01 - Salmo 120: Enfrentando a Mentira

01 - Salmo 120: Enfrentando a Mentira Salmo 120 ouçamos ouçamos a leitura na minha angústia clamo ao Senhor e ele me ouve senhor livra-me dos lábios mentirosos da língua enganadora que te será dado ou o que te será acrescentado língua enganadora setas agudas do Valente e Brasas vivas de zimbro ai de mim que Peregrino em meseque e habito nas tendas de quedar já tempo demais que habito com os que eu.

01 - Salmo 120: Enfrentando a Mentira

Dei uma paz sou pela paz quando porém eu falo eles têm irmão pela guerra até aqui a leitura da palavra de Deus queridos esse Salmo o Salmo 120 é o primeiro Salmo de uma série de Salmos que é chamada de Salmos de romagem começa no Salmo 120 e vai até o Salmo 134 é uma espécie de coleção de Salmos dentro do livro de Salmos esse Salmos como o nome já está dizendo.

Eram Salmos que eram para ser entoados pelos peregrinos de Israel a caminho do Monte Sião em Jerusalém para adorar no templo a romagem significa uma peregrinação uma caminhada com o objetivo de visitar um lugar religioso nós estamos bem familiarizados com essa prática aqui mesmo na região de Goiânia tem pelo menos uma vez por ano uma romagem né uma Romaria na direção naquela direção para lá então.

Meio perdido aqui na orientação mas nós sabemos o que é uma Romaria além de Moisés mandava que os juDeus pelo menos três vezes ao ano fossem até Jerusalém até o templo para adorar a Deus fazer ofertas sacrifícios e que eles deveriam sair de onde eles estivessem para tal pelo menos uma vez por ano numa das festas os judeu tinha que comparecer então quando chegava a época daquelas festas se faziam aquelas.

Caravanas de Romeiros juDeus que saíram de toda parte onde eles estavam na Palestina e às vezes fora dela e caminhavam para Jerusalém e eles caminhavam levando animais para ser sacrificados iam com as famílias habitavam ou dormiam em tendas a margem do caminho então era um espetáculo que acontecia três vezes por ano e durante essa caminhada eles cantavam e o que eles cantavam eram estes Salmos aqui do.

Salmo 120 até o Salmo 134 cantavam outros também mas estes foram designados exatamente para aquela ocasião por isso que eles são chamados de Salmos de romagem para acentuados do durante a peregrinação que o judeu fazia até Jerusalém o Rei Davi escreveu pelo menos quatro desses Salmos o Salmo 122 124 131 e o 134 e seu filho Salomão escreveu outro que é o Salmo 127 e os outros 10 São anônimos Nós não sabemos quem.

Escreveu como por exemplo esse Salmo que nós acabamos de ler aqui e que abre essa coleção estes 15 Salmos eles falam dos Sentimentos do Povo de Deus nas mais diversas circunstâncias eles falam de angústias lamentos Esperança confiança tristeza alegria dor Vingança a diversidade queda pelo pecado confissão de Pecado tristeza pelos erros.

Reconciliação ou seja esses Salmos eles expressam toda a Gama os sentimentos e das experiências que nós humanos caídos redimidos pela graça de Deus experimentamos aqui nesse mundo eles falam também que é o tema central de todos esses Salmos que nós devemos buscar a Deus em meio de a todas essas circunstâncias estas coisas que eu descrevi elas nos ocorrem enquanto nós.

Estamos peregrinando nós mesmos estamos em peregrinação sabemos que o nosso lar não é aqui nós estamos caminhando para o Templo Espiritual a Jerusalém celestial o reino eterno que Deus preparou antes da fundação do mundo nós somos Romeiros aqui nesse mundo estamos caminhando eu sei que tem muita gente que não vê assim infelizmente tanto é que eles vivem e fazem as coisas como se eles fossem morar aqui para sempre Eles não conseguem ver mais além do que a realidade presente.

Mas a verdade é que nós somos peregrinos aqui nesse mundo Esses Salmos portanto eles são apropriados para nos instruir durante a nossa caminhada como nós devemos nos comportar diante dessas situações nos lembrar que nós somos Romeiros peregrinos a caminho do nosso lar Celestial Esses Salmos nos mostram Como Deus nos trata em todas essas situações eles nos encorajam animam e fortalecem na fé que há.

Em Cristo Jesus por isso hoje nós estamos começando uma série de mensagens nestes salmos de romagem e o primeiro É exatamente esse aqui Salmo 120 o que que é descrito aqui o salmista está refletindo sobre uma situação angustiosa que ele tá passando ele habita no meio de gente hostil para ele gente que usa mentira e a bajulação para tirar a paz dele e para destruí-lo.

E ele não tem o que fazer e ele se sente encurralado então ele clama a Deus ele pede que Deus o liberte daqueles mentirosos daquelas pessoas que o caluniam e que eles estão fazendo mal e Deus responde mas de uma forma diferente em vez de tirar os lábios mentirosos e os caluniadores Deus na verdade faz com que o salmista olhe para aquela situação de uma perspectiva diferente eu penso que esse Salmo se aplica muito bem a cada um de nós que pelo menos uma vez na.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Vida já passou por situação parecida Vamos então primeiro lugar a situação

    Angustiosa do salmista depois a oração que ele faz terceiro a maneira como ele agora olha para a situação e o seu lamento final junto com a sua decisão de perseverar no meio daquele povo então vamos ver a situação do salmista ele diz aí no verso 2 senhor livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora então isso revela o.

    Que é que estava trazendo angústia para ele havia pessoas que estavam mentindo sobre ele né É o que lábios mentirosos quer dizer provavelmente pessoas que estavam difamando o seu nome caluniando injuriando e espalhando em verdades a respeito dele ele estava sendo alvo de uma campanha de difamação e de assassinato de caráter o seu nome estava sendo vilipendiado pessoas estavam falando dele e não estavam falando a verdade estavam falando.

    Mentiras pessoas que provavelmente não o ou e que estavam apenas repetindo aquilo que eles tinham ouvido pelo verso 6 e 7 essas pessoas não queriam pais com ele queriam na verdade a polêmica porque ele fala que ele mora no meio de gente que odeia a paz e gente que tem uma pela guerra mesmo quando ele quer ter paz com essas pessoas ele também diz no verso 2 ele pede que Deus o livre da língua enganadora lábios.

    Mentirosos provavelmente pessoas que estavam falando mentiras sobre ele língua enganadora é pessoas que estavam falando mentiras a ele bajulando Gente falsa trazendo elogios que não correspondiam ao sentimento do coração de uma forma ou de outra o salmista se vê ali naquela situação em que ele é alvo de mentiras calúnias bajulação falsidade ele está nessa situação terrível e como tal ele estava numa.

    Profunda angústia no verso primeiro na minha angústia clamo ao Senhor e ele me ouve a palavra angústia aqui denota alguém que está preso numa jaula ou seja ele se sentia encurralado sem saída ele olhava aquela situação toda e ele não sabia o que fazer onde quer que ele olhasse não tinha saído as mentiras e as calúnias estavam aumentando contra ele e ele se sente.

    Como quem imprensado né apertado junto a parede e não tem é muito o que fazer e em seguida então nós lemos da sua oração Depois de dizer depois que nós vimos a sua situação nós vemos como é que ele reage no verso primeiro e segundo nós vemos que ele clama a Deus no verso primeiro ele diz na minha angústia clama ao Senhor e ele me ouve essa aqui na verdade ele está não somente dizendo o que que ele está.

    Fazendo Mas ele está se lembrando de outras situações em que ele clamou a Deus e Deus o ouviu e porque ele antes já tinha buscado a Deus e Deus o tinha escutado é que ele agora se anima a fazer isso de novo agora ele se sente enjaulado ele está angustiado mas ele lembra antes eu já orei a Deus e Deus me escutou e isso então o leva a buscar a Deus eu queria que vocês vissem três pontos aqui na oração dele primeiro diz que ele clama.

    É mais do que pedir o clamor é um pedido intenso fervoroso cheio de desejo mostra a dependência que nós temos de Deus e revela a humildade de quem clama é um grito de socorro é mais do que um pedido é um grito de socorro de alguém que se sente encurralado ele clama a Deus segunda coisa o nome que ele usa para Deus aqui e temos que lembrar que no antigo testamento a a Vários nomes que são usados para se referir a Deus mas o nome que ele usa aqui para se referir a.

    Deus é o nome com qual Deus se revelou a nação de Israel e auê eu sou o que sou eu sou o Deus que existe desde toda a eternidade não há como me definir porque eu sou aquilo que sou não tem ninguém igual a mim foi com esse nome que Deus se revelou a Moisés e mais tarde na Aliança que ele fez com o seu povo e é a esse um Deus do pacto Deus da Aliança o Deus todo poderoso que ele clama ele pede socorro a esse Deus porque ele não.

    Tem não vê saída para aquela situação em que ele se sente acuado e a terceira

    Coisa é que ele clama na sua angústia na minha angústia clamei ao senhor nem todos fazem isso quando tão angustiados com muita frequência quando as pessoas estão encurraladas ela se sentem angustiadas desesperadas elas blasfemam de Deus questionam a Deus pergunta por que que está acontecendo comigo Quer que eu fiz para merecer isso abandonam a Deus ou deixam de buscar endurecem o.

    Coração e não poucas vezes ele se afundam no pecado mais e mais mas esse homem na sua angústia clamou a Deus ele buscou a Deus ele pediu socorro a Deus no meio de todo aquele sofrimento e ele tinha essa experiência de que Deus já o tinha atendido antes e que haveria então de livrá-lo mais uma vez e o que é que ele pede a Deus verso 2 ele diz senhor livra-me dos lábios mentirosos e da.

    Língua enganadora ele pede que Deus remova elimine mande para longe aqueles mentirosos estão falando dele aquele pessoal que está promovendo aquela campanha de difamação contra ele ele pede a Deus Deus tira esse pessoal da minha vida eu tô angustiado encurralado como animal preso numa jaula estou sofrendo aqui me livra Desse pessoal manda esse pessoal para longe de mim.

    Geralmente essa essa é a oração que nós fazemos quando nós estamos diante de uma situação de aperto o próprio senhor Jesus nos Getsêmani orou de uma forma semelhante diante da Perspectiva da Cruz da traição e dos Soldados que se aproximavam para aprender e levá-lo à morte ele disse pai se possível passa de mim esse cálice o apóstolo Paulo também ao receber um espinho na carne que era causa de grande sofrimento e de angústia.

    Três vezes ele orou a Deus para que Deus tirasse o espinho é a oração mais natural que nós fazemos quando nós estamos num aperto nós pedimos que Deus tire a causa do sofrimento estamos passando por uma dificuldade um problema financeiro problema de relacionamento e tantos outros problemas que nos afligem e geralmente nós Oramos Senhor me livra disso leva para longe essa pessoa que está me fazendo mal tira do.

    Meu caminho esse tropeço ou resolve essa situação e é o que ele pede aqui no verso 2 senhor livra-me dessas pessoas mas a partir do verso 3 e até o verso 4 nós vemos que Deus não não atendeu o pedido dele exatamente daquela forma mas ele agora olha para a situação de uma outra perspectiva Ele olha para aquela situação do ponto de vista de Deus ele.

    Passa a refletir no que é que vai acontecer com aqueles ment os enganadores que estavam atacando o seu próximo e aí ele se dirige ele fala com aquelas pessoas né falando se dirigindo a língua deles como se a língua deles fosse uma pessoa e com a seguinte pergunta no verso 3 O que te será dado ou que te será acrescentado língua enganadora em outras palavras ele.

    Começa a pensar o que que esse pessoal vai ganhar o que que Deus vai dar para eles pelo que eles estão fazendo o que é que vai acontecer com essas pessoas que estão injustamente me atacando e me caluniando e difamando o meu nome e ele responde então e essa resposta já é uma resposta que Deus lhe deu que Deus vai dar Estas pessoas Deus vai retribuir a Estas pessoas de acordo com o pecado que eles estavam cometendo e ele usa aqui duas analogias Ele pergunta no verso 3 O que é que Deus vai dar a.

    Vocês mentirosos pelo que vocês estão fazendo comigo resposta no verso 4 setas agudas do Valente o Guerreiro uma das armas de guerra naquela época Era exatamente A Flecha e o Guerreiro levava uma aljava de setas muito bem polidas e afiadas que eram mortais eram disparadas um lugar certo a língua enganadora é como uma seta a língua enganadora os lábios mentirosos eles são como flechas que são disparados.

    Penetra no coração na alma da pessoa e causa um sofrimento muito grande Deus então como é justo vai fazer com que os mentirosos experimentem o seu próprio remédio Deus vai mandar contra ele certas agudas do Valente o que é que te será acrescentado língua enganadora setas agudas do Valente e quem é que vai mandar essas Flechas Não salmistas não é ele ele não tá apagando o Mal com mal ele não está retribuindo da mesma forma.

    Mas ele espera em Deus que Deus faça Justiça no tempo certo Deus haverá de cuidar deles e não somente setas afiadas e dimensiona aqui Brasas vivas de Zimbros zimbro era uma madeira há muito densa e que era excelente para fazer carvão porque fazia um carvão muito quente e Durava muito é a madeira ideal para quem gosta de lareira não é seria o zimbro era famoso o zimbro por produzir esse carvão de qualidade então.

    O salmista disse sabe o que é que Deus vai dar a você língua enganadora lábio mentiroso que difama que espalha a mentira e a calúnia causando incêndios causando fogo e desgraça no meio do povo de Deus Deus vai colocar Brasas vivas de zimbro sobre você ou seja Deus vai lhe castigar na mesma medida em que você tem feito o mal o salmista então ele a princípio ele tinha dito a Deus me.

    Livra desses mentirosos Deuses não você vai ficar aí mesmo onde é que você tá não é ouvindo Essas mentiras e essas calúnias Mas pense que um dia eu vou fazer a justiça um dia eu vou tomar conta pode ser que não seja aqui e agora pode ser que não seja exatamente nesse momento da sua peregrinação mas no final da peregrinação Quando tivermos chegado no Novo Céu e na nova terra que Cristo vier e instalar o seu reino então ele haverá de retribuir.

    Com justiça contra todo o pecado que foi cometido aqui nesse mundo e todo o pecado receberá o justo juízo é com isso que ele se consola agora ele não tá mais na expectativa de sair daquela situação os mentirosos serem removidos mas ele permanece ali naquela situação mas ele agora entrega o caso a Deus Deus o senhor haverá de fazer isso o senhor vai trazer vai fazer justiça O Senhor conhece a verdade e no tempo certo do.

    Senhor o senhor haverá de fazer justiça e juízo em seguida aí do verso 5 até o verso 7 o nosso salmista lamenta sua situação mas ele está disposto a procurar paz e a perseverar no meio daquelas pessoas ainda que ele se sinta muito cansado e desanimado com essa situação ele lamenta no verso 5 ai de mim ai de mim não faz mal a gente fazer isso de vez em quando uma campanha de difamação não é coisa fácil você ser alvo de mentira de crítica de calúnia quando.

    Elas não são verdadeiras não é então quando essas coisas não procedem ai de mim não é errado você chegar diante Deus e dizer Deus eu tô sofrendo Deus eu tô passando por dificuldade aqui eu estou sentindo no meu coração todo esse sofrimento e aí ele expressa no verso 5 sentimento dele ele diz assim ai de mim que Peregrino em meseque e habito nas tendas de quebrar são duas cidades ou duas regiões Opostas e muito longe de Israel mas é que ficava na Ásia menor ao.

    Norte que era uma região habitada por pagãos e quer dar era na Arábia e essa região aqui é o local de uma tribo pagã hostil guerreira e preda ninguém pode morar em dois lugares ao mesmo tempo né E o que ele provavelmente está dizendo é que ele se sente mesmo que ele estava no meio do povo de Deus mesmo que ele estava ali no meio da de pessoas que ele conhecia e com as quais ele tinha.

    Famíliaridade ainda assim ele se sentiam um estrangeiro como se ele morasse em quedar ou em meseque eu me sinto um estrangeiro no meio desse povo porque isso que eles estão fazendo comigo e ele tá cansado daquela situação verso 6 já tempo demais que eu habito com os que odeiam a paz aquelas pessoas que estavam promovendo aquela campanha não queriam paz com ele na verdade odiavam a paz.

    E os esforços que ele fazia pela paz não dava em nada verso 7 eu sou pela paz quando porém eu falo sobre a paz eles teimam pela guerra seja ele tá vivendo num ambiente hostil no meio do seu povo talvez no meio do povo de Deus ou num ambiente de pagãos o Salmo não deixa certo não é claro Qual era a situação histórica precisa do salmista Mas ou no meio do povo de Deus ou no meio dos pagãos ele.

    Estava se sentindo realmente um estrangeiro no meio de um povo que queria guerra um povo que odiava a paz ainda assim ele persevera ele mora ali no meio daquele povo fala com aquele povo ele busca paz com aquele povo busca reconciliação com aquele povo mesmo que aquele povo fale mentiras contra ele e faça de formação queridos esse Salmo tem aplicações práticas.

    Bem relevantes para todos nós mas eu queria que antes que você Se colocasse no lugar do salmista e dissesse assim a Deus é exatamente isso que eu tô passando eu sou esse salmista me sinto acuado me sinto as pessoas falam mal de mim tudo mais eu queria que você fizesse você Trocasse de posição não será que algumas vezes você é o responsável por isso tem acontecido na internet Falando mal criticando espalhando boato.

    Atacando uma pessoa ou pessoalmente a fofoca falando mal dos outros comentando pecado dos outros ou erro dos outros ou fazendo crítico Então antes de vocês colocar aqui no lugar do salmista eu quero que vocês coloquem no lugar do lábio mentiroso e você Pergunte honestamente a Deus Deus será que eu tenho sido instrumento teu para fazer com que instrumento do pecado para fazer com que essa situação ocorra no meio do.

    Teu povo como é que você tá usando a sua língua o seu teclado como é que nós usamos isso porque não são poucas às vezes Em que situações são criadas Exatamente porque no meio do povo de Deus nós teimamos pela guerra não queremos promover a paz e a melhor maneira de acabar com a paz é você começar uma campanha de difamação de boataria de fuxico e fofocagem que acaba produzindo esse tipo de situação.

    Fizemos isso agora vamos inverter somos o salmista talvez haja pessoas que estão passando ou sofrendo uma campanha de difamação ou sendo alvo de críticas e de mentiras talvez no seu trabalho é um lugar onde facilmente especialmente se o ambiente hostil onde um crente verdadeiro ele Experimenta esse tipo de coisa labios mentirosos e língua enganador no ambiente de trabalho ou na escola ou na.

    Universidade ou na família porque tem parentes não é e outro e outros parentes que nem sempre vão conosco e a gente sabe como essa fofoca feita em família é pior ainda esse tipo de coisa quando acontece em família é pior ainda o pastores Evangelistas obreiros missionários trabalhando em lugares hostis é uma situação muito comum também onde eles vão pregar o Evangelho no ambiente ou num povo aqui é extremamente.

    Hostil fico pensando aqui naqueles que vão pregar na Europa nos Estados Unidos outros lugares onde a resistência ao cristianismo é tão grande pessoas que têm sido alvo então de todo esse tipo de hosperidade O que é que o Salmo nos ensina o Salmo nos ensina a clamar a Deus na Minha angústia clamei ao Senhor lembrar que Deus responde orações como salmista lembra que não deixar o ressentimento entrar no seu.

    Coração e nem a mágoa habitar no seu coração lembrar de que há um Deus que conhece todas as coisas e que nem sempre ele responde as nossas orações por Livramento tirando o incômodo como Paulo queria que Deus tirasse o espinho na carne mas ele disse a minha graça te basta eu não vou tirar o espinho mas eu vou colocar vou dar graça para que você possa suportar se conscientize de que.

    Nem sempre Deus Vai livrar você de situações angustiosas como essa removendo a dor e a causa do sofrimento mas ele quer lhe dar graça favor para que você diga Deus eu entrego essas pessoas nas tuas mãos e mesmo que elas busquem a guerra comigo eu vou continuar a buscar a paz e a promover a paz no meio desse povo é assim que a palavra de Deus nos ensina como combater o mal é vencer o mal com o bem é vencer a mentira a crítica e a.

    Fofocagem com oração e busca de paz e não na mesma moeda não com ressentimento e não com amargura e eu quero terminar dizendo que esse Salmo aqui pode ser considerado e tem sido considerado por muitos como sendo um Salmo messiânico porque quem é que passou por isso aqui de forma perfeita se não o nosso senhor e salvador Jesus Cristo Ele foi caluniado vilipendiado traído levantaram mentiras contra ele injúria e finalmente matar ele falava de paz mas aonde ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TVziZ7k-cRw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem