02. Perseverança dos Santos - (Fp 1:3-11)

02. Perseverança dos Santos - (Fp 1:3-11) Nós vamos começar a nossa exposição dessa noite orando e pedindo a iluminação do nosso Deus e a direção do seu espírito santo para tudo que nós iremos fazer aqui ó Deus Deus que prometeu escutar as nossas orações chegamos a ti na mediação de Cristo e suplicamos que teu espírito santo nos conduza no estudo da tua palavra nós sabemos que sem que ele aplique essa palavra nos corações será apenas um mero exercício acadêmico mas nós queremos.

02. Perseverança dos Santos - (Fp 1:3-11)

Mais nós queremos ser tocados por tua palavra motivados por ela transformados e orientados por ela consolados por ela agora sabemos que isso é obra do teu espírito santo por isso nós pedimos que pela tua graça tu concedas que ele atui poderosamente em nosso meio nós Oramos por aqueles queridos que nos acompanham que nos seguem Oramos pelos Aflitos pelos abatidos pelos que estão doentes ó Deus nós Oramos por aqueles que tem sofrido com a perda de entes queridos no meio dessa pandemia Oramos também pelo nosso.

País pela recuperação Econômica o suas autoridades em todos os níveis e Oramos pela tua igreja aqui no Brasil darmos um verdadeiro Avivamento espiritual purifica a tua igreja fortalece no meio das crises é o que pedimos em nome de Jesus amém Vamos abrir queridos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Filipenses e nós vamos no capítulo 1 verso 3 até o capítulo 1 verso 11 de 3 a 11 ouçamos a leitura.

Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês fazendo sempre com alegria súplicas por todos vocês em todas as minhas orações dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do Evangelho desde o primeiro dia até agora estou certo de que aquele que começou boa obra em Vós em vocês há de completá-la até o dia de Cristo Jesus aliás é justo que eu assim.

Pense de todos vocês porque os trago no coração seja nas minhas algemas seja na defesa e confirmação do Evangelho Pois todos vocês são participantes da graça comigo pois Deus é testemunha da saudade que tenho de todos vocês no profundo afeto de Cristo Jesus e também faço essa oração que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção para que vocês aprovam as coisas excelentes e sejam sinceros.

Incupáveis para o dia de Cristo Cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo para a glória e Louvor de Deus que o nosso Deus aplique a leitura da sua palavra no nosso coração e que use essa exposição para abençoar a nossa vida na exposição anterior nós vimos algumas questões pertinentes a introdução dessa carta lembramos que sempre é muito importante ambientarmos qualquer escrito.

Da Bíblia Antigo o Novo Testamento saber coisas como quem é o autor a quem aquele livro foi destinado em que ocasião ele foi escrito qual a época em que foi escrito e os propósitos tudo isso nos ajuda a compreender a mensagem daquele livro em particular e da Bíblia como um todo embora é claro às vezes nós não tenhamos todas essas informações embora elas sejam importantes elas não são essenciais ou cruciais indispensáveis.

Por assim dizer para que nós cheguemos ao conhecimento Salvador da Bíblia qualquer pessoa lendo a bíblia mesmo sem ter todas essas informações ela certamente chegará ao conhecimento Salvador do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo A bíblia é Clara em si mesma e ela dá testemunho de si própria à medida que nós lemos e o Espírito Santo testifica no nosso coração e que essa de fato é a palavra de Deus mas saber é ter esse conhecimento adicional certamente nos ajuda a entender com mais profundidade e mais clareza aquilo que nos foi dado por.

Escrito pelo nosso Deus mediante inspiração do Espírito Santo nós vimos que Filipenses é uma carta nós vimos como as cartas eram feitas no século primeiro nós vimos que os apóstolos e líderes da Igreja Cristã se utilizaram muito desse recurso a maior parte dos livros do novo testamento na verdade são cartas nós vimos que Paulo escreveu essa carta Quando ele estava preso em Roma por volta aí do ano 62 uma data aí próxima disso e que ele escreveu a.

Igreja de filipos igreja que ele tinha fundado cerca de 10 anos atrás e dirigiu a carta a Igreja e aos seus líderes bispos e diáconos que ali estava e Paulo escreveu para agradecer uma mais uma oferta que ele tinha recebido da igreja de filipse que havia sido trazido até ali Quando ele estava na prisão em Roma por é pafrodito um membro da igreja de filipos e provavelmente também um dos seus líderes e Paulo também aproveita.

Para dar notícias suas dos seus planos e também para instruir a igreja de filipos com relação alguns problemas que provavelmente foram notificados por hepafrodito como a falta de União que havia entre alguns dos membros da igreja de Filipe e também uma ameaça teológica doutrinária que pairava sobre a igreja com a chegada de alguns mestres judaizantes que insistiam na guarda da lei de Moisés como condição para a salvação após introduzir a carta formalmente.

Versos 1 e 2 que foi o que vimos na exposição passada Paulo agora agradece a Deus por tudo que lembra do tempo que esteve lá na cidade de filipos com aqueles queridos irmãos expressa a sua certeza de que aquilo que aconteceu com eles de fato é uma obra genuína de Deus e intercede por eles diante de Deus é o que nós veremos nessa noite esses três pontos primeiro lugar a gratidão de.

    Paulo pela generosidade da igreja de filipos versus de três a cinco no verso

    3 Paulo Agradece a Deus as lembranças que ele tinha do bom tempo que ele passou lá em filipos verso 3 dou graças ao meu Deus por tudo o que me lembro de vocês e certamente Paulo tinha muita coisa boa para se lembrar do tempo que eles teve em filipos e pelas quais ele graças a Deus por exemplo a conversão de Lídia uma vendedora de púrpura uma.

    Mulher influente uma mulher importante que em seguida abre a sua casa para hospedar a igreja depois a libertação de uma jovem que estava possuída por um espírito de adivinhação foi liberta pelo poder da palavra de Deus pelo poder do Evangelho outra lembrança sem dúvida a conversão do carcereiro naquela noite memorável em que Deus ouvindo os louvores as orações cantadas feitas por Paulo e Silas que estavam na prisão de.

    Filipos ele responde com um terremoto abrindo as portas da prisão e causando grande espanto no carcereiro que se ajoelha diante de Paulo e Silas e perguntam o que é que ele vai fazer para ser salvo e ali mesmo ele é convertido é batizado ele leva Paulo e Silas para sua casa ali todos os seus são batizados também com certeza Paulo se lembrava disso Paulo se lembrava o surgimento daquela igreja como ela se espalhou rapidamente se fortaleceu se organizou.

    Naquela cidade tão destacada que era a cidade de filipos por isso que ele diz no verso 3 nou graças ao meu Deus por tudo que lembro de vocês boas Memórias de verdade graças a Deus por isso e ao lembrar-se deles e agradecer a Deus por eles Paulo também intercedia pelos Filipenses no verso 4 fazendo sempre com alegria súplicas por todos vocês em todas as minhas orações Paulo orava.

    Muito e em várias ocasiões por dia veja aqui no verso 4 que ele diz ele faz menção a todas as minhas orações e toda vez que ele orava ele não somente agradecia a Deus pelas pessoas que ele tinha conhecido pela obra de Deus através dele como por exemplo que tinha acontecido em filipes mas ele suplicava pelas igrejas suplicava por aqueles que Deus havia chamado através do seu ministério e ele suplicava também pelos Filipenses e não.

    Faltava motivos para orar pela igreja de filipos porque era uma igreja que vivia debaixo de perseguição é o que nós lemos lá no livro de Atos por ocasião da presença de Paulo ali e agora era uma igreja que estava ameaçada por falsos ensinos quando Paulo orava ele lembrava da igreja de filipos dava graças e ele intercedia pela igreja e ele diz aqui que fazia isso com alegria com alegria com gratidão com misto de preocupação e.

    Também de regozijo diante de Deus por tudo que Deus já havia feito no meio deles e ele também agradecia a Deus pela cooperação dos Filipenses na proclamação do Evangelho veja aqui o verso 5 dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do Evangelho desde o primeiro dia até agora o primeiro dia foi o dia em que Paulo chegou em filipos e foi pregar o evangelho para Lídia e outras mulheres.

    Que estavam à beira do rio Lídia se converte ela recebe o apóstolo Paulo abre sua casa da Apoio hospitalidade ao Apóstolo Paulo desde aquele primeiro dia até agora ou seja até Aquele momento em que Paulo estava na prisão a igreja de filipos colaborou com ele ele diz aqui que a igreja participou na proclamação do Evangelho de que maneira através das Ofertas que eles mandaram.

    Para o apóstolo Paulo primeiro quando o Paulo estava em filipos a igreja certamente o ajudava e depois quando Paulo partiu em viagem missionária ele continuou a receber o apoio financeiro dos Filipenses na verdade eles eram a única igreja que mantinha ofertas consistentes para o apóstolo Paulo que é o que Paulo diz aqui no capítulo 4 se você quiser por gentileza conferia aí na sua Bíblia Capítulo 4 a partir do verso.

    Do verso 14 o apóstolo Paulo diz assim no entanto vocês fizeram bem em se

    Associar comigo nas aflições e como vocês Filipenses sabem muito bem no início da pregação do evangelho quando partir da Macedônia nenhuma igreja se associou comigo nessa questão de dar e receber exceto vocês somente porque até quando eu estava em tessalônica por mais de uma vez vocês mandaram bastante para as.

    Minhas necessidades foi a única igreja que consistentemente constantemente mantinha seu apoio financeiro ao Apóstolo Paulo várias vezes eles tinham feito isso e agora que Paulo estava na prisão eles também estavam fazendo isso foi por isso que eles mandaram é pafrodito lá para encontrar Paulo em Roma na prisão trazendo uma oferta e dessa maneira através do apoio financeiro deles Paulo podia continuar a.

    Proclamar o evangelho como ele diz aqui por isso que ele agradecia versus 5 dou graças a maneira como vocês têm participado na proclamação do Evangelho não proclamando junto com Paulo mas contribuindo para que Paulo pudesse fazer isso desde o primeiro dia até agora Então essa é a gratidão que Paulo expressa pelo Filipenses e não é sem motivo Ele estava feliz ele estava Agradecido a Deus pela generosidade pelo carinho pela disposição dos Filipenses.

    Em continuar a abençoar em seguida do verso 6 até o verso 8 Paulo manifesta a certeza que ele tem quanto a salvação dos Filipenses a certeza que Paulo tem de que o que aconteceu em filipos foi realmente uma obra de Deus não foi alguma coisa passageira não foi alguma coisa momentânea como acontece Às vezes há um movimento num determinado lugar a uma cruzada de evangelização em outro lugar há um esforço missionário numa vila numa determinada cidade as pessoas.

    Ficam agitadas muita gente aceita Jesus é batizada passar algum tempo cada um vai para o seu canto a igreja se despeça e o trabalho da em nada muitas vezes isso acontece mas não foi o caso com a igreja de filipes Paulo tinha certeza de que o que tinha acontecido ali foi de fato a obra de Deus veja o que ele diz aqui no verso 6 eu estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o dia de Cristo de.

    Jesus Paulo estava certo de que Deus havia começado uma boa obra lá em filipes e que boa obra era essa quando Paulo chegou em filipos pregando o evangelho havia muitos que seguiam o judaísmo outros seguiam as religiões greco-romanas outros seguiam culto ao Imperador lembre que filippos era uma colônia Romana era uma cidade considerada uma cidade Romana italiana onde havia o culto ao Imperador quando Paulo chegou ali os Filipenses.

    Estavam completamente cegos estava completamente perdidos em suas obras mais em seus pecados e na sua ignorância do verdadeiro Deus através da pregação do apóstolo Paulo em filipos Deus mudou a vida deles e começou uma boa obra neles eles tiveram seus olhos abertos ele se arrependeram dos seus pecados eles creram em Jesus Cristo Eles foram justificados eles foram perdoados por Deus eles foram regenerados Deus lhe deu o Espírito Santo a vida deles mudou de.

    Maneira radical e profunda como por exemplo aquela moça que foi liberta do espírito de adivinhação e ele se organizaram como igreja como comunidade como irmãos em Cristo Jesus e Paulo disse que aquilo foi só o começo Aquele que começou uma boa obra aquilo foi só o começo e Deus Paulo agora tem certeza ele diz isso com convicção Deus haveria de terminar o que havia começado Aquele que começou boa obra vai terminar.

    Essa obra até o dia de Cristo Jesus Isso significa que o mesmo Deus que os chamou o perdoou os regenerou lhes deu o espírito santo era o mesmo Deus que os santificaria que os conduziria aqui nesse mundo firmes na fé livrandos do erro da apostasia do Tropeço e que finalmente Deus haveria de recebê-los em glória e dar-lhes a vida eterna e isso até o dia de Cristo Jesus quando então.

    Eles ressuscitariam de dos mortos pelo poder de Deus e entrariam no Novo Céu e na nova terra que Deus havia preparado para os seus Essa é a boa obra Esse é o trabalho por assim dizer que Deus faz em nós mediante o seu espírito santo ele tinha começado em filipos e ele haveria de terminar ele haveria de concluir porque Deus não faz as coisas pela metade se ele começou se ele nos deu salvação se ele perdoou os nossos.

    Pecados se ele nos fez seus filhos então ele vai levar isso até o fim porque o propósito dele é ter um povo para o louvor da sua glória e é nisso que tá a nossa confiança é isso que está a nossa segurança não em nós mas a perseverança dos Santos é o resultado da ação de Deus em nós o Deus que nos elegeu antes da fundação do mundo que nos predestinou para ser seu povo que mandou seu filho morrer pelos nossos pecados que nos deu.

    O Espírito Santo o penhor como se ele com garantia ele não vai recuar do seu plano nada pode nos separar do amor de Deus Aquele que começou a boa obra em você vai terminar até o dia de Cristo Jesus ele começou e ele vai terminar e Paulo tinha plena certeza disso como ele diz aqui verso 6 estou certo essa mesma palavra aparece lá em Romanos Capítulo 8 verso 38 quando Paulo diz assim estou certo de que nem a morte e aí ele listra.

    Uma série de obstáculos nada poderá separar-nos do amor de Deus em Cristo Jesus Paulo tinha segurança disso porque que ele considerava que essa avaliação que ele está fazendo dos Filipenses era justa ele responde no verso 7 dizendo assim aliás é justo que eu assim pense de todos vocês que eu penso isso que Deus começou a obra em vocês é uma obra verdadeira de Deus e que ele vai levar até o final é justo que eu pense assim de todos vocês primeiro porque eu.

    Estrago no meu coração eu estrago no meu coração seja nas minhas algemas seja na defesa e confirmação do Evangelho Pois todos vocês são participantes da graça comigo Paulo tinha o Filipenses no coração havia desenvolvido um amor profundo por eles durante o tempo que estava lá isso porque Paulo percebeu que o que Deus fez na vida de Lídia do carcereiro da jovem que foi liberta de tantos outros que se converteram ali foi uma obra genuína uma.

    Obra de salvação Paulo se apegou a eles como um pai se apega aos filhos como o missionário como Evangelista se apega aos filhos que ele gera através da pregação do evangelho como pastor se apega as suas o aqui ele se apascenta então Paulo disse eu sei que o que eu estou dizendo é verdade primeiro porque eu tenho vocês no meu coração segundo porque vocês vem colaborando comigo vocês vem colaborando comigo de maneira fiel na proclamação do Evangelho essa.

    Expressão aqui no final do verso 7 ela pode ser mais bem entendida se for lida do fim para o começo Aqui tá dizendo assim é justo que eu penso isso de vocês porque eu trago vocês no coração seja nas minhas algemas seja na defesa e confirmação do Evangelho Pois todos vocês são participantes da graça comigo vamos começar pelo fim ele tá dizendo assim todos Vocês participam comigo ou tem participado comigo da Graça do.

    Evangelho a graça aqui é a graça de Deus em Cristo e também lembra que Paulo usa o termo graça para se referir ao chamado dele como Apóstolo de Jesus Cristo os Filipenses vem participando com o ministério apostólico de Paulo como através das Ofertas conforme já tínhamos mencionado ofertas que eles sempre enviaram e Paulo diz vocês fizeram isso mesmo quando eu estou em algemas Quando ele estava preso e muitas vezes quando ele teve de se defender diante das.

    Autoridades como ele fala que na defesa e na confirmação do evangelho em resumo o que Paulo tá dizendo é o seguinte recapitulando para a gente não perder o fio da meada eu tenho certeza de que aquele que começou uma boa obra em vocês ele vai levar isso até o fim Por que que é justo eu pensar isso porque uma das evidências de que vocês de fato foram salvos de que a boa obra foi feita no coração de vocês é que vocês nunca pararam de colaborar comigo financeiramente vocês sempre mandaram.

    Ofertas quer quando estava livre pregando o evangelho quer quando eu estou preso defendendo e anunciando o evangelho aqui diante das autoridades Esse é o argumento que Paulo tem essa é evidência que Paulo tem alguém pode dizer assim Mas essa não é uma evidência um pouco materialista ou alguma coisa assim meio sei lá utilitarista Paulo tá dizendo que tem certeza de que eles são salvos porque eles não deixaram de contribuir financeiramente Mas se nós analisarmos as circunstâncias em que isso aconteceu.

    Nós veremos que essa evidência é a maior evidência que poderia ver Paulo passou pouco tempo em filipes ele deixou a igreja ali e foi pregar o Evangelho em outro lugar Paulo era acusado de muitos lados e em muitas frentes de ser um falsário um mercenário ele nunca pediu absolutamente nada ninguém ele quando tinha que se sustentar quando ele não queria pedir o apoio financeiro da igreja ele fazia tendas trabalhava com suas próprias mãos agora Paulo tinha sido preso poderia ter sido uma boa desculpa para a.

    Igreja de filipes dizer Olha nós não vamos mais mandar oferta para esse esse Paulo não para esse missionário porque ele foi preso deve ser um malfeitor alguma coisa errada ele fez ainda assim os Filipenses continuaram Crendo no Apóstolo Paulo e demonstrando a confiança que eles tinham de que Paulo de fato era um pregador do Evangelho ou que aquilo que Paulo tinha ensinado de fato era a verdade de Deus ele demonstravam isso apoiando financeiramente para que aquela verdade fosse espalhada em outros lugares então.

    Dá perspectiva de Paulo e naquela situação a contribuição continuada dos Filipenses mesmo quando ele estava preso era a maior evidência que se poderia dar de fato da conversão deles de que Deus tinha feito uma obra genuína no seu coração como alguém já disse a parte mais difícil de se converter do ser humano é o bolso quando o bolso se converte então nós podemos dizer que a conversão foi completa Zaqueu que o diga não é verdade conhece a história de Zaqueu aquele publicano ganancioso voltado para o dinheiro quando ele.

    Recebe Jesus na sua casa ele dá um banquete de repente ele se levanta ali no meio e diz que ele vai devolver o que ele roubou e que vai dividir sua riqueza com os pobres só então Jesus Cristo disse hoje veio salvação a essa casa geralmente o ídolo o último ídolo a ser derrubado dos nossos corações é o ídolo das riquezas é o ídolo do dinheiro dos bens quando Finalmente nós submetemos estas coisas voluntariamente a Deus quando nós dizemos a Deus Deus o que tem o pertence a ti usa para o teu reino usa para.

    Abençoar outras pessoas socorrer os pobres e necessitados aí é um bom sinal de que de fato o coração também já foi convertido Onde está o teu tesouro a estará também o teu coração depois disso Paulo termina essa parte no verso 8 dizendo quantas saudades ele tinha daqueles queridos irmãos Veja só o verso 8 Deus é testemunha da saudade que tenho de todos vocês no profundo afeto de Cristo Jesus Paulo usa que palavras.

    Afáveis para descrever o profundo sentimento que é isso que está no original palavra saudade não aparece aqui no grego né o que tá dizendo literalmente é eu tenho um profundo sentimento por vocês e esse sentimento só podia ser de saudade Paulo estava em Roma eles estavam lá em Felipe separado já fazia 10 anos mais ou menos Paulo então sentia esse profundo sentimento tinha esse profundo sentimento por eles e para deixar claro de que ele não está lisonjeando o pau no chão chama Deus por.

    Testemunha que Deus é testemunha ele invoca a presença de Deus a confirmação de Deus para aquilo que ele está dizendo Paulo os amava com amor de Cristo profundo afeto de Cristo Jesus essa expressão profundo afeto a língua grega significa como está por exemplo na Almeida revista e corrigida versão mais antiga da Almeida ele diz assim não entranhado afeto de Cristo Jesus entranhas é a palavra que tá no grego aqui porque naquela época no mundo daquela época as entranhas as tripas.

    Eram consideradas a sede das emoções é Porque de fato é a primeira parte do nosso corpo que reage né quando a gente tem uma emoção forte dá um frio na barriga não é verdade então pensava-se que era aqui que residiam os sentimentos por isso que aparece essa expressão entranhável o afeto quer dizer um afeto profundo lá do fundo do meu ser que emana do íntimo da minha alma do meu corpo era isso que Paulo sentia por.

    Irmãos um amor entranhável um amor profundo graças a Deus por isso e agora vamos para a terceira parte da palavra de Paulo aqui introdutória que é Paulo hora por eles do verso 9 até o verso 11 quando nós antes de chegarmos aqui antes de entrarmos na passagem onde Paulo vai orar pelo progresso espiritual dos Filipenses notemos a certeza que a.

    Certeza que Paulo tinha de que os Filipenses eram convertidos eram eleitos e de que Deus haveria de guardá-los até o fim não impediu o apóstolo Paulo de orar por eles não é verdade não impedia a certeza da eleição e da salvação não esfriou o zelo de Paulo interceder pelos seus queridos filhos na fé e o que que Paulo pedia por eles Paulo tinha certeza de que eles eram salvos ele tinha certeza de que Deus haveria de operar na vida deles e preservá-los até o fim isso não quer dizer que Paulo não.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dDcGhuCzyvc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem