nem desconfiava o que aquilo representava.

    Então quando Deus percebe que Moisés se aproxima para ver o que era Deus fala para Moisés no verso 5 não se aproxime tire as sandálias dos pés porque o lugar em que você está é terra santa ou seja Moisés estava num território Santo e deveria descalçasse não porque havia uma santidade intrínseca naquele lugar como algumas pessoas às vezes costumam fazer.

    Atribuir santidade um poder mágico a determinados lugares não era por nada disso Isso é anti bíblico está muito mais relacionado com paganismo pensar que lugares retém poderes espirituais não tem nada disso na Bíblia aquele lugar é chamado de santo porque a presença de Deus ali o santificava e É nesse sentido que nós somos chamados de Santos também porque Deus habita em nós pelo Espírito Santo.

    Esse templo ele não é santo mas ele está cheio de gente Santa habitada pelo Espírito de Deus O que torna alguma coisa Santa é a presença de Deus mas nenhuma característica inerente daquele objeto coisa local aquele lugar que Deus tinha escolhido para mais tarde entregar a lei de Deus a seu povo por isso Moisés devia descalçar-se tirar os pés tirar as sandálias dos pés numa expressão da sua pecaminosidade e da santidade de Deus ou.

    Talvez como símbolo de que ele não deveria contaminar aquele local que Deus havia separado para se manifestar a ele agora e mais tarde a Israel é então quando Deus vendo que ele se aproxima o chama pelo nome duas vezes verso 4 Moisés diz eis-me aqui de Deus então lhe dá essa ordem para tirar as sandálias dos pés e então Quando Deus se apresenta aí no verso 6 ele é o Deus do pai de Moisés é o Deus.

    De Abraão de Isaque de Jacó versus 6 seu Deus e seu pai Deus de Abraão Isaac e Jacó e Moisés se escondeu o rosto porque teve medo de olhar para Deus Deus de seu pai significa simplesmente Deus de seus pais Abraão Isaque e Jacó isso é dos seus antepassados e que ainda estavam vivos para Deus conforme Jesus cita em Mateus 22:32 quando os fariseus mas o saduceus chegaram para.

    Jesus questionando a ressurreição dos Mortos Jesus respondeu com esse versículo aqui dizendo vocês nunca leram como é que Deus se apresentou a Moisés eu sou o Deus de Abraão de Isaque e Jacó ele não é Deus de mortos ele é Deus vivo Deus divinos o que prova que todos diante dele vivem E com isso Jesus calou a boca dos saduceus apelando para essa passagem aqui quando Deus disse a Moisés Eu Sou Deus de Abraão de Isaque e de.

    Jacó ele é o Deus da Aliança das promessas da terra da descendência tudo que nós vimos no livro de Gênesis ele é o Deus que tinha feito tudo isso parece querer que durante seus 80 anos Moisés ainda não tinha tido um encontro com Deus e esse parece ter sido o primeiro encontro real de Moisés com Deus quando Deus se revela completamente a Moisés naquela circunstância E como sempre.

    Acontece quando Deus resolve se manifestar Moisés ficou com medo e é uma reação comum na Bíblia quando Deus aparece Quando Deus se manifesta as pessoas tremem ou temem Jesus diz a Pedro lança a rede ao lado do barco Depois de uma noite de trabalho em vão lançar Rede ao lado do bairro você vai pegar e Pedro disse tá bom jogou não sei quantos peixes parecia que o barco ia.

    Afundado de tanto peixe quando Pedro viu aquilo ele se ajoelhou tremendo de Jesus Diante de Jesus e disse o quê senhor afasta-te de mim porque sou um homem pecador Quando Deus se manifesta a reação não é com muita gente pensa de ruim agora gente pulando plantando bananeira de Jeová todas essas coisas Quando Deus se manifesta de verdade as pessoas caem prostradas diante dele com temor e tremor Porque ele é o Deus.

    Glorioso todo poderoso eu sou não foi assim que João reagiu lá na ilha de Patmos quando ele viu a glória do Cristo ressurreto caiu não os pés não aguentaram a mesma reação do Profeta Daniel quando ele vê a glória de Deus é a reação de Moisés aqui ele teve medo de olhar para Deus porque quando Deus aparece nossos pecados aparecem Porque a luz manifesta as trevas e nós descobrimos que nós somos.

    Merecedores Da ira do castigo e estamos a mercê desse ser todo poderoso muito maior do que nós acima da nossa capacidade de compreensão Essa foi a reação de Moisés similar a que nós ouvimos hoje pela manhã do profeta Jeremias quando pastor Lutero falou a respeito da chamada desse profeta profeta também é ajuda da mesma forma como nós estamos dizendo toda vez que é Deus mesmo que se revela a primeira.

    Reação é quebrantamento é temor e humilhação diante de Deus senão é mero emocionalismo religioso porque nós estamos lidando com ser santo poderoso diante de quem nós não somos absolutamente nada Moisés então fica com medo diz aí o texto no verso 6 que ele cobre o seu rosto e em seguida Deus o comissiona a fazer uma coisa que Moisés já tinha desistido há muito tempo você vai voltar para o Egito.

    Tá aí no verso 7 em diante Então o senhor continuou eu vi a aflição do meu povo que está no Egito ouvi seu clamor por causa dos seus feitores conheço o sofrimento do meu povo aqui a gente aprende que desde que Faraó havia escravizados os hebreus os hebreus passaram mais de 400 anos perto de 500 anos presos ou morando lá na terra do Egito e nos últimos séculos eles tinham.

    Experimentado a escravidão e quando eles começaram quando o faraó que não era esse aqui já era Faraó antes começou a escravizar o povo e os hebreus e mandou matar os filhos o povo tinha passado a Clamar ao Senhor e apesar de tanto tempo no Egito eles não tinham esquecido o Deus de seus pais dos seus antepassados de geração em geração eles tinham transmitido conhecimento de Deus mesmo lá na terra do Egito longe da sua.

    Terra ele estavam sendo maltratados pelos capatazes sofrendo muito com trabalho ardo chibatadas e eles tinham clamado a Deus eles iam clamando a Deus por misericórdia o Deus de Abraão Isaque e Jacó o Deus da promessa ele tinha clamando já durante muitos anos e agora Deus resolveu atender naquele momento Lemos aí no verso 8 como ele diz a Moisés por isso.

    Desci a fim de Livrar o meu povo das mãos dos egípcios e para fazer o sair daquela terra e levá-lo para uma terra boa e ampla que mana leite e mel ou seja Deus tinha visto a aflição do seu povo o tratamento cruel e justo dos egípcios inclusive de matar os meninos e embora parecesse demorado em responder ele agora Sabia tinha decidido que a hora havia.

    Chegado embora ele parecia se demorado em responder ele diz aqui que havia descido é uma linguagem antropomórfica Deus está em todo lugar ele não desce de um lugar para o outro mas é a maneira da Bíblia se referia a Deus para que a gente possa ter uma ideia né quer dizer que Deus é como se ele tivesse em cima vendo todas as coisas e o povo dele sofrendo lá embaixo e Deus então resolveu descer para assistir o seu povo.

    Deus é Espírito ele está em todo lugar a Bíblia usa essa linguagem espacial porque nós somos seres criados no tempo e no espaço raciocinamos assim então quando a gente lê a respeito disso A ideia é exatamente essa que Deus da sua glória na Sua Majestade no seu poder resolver o atender criaturas pecaminosas pecadoras pequenas sofrendo como era o povo descendente de Abraão lá na terra do Egito Deus aconteceu e disse eu vou.

    Descer e vou ver o que é que tá acontecendo eu vou cumprir minhas promessas o tempo havia chegado e o plano de Deus é que Moisés seria aquele que ele enviaria Faraó para libertar o seu povo Lemos aí no verso 10 no verso 9 ele disse que o clamor dos filhos de Israel tinha chegado até ele e ele também tinha visto a opressão com que os egípcios os estavam oprimindo no verso 10 ele diz uma coisa que Moisés jamais esperava agora venha Moisés e eu.

    Enviarei a Faraó para que você tire do Egito o meu povo os filhos de Israel através de Moisés Deus então iria livrar o seu povo daquele sofrimento e levá-los para uma terra a boa e ampla que mandava leite e mel significa uma terra frutífera boa e rica tanto na pecuária como na agricultura que eram as duas fontes de sustento e riqueza naquela época a razão pela qual Deus ia fazer isso ele diz aqui é que ele era.

    Compaixão para o seu povo no verso 9 que nós já Lemos não é Deus ouviu o clamor dos filhos de Israel significa que Deus estava se compadecendo daquele do Povo viu o choro do povo a forma injusta e cruel e diante de tudo isso Deus convoca Moisés para ser aquele através de quem Deus ia realizar todas essas coisas libertar o povo dos egípcios conduzia cana antes da terra prometida acho que.

    Era muita coisa para Moisés digerir de uma vez só não é primeira depois a percepção de se tratava de Deus quebrantamento ao humilhação Deus se apresenta dizendo quem ele é o Deus dos seus pais aquele Deus que Moisés tinha aprendido na sua infância da sua mamãe e que talvez nunca esqueceu durante o tempo em que ele cresceu no Egito mas agora é a primeira vez que ele tem esse encontro pessoal com Deus e agora Deus lhe diz uma coisa que ele não pensava.

    Que era possível queridos Quando Deus entra nos afazeres humanos ele usa meios e Recursos Humanos que ele mesmo estabeleceu e determinou pergunta o Deus que era capaz de fazer aquele tipo de coisa um arbusto pega fogo e não se consumir ele não podia livrar o povo do Egito assim ele tem domínio sobre todas as coisas é o todo poderoso ele pode causar um incêndio onde nada se queima.

    Mas quando Deus entra nos afazeres humanos ele usa os recursos os meios que ele mesmo estabeleceu ele podia ele mesmo ir lá no Egito e libertar o seu povo era só aparecer diante de faróis Você sabe quem eu sou e a reação de Faraó seria ali se derreter no trono né Solta meu povo agora vocês acham farol iria recusar o Deus todo poderoso aparecendo na frente dele né ele ia morrer de medo e ia mandar.

    Soltar todo mundo na hora mas não é assim que Deus acha eu sei que tem muita gente que gostaria de ter um encontro pessoal com Deus eu sei que tem muitos evangélicos que enfatizam muito a questão do Sobrenatural da Visão da sensação de ouvir essas coisas mas não é assim que Deus age costumeiramente Você pode orar para Deus e dizer assim Deus eu estou doente eu peço que o senhor me cure normalmente Deus vai .

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V_ufAegI3Zk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem