Pecado: O Mal Infinito Samuel Bolton ( 1606 - 1654 ) - Palavra

Pecado: O Mal Infinito Samuel Bolton ( 1606 - 1654 ) - Palavra O porém agora o senhor peço-te que traspasses a iniquidade do teu servo porque tem procedido mui loucamente segunda samuel 2410 estas palavras foram ditas mão da mão de Deus pesava sobre os filhos de israel por causa do pecado de davi em rescenciar o povo lembro sua versus dois que davi ordenou a joabe e percorrer todo o israel enumerar o povo porém logo de início joabe tento disso adilo alguém poderia perguntar era.

Contra a lei numerado o povo moisés não fez o mesmo no deserto tanto quanto o josué neemias sim mas joabe viu nessa atitude o orgulho do coração de davi como se observa a tela sua resposta no verso três então disse joabe o rei hora multiplique o senhor teu Deus a esse povo cem vezes tanto quanto agora é e os olhos do rei meu senhor vejam mas por que deseja o rei meu senhor este negócio a palavra do rei prevaleceu contra joabe.

Para sua infelicidade e às custas de israel que felicidade teria sido para nave israel se joabe não tivesse concluído o trabalho porém ele obedeceu enumerou o povo era um oitocentos mil homens de guerra que arrancavam espada e os homens de judá eram 500 mil mas qual foi o fruto qual foi o efeito disso primeiro nesse e o coração doeu a davi versículo 10 isto é sua consciência.

Acusou se a consciência não foram freio então ela será um chicote se ela não for resfriada ela ser açoitada se não ouvimos os avisos sentiremos os golpes se ela não nos impedir de pecar pela administração ela nos fara sofrer pela contrição dois todavia isso não era tudo Deus o puniria pelo pecado e nós podemos reconhecer o pecado através da poli o et assegurado nos números e por essa.

Razão desde que não iria essa soma Deus submeteria a sua escolha três julgamentos os pais seriam sete anos de fome três meses fugidos dos seus inimigos ou três dias de pestilência mas qualquer um dos três seriam grande flagelo no entanto atentemos para o comportamento de davi Deus o ameaça com julgamento e ele lamenta pelo seu pecado o coração afligido de davi sua oração.

Embora registrados antes parecem ser um resultado da descoberta do seu pecado pelo profeta como se vê no versículo subsequente levantamos se fosse davi pela manhã ver a palavra do senhor ao profeta gade o vidente de davi isso revela a razão pela qual o coração de davi se é free gira e por que ele orou assim pois o profeta esteve com ele e havia ali convencido do seu pecado tinha anunciado o julgamento de Deus contra ele depois o coração doeu a davi ele orou no.

Pecado: O Mal Infinito Samuel Bolton ( 1606 - 1654 )

Versículo 10 peço-te que traspassa iniquidade do teu servo porque tem procedido mui loucamente aqui porém alguém pode interrogar porquê davi orou pelo perdão do seu pecado quando Deus ameaçou com um julgamento porque ele não pediu que Deus suspendesse seus castigos e assim desviasse sua ira em vez de simplesmente suplicar perdão pelo seu pecado ou se ele desejou isso porque então suplicou tanto um ponto outro unindo na mesma petição em primeiro.

Lugar para nos ensinar em todas as opressões e aflições sobre o nosso homem exterior a voltarmos os nossos pensamentos para o nosso homem interior e lamentar pelo pecado em segundo lugar porque ele viu o pecado como a causa do julgamento e portanto desejo a remoção deste para que o outro fosse retirado em terceiro lugar porque ele sabia que o julgamento jamais poderia ser removido através da um a menos que o pecado fosse retirado.

Tudo o que é retido é também uma reserva toda a libertação é feita em justiça não e misericórdia se permanece o pecado em quarto lugar ele estava mais apreensivo por estar desonrando a Deus através do seu pecado do que propriamente com qualquer julgamento que resultasse do seu pecado em quinto lugar ele ver o pecado o grande mal e portanto busca a correção deste mais do que qualquer outro mal traspasses a iniquidade do teu.

Serra do texto observa-se duas partes da oração primeiro confissão e segunda petição primeiro confissão como alto julgamento porque tem procedido muito loucamente e segundo petição traspasses a iniquidade do teu servo unida com fé aqui temos em primeiro lugar o suplicante davi o seu relacionamento teu servo em segundo lugar o suplicado Deus em terceiro a petição em si traspasses ou.

Perdoes a iniquidade do teu servo a frase parece ter relação com o bode expiatório um tipo de cristo que levou os pecados do povo de israel para o deserto como está em levíticos 16 22 dessa forma significando a retirada dos pecados por cristo a pouca dificuldade nas palavras a não ser aquela dificuldades que criamos realmente seria criar uma dificuldade se tentássemos explicar aquilo que é tão evidente em vez de expor as palavras se eu fosse.

Falar das várias distinções que os homens fazem do pecado diria três palavras no hebraico pela primeira eles entendem o significado do pecado original pela segunda enfermidades e pela terceira seus pecados mais graves mas após o exame os dias usadas mês cada mente e portanto das distinções não tem fundamento as letras das palavras e seu aspecto exterior no texto falam de três doutrinas primeiro que os servos de Deus.

    Podem cometer pecado cometerem iniquidade a iniquidade do teu servo

    Segundo pecados novos devem ter novos arrependimentos se você renova seus pecados você deve renovar seu arrependimento é necessário perdão novo para novas insurreições traspasses ele não diz assegura me que estão sendo transpassados e sim traspasses este porém não será o mesmo assunto agora o que pretendem focar é o tempo ea ocasião.

    De trás palavras que foi o momento da ameaça de Deus contra davi então primeiro lugar o pecado verdadeiramente é e o povo de Deus entende que o seja o mal sem par no mundo e não disse traspasses a praga e me traz passos o julgamento e sim traspasses a iniquidade ele olhou para o pecado como maior mal em segundo lugar quando Deus ameaça punir o pecado a melhor coisa é correr para Deus para que ele o retire ou quando a mão de Deus é.

    Temida o sentida seria sábio para o cristão arrepender-se do pecado desejando a remoção deste comecemos com o primeiro o que o pecado realmente é e que o povo de Deus entende que ele é o maior mal no mundo nós o tomaremos primeiro por partes e depois aí juncaremos a doutrina se divide em duas partes que o pecado é o maior mal no mundo e que o povo de Deus sabe disso para o primeiro que o pecado é o maior.

    Mal no mundo posso te mostrar isso pela comparação desse com outros males em segundo lugar pela demonstração e prova disso se você comprar o mal do pecado com os outros males ver eu quero os outros males são em relação ao pecado primeiro antes de tudo mais os outros males são somente externos são relacionado somente ao corpo o estado o nome porém o pecado é um mal interior o mal da alma e este é o pior dos males em.

    Segundo lugar todos os outros mares são somente de natureza temporal eles tem o finn pobreza doença desgraça todos esses são grandes mares mas estes e todos os outros tem o fim a morte foi o fim todos eles contudo o mal do pecado é de natureza eterna e nunca terá fim a eternidade em si nunca porá um fim nisso então seu lugar todos os outros males não fazem do homem o objeto da ira e da.

    Inimizade de Deus o homem pode ter todos os outros males e ainda assim permanecer no amor de Deus você pode ser pobre e ainda e se o na avaliação de Deus você pode estar debaixo de toda espécie de miséria e ainda assim ser amado por Deus todavia existe o mal que faz da alma o objeto da ira e da inimizade de Deus ausência de todos os outros bens ea presença de todos os males criados não tornará você.

    Abominável para Deus se não houver pecado contudo a presença de todos os outros bens ea ausência de todos os outros males não irão tornar você amado se houver pecado em quarto lugar todos os outros mais somente seu porém o seu bem estar presente porque eles não podem roubar as suas futuras alegrias mas o pecado se eu podia o seu bem-estar para sempre você não pode ser feliz se não for santo e ainda mais estes eu ponho o.

    Seu ser ele leva à morte você pegaria até morrer caso Deus não impedisse e fizesse com que se sentisse o miserável a causa do seu pecado em quinto lugar todos os outros males são destrutivos para o homem se eles lutam contra particularidades entretanto este mal pecado é contrário ao bem universal porque ele é contrário à Deus sendo contrário a Deus e é até onde pode ser destrutivo ao próprio ser de Deus como.

    Mostrarei doravante em sexto lugar todos os outros males são criações de Deus e portanto bons ele é o possuidor de tudo ele é o autor de tudo mais sucederá qualquer mal a cidade e o senhor não terá feito amós 36 significando todos os males de punição penal não mal pecaminoso pois este é criação do diabo e realmente pior do que tudo mais sendo todo o pecado em sétimo lugar todos os.

    Outros males são medicina de Deus e são usados como remédios tanto para

    Prevenção como para cura do pecado como prevenção e para que você não seja condenado com o mundo ele envia aflições e mais sobre você como diz primeira coríntios 11 32 ele permitiu a satanás tentar paulo e o entregou aos seus ataques o que o entanto é o maior mal no mundo e o mais próximo do pecado o maior mal punível no.

    Mundo e para quem pedisse o pecado como disse o apóstolo a segunda coríntios 12 7 Deus enviou um mensageiro de satanás para me esbofetear a lo e qual era o motivo só para prevenir o pecado para que não se exaltasse isto é para que não ficasse orgulhoso e como ele usa todos os outros males para prevenção do mesmo modo ele os usa para cura do pecado não se conhece nenhum remédio que possa ser tão ruim como essa doença todos os outros males Deus tem permitido sobre o.

    Seu povo para cura ou para recuperação do estado pecaminoso e para falar sem exagero não há tanto mal na condenação de mil mundos de homens e do menor pecado no menor pensamento pecaminoso que se levante no espírito visto que o bem destes carece de bem e da glória de Deus pela comparação deste mal com os outros males pode ver que de todos o pecado é um mal supremo o que passaremos a demonstrar a seguir em.

    Primeiro lugar aquilo que luta contra e se opõe o maior bem deve ser uma normal portanto o pecado se opõem e luta contra o maior bem por isso um dos pais da igreja chamou o pecado de Deus matança aquele que luta contra o ser ea essência de Deus aquele que se fosse suficientemente forte e infinitamente mal como Deus é infinitamente bom porphyria para acabar com Deus Deus é um summo bono e realmente não dá torço.

    Malon o pecado não pode ser infinito se o pecado fosse tão mal quanto Deus é bom isto é adequada e proporcional e se fosse infinitamente mal como Deus é bom o pecado seria difícil demais para Deus perdoar ele é difícil demais para Deus subjulgar difícil demais para Deus vencer o pecado se empenharia em vencer Deus realmente a mais mal no menor pecado do que a do bem em qualquer um.

    Dos anjos do céu por isso o pecado conquistou escolhendo toda a bondade deles tornando os demônios o que não aconteceria se o bem existentes neles tivesse sido maior do que o mal do pecado com tudo e não é capaz de conquistar a Deus de vencê-lo a mais bem Deus do que é mau em dez milhares de infernos de pecado e por isso ele não pode vencer o poder de Deus a misericórdia de Deus a santidade de Deus ainda assim ele batalha e faço comprou contra Deus continuamente reuni todas as.

    Forças contra ele e vem campo aberto desafiá-lo todos os dias e não somente isso é expulso do campo aberto pelo poder de Deus e suas ordenanças então pecado tem fortalezas como diz o apóstolo em segunda coríntios 10 quatro e a partir delas luta e se opõe a ele usa a sua concupiscência contra ele sua vontade contra ele seu coração se levanta contra ele quando o pecado é expulso do campo ainda leva um longo tempo até que seja.

    Expulso da fortaleza quando ele na prática é vencido e conquistado mesmo assim na feição é difícil de ser vencido a oposição que há entre Deus e o seu coração pecaminoso é difícil de ser vencida custará você muitas batalhas muitos assaltos até que possa vencê-lo em suas fortalezas vem selo em seu coração embora às vezes posso aparecer estar vencido extirpado ele ainda posteriormente se refaz e fará novas.

    Investidas contra você para enfraquecê-lo e feri-lo ora aqui está a malignidade e a maligno e venenosa natureza do pecado embora Deus o tenha conquistado em nós contudo ele nunca foi enfraquecido ele ainda irá agir contra Deus e expelir o seu veneno temos um exemplo disso no ladrão sobre a cruz quando ele foi pregado na cruz mãos e pés cravados somente um membro dele não ficou fixo e esse membro podia ainda expelir seu veneno e juliano cristo assim apesar de Deus ter crucificado o.

    Pecado enquanto houver vida nele ele agirá por si e expedirá veneno contra Deus o que mostra essa grande oposição entre Deus e o pecado e por isso é sua obstinação e oposição ao bem maior deve mostrar que o pecado é o maior mal segundo lugar aquilo que é universalmente mal não tendo bem nenhum esse deve ser o maior mal do mundo o pecado é inteiramente mal como podemos.

    Dizer de Deus não há mal nele pois ele é bom e dizia do pecado não aprende nele pois ele é inteiramente mal algo de bom nas piores coisas do mundo e algo nas piores coisas para torná-las elegíveis a nossa escolha em alguns casos algo bom na doença algo bom na morte entretanto não é bem algum no pecado e nem pode qualquer situação do mundo fazendo o pecado o objeto da nossa escolha embora.

    Um pecado por essa evitar a morte ainda assim o pecado é universalmente mal e não a bem algum nele você não deve fazer o uso do pecado a fim de evitar a morte por isso vemos que quando o apóstolo paulo se referia ao pior pecado ele não encontrou nenhuma expressão pior do que esta para descrever em romanos 7 13 excessivamente maligno ele chama de excessivamente maligno maligno dízimo em terceiro lugar aquilo que o objeto tá a ira de Deus deve ser o supremo mal mas o pecado é o único objeto.

    E somente objeto porém o único objeto da ira de Deus ele não odeia nada a não ser o pecado seu amor fluidos diversos ribeiros em direção a tudo que ele tem criado contudo a sua fúria corre por somente um canal e este em direção ao pecado é aonde o pecado está é aquilo que manifesta o pecado se o homem fosse feito o centro de todos os outros males no mundo Deus ainda poderia amá-lo se o.

    Pecado não estivesse nele se existe uma influência de todos os outros bens saúde beleza riqueza aprendizado e tudo mais Deus o abomina se existir nele pecado o amor de Deus não habitará nele e sim a sua ira aquele que separa a alma do bem maior aquilo que separa a alma e Deus o bem maior deve ser o maior mal o pecado faz separação entre a alma e Deus mas as vossas iniquidades fazem divisão entre.

    Vós eo vosso Deus diz oi 19 dois entre sua alma e a graça de Deus entre sua alma e o conforto de Deus sua alma e as bençãos de Deus disse que naamã era um grande homem um homem honrado um poderoso homem de guerra porém ele era um homem leproso de segunda reis 5 um quase quero ornamentos que o homem tenha quaisquer dons beleza bens riquezas etc entretanto se ele for leproso apesar de ser um homem letrado.

    Um homem rico ele é um homem repulsivo e isso estraga tudo é isso que o pecado faz em quinto lugar aquilo que o fundamento ea causa de todos os outros males deve ser o mal sem parar pois o pecado é a causa de todos os outros males o mundo antigo foi submersa em água isso fui por causa do teclado sodoma foi destruída com fogo se transformando num lago de asfalto até o dia de hoje isso foi por causa do teclado jerusalém foi transformado em ruínas o pecado fez isso se eu continuar citando nunca.

    Encontrarei o fim o pecado é a causa de todos os males nacionais a seguir daremos nomes alguns deles guerras e se escolhia Deuses novos logo a guerra estava às portas juízes 58 de onde vêm as guerras e pelejas entre vós porventura não vem dos vossos deleites diz thiago 41 fome ele converte a terra frutífera em terreno salgado pela maldade dos que nela habitam salmo 107.

    34 por isso também vos de limpeza de dentes por causa dos seus pecados em todas as vossas cidades e falta de pão em todos os vossos lugares como está em amós 4 6 pestilência observe o pecado de davi em dominar o povo em deuteronômio 28 21 senhor diz o senhor te fará pagar a pestilência até que te consumam da terra a que passas a possuir como o pecado é a causa dos males nacionais e assim ele é também a causa dos males.

    Pessoais e eles são temporais e espirituais e eternos o pecado é a causa a consequência o responsável por tudo todos os males tem origem no pecado o pecado é um mal protuberante e todos os outros males provém dele alguns se manifestam sobre seus corpos doenças dores demores enfraquecimentos outros sobre suas almas medo corações feridos terrores horrores se você pudesse rasgar o pecado encontraria tudo isso habitando.

    No interior do menor pecado quer saber de uma coisa o pecado foi o fundador do inverno aquele que assentou a pedra angular da câmara mortuária das trevas pois antes do pecado não existe inferno e ainda foi o pecado que edificou inferno e o tem equipado com aqueles tesouros terríveis e riquezas da ira fogo e enxofre e não somente isso em tesoura ira para o dia daí são paulo em romanos 25 portanto sendo.

    Mal universal o mal católico o útero dos males ea causa de tudo é o maior mal em sexto lugar aquilo que é pior do que o mais terrível dos mares há de ser o pior dos males porém o pecado é um mal sem parar aquilo que é maior do que o maior mal é excessivamente mal o inferno é o mais terrível mal todavia o pecado é pior do que o inferno esse o inferno separado do pecado é somente miserável.

    Não ter carinhoso o lugar positivo não pecado em se separa o inferno do pecado e embora não possamos fazê-lo ainda podemos fazer uma separação intelectual abstrair o inferno do pecado só em nosso entendimento de mim então que o pecado é pior do que o inferno porque o inferno a sua mente um lugar positivo o pecado é o mau excessivamente maligno existe o bem na condição o bem na justiça mas não existe o pecado portanto o pecado em si é o maior mal agora vamos ao segundo ponto.

    Que é o principal o pecado em si da compreensão do povo de Deus é o mal sem parar seus lamentos pelo pecado e seus sofrimentos a fim de evitá-lo mostra que ele reconhece ser o pecado o mal sem parar primeiro concernente a seus lamentos pelo pecado pode ser visto nos salmos penitenciais de davi quantas foram as lamentações e os gemidos dele por causa do pecado leia o salmo 51 porque qual foi a razão para eles todos.

    Os sofrimentos todos os males do mundo não teriam afetado tanto quanto o seu pecado paulo diz em romanos 7 24 miserável homem que sou quem me livrará do corpo desta morte a morte de seu corpo não era nada para ele em comparação com o corpo da morte paulo passou por muitas tribulações suportando grande sofrimento como vocês podem ler e segunda corrente há 23 e 25 no entanto todos esses flagelos essas prisões e perseguições.

    Não machucar o tanto seu coração como o pecado isto é não o poder do pecado esse isso a simples presença ainda que tenha sofrido muito não lemos que ele tenha lamentado por tudo isso mas lamentou pelo pecado ou a miserável homem que sou quem me livrará deste corpo do teclado assim fez pedro manassés e outros em segundo lugar concernente ao sofrimento deles para evitar o pecado daniel estava contente ao ser atirado na cova dos leões os três jovens do fogo paulo e.

    Silas nos troncos e muitos filhos de Deus escolheram prisões estacas fogo e as mais ardentes perseguições em vez de pecar em vez de escolher o pecado o que claramente evidencia para nós que consideraram ser o pecado o mal maior eles consideraram muito muito muito pior que a pobreza que é um grande mal melhor é do que pecar disse alguém moisés escolheu antes ser maltratado com o povo de Deus do que para um pouco de tempo ter o gozo do teclado como sem hebreus.

    11 2428 alguém semelhante a moisés que aliasse oscar aqui o luz foi o nobre príncipe marques que para não pecar deixou tudo que tinha e foi morar em pobreza com o povo de Deus meramente para se deleitar nas ordenanças divinas músculos um homem de grande sabedoria famoso teólogo em vez de pecar preferiu se submeter a qualquer condição a história nos conta que sendo despojado.

    De tudo quanto tinha contentou-se a fim de não ter car em tornar-se um pobre comerciante tecelão para conseguir pão para sustentar sua esposa e filhos posteriormente sendo marginalizado o mundo considerando-se bom demais para ele foi trabalhar com uma pá nas valas comuns da cidade para conseguir sua sobrevivência ele assim e o que a condição menos aqui levasse.

    Apk eles não somente compreender o que o pecado é um mal pior do que a pobreza compreender o que algo pior do que a própria morte em si este foi o discurso de ambrósio você me lançará na prisão você irá tirar minha vida tudo isso é preferível para mim do que o pecado quando eudóxia a imperatriz ameaçou crisóstomo aquele a quem posteriormente barueria ele enviou-me esta mensagem vá.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=gqVPES_kwc8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem